domingo, 22 de abril de 2012

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 3,13-15.17-19)



Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: 13“O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 14Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas.
17E agora, meus irmãos, eu sei que agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Segunda leitura (1João 2,1-5a)

Leitura da Primeira Carta de São João:

1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.
3Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5aNaquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo ( 4 )

— Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!
— Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

— Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça!/ Vós, que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,/ atendei-me por piedade e escutai minha oração!
— Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo,/ e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece!
— Muitos há que se perguntam: “Quem nos dá felicidade?”/ Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!
— Eu tranquilo vou deitar-me e na paz logo adormeço,/ pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida!

Um pouco de Reflexão!

Jesus apareceu ao grupo reunido para lhes decepar as dúvidas e lhes fortalecer a fé.A pertubação e a dúvida dos discípulos os impediam de compreender algo essencial: a vitória de Jesus sobre a morte não era puramente espiritual. Ele aparece em carne e osso, mostrando-lhes as mãos e os pés que antes estiveram pregados à cruz.O pedaço de peixe que Jesus comeu faz pensar no desafio para nossa fé: como ver a ressurreição de Jesus tocando hoje a realidade física das pessoas? Como identificar concretamente o Senhor ressuscitado nos gestos de vida que ele próprio ensinou, na partilha do alimento, na refeição fraterna, no resgate da saúde, no perdão e na justiça que constroem a paz? A paz que Jesus deseja é a plenitude dos bens da vida: saúde, trabalho, lazer, enfim, a felicidade de viver uma vida dígna. Não tem paz quem sobrevive na miséria, roubado da própria dignidade de ser humano.O Senhor nos leva a compreender que seus sofrimentos continuam no sofrimento de tantos inocentes de hoje.Portanto Jesus nos convida a ouvir sua palavra e guardar seus mandamentos. Ele nos faz uma proposta de paz e solidariedade. Estamos realmente dispostos a acolhê-la?Sabemos que hoje não há motivo para fugir ou ter medo no cotidiano da vida.O Ressuscitado caminha com sua Igreja nas estradas da vida,ao lado de cada um dos discípulos. Louvor e Glória ao Senhor!

Evangelho (Lucas 24,35-48)


3º Domingo da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 35os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.
36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma.
38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés.
41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles.
44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.