quinta-feira, 21 de março de 2013

Sofrimento não é castigo

d
Uma prova de que Deus não deseja o sofrimento, e não o manda como castigo a alguém, são as curas, os milagres, os exorcismos, etc., que Jesus realizava (vitórias sobre o mal e sobre o sofrimento), sinal forte de que o Reino de Deus já estava no meio de nós.
Veja, Cristo não enviou aquela enfermidade que fez Lázaro morrer (Jo 11), mas permitiu que acontecesse, como Ele disse, “para a glória de Deus”.

Sofrimento não é castigo imposto por Deus, e a prova mais clara disto é que ninguém sofreu tanto como Jesus, o mais belo e santo dos Homens.
Não é possível para nós explicar porque uma pessoa sofre deste ou daquele modo, por que uma mãe de família morre deixando filhos
pequenos, ou um pai desaparece antes de educar os filhos.
Mas, na fé, cremos que cada caso deste está contido nos sábios desígnios de Deus, dos quais não podemos duvidar, pois Ele nunca se engana.
Somente quando estivermos na visão face-a-face de Deus é que poderemos, então, com alegria, compreender todas essas coisas, bem como o sentido dos acontecimentos trágicos da história da humanidade.

Por enquanto, na fé, cabe a cada um de nós adorar em silêncio as sábias disposições da Providência divina, pois, como disse o Apóstolo “tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rom 8,28).

Veja como a Igreja, pelo Catecismo, nos ensina a questão do mal no mundo:

“Mas por que Deus não criou um mundo tão perfeito que nele não possa existir mal algum? Segundo seu poder infinito, Deus sempre poderia criar algo melhor. (S. Tomás de Aquino, S. Th. 1,25,6) Todavia, em sua sabedoria e bondade infinitas, Deus quis livremente criar um mundo ‘em estado de caminhada’ para sua perfeição última. (São Tomás de Aquino, S. Gentios, III,1).” (Catecismo, §310)

O Catecismo fala também da liberdade dos homens e dos anjos:

“Os anjos e os homens, criaturas inteligentes e livres, devem caminhar para seu destino último por opção livre e amor preferencial. Podem, noentanto, desviar-se. E, de fato, pecaram. Foi assim que o mal moral entrou no mundo, incomensuravelmente mais grave do que o mal físico.

Deus não é de modo algum, nem direta nem indiretamente, a causa do mal moral. Todavia, permite-o, respeitando a liberdade de sua criatura e, misteriosamente, sabe auferir dele o bem”.

Assim, com o passar do tempo, pode-se descobrir que Deus, em sua providência toda poderosa, pode extrair um bem das conseqüências de um mal, mesmo moral, causado por suas criaturas: Foi da vergonhosa venda do irmão caçula para os mercadores, José, que Deus salvou a vida do povo judeu no Egito…
Quem poderia imaginar?!
“Não fostes vós, diz José a seus irmãos, que me enviastes para cá,foi Deus; … o mal que tínheis a intenção de fazer-me, o desígnio de

Deus o mudou em bem a fim de salvar a vida de um povo numeroso”.(Gn 45,8; 50,20)

Lembra-nos a Igreja que “do maior mal moral jamais cometido, a saber, a rejeição e o homicídio do Filho de Deus, causados pelos pecados de todos os homens, Deus, pela superabundância de sua graça, tirou o maior dos bens: a glorificação de Cristo e a nossa Redenção”. (Catecismo § 312)

Mas, apesar de Deus saber usar do mal, e dele tirar um bem, o mal não se converte em um bem.
O mal continua sendo mal, seja físico ou moral, devendo ser evitado da melhor maneira possível.
O cristão não é um masoquista que ama o mal em si mesmo.
Santa Catarina de Sena diz àqueles que se escandalizam e se revoltam com o que lhes acontece:
“Tudo procede do amor, tudo está ordenado à salvação do homem, Deusnão faz nada que não seja para esta finalidade”. (Diálogos, cap IV, 138)

São Tomás More, condenado à morte por Henrique VIII, pouco antes de seu martírio, consola sua filha:
“Não pode acontecer nada que Deus não tenha querido. Ora, tudo o que ele quer, por pior que possa parecer-nos, é o que há de melhor para nós”. (The Correspondence of S. Thomas More)

