1. Introdução
Agradeço ao Senhor por esta oportunidade
de poder falar com vocês, Irmãos Bispos responsáveis do CELAM no
quadriênio 2011-2015. Há 57 anos que o CELAM serve as 22 Conferências
Episcopais da América Latina e do Caribe, colaborando solidária e
subsidiariamente para promover, incentivar e dinamizar a colegialidade
episcopal e a comunhão entre as Igrejas da Região e seus Pastores.
Como vocês, também eu sou testemunha do
forte impulso do Espírito na V Conferência Geral do Episcopado da
América Latina e do Caribe, em Aparecida no mês de maio de 2007, que
continua animando os trabalhos do CELAM para a anelada renovação das
Igrejas particulares. Em boa parte delas, essa renovação já está em
andamento. Gostaria de centrar esta conversação no patrimônio herdado
daquele encontro fraterno e que todos batizamos como Missão Continental.
2. Características peculiares de Aparecida
Existem quatro características típicas
da referida V Conferência. Constituem como que quatro colunas do
desenvolvimento de Aparecida que lhe dão a sua originalidade.
1) Início sem documento
Medelín, Puebla e Santo Domingo
começaram os seus trabalhos com um caminho preparatório que culminou em
uma espécie de Instrumentum laboris, com base no qual se desenrolou a
discussão, a reflexão e a aprovação do documento final. Em vez disso,
Aparecida promoveu a participação das Igrejas particulares como caminho
de preparação que culminou em um documento de síntese. Este documento,
embora tenha sido ponto de referência durante a V Conferência Geral, não
foi assumido como documento de partida. O trabalho inicial foi pôr em
comum as preocupações dos Pastores perante a mudança de época e a
necessidade de recuperar a vida de discípulo e missionário com que
Cristo fundou a Igreja.
2) Ambiente de oração com o Povo de Deus
É importante lembrar o ambiente de
oração gerado pela partilha diária da Eucaristia e de outros momentos
litúrgicos, tendo sido sempre acompanhados pelo Povo de Deus. Além
disso, realizando-se os trabalhos na cripta do Santuário, a “música de
fundo” que os acompanhava era constituída pelos cânticos e as orações
dos fiéis.
3) Documento que se prolonga em compromisso, com a Missão Continental
Neste contexto de oração e vivência de
fé, surgiu o desejo de um novo Pentecostes para a Igreja e o compromisso
da Missão Continental. Aparecida não termina com um documento, mas
prolonga-se na Missão Continental.
4) A presença de Nossa Senhora, Mãe da América
É a primeira Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe que se realiza em um Santuário mariano.
3. Dimensões da Missão Continental
A Missão Continental está projetada em
duas dimensões: programática e paradigmática. A missão programática,
como o próprio nome indica, consiste na realização de atos de índole
missionária. A missão paradigmática, por sua vez, implica colocar em
chave missionária a atividade habitual das Igrejas particulares. Em
consequência disso, evidentemente, verifica-se toda uma dinâmica de
reforma das estruturas eclesiais. A “mudança de estruturas” (de caducas a
novas) não é fruto de um estudo de organização do organograma funcional
eclesiástico, de que resultaria uma reorganização estática, mas é
consequência da dinâmica da missão. O que derruba as estruturas caducas,
o que leva a mudar os corações dos cristãos é justamente a
missionariedade. Daqui a importância da missão paradigmática.
A Missão Continental, tanto programática
como paradigmática, exige gerar a consciência de uma Igreja que se
organiza para servir a todos os batizados e homens de boa vontade. O
discípulo de Cristo não é uma pessoa isolada em uma espiritualidade
intimista, mas uma pessoa em comunidade para se dar aos outros.
Portanto, a Missão Continental implica pertença eclesial.
Uma posição como esta, que começa pelo
discipulado missionário e implica entender a identidade do cristão como
pertença eclesial, pede que explicitemos quais são os desafios vigentes
da missionariedade discipular. Me limito a assinalar dois: a renovação
interna da Igreja e o diálogo com o mundo atual.
