quarta-feira, 6 de março de 2013

AGENDA DE MARÇO 2013 – ÁREA PASTORAL SÃO JOSÉ

 Observação: Essas datas e ações interessam mais ao padre, seminarista Chagas, coordenadores das comunidades, ministros e coroinhas,etc.
SEMANAS
DOMINGO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SABADO
PRIMEIRA





01
- 17h Confissões – SJ
- 19h Missa – SJ
Pe. Luciano

02
- 17h Missa – NSG
Pe. Luciano
- 18:15h Celebração – SL
Sem. Chagas
- 19h Celebração SA
Sem. André
19:00h Batismo – NSC
Pe. Luciano
- 19:30h Celebração – NSF
Fco. das Chagas
SEGUNDA


3ª SEMANA DA QUARESMA
03
- 07h Missa SJA
Pe. Luciano
- 08h Celebração NSC
Fco. das Chagas
- 17h Missa SJ
Pe. Luciano

04
- 19h Missa - Consolação
Pe. Luciano

Reunião da equipe de liturgia - SA
Fco. das Chagas
05
- 19h – TERÇAS MISSIONÁRIAS NAS COMUNIADDES
- SJA – Fco. Chagas
- NSF – Pe. Luciano
06
- 17h Confissões – NSC
- 19H Missa - NSC
Pe. Luciano

07
- 17h Confissões – NSF
- 19:30H Missa - NSF
Pe. Luciano
- 19:30hs – Adoração – SJ
Fco. das Chagas

08
- 17h Confissões – SA
- 19h Missa – SJ
Pe. Luciano

09
- 17h Celebração – NSG
Fco. das Chagas
- 18:15h Missa – SL
Pe. Luciano
- 19:30h Missa – NSF
Pe. Luciano
TERCEIRA


4ª SEMANA DA QUARESMA
10
- 07h Celebração SJA
Fco. das Chagas - 08h Missa NSC
Pe. Luciano
08:30h Batismo – SJ
Diác. Eufran
- 19hs Missa de abertura da FESTA SJ
Pe. Luciano
- 19h - Celebração SA
Fco. das Chagas
11
- 19hs Missa SJ - FESTA
PE. DAMIÃO
12
- 19hs Missa SJ - FESTA
PE. JESUS
13
- 12:00 - Missa SJ.
Pe. Luciano
- 17h Confissões NSC
- 19:30h Missa NSF
Pe. Luciano
- 19hs Missa SJ - FESTA
PE. ÉLIO
14
- 17h Confissões NSF
- 19h Missa – NSC
Pe. Luciano

- 19hs Missa SJ - FESTA
PE. DANIEL

15
- 17h Confissões – SJ

- 19hs Missa SJ - FESTA
PE. RAFHAEL
16
- 17h Missa – SJ
Pe. Luciano
- 18:15h Celebração – SL
Sem. Chagas
- 19:30h Missa – NSF
Pe. Luciano

- 19hs Missa SJ - FESTA
PE. JUSTINO



QUARTA


5ª SEMANA DA QUARESMA
17
- 07h Missa SJA
Pe. Luciano
- 08h Celebração NSC
Fco. das Chagas
10:00h Batismo – NSF
Pe. Luciano
- 19h Missa SA
Pe. Luciano
- 19hs Missa SJ - FESTA
PE. TOINHO

18
- 19hs Missa SJ – FESTA
DOM VASCONCELOS
19
- 17hs Procissão seguida da Missa de encerramento SJ – FESTA.
PE. LUCIANO

20
- 17h Confissões – NSC
- 19h Missa NSC
Pe. Luciano

21
- 17h Confissões – NSF
- 19:30h Missa - NSF
Pe. Luciano

19:30hs – Adoração SJA
Fco. das Chagas

22
- 17h Confissões – SL
- 19hs Missa SJ
23
- 17:00h Missa – NSG
Pe. Luciano
- 18:15h Celebração – SL
Fco. das Chagas
- 19:30h Celebração – NSF
Fco. das Chagas
- 19:00h – Missa – Juventude. NSF - Pe. Luciano


SEMANA SANTA
24
- 07:30 Procissão saindo do SJA e missa na Consolação
Pe. Luciano
- 16:00 Procissão saindo do SA e missa no São José

25

26
- 18:30h Celebração penitencial no SETOR I (São José)
Pe. Luciano
27
18:30h Celebração Penitencial no SETOR II (Consolação)
Pe. Luciano
28
- 17h Santa Ceia – SETOR I (São José)
- 19:30h Santa Ceia – SETOR II (NSF)
Pe. Luciano

