terça-feira, 5 de junho de 2012

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!” (Mc 16,15).



Missionários de Fortaleza no Congresso Missionário do Regional em Sobral, onde refletiram e aprofundaram o tema: “Discipulado missionário: do Ceará para o Mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II”.


Na oportunidade foram escolhidos os 15 Delegados para o 3º Congresso Missionário Nacional - Palmas (TO) nos dias 12 a 15 de julho de 2012. que refletirá o TEMA: “Discipulado missionário: do Brasil para um Mundo secularizado e pluricultural,
à luz do Vaticano II”.

Estará representando a Arquidiocese de Fortaleza o Pe. Luciano Gonzaga (Coordenador do COMIDI).

“Hoje, todas as Igrejas na América Latina e no Caribe querem
colocar-se em estado de missão”
(DA, 213)

São João do Seminário Propedêutico


Acontecerá no próximo dia 23 de junho. O local será no Dizu Festa, que fica na Rua Engenheiro João Alfredo, 901, Conjunto Vicente Arruda, Caucaia. Acontecerá neste dia o São João beneficente como objetivo de arrecadar fundos para a reforma no Seminário.
Para adquirir o ingresso ligar para (85) 3290.1045 – Seminário Propedêutico. Ou acessar o blog http://pastoralvocacionalfor.blogspot.com.br/

Primeira leitura (2º Pedro 3,12-15a.17-18)



Leitura da Segunda Carta de São Pedro.
Caríssimos,
12esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama se vão derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão? 13O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. 14Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz. 15aConsiderai também como salvação a longanimidade de nosso Senhor. 17Vós, portanto, bem-amados, sabendo disto com antecedência, precavei-vos, para não suceder que, levados pelo engano desses ímpios, percais a própria firmeza. 18Antes procurai crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, desde agora, até o dia da eternidade. Amém.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 89)



— Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós!
— Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós!


— Já bem antes que as montanhas fossem feitas ou a terra e o mundo se formassem, desde sempre e para sempre vós sois Deus.

— Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.
— Pode durar setenta anos nossa vida, os mais fortes talvez cheguem a oitenta; a maior parte é ilusão e sofrimento: passam depressa e também nós assim passamos.
— Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Manifestai a vossa obra a vossos servos, e a seus filhos revelai a vossa glória!

Evangelho (Marcos 12,13-17)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
13as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”
15
Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. 16Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”.
17
Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Um pouco de Reflexão!

O imposto era o sinal da dominação romana; os fariseus a rejeitavam, mas os partidários de Herodes a aceitavam. Se Jesus responde "SIM", os fariseus o desacreditarão diante do povo; se ele diz "NÃO", os partidários de Herodes poderão acusá-lo de subversão. Mas Jesus não discute a questão do imposto.Ele se preocupa é com o povo: a moeda é "de César", mas o povo é " de Deus ". O imposto só é justo quando reverte em benefício do bem comum. Jesus condena a transformação do povo em mercadoria que enriquece e fortalece tanto a dominação interna como a estrangeira.
O cristão não pode viver alienado no mundo, pois é sal e luz, vivendo para fazer uma diferença saudável na comunidade; mas sem se esquecer de sua cidadania celestial, atuando como embaixador de Deus, na linguagem de São Paulo, para com os que estão à sua volta, a começar pelo marido, esposa, filhos, parentes e amigos.
Diante dos conflitos e das reivindicações do céu e da Terra, você, meu irmão, deve sentir, dentro de si, as palavras de Jesus em Mateus 6,33: “Buscai primeiro o seu Reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Portanto, saiba que o Reino de Deus e a Sua justiça têm prioridade. Como disse Pedro: “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5,29).
Se as reclamações do mundo não se chocarem com os apelos do Reino de Deus, então o cristão deve atender com as palavras de Paulo: “A quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. Não podeis ter dívida de alguém, senão a dívida do amor” (Rom 13,7-8), ou melhor, “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus!”. Escolha, pois, Deus e viverás.
Que Deus nos ensine a subordinar todas as nossas vontades ao Seu querer e vontade, tendo-O como medida de tudo quanto existe. Aliás, dirá o salmista: “Tudo é de Deus e nós somos de Deus”.Louvor e Glória ao Senhor!