Renovação interna da Igreja
Aparecida propôs como necessária a
Conversão Pastoral. Esta conversão implica acreditar na Boa Nova,
acreditar em Jesus Cristo portador do Reino de Deus, em sua irrupção no
mundo, em sua presença vitoriosa sobre o mal; acreditar na assistência e
guia do Espírito Santo; acreditar na Igreja, Corpo de Cristo e
prolongamento do dinamismo da Encarnação.
Neste sentido, é necessário que nos
interroguemos, como Pastores, sobre o andamento das Igrejas a que
presidimos. Estas perguntas servem de guia para examinar o estado das
dioceses quanto à adoção do espírito de Aparecida, e são perguntas que é
conveniente pôr-nos, muitas vezes, como exame de consciência.
1. Procuramos que o nosso trabalho e o
de nossos presbíteros seja mais pastoral que administrativo? Quem é o
principal beneficiário do trabalho eclesial, a Igreja como organização
ou o Povo de Deus na sua totalidade?
2. Superamos a tentação de tratar de
forma reativa os problemas complexos que surgem? Criamos um hábito
proativo? Promovemos espaços e ocasiões para manifestar a misericórdia
de Deus? Estamos conscientes da responsabilidade de repensar as atitudes
pastorais e o funcionamento das estruturas eclesiais, buscando o bem
dos fiéis e da sociedade?
3. Na prática, fazemos os fiéis leigos
participantes da Missão? Oferecemos a Palavra de Deus e os Sacramentos
com consciência e convicção claras de que o Espírito se manifesta neles?
4. Temos como critério habitual o
discernimento pastoral, servindo-nos dos Conselhos Diocesanos? Tanto
estes como os Conselhos paroquiais de Pastoral e de Assuntos Econômicos
são espaços reais para a participação laical na consulta, organização e
planejamento pastoral? O bom funcionamento dos Conselhos é determinante.
Acho que estamos muito atrasados nisso.
5. Nós, Pastores Bispos e Presbíteros,
temos consciência e convicção da missão dos fiéis e lhes damos a
liberdade para irem discernindo, de acordo com o seu processo de
discípulos, a missão que o Senhor lhes confia? Apoiamo-los e
acompanhamos, superando qualquer tentação de manipulação ou indevida
submissão? Estamos sempre abertos para nos deixarmos interpelar pela
busca do bem da Igreja e da sua Missão no mundo?
6. Os agentes de pastoral e os
fiéis em geral sentem-se parte da Igreja, identificam-se com ela e
aproximam-na dos batizados indiferentes e afastados?
Como se pode ver, aqui estão em jogo
atitudes. A Conversão Pastoral diz respeito, principalmente, às atitudes
e a uma reforma de vida. Uma mudança de atitudes é necessariamente
dinâmica: “entra em processo” e só é possível moderá-lo acompanhando-o e
discernindo-o. É importante ter sempre presente que a bússola, para não
se perder nesse caminho, é a identidade católica concebida como
pertença eclesial.
Diálogo com o mundo atual
Faz-nos bem lembrar estas palavras do
Concílio Vaticano II: As alegrias e as esperanças, as tristezas e as
angústias dos homens do nosso tempo, sobretudo dos pobres e atribulados,
são também alegrias e esperanças, tristezas e angústias dos discípulos
de Cristo (cf. GS, 1). Aqui reside o fundamento do diálogo com o mundo
atual.
A resposta às questões existenciais do
homem de hoje, especialmente das novas gerações, atendendo à sua
linguagem, entranha uma mudança fecunda que devemos realizar com a ajuda
do Evangelho, do Magistério e da Doutrina Social da Igreja. Os cenários
e areópagos são os mais variados. Por exemplo, em uma mesma cidade,
existem vários imaginários coletivos que configuram “diferentes
cidades”. Se continuarmos apenas com os parâmetros da “cultura de
sempre”, fundamentalmente uma cultura de base rural, o resultado acabará
anulando a força do Espírito Santo. Deus está em toda a parte: há que
saber descobri-lo para poder anunciá-lo no idioma dessa cultura; e cada
realidade, cada idioma tem um ritmo diferente.
