sexta-feira, 26 de abril de 2013

Convidamos à todos!

A articulação política dos cristãos

 
Existe uma cidade no Brasil, de porte médio, que tem um bairro bem grande na periferia. E neste bairro existe um Centro Comunitário, que é da Paróquia.

Ao se aproximarem as eleições municipais, numa reunião da diretoria do Centro Comunitário, resolveram colocar como candidato a vereador o ex-presidente do Centro Comunitário, que era um jovem casado, homem de fé e competente.

Escalaram um grupo para ir falar com ele. Quando deram a notícia, ele ficou surpreso e disse: "Gente, eu nunca pensei nisso!" "Não é você que pensou", respondeu o grupo. "Fomos nós que pensamos."

"Eu não tenho dinheiro nem tempo para fazer a campanha", objetou o jovem senhor. "Você não precisa fazer campanha", disse o grupo. "Nós, do Centro Comunitário, nos encarregamos de fazer a divulgação".

O moço sentiu-se encurralado. Afastou-se um pouquinho com a esposa para conversarem, depois voltou e disse: "Sim, eu aceito".

Dali para frente, fizeram uma campanha belíssima. Eram shows com cantores excelentes, distribuição de panfletinhos nas casas do bairro etc.

Resultado: A cidade inteira ficou sabendo e ele foi o vereador mais votado no município. Ficou Presidente da Câmara. E fez uma ótima gestão.

Que Maria Santíssima nos ajude a ser dignos discípulos do seu Filho, e cidadãos do seu Reino.
Adaptação: Pe. Queiroz
www.a12.com
 

Este ano o Papa Francisco só viajará ao Brasil

VATICANO, 25 Abr. 13 / 07:19 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, informou que durante este ano 2013 o único destino internacional do Papa Francisco será o Brasil, onde irá para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que será realizada no Rio do Janeiro de 23 a 28 de julho com o lema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações! (cf. Mt 28, 19)".

Durante seu encontro com a imprensa internacional, o Pe. Lombardi não descartou que este ano se publique a primeira encíclica do Papa Francisco, recordando que
Bento XVI já tinha preparado o material sobre o tema da fé.

Sobre a viagem ao Brasil, o porta-voz vaticano informou que Alberto Gasbarri, encarregado das viagens internacionais do Papa, viajou a Rio do Janeiro para definir os detalhes da visita papal.

"O programa seguirá a sensibilidade do Papa Francisco", assinalou o Pe. Lombardi, recordando que a presença do Santo Padre foi confirmada para a cerimônia de boas-vindas, o Via Crucis, a Vigília e a
Missa de envio da JMJ, prevista para o domingo 28 de julho no Campus Fidei, em Guaratiba. fonte: Acidigital

Região Nossa Senhora da Assunção comemora 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais com Flash Mob

        






















Em comemoração ao 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais a Pastoral da Comunicação da   





   Em comemoração ao 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais a Pastoral da Comunicação da Região em parceria com as Pastorais de Comunicação da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Área Pastoral São Francisco, Paróquia Cristo Redentor, Paróquia São Pedro e São Paulo, Paróquia do Conjunto Ceará, Área Pastoral Nossa Senhora, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Paróquia Nossa Senhora das Graças, estará promovendo o Momento da Comunicação. Este evento acontecerá nessas paróquias e áreas citadas entre os dias 2 e 17 de maio. Serão realizados: Flash Mob da Pascom, Palestras, Formações, Catequese nas praças, Lançamentos de Jornais Paroquiais, Gincana para juventude e Celebração Eucarística entre outros. Agradecemos desde já a cooperação e o compromisso de cada agente de Pascom que está se empenhando na realização deste projeto. Programação completa no facebook da Pascom da Região Nossa Senhora da Assunção.
Informações: Alex Ferreira (8717.5186) e Elisabete Gomes (8889. 8610). fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Bispos criam Regional Norte 3 da CNBB

