terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dia 9 de setembro acontecerá o lançamento da Campanha Missionária 2012 em Fortaleza


A coordenação arquidiocesana do Conselho Missionário e Equipe de Campanhas promoverão no dia 09 de setembro, das 8 da manhã ao meio dia, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, entrada somente pela Rua Rodrigues Junior, 300, o lançamento da Campanha Missionária 2012. Este ano a Igreja no Brasil reflete o tema “Brasil missionário partilha tua fé” em sintonia com os temas do 3º Congresso Missionário Nacional, que aconteceu em Palmas (TO) de 12 a 15 de julho e do 4º Congresso Missionário Americano que também é o 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM 4/Comla 9) que se realizarão em Maracaibo, Venezuela, em 2013, com o tema “América Missionária partilha a tua fé”.
“Contamos com a motivação dos membros das equipes de animação missionária, dos agentes de pastorais, animadores de comunidades e pessoas interessadas a refletir a Ação Missionária presente nas diversas pastorais da Igreja, despertando para a uma maior Consciência Missionária. Essa é uma grande oportunidade para impulsionar a dimensão missionária que é a primeira urgência da Igreja do Brasil e é indispensável, para que possamos juntos partilhar a alegria de sermos verdadeiros discípulos missionários a serviço do Reino”, trechos da carta convite. Leia aqui a carta na íntegra.
A coordenação solicita a participação de 2 ou 3 Pessoas por Paróquia ou Área Pastoral, assim como a confirmação até dia 05 de setembro, para melhor organização do encontro. Como também, o empenho e apoio para a participação de sua Paróquia ou Área Pastoral.
Contato: Rosélia Terezinha Follmann, Equipe de Campanhas – (85) 3388 8701 / Outras informações acesse http://www.pom.org.br/

Ainda nos Festejos! Participem!

Terceiro Dia- 28 de Agosto -Festejos de Nossa Senhora da
Consolação                                                                          

Festejos de Nossa Senhora da Consolação                               
Tema: Como Maria Prestemos atenção uns aos outros estimulando-nos ao Amor e as boas Obras. Hb 10,24
*Missa às 19:00
* Celebrante: Padre Wagner
* Responsáveis: Comunidade São José e Batismo

*Não esqueça !  Teremos Missas todas as noites , Terço da Misericórdia antes das missas, espaço para crianças , comidas tipicas e atrações artísticas todos os finais de semana.      

 Contamos com você !

“Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações!” (Mt 28, 19), foi o tema da III Jornada Vocacional na Arquidiocese de Fortaleza


cartaz jornada 280Publicado em: 27/08/2012 | Seção: Notícias | Assunto: • Setor de Comunicação
A III Jornada Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza aconteceu ontem, dia 26 de agosto, na quadra do Colégio Santo Inácio, Bairro Dionísio Torres. Durante o evento foram expostos Stands para a promoção vocacional seguida de apresentação da Comunidade Grão de Trigo; acolhida e Show Musical com a Comunidade Recado; Missa presidida pelo Pe. Rafhael Silva e concelebrada por vários padres; Show musical com Missionário Shalom e Adoração ao Santíssimo Sacramento, finalizando com show musical com Ir. Kelly Patrícia. Durante a Jornada Vocacional houve também momentos de convivência, louvor, oração, confissão, testemunhos e muita animação. O tema da III Jornada Vocacional foi “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações!” (Mt 28, 19).
O blog da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza é: http://pastoralvocacionalfor.blogspot.com.br/

Primeira leitura (2º Tessalonicenses 2,1-3a.14-17)


Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
1
No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: 2não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo. 3aQue ninguém vos engane de modo algum. 14Deus vos chamou para que, por meio do nosso evangelho, alcanceis a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
15
Assim, portanto, irmãos, ficai firmes e conservai firmemente as tradições que vos ensinamos, de viva voz ou por carta. 16Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou em sua graça e nos proporcionou uma consolação eterna e feliz esperança, 17animem os vossos corações e vos confirmem em toda boa ação e palavra.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 95)



— O Senhor vem julgar nossa terra.
— O Senhor vem julgar nossa terra.


— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem.
— E exultem as florestas e as matas na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

Um Pouco de Reflexão!

Parece estranho alguém se levantar e se pôr em briga contra si mesmo. Mas foi, é e será sempre a exigência de Jesus. É preciso fazer guerra contra nós mesmos, a fim de destruir em nós o causador da nossa morte.
No “Ai de vós!” temos a continuidade da contundente denúncia de Jesus quanto a incoerência e a hipocrisia dos escribas e fariseus que integravam a cúpula religiosa de Israel.
Se quiser avançar corretamente, com discrição e dando frutos no caminho da verdadeira religião, você deve ser austero e rígido consigo mesmo e sempre alegre e aberto para com os outros, esforçando-se, no seu coração, por caminhar nos cumes da retidão, sabendo inclinar-se, com bondade, para com os mais fracos. Numa palavra, perante o juízo da sua consciência, você deve moderar os rigores da justiça, de tal forma que não seja duro para com os pecadores, mas acessível ao perdão e indulgente.
Considere o seu pecado como perigoso e mortal; o dos outros, considere-o como fragilidade da condição humana. A falta que, em você, considera digna de severa correção, pensa que, nos outros, não merece mais do que uma pequena admoestação. Não seja “mais justo do que o Justo”. Receie cometer o pecado, mas não hesite em perdoar ao pecador. A verdadeira justiça não é a que precipita as almas dos irmãos no laço do desespero. É preciso sabermos que, se a nossa vida não nos parece tão brilhante, a dos outros não nos dever parecer toda feia. E como seria bom se fôssemos para nós mesmos juízes severos! Aposto com você que as faltas dos outros não encontrariam em nós censores tão rigorosos.
Partamos para a guerra como Josué. Tomemos de assalto a cidade mais forte deste mundo, o meu e o seu coração de onde está toda a malícia. Destruamos as suas muralhas orgulhosas. Só então encontraremos à nossa volta o caminho que é preciso tomar, o campo de batalha e o inimigo a derrubar. Quem é? Você já sabe: é o pecado. O que falta é descobrir onde está e quais são as suas artimanhas.
Portanto, embora lhe pareçam estranhas as minhas palavras, elas são verdadeiras: limite a sua procura a si mesmo. Está em você o combate que irá travar, no seu interior, o edifício de malícia que você tem de minar; o seu inimigo sai do fundo do seu coração. Não sou eu quem o diz, mas Cristo: “É do coração que vêm os maus pensamentos, os assassínios, os adultérios, as impurezas, os roubos, os falsos testemunhos, as palavras injuriosas” (Mt 15,19).
Percebe qual é o poder deste exército inimigo que avança contra você a partir do fundo do seu coração? Ei-los! Os inimigos que temos de massacrar no primeiro combate, de eliminar na primeira linha da batalha. Se formos capazes de derrubar as muralhas deles e exterminá-los até que não reste nenhum para contar, nenhum para recobrar o ânimo (cf. Js 11,14), se não ficar um único para retomar vida e ressurgir nos nossos pensamentos, então Jesus dar-nos-á o grande repouso.
Jesus, não querendo ser alvo de censura como os fariseus, no Evangelho de hoje – que se preocupavam com as coisas externas deixando o essencial para segundo plano – vos peço: “Dai-me forças para ser guerreiro de mim mesmo, para transformar o meu coração. Dai-me um coração puro para que do meu interior brotem a honestidade, a verdade, a justiça, a misericórdia e a fidelidade. E, assim, eu possa ser o caminho para os perdidos, a luz para os que estão nas trevas, a voz para os mudos nas coisas de Deus, a vez para os excluídos da convivência humana, a alegria para os tristes, o pão para os famintos, a paz para os que estão em guerra, amor para os que semeiam ódio e vingança, levando todos os homens para Vós que sois o Caminho, a Verdade e a Vida do homem”.Louvor e Glória ao Senhor!
Padre Bantu Mendonça- Canção Nova

Evangelho (Mateus 23,23-26)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus:
23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
24
Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.