4. Algumas tentações contra o discipulado missionário
A opção pela missionariedade do
discípulo sofrerá tentações. É importante saber por onde entra o
espírito mau, para nos ajudar no discernimento. Não se trata de sair à
caça de demônios, mas simplesmente de lucidez e prudência evangélicas.
Limito-me a mencionar algumas atitudes que configuram uma Igreja
“tentada”. Trata-se de conhecer determinadas propostas atuais que podem
mimetizar-se em a dinâmica do discipulado missionário e deter, até
fazê-lo fracassar, o processo de Conversão Pastoral.
1. A ideologização da mensagem
evangélica. É uma tentação que se verificou na Igreja desde o início:
procurar uma hermenêutica de interpretação evangélica fora da própria
mensagem do Evangelho e fora da Igreja. Um exemplo: a dado momento,
Aparecida sofreu essa tentação sob a forma de assepsia. Foi usado, e
está bem, o método de “ver, julgar, agir” (cf. n.º 19). A tentação se
encontraria em optar por um “ver” totalmente asséptico, um “ver” neutro,
o que não é viável. O ver está sempre condicionado pelo olhar. Não há
uma hermenêutica asséptica. Então a pergunta era: Com que olhar vamos
ver a realidade? Aparecida respondeu: Com o olhar de discípulo. Assim se
entendem os números 20 a 32. Existem outras maneiras de ideologização
da mensagem e, atualmente, aparecem na América Latina e no Caribe
propostas desta índole. Menciono apenas algumas:
a) O reducionismo socializante. É a
ideologização mais fácil de descobrir. Em alguns momentos, foi muito
forte. Trata-se de uma pretensão interpretativa com base em uma
hermenêutica de acordo com as ciências sociais. Engloba os campos mais
variados, desde o liberalismo de mercado até à categorização marxista.
b) A ideologização psicológica. Trata-se
de uma hermenêutica elitista que, em última análise, reduz o “encontro
com Jesus Cristo” e seu sucessivo desenvolvimento a uma dinâmica de
autoconhecimento. Costuma verificar-se principalmente em cursos de
espiritualidade, retiros espirituais, etc. Acaba por resultar numa
posição imanente auto-referencial. Não tem sabor de transcendência, nem
portanto de missionariedade.
c) A proposta gnóstica. Muito ligada à
tentação anterior. Costuma ocorrer em grupos de elites com uma proposta
de espiritualidade superior, bastante desencarnada, que acaba por
desembocar em posições pastorais de “quaestiones disputatae”. Foi o
primeiro desvio da comunidade primitiva e reaparece, ao longo da
história da Igreja, em edições corrigidas e renovadas. Vulgarmente são
denominados “católicos iluminados” (por serem atualmente herdeiros do
Iluminismo).
d) A proposta pelagiana. Aparece
fundamentalmente sob a forma de restauracionismo. Perante os males da
Igreja, busca-se uma solução apenas na disciplina, na restauração de
condutas e formas superadas que, mesmo culturalmente, não possuem
capacidade significativa. Na América Latina, costuma verificar-se em
pequenos grupos, em algumas novas Congregações Religiosas, em tendências
para a “segurança” doutrinal ou disciplinar. Fundamentalmente é
estática, embora possa prometer uma dinâmica para dentro: regride.
Procura “recuperar” o passado perdido.
2. O funcionalismo. A sua ação na Igreja
é paralisante. Mais do que com a rota, se entusiasma com o “roteiro”. A
concepção funcionalista não tolera o mistério, aposta na eficácia.