29
- 15h PAIXÃO – SETOR I
Via Sacra saindo às 15hs do SJA até Santa Luzia.
Sem. Fco. das Chagas
- 17:00h PAIXÃO – SETOR II
Via Sacra saindo às 15hs do SA até São José
Pe. Luciano

30
- 19h VIGÍLIA PÁSCAL
no São José (Toda a Área Pastoral)
Pe. Luciano

(Páscoa)31 
- 07h Missa SJA
Pe. Luciano


- 08h Missa NSC
Pe. Luciano

- 17hs Missa SJ
Pe. Luciano

- 17h - Celebração SLFco. das Chagas
- 19h Missa SA
Pe. Luciano

- 19:30h - Celebração NSF
Fco. das Chagas

   

A partir das 13 horas desta terça-feira, 5 de março, fica fechada ao público o percurso dos Museus do Vaticano



sistina_internaEm vista da preparação do local para a celebração do Conclave dos Cardeais que deverão escolher o sucessor de Bento XVI, a partir das 13 horas desta terça-feira, 5 de março, fica fechada ao público o percurso dos Museus do Vaticano que incluem a Capela Sistina, o Apartamento Borgia e a Coleção de Arte Religiosa Contemporânea. Como é sabido é na Capela Sistina que decorrem as votações para a eleição do Papa. Será a vigésima quinta vez que este local, afrescado por Miguel Angelo e outros importantes artistas da Renascença, será utilizado para o efeito.
Fonte: Rádio Vaticana

Jovens Missionários do Brasil em Missão no Paraguai


O jovem missionário, Guilherme Cavalli, da JM do Rio Grande do Sul, relata experiência missionária além-fronteiras, no Paraguai. Ele, juntamente com mais três jovens, partiram para aquele país no fim do ano de 2012 e início de 2013 para representar o Brasil nas Missões de Verão organizadas pelas Pontificas Obras Missionárias do Paraguai.
Confira, na íntegra, o relato da experiência. Clique aqui.
  Fonte: POM

Conclave: Duas estufas serão usadas para assegurar a cor da fumaça


VATICANO, 05 Mar. 13 / 07:26 pm (ACI/EWTN Noticias).- O porta-voz da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, anunciou que no próximo Conclave serão usadas duas estufas dentro da Capela Sistina, uma para a fumaça negra e a outra para a fumaça branca ou "fumata bianca", que anuncia a eleição do novo Pontífice.

Desta maneira busca-se evitar a confusão que ocorreu em 1978, durante a eleição do João Paulo I, quando a fumaça que saiu era de cor cinza, e nas eleições de João Paulo II e Bento XVI, que ao princípio saiu cinza e demorou um certo tempo para fazer-se totalmente branca.

Conforme informou o porta-voz, ambas as estufas serão colocadas nos próximos dias. Enquanto isso, o pessoal especializado do Vaticano já começou a acondicionar a Capela Sistina para acolher o Conclave, cuja data de início ainda não foi fixada pelos cardeais.

Do mesmo modo, durante a terceira reunião preparatória foram mostradas as três urnas que serão usadas no Conclave. Uma servirá para introduzir os votos, a segunda para recolher os votos já escrutinados e a terceira se por casualidade algum eleitor ficar doente sem poder ir à Capela Sistina será levada até a residência Santa Marta, onde se alojarão, para que o purpurado enfermo possa depositar o voto.  Fonte: Acidigital

110 cardeais eleitores presentes na terceira Congregação Geral e ainda não definida data do Conclave