“Só no final, quando acabar o nosso conhecimento parcial, quando virmos Deus ‘face a face’ (1Cor 13,12), é que teremos pleno conhecimentodos caminhos pelos quais, mesmo por meio dos dramas do mal e do pecado,Deus terá conduzido sua criação até o descanso desse Sábado (cf. Gn 2,2) definitivo, em vista do qual criou o céu e a terra”. (Catecismo § 314)

Muitas vezes não entendemos a forma como Deus age em nosso auxílio, vamos refletir um pouco…

Após um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter conseguido se agarrar à parte dos destroços para poder ficar boiando.
Este único sobrevivente foi parar em uma pequena ilha desabitada e fora de qualquer rota de navegação, e ele agradeceu novamente.

Com muita dificuldade e restos dos destroços, ele conseguiu montar um pequeno abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva e de animais e para guardar seus poucos pertences, e como sempre agradeceu.

Nos dias seguintes a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia.
No entanto um dia quando voltava da busca por alimentos, ele encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça.

Terrivelmente desesperado ele se revoltou, gritava chorando:
“O pior aconteceu! Perdi tudo! Deus, por que fizeste isso comigo?”
Chorou tanto, que adormeceu, profundamente cansado.

No dia seguinte bem cedinho, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.

“Viemos resgatá-lo”, disseram.
“Como souberam que eu estava aqui?”, perguntou ele.

“Nós vimos o seu sinal de fumaça!”

É assim que Deus age.
Felipe Aquino

Novena da Santa Cruz- Oração para todos os dias

  
 NÓS TE ADORAMOS, SENHOR JESUS CRISTO E TE BENDIZEMOS,
PORQUE PELA TUA SANTA CRUZ REDIMISTES O MUNDO (3X). AMÉM.

Ó Santa Cruz, Cruz Bendita onde a humanidade foi redimida e o filho do homem teve suas mãos transpassadas e teve seu peito aberto de onde jorrou água e sangue.
Ó Santa Cruz, instrumento de morte e de castigo, mas que no sangue redentor se tornou sinal de nossa salvação.
Ó Cruz Bendita, chave de nossa eternidade, coroa de nossa salvação, na cruz do Senhor eu coloco estas intenções:
(Faça suas intenções)

JESUS EU ME COLOCO NA TUA CRUZ, CONTIGO VIVER, CONTIGO MORRER PARA CONTIGO RESSUSCITAR.

Ó Jesus, cujos ombros foram abertos por feridas pelo peso da cruz, feridas causadas pelo madeiro, mas também pelos nossos pecados.

Se a cruz pesar, Senhor, seja nosso Cirineu.

Se a cruz pesar e nós cairmos, Senhor, nos ajude a levantar, a enfrentar nosso calvário e a enfrentar a nossa dor.

CONTIGO QUERO VIVER, CONTIGO QUERO MORRER PARA CONTIGO RESSUSCITAR.
NÓS TE ADORAMOS SENHOR JESUS CRISTO E TE BENDIZEMOS,
PORQUE PELA TUA SANTA CRUZ REDIMISTES O MUNDO. (3X)

Jesus faça correr, desse Teu lado aberto, rios de misericórdia sobre nós.

Jesus cujos braços abertos foram dilacerados por amor, Teu corpo chicoteado, Teu rosto desfigurado, lançai um olhar de misericórdia sobre nós.

Amém.