Reduz a realidade da Igreja à estrutura de uma ONG. O que vale é o
resultado palpável e as estatísticas. A partir disso, chega-se a todas
as modalidades empresariais de Igreja. Constitui uma espécie de
“teologia da prosperidade” no organograma da pastoral.
3. O clericalismo é também uma tentação
muito atual na América Latina. Curiosamente, na maioria dos casos,
trata-se de uma cumplicidade viciosa: o sacerdote clericaliza e o leigo
lhe pede por favor que o clericalize, porque, no fundo, lhe resulta mais
cômodo. O fenômeno do clericalismo explica, em grande parte, a falta de
maturidade adulta e de liberdade cristã em boa parte do laicato da
América Latina: ou não cresce (a maioria), ou se abriga sob coberturas
de ideologizações como as indicadas, ou ainda em pertenças parciais e
limitadas. Em nossas terras, existe uma forma de liberdade laical
através de experiências de povo: o católico como povo. Aqui vê-se uma
maior autonomia, geralmente sadia, que se expressa fundamentalmente na
piedade popular. O capítulo de Aparecida sobre a piedade popular
descreve, em profundidade, essa dimensão. A proposta dos grupos
bíblicos, das comunidades eclesiais de base e dos Conselhos pastorais
está na linha de superação do clericalismo e de um crescimento da
responsabilidade laical.
Poderíamos continuar descrevendo outras
tentações contra o discipulado missionário, mas acho que estas são as
mais importantes e com maior força neste momento da América Latina e do
Caribe.
5. Algumas orientações eclesiológicas
1. O discipulado-missionário que
Aparecida propôs às Igrejas da América Latina e do Caribe é o caminho
que Deus quer para “hoje”. Toda a projeção utópica (para o futuro) ou
restauracionista (para o passado) não é do espírito bom. Deus é real e
se manifesta no “hoje”. A sua presença, no passado, se nos oferece como
“memória” da saga de salvação realizada quer em seu povo quer em cada um
de nós; no futuro, se nos oferece como “promessa” e esperança. No
passado, Deus esteve lá e deixou sua marca: a memória nos ajuda
encontrá-lo; no futuro, é apenas promessa… e não está nos mil e um
“futuríveis”. O “hoje” é o que mais se parece com a eternidade; mais
ainda: o “hoje” é uma centelha de eternidade. No “hoje”, se joga a vida
eterna.
O discipulado missionário é vocação:
chamada e convite. Acontece em um “hoje”, mas “em tensão”. Não existe o
discipulado missionário estático. O discípulo missionário não pode
possuir-se a si mesmo; a sua imanência está em tensão para a
transcendência do discipulado e para a transcendência da missão. Não
admite a auto-referencialidade: ou refere-se a Jesus Cristo ou refere-se
às pessoas a quem deve levar o anúncio dele. Sujeito que se transcende.
Sujeito projetado para o encontro: o encontro com o Mestre (que nos
unge discípulos) e o encontro com os homens que esperam o anúncio.
Por isso, gosto de dizer que a posição
do discípulo missionário não é uma posição de centro, mas de periferias:
vive em tensão para as periferias… incluindo as da eternidade no
encontro com Jesus Cristo. No anúncio evangélico, falar de “periferias
existenciais” descentraliza e, habitualmente, temos medo de sair do
centro. O discípulo-missionário é um descentrado: o centro é Jesus
Cristo, que convoca e envia. O discípulo é enviado para as periferias
existenciais.
2. A Igreja é instituição, mas, quando
se erige em “centro”, se funcionaliza e, pouco a pouco, se transforma em
uma ONG. Então, a Igreja pretende ter luz própria e deixa de ser aquele
“mysterium lunae” de que nos falavam os Santos Padres. Torna-se cada
vez mais auto-referencial, e se enfraquece a sua necessidade de ser
missionária. De “Instituição” se transforma em “Obra”. Deixa de ser
Esposa, para acabar sendo Administradora; de Servidora se transforma em
“Controladora”. Aparecida quer uma Igreja Esposa, Mãe, Servidora,
facilitadora da fé e não controladora da fé.