lombardi.5.3.2013 O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, concedeu no início da tarde desta terça-feira, 5 de março, uma coletiva sobre as congregações gerais dos cardeais em vista do Conclave. Ele adiantou que o número de eleitores pesentes agora são 110 e os cardeais ainda não marcaram a data do Conclave.
Em destaque, a mensagem que os cardeais enviaram na manhã desta terça-feira a Bento XVI. Ainda não foi tomada uma decisão acerca do início do Conclave. No início da coletiva, o religioso jesuíta voltou brevemente à segunda Congregação Geral de segunda-feira, realizada na parte da tarde. Durante a Congregação teve lugar a meditação do pregador da Casa Pontifícia, o frade capuchinho Pe. Ranieri Cantalamessa.
Pe. Lombardi afirmou que na tarde desta segunda-feira chegaram alguns cardeais, em particular alguns eleitores, que na parte manhã ainda não estavam presentes e, portanto, assim que chegaram fizeram o seu juramento: o patriarca maronita libanês, Cardeal Raï; o arcebispo de Colônia, Cardeal Meisner; o arcebispo de Berlim, Cardeal Völki; o arcebispo de Dacar, Cardeal Sarr, e o arcebispo de Praga, Cardeal Duka.
Na Congregação desta segunda foi decidido que não haverá congregações na tarde desta terça e da quarta-feira: portanto, também na quarta-feira haverá Congregação somente pela manhã.
Na manhã de hoje teve lugar a terceira Congregação Geral, realizada das 9h30 às 12h40 locais, com um intervalo de cerca de meia hora. Também manhã desta terça-feira outros cardeais chegaram ao Vaticano, os quais fizeram o seu juramento. Dois cardeais eleitores: o arcebispo de Madri, Rouco Varela, e o polonês Grocholewski. Portanto, no momento estão presentes em Roma 110 cardeais eleitores. 148 purpurados participaram da Congregação Geral desta manhã.
Pe. Lombardi informou que na Congregação Geral desta manhã foram feitos 11 pronunciamentos. Entre os temas: atividade da Santa Sé e dos diferentes dicastérios e a sua relação com os episcopados; renovação da Igreja à luz do Concílio Vaticano II; situação da Igreja e exigência da nova evangelização no mundo, nas diferentes situações culturais. Ao todo, entre segunda e terça-feira, foram feitos 33 pronunciamentos representativos de todos os 5 continentes.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé afirmou que há uma liberdade e uma expressividade da assembléia que tem sido muito eficaz nos pronunciamentos. Ademais, por enquanto, a duração dos pronunciamentos não foi reduzida a um tempo determinado. A questão do início do Conclave continua completamente aberta à consideração dos cardeais. Até então não foi tomada nenhuma decisão, precisou.
Pe. Lombardi acrescentou que a congregação dos cardeais quer entender de quanto tempo pode precisar para fazer a sua adequada preparação em vista da decisão tão importante do Conclave. Portanto, “sem apressar as coisas”, comentou.
O sacerdote jesuíta informou que amanhã, quarta-feira, às 17h locais, na Basílica de São Pedro, os cardeais se reunirão no Altar da Cátedra para a Adoração e as Vésperas. Trata-se de um momento de oração que será conduzido pelo cardeal decano Angelo Sodano.
Os cardeais convidam toda a Igreja a rezar e a viver na oração este tempo de preparação para uma decisão tão importante como a eleição do Papa.
Na tarde desta terça-feira tiveram início os trabalhos de preparação da Capela Sistina: portanto, a partir de hoje a capela não mais pode ser visitada pelos turistas, dados os trabalhos em vista do Conclave.
Por fim, Pe. Lombardi fez uma atualização dos dados concernentes à presença da imprensa para a eleição do novo Pontífice. Até a tarde desta segunda-feira os temporariamente acreditados eram 4.432; os permanentes, entre imprensa, foto e vídeo, eram 600. Portanto, superada a cifra total dos 5 mil acreditados. Eles representam 65 nações e 24 línguas.
Ademais, foram mostradas as imagens do Centro Televisivo Vaticano (CTV) com as três urnas que serão utilizadas pelos cardeais na votação durante o Conclave.
Fonte: CNBB

Cardeais estarão em Jornada de oração nesta quarta-feira na Basílica de São Pedro

VATICANO, 06 Mar. 13 / 07:20 am (ACI).- O Colégio de Cardeais reunido em Roma convocou os participantes das Congregações Gerais nesta quarta-feira 6 de março a uma intensa jornada de oração na parte da tarde, a ser realizada na Basílica de São Pedro em preparação para o conclave no qual será escolhido o novo Papa.

A decisão de realizar esta jornada de oração foi tomada ao finalizar a terceira congregação geral celebrada na terça-feira, 5, no Vaticano.

Está previsto que os cardeais se encontrem na Basílica vaticana às 17:00h de Roma. Na quarta-feira não haverá congregação geral pela tarde.

O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, assinalou que a jornada de oração é aberta para todos os cardeais e fiéis que desejem unir-se em oração neste importante momento da Igreja.

"Este é um convite para toda a Igreja rezar e permanecer na oração durante este tempo de preparação para esta eleição tão importante como é a eleição de um novo Santo Padre", afirmou.

O Mestre de Cerimônias Litúrgicas Pontifícias, Monsenhor Guido Marini, informou que a celebração durará ao redor de uma hora. Terá início com o terço meditando os Mistérios Gloriosos em língua italiana e latim. Logo haverá exposição do Santíssimo Sacramento para um breve momento de adoração.

Posteriormente os cardeais rezarão as Vésperas, e finalmente o Arcipreste da Basílica de São Pedro, Cardeal Angelo Comastri, dará a bênção final.