Comentando o Evangelho

A palavra de Jesus é um sopro
A palavra de Jesus é um sopro que faz viver. “Guardar”, isto é, pôr em pratica a sua palavra, é viver e experimentar a vitória sobre toda a realidade da morte. No episódio de Lázaro (Jo 11,1-57), no diálogo com Marta, Jesus diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá jamais” (11,25-26). No diálogo noturno de Jesus com Nicodemos, ele também dirá: “… Deus amou tanto o mundo que entregou seu Filho único para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).Fonte: Paulinas

Evangelho do Dia-Jo 8,51-59

A morte por causa da Palavra - Jo 8,51-59

“Em verdade, em verdade, vos digo: se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.” Os judeus então disseram: “Agora estamos certos de que tens um demônio. Abraão morreu, e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra, jamais provará a morte’. Porventura és maior do que nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram. Quem tens a pretensão de ser?” Jesus respondeu: “Se eu me glorificasse a mim mesmo, minha glória não valeria nada. Meu Pai é quem me glorifica, aquele que dizeis ser vosso Deus. No entanto, vós não o conheceis. Mas eu o conheço; e se dissesse que não o conheço, eu seria um mentiroso como vós. Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia. Ele viu e se alegrou”. Os judeus disseram-lhe então: “Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão?!” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, eu sou”. Então, pegaram pedras para o apedrejar; mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os internautas,
presentes em todo o mundo:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 8,51-59, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus continua seu diálogo com as autoridades religiosas. Diz que seus ensinamentos, a sua verdade são garantia de vida eterna. E faz a mais clara definição de si: "Eu sou". Ele se declara superior a Abraão. Isto provoca a ira dos resistentes e irredutíveis doutores da Lei. A atitude é de agressão: "pegaram em pedras para atirar em Jesus".

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Ainda hoje, há muitas pessoas que rejeitam a vida plena oferecida por Jesus Cristo. Apegam-se a tantas coisas e a si próprias que , por orgulho e ou auto-suficiência, não aceitam a proposta renovadora de Jesus.
Disseram os bispos, em Aparecida: "
"A própria natureza do cristianismo consiste, portanto, em reconhecer a presença de Jesus Cristo e segui-lo. Essa foi a maravilhosa experiência daqueles primeiros discípulos que, encontrando Jesus, ficaram fascinados e cheios de assombro frente a excepcional idade de quem lhes falava, diante da maneira como os tratava, coincidindo com a fome e sede de vida que havia em seus corações. O evangelista João nos deixou por escrito o impacto que a pessoa de Jesus produziu nos primeiros discípulos que o encontraram, João e André. Tudo começa com uma pergunta: “que procuram?” (Jo 1,38). A essa pergunta seguiu um convite a viver uma experiência: “venham e verão” (Jo 1,39). Esta narração permanecerá na história como síntese única do método cristão."(DAp 244)

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a:
Oração oficial da CF 2013
Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
para...

4- Contemplação (Vida e Missão)

Meu novo olhar é de acolhimento à vida plena que Jesus me oferece.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Do CELAM ao Papa Francisco: "Lembramo-nos sempre do convite à missão ".


“Vivemos a experiência de sua escolha em um clima de colegialidade episcopal. Este fato nos encheu de uma alegria profunda pelo que representa para a Igreja universal e sobretudo para as Igrejas peregrinas da América Latina e do Caribe”, afirma uma carta do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), dirigida ao recém-eleito Papa Francisco. A carta continua recordando que “em entrevista ao final de seu mandato na presidência do CELAM, o Senhor disse: “A última Conferência dos Bispos realizada em Aparecida é fermento de inspiração, é um convite à criatividade, demarca as linhas da ação missionária; não se encerra com um documento como as conferências precedentes, mas culmina com uma missão isso é muito importante”.

“Queremos assegurar-lhe, Santo Padre, que nos identificamos plenamente com a sua primeira mensagem: Agora, começamos o nosso caminho: Bispo e povo. Por isso, pedimos com humildade a sua benção apostólica para a Igreja na América Latina e no Caribe” conclui a carta.

A carta é assinada pelo presidente do CELAM, Dom Carlos Aguiar Retes, Arcebispo de Tlalnepantla, México; por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo de Campo Grande, Brasil, Segundo o vice-presidente do CELAM; por Dom Santiago Silva Retamales, Bispo auxiliar de Valparaíso, Chile, Secretário Geral do CELAM e por Dom Carlos María Collazzi, SDB, Bispo de Mercedes, Uruguai, Presidente da Comissão Econômica do CELAM.
Fonte: Fides

