quarta-feira, 9 de maio de 2012

Lindo!


Pastoral da Sobriedade no Ceará realiza palestras sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas


A Pastoral da Sobriedade no Ceará em parceria com o Conselho Estadual sobre drogas (CEPOD) há três anos realiza palestras, seminários e outras atividades na linha da prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas. Através desta experiência surgiu o Projeto PREVENIR em 2012, que tem como tema “DROGAS LEGAL É PREVENIR” , este projeto tem como objetivo mobilizar a sociedade, pais, filhos adolescentes e jovens, educadores, lideranças religiosas em torno da problemática do uso abusivo de álcool e outras drogas.
O lançamento do projeto aconteceu no dia 24 de março de 2012, na Arquidiocese de fortaleza, onde mais de 3.000 jovens foram contemplados com palestras e outras atividades nas escolas estaduais de ensino médio, dia 21 de abril, foi a vez da Diocese de Crato, no cariri, com aproximadamente trinta pessoas.  Segundo o a gente de pastoral e coordenador Regional do projeto, Rogério Melo, o objetivo é formar o maior número possível de agentes que possam dar continuidade a esta frente de prevenção em suas comunidades, paróquias, dioceses e cidades.
Informações com Rógerio Melo (85) (85) 86879628

Seminário debate saúde pública



Nos próximos dias 17 e 18 de maio a Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz, em parceria com a Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde e outras entidades promove um Seminário sobre Saúde Pública. O evento é resultado de articulações originadas durante a Campanha da Fraternidade de 2012, e será aberto à participação dos interessados em aprofundar a temática.
O evento será realizado no Centro Cultural de Brasília (CCB). A programação inclui seis painéis que vão tratar do acesso à saúde, financiamento público, gestão dos recursos, controle social e participação popular, formação profissional, educação para a saúde, hábitos saudáveis, entre outros.
A expectativa dos organizadores é que as intervenções dos participantes colaborem para o aprofundamento do debate. Os participantes deverão elaborar um documento de compromissos a ser enviado à Presidência da República, à Presidência da Câmara dos Deputados e ao presidente do Supremo Tribunal Federal.
As inscrições para o Seminário sobre Saúde Pública podem ser feitas apenas por e-mail, no endereço cf.saudepublica.2012@gmail.com . O prazo para inscrições se encerra no dia 10 de maio, ao custo de 20 reais. Os que desejarem tomar as refeições no local, pagarão 50 reais.
por CNBB

E a Festa Continua! 9º Dia !

Área Pastoral São José-

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA-FESTEJOS 2012- 20 Anos de História!
 Tema: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra" ( Lucas 1,38 )




 
 *19:00 - Terço
                           *19:30 - Santa Missa-Presidida pelo Padre Reginaldo( Pároco da Paróquia Mãe Santíssima )
                          *Liturgia Responsável - Santa Luzia e São José (Área Pastoral )
                      
                 * Após a missa ,visite nossa barraca e se delicie com as comidas gostosas. Temos também à venda, livros e objetos religiosos. Você é nosso convidado especial! Venha e traga sua família e seus amigos. Sua presença nos alegra!

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 15,1-6)


Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1
Naqueles dias, chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.
3
Depois de terem sido acompanhados pela Comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos.
4
Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo ( 121 )

— Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!
— Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!


  -Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

  -Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
 -Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.  

Um pouco de Reflexão!

Cristo, hoje, nos chama a seguir Suas pegadas. Ele se autoproclama a videira, cujo dono é Seu Pai: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor”. Existe uma estreita relação entre a simples árvore e o agricultor, ou seja, o dono dela. Ele trata a árvore com muito cuidado, esperando que, no devido tempo, ela possa dar uvas que produzam o delicioso vinho.Nesse Evangelho, Jesus usa uma metáfora  pois quer realçar, primeiro, a Sua íntima relação com o Pai, para, depois, destacar nossa ligação com Ele. Somos chamados a estar ligados, “enxertados” no Senhor para que possamos dar frutos.A íntima inserção dos ramos, no tronco da videira, é uma sugestiva imagem da unidade entre o Senhor e Seus discípulos. Dar frutos é nosso grande desafio.A comunidade cristã não é uma instituição,mas uma participação na vida de Jesus. Unidos a Jesus, cada membro é chamado a testemunhá-lo, colocando a comunidade em contínua expansão e crescimento do reino de Deus.O fruto que a comunidade é chamada a produzir é o amor. Os conflitos na comunidade podem ser resolvidos, quando ela se deixa guiar pela palavra de Deus e busca, na oração e na escuta do Espírito, unir-se a Cristo, a videira cujos ramos somos nós, os cristãos. Todos os ramos dessa videira devem produzir a mesma coisa, ou seja, bons frutos. O prolongamento da Videira Verdadeira, que é Cristo, não pode produzir maus frutos. A não ser que os ramos sejam maus! Se assim for, estes ramos terão que ser cortados e lançados ao fogo, pois não podem, de forma alguma, produzir frutos estéreis. Agora reflita:“Que tipo de fruto você tem dado ao seu pai, esposo, filho, ou à sua mãe, esposa,  filha, vizinha, colega? Em que tipo de videira você está enxertado?”.Seja também um com Cristo; assim, você produzirá bons frutos. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Evangelho (João 15,1-8)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5
Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.