3. Em Aparecida, verificam-se de forma
relevante duas categorias pastorais, que surgem da própria originalidade
do Evangelho e nos podem também servir de orientação para avaliar o
modo como vivemos eclesialmente o discipulado missionário: a proximidade
e o encontro. Nenhuma das duas é nova, antes configuram a maneira como
Deus se revelou na história. É o “Deus próximo” do seu povo, proximidade
que chega ao máximo quando Ele encarna. É o Deus que sai ao encontro do
seu povo. Na América Latina e no Caribe, existem pastorais “distantes”,
pastorais disciplinares que privilegiam os princípios, as condutas, os
procedimentos organizacionais… obviamente sem proximidade, sem ternura,
nem carinho. Ignora-se a “revolução da ternura”, que provocou a
encarnação do Verbo. Há pastorais posicionadas com tal dose de distância
que são incapazes de conseguir o encontro: encontro com Jesus Cristo,
encontro com os irmãos. Este tipo de pastoral pode, no máximo, prometer
uma dimensão de proselitismo, mas nunca chegam a conseguir inserção nem
pertença eclesial. A proximidade cria comunhão e pertença, dá lugar ao
encontro. A proximidade toma forma de diálogo e cria uma cultura do
encontro. Uma pedra de toque para aferir a proximidade e a capacidade de
encontro de uma pastoral é a homilia. Como são as nossas homilias?
Estão próximas do exemplo de Nosso Senhor, que “falava como quem tem
autoridade”, ou são meramente prescritivas, distantes, abstratas?
4. Quem guia a pastoral, a Missão
Continental (seja programática seja paradigmática), é o Bispo. Ele deve
guiar, que não é o mesmo que comandar. Além de assinalar as grandes
figuras do episcopado latino-americano que todos nós conhecemos,
gostaria de acrescentar aqui algumas linhas sobre o perfil do Bispo, que
já disse aos Núncios na reunião que tivemos em Roma. Os Bispos devem
ser Pastores, próximos das pessoas, pais e irmãos, com grande mansidão:
pacientes e misericordiosos. Homens que amem a pobreza, quer a pobreza
interior como liberdade diante do Senhor, quer a pobreza exterior como
simplicidade e austeridade de vida. Homens que não tenham “psicologia de
príncipes”. Homens que não sejam ambiciosos e que sejam esposos de uma
Igreja sem viver na expectativa de outra. Homens capazes de vigiar sobre
o rebanho que lhes foi confiado e cuidando de tudo aquilo que o mantém
unido: vigiar sobre o seu povo, atento a eventuais perigos que o
ameacem, mas sobretudo para cuidar da esperança: que haja sol e luz nos
corações. Homens capazes de sustentar com amor e paciência os passos de
Deus em seu povo. E o lugar onde o Bispo pode estar com o seu povo é
triplo: ou à frente para indicar o caminho, ou no meio para mantê-lo
unido e neutralizar as debandadas, ou então atrás para evitar que alguém
se desgarre mas também, e fundamentalmente, porque o próprio rebanho
tem o seu olfato para encontrar novos caminhos.
Não quero juntar mais detalhes sobre a
pessoa do Bispo, mas simplesmente acrescentar, incluindo-me a mim mesmo
nesta afirmação, que estamos um pouco atrasados no que a Conversão
Pastoral indica. Convém que nos ajudemos um pouco mais a dar os passos
que o Senhor quer que cumpramos neste “hoje” da América Latina e do
Caribe. E seria bom começar por aqui.
Agradeço-lhes a paciência de me ouvirem.
Desculpem a desordem do discurso e lhes peço, por favor, para tomarmos a
sério a nossa vocação de servidores do povo santo e fiel de Deus,
porque é nisso que se exerce e mostra a autoridade: na capacidade de
serviço. Muito obrigado! Fonte:Arquidiocese de Fortaleza