ÁREA PASTORAL SÃO JOSÉ-Convite : Jantar Beneficente- CNSF

Frango para jantarBife assado                                                                                                                                                                                                                                                               No próximo dia 5 de Abril às 20:00 acontecerá um Jantar Beneficente em prol   
       dos  festejos de Nossa Senhora de Fátima no Jardim Castelão - Passaré.                                                                                                                                           * Local: Rua 10,Nº 301( Quadra da Vanusa)
                      * O Convite (exibível )custa apenas RS10,00                 
* Será um momento de convivência muito agradável ao som de um forrozinho pé de serra. Esperamos você,sua família,parentes e amigos.                                      
                               REALIZAÇÃO: GINCANA CULTURAL EQUIPE AZUL

Shalom prepara Espetáculo e Retiro de Semana Santa


Sábado---(169)400Acontecerá mais uma edição do espetáculo “A Paixão de Cristo” em exibição única e gratuita na quarta-feira, dia 27, às 19h, no Paulo Sarasate.
A Semana Santa é a data mais importante para os cristãos. Com o objetivo de aprofundar a experiência no mistério de Cristo em sua paixão, morte, sepultamento e ressurreição a Comunidade Católica Shalom promove mais uma vez o espetáculo “A Paixão de Cristo” e o Retiro em sintonia com os Atos Litúrgicos da Catedral Metropolitana de Fortaleza.
O espetáculo “A Paixão de Cristo” será realizado em única exibição na quarta-feira, dia 27, às 19h, no ginásio poliesportivo Paulo Sarasate. A entrada é gratuita e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada. “Ano passado apresentamos o espetáculo pela primeira vez em Fortaleza e o público compareceu em massa. “A Paixão de Cristo” proporciona uma experiência inesquecível com o amor capaz de doar-se por inteiro até o fim pelo próximo”, descreve Tobias Cortez, coordenador de divulgação da atividade.
De quinta (28) a domingo (31), também no ginásio Paulo Sarasate, o Shalom realiza o Retiro de Semana Santa. Na quinta, sábado e domingo o Retiro tem início às 14h. Na sexta-feira começa às 8 da manhã. “O Retiro é uma oportunidade de aprofundar o mistério de Cristo vivido a cada dia na Semana Santa como a instituição da eucaristia (quinta), sua paixão e morte na Cruz (sexta), descida aos infernos (sábado) e ressurreição (domingo)”, garante Pe. Silvio Scopel, responsável pela ação evangelizadora da Comunidade Católica Shalom, em Fortaleza.
Com a proposta de falar e tocar o coração do homem de hoje as atividades são apresentadas ao público com linguagem artística e musical. “Associado às artes existem os momentos de pregação e celebração. Tudo para que os participantes possam ter uma experiência pessoal com o amor de Deus”, diz Scopel.
O Retiro de Semana Santa terá a presença do Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, de sua Cofundadora, Emmir Nogueira, Padre Antônio Furtado e outros pregadores, além de artistas da instituição.
Serviço
A entrada é franca e aberta a todos os públicos.
Espetáculo e Retiro da Semana Santa Shalom
Local: Ginásio Paulo Sarasate (Rua Idelfonso Albano, 2050, Aldeota)
Dias e horários:
Quarta, 27: Espetáculo “A Paixão de Cristo”* (19h)
Quinta,28; sábado,30 e domingo,31: das 14h às 18h
Sexta,29: das 8 ao Meio dia
Mais informações: 3295.4583
Facebook: Shalom Eventos Fortaleza
*Entrada gratuita. Preenchimento de vagas por ordem de chegada.
Por Vanderlúcio Souza, Assessor de Comunicação da Comunidade Católica Shalom.

Comissão da Iniciação à Vida Cristã da Região Nossa Senhora da Assunção realiza encontro na Barra do Ceará

iniciação   

As representações da Iniciação à Vida Cristã se encontrarão no dia 7 de abril, às 8 h, na Igreja de São Pedro, na Barra do Ceará. Dando continuidade à formação continuada para a Iniciação Cristã será abordado o tema: Bíblia e revelação um enfoque na Dei Verbum. Pede-se a presença de 10 representantes, por paróquia e área pastoral. Informações: Rafael (8795 48 43) e Ronilson (8733 95 92).