A Missa que costuma ser celebrada a esta hora no Altar da Cátedra será transladada a outro altar da Basílica.  Fonte: Acidigital

Comentando o Evangelho

A plenitude da lei
Como parte do primeiro grande discurso do evangelho segundo Mateus, o sermão da montanha (5-7), o texto começa eliminando um equívoco: "Não penseis que eu vim abolir a Lei e os Profetas" (v. 7a). A expressão "a Lei e os Profetas" não é um registro puramente jurídico, mas um modo de designar a Escritura na sua totalidade. Não há tensão entre os dois termos: a Lei é necessária para atestar e confirmar a veracidade da palavra profética; a profecia é indispensável para interpretar a Lei. Toda a Escritura é inspirada por Deus (cf. 1Tm 3,16) e, enquanto tal, não pode ser abolida. Jesus veio para dar pleno cumprimento à Escritura (cf. v. 17b). A Lei é dada por Deus para preservar o dom da vida e da liberdade. Jesus leva a Lei e os Profetas à plenitude na medida em que ele é a realização da promessa e, enquanto tal, faz com que a Lei e os Profetas dependam do mandamento do amor a Deus e ao próximo (cf. Mt 22,40). Com isso, Jesus oferece uma chave hermenêutica à qual todas as prescrições devem se ajustar. A Lei de Moisés continua válida, mas precisa ser interpretada à luz da revelação de Jesus Cristo (cf. 5,17; 7,12; 22,40).

Carlos Alberto Contieri, sj- Paulinas

Evangelho do Dia -Mt 5,17-19


O valor da lei por amor - Mt 5,17-19

"Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus."
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os que navegam pela web:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim, falas em mim,
rezas em mim, ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim
para que eu possa conhecer
o mistério da vontade do Pai.
Amém.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 5,17-19.
- Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei - nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas. Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu.

Jesus diz que não veio abolir a Lei, os mandamentos, mas aperfeiçoá-los. Fala de um novo Reino onde para entrar é preciso que se supere os doutores da Lei, ou seja, é preciso não apenas conhecer a doutrina, os deveres, mas praticá-los, vivê-los.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Como vivo a Lei de Deus? Você se recorda dos 10 Mandamentos? Vale, enste momento, recordá-los:
1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
2. Não tomar seu santo nome em vão.
3. Guardar domingos e festas.
4. Honrar pai e mãe.
5. Não matar.
6. Não pecar contra a castidade (fidelidade).
7. Não furtar.
8. Não levantar falso testemunho.
9. Não desejar a mulher do próximo.
10. Não cobiçar as coisas alheias.
Todos estes mandamentos têm sua centralidade no mandamento do amor.
Recordamos ainda, os Bispos que, na Conferência de Aparecida, disseram sobre o discípulo: "Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: "Amem-se uns aos outros, como eu os amei" (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, "todos reconhecerão que sois meus discípulos" (Jo 13,35)." (DAp 138)
Como vivo o mandamento do amor?

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com todos os cristãos, o Hino do amor
HINO AO AMOR
Pe. Zezinho, scj

Se eu desvendasse os mistérios do universo,
mas não tivesse amor;
se o dom das línguas eu tivesse em prosa e verso,
mas não tivesse amor,
seria um sino barulhento e falador!

Se eu conhecesse umas quinhentas profecias,
mas não tivesse amor;
se eu conhecesse todas as teologias,
mas não tivesse amor;
teria tudo, menos Deus a meu favor!

Amor é graça, amor é força amor é luz,
não é vaidoso, não derruba não seduz,
não sente inveja, nem orgulho nem rancor,
sabe perder mas não se sente perdedor.
Amor aplaude mas educa o vencedor
Amor perdoa mas educa o pecador,
não atrapalha não bloqueia: faz andar,
espera e crê, porque o amor sabe esperar.

Vem do passado, mas não é ultrapassado.
Tem seus limites o saber e a religião,
mas o amor aí não acaba nunca não (2x).
Agora vemos por imagens ou sinais,
mas o amor, aí, o amor é muito mais (2x).
mas o amor, ah, o amor é bom demais!

Há mil verdades do outro lado da janela,
mas o amor é a maior de todas elas!...

(CD Canções que a fé escreveu, COMEP)

Clip em http://youtu.be/mCwumbgmDPc

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Sou uma pessoa convocada pela Palavra do Evangelho a viver integralmente a Lei que Jesus Cristo resumiu no amor. Assim posso viver o dia de hoje e todos os outros.

Bênção

O Senhor nos abençoe e nos guarde!
O Senhor nos mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de nós!
O Senhor nos mostre seu rosto e nos conceda a paz!' (Nm 6,24-27)
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Patrícia Silva, fsp- Paulinas