A 51ª Assembleia Geral Ordinária da CNBB, em Aparecida (SP), aprovou em votação secreta, no dia 17 de abril, a criação do seu 18º Regional que corresponde ao território do Estado do Tocantins e parte de Goiás.
O Regional Norte 3 da CNBB é composto pela arquidiocese de Palmas, dioceses de Porto Nacional, Tocantinópolis e Miracema e pela prelazia de Cristalândia. Possui 178 paróquias, 183 padres diocesanos, 30 religiosos, 33 diáconos permanentes, 101 religiosas, 15 comunidades de Vidas e centenas de leigos e leigas, membros das pastorais, dos movimentos, dos organismos e dos serviços eclesiais. Possui ainda um Seminário com 45 seminaristas, de Filosofia e de Teologia, e um Tribunal Eclesiástico.
Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas (TO) e um dos responsáveis pela proposta esclarece que, “um Regional não é uma super diocese, mas uma instância de colegialidade e de colaboração pastoral. Não possui uma estrutura de poder e sim a de organismo vivo de comunhão e de serviço pastoral. A missão de um Regional é o cuidado pastoral de uma determinada região, através da interajuda missionária entre os bispos das dioceses, de modo que o povo esteja mais próximo da Igreja e a Igreja mais próxima do povo”, explica
O território do novo Regional é constituído pelo Estado do Tocantins, com a extensão de 277.620,858 Km², e formado por 139 municípios do Tocantins e mais sete municípios do Estado de Goiás, totalizando uma população de aproximadamente 1.500.453 habitantes.

Os motivos que levaram os bispos do Centro Oeste (Goiás, Distrito Federal e Tocantins) a solicitar a criação do Regional Norte 3 foram as distâncias físicas, geográficas e pastorais entre Palmas, Goiânia (1.520 km) e Brasília (1.247 km), o que tornava onerosa as reuniões e encontros de formação inviabilizando a participação, sobretudo dos leigos. Outro motivo é a necessidade de setorização para diminuir as distâncias e aumentar a presença nas periferias e pastorais.
Com isso os bispos esperam intensificar a colegialidade, a ajuda recíproca e solidária, bem como a corresponsabilidade missionária entre suas Igrejas, conforme destaca dom Pedro Brito. “Nascido com a vocação de ser pequeno e pobre, o Regional Norte 3 se regerá pela ótica da leveza institucional com estruturas simples, enxuta e mínima, para o seu funcionamento, e se manterá economicamente pelas receitas oriundas das contribuições das dioceses componentes”.
Foto: 3º Congresso Missionário Nacional – Palmas (TO). Fonte: POM

“Agenda será adaptada e seguirá a sensibilidade de Papa Francisco”, diz Gasbarri




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



O responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, chegou ao Rio de Janeiro, na terça-feira, às 5h30. A vinda ao Brasil cumpre uma agenda que visa definir o programa do Santo Padre durante a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.
Gasbarri participou de reunião a portas fechadas com o arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 (COL), dom Orani João Tempesta, o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello, representantes dos governos federal, estadual e municipal, no Palácio São Joaquim.
Em seguida, às 10h30, a reunião foi ampliada com a participação de diretores do COL e outros representantes de órgãos federal, estadual e municipal, no auditório da arquidiocese.
Gasbarri agradeceu os esforços de todas as esferas de governo e dos voluntários. Disse que está acompanhando o trabalho para a realização da JMJ Rio2013. “Já tínhamos um programa, fechado entre outubro e novembro do ano passado, mas houve uma mudança em um pequeno detalhe. Mudou o Papa”, afirmou.
“Tínhamos uma túnica sob medida para o Papa e, agora, precisamos fazer outra. Agora, vamos atualizar o programa do Papa Francisco de acordo com sua sensibilidade”, disse.
Antes de ir ao Rio, Gasbarri, afirmou que apresentou o programa da JMJ ao Papa Francisco. Ele garantiu que a primeira viagem internacional do Papa será o Brasil e o “foco do programa” será o Brasil, o Rio de Janeiro e a JMJ Rio2013. “Vamos adaptar a agenda e seguir sua sensibilidade”, afirmou.
Gasbarri confirmou a participação do Papa nos Atos Centrais da JMJ Rio2013 (Cerimônia de Acolhida ao Papa, Via-Sacra, em Copacabana, Vigília e Missa de Envio, no Campus Fidei, em Guaratiba). O primeiro Ato Central da JMJ é a Missa de Abertura, presidida por dom Orani, que ocorre sem a presença do Papa. Na tarde, ele visitou locais que devem integrar a agenda.
Para dom Orani, a Jornada representa um “horizonte vasto que se abre diante de todos para servir ao mundo”. “Teremos jovens católicos, judeus, muçulmanos, evangélicos, de várias nacionalidades, idiomas, de países em guerra, todos vivendo como irmãos. Nosso trabalho deve marcar o futuro de muita gente”, afirmou.
Fonte: CNBB

Liturgia Diária

Oração:
Pai, meu coração anseia por estar em comunhão contigo, em tua casa, lugar que Jesus preparou para mim. Que eu persevere sempre no caminho que me leva a ti.
Primeira leitura: At 13,26-33
Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26“Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se leem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pila­tos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo.
32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: “Tu és o meu filho, eu hoje te gerei”. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 2
          — Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!
— Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

— “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei!” O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!”

— Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!

— E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!
 
Evangelho: Jo 14,1-6
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
“Não se perturbe o vosso coração”
O discurso do capítulo 14 de João é a sequência do relato da última ceia, em que Jesus lavou os pés dos discípulos e predisse a traição de Judas Iscariotes (13,1-30). Trata-se de um longo discurso de despedida que começa em 13,31 e vai até 14,31. O discurso é interrompido pelas intervenções dos discípulos (vv. 5 [Tomé], 8 [Filipe] e 22 [Judas]), que fazem avançar o discurso. O discurso visa encorajar os discípulos para que não desanimem diante da paixão e morte de Jesus; os versículos 1 e 27 mostram isso: “Não se perturbe o vosso coração”. De fato, o medo, a perturbação, a frustração são ameaças à unidade. O medo dispersa, leva a abandonar os passos, projetos.
À exceção de Maria, mãe de Jesus, Maria Madalena, Maria de Cléofas e o discípulo que Jesus amava (19,25-27), os outros fugiram.
No entanto, só há um meio de vencer o medo, pela fé: “Credes em Deus, crede também em mim” (v. 1). É a fé que permite não esmorecer; é a fé que possibilita manter viva a palavra do Senhor em nós. Somente a fé pode fazer compreender que a partida de Jesus não é abandono. Os discípulos são convidados a fazer uma verdadeira Páscoa: do medo à fé; da perturbação à paz. O que é prometido (cf. v. 3) deve sustentar esse êxodo.
 
Leitura Orante
 

Oração Inicial

Preparo-me para este momento de oração, em rede com todos os internautas que chegam para este encontro com a Palavra, rezando:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 14,1-6, e observo Jesus volta a exortar à fé. E responde a uma pergunta de Tomé.
Comentando este texto, o Bem-aventurado Tiago Alberione diz: "Estabelecer-se totalmente em Jesus Mestre Verdade (mente), Caminho (vontade) e Vida (sentimento); até chegar à suprema altura da nossa personalidade: eu que penso em Jesus Cristo, eu que amo em Jesus Cristo, eu que quero em Jesus Cristo; é o Cristo que pensa em mim, que ama em mim, que quer em mim".
Alberione fundamenta a espiritualidade da Família Paulina em Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje? Onde fundamento a minha espiritualidade? Há tantos métodos bons, baseados na Palavra de Deus. Importante é que tenha um que me leve a viver em Jesus Cristo, ou melhor, que eu deixe Jesus Cristo viver em mim. Os bispos, em Aparecida, disseram: "Jesus Cristo é o Filho de Deus verdadeiro, o único Salvador da humanidade. A importância única e insubstituível de Cristo para nós, para a humanidade, consiste em que Cristo é o caminho, a Verdade e a Vida. "Se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho e, ao não haver caminho, não há vida nem verdade". No clima cultural relativista que nos circunda, onde é aceita só uma religião natural, faz-se sempre mais importante e urgente estabelecer e fazer amadurecer em todo o corpo eclesial a certeza de que Cristo, o Deus de rosto humano, é nosso verdadeiro e único salvador." (DAp 22).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo a oração:
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!
Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tende piedade de nós!

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é em busca do seguimento de Jesus Cristo, com este esquema:
1) caminhando sobre as pegadas (adesão da vontade),
2) escutando a sua doutrina (adesão da inteligência),
3) vivendo no seu amor e na sua graça (adesão do coração e do espírito)

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.  Fonte: Catequese Católica