quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

13 de FEVEREIRO de 2014 - Missa na COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA



     Hoje às 19:30 como acontecem todos os meses no dia 13, haverá a Santa  Missa as 19:30
na Comunidade Nossa Senhora de Fátima no Jardim Castelão- Passaré na rua 9 (nove ) próximo
ao Mercadinho Irmãos Gêmeos. Celebrante: Padre Francisco das Chagas.
    Lembramos que após a Missa haverá ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO.
    Contamos com a presença de todos!!!

Testemunhe ao mundo quem é Jesus





A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 16,13-20.

13. Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, e perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?"
14. Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas."
15. Então Jesus perguntou-lhes: "E vocês, quem dizem que eu sou?"
16. Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo."
17. Jesus disse: "Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.
18. Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la.
19. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu."
20. Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.



A região de Cesareia de Filipe era um lugar muito importante, e Jesus gostava de ir a lugares importantes para causar impacto, pois Ele queria pregar, ser conhecido; era uma estratégia d'Ele ir a lugares importantes para se fazer conhecido por todos.

É, ali, que o Senhor pergunta: "Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?". E os discípulos responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". Então, Jesus pergunta a eles que são próximos: "E vocês, quem dizem que eu sou?". Simão Pedro logo respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo."

"Cristo" significar "ser ungido". Pedro disse que Ele era o Cristo, o escolhido por Deus para salvar todo o povo. Essa declaração era impactante, e, provavelmente, ali não estavam somente os discípulos. Por mais que Jesus pedisse que ninguém dissesse que Ele era o Cristo, isso era impossível.

Jesus é o Cristo ungido, enviado por Deus para libertar todo o povo. Por que estou falando dessa Palavra hoje? Porque, nos dias atuais, o Senhor ainda pergunta a nós cristãos: "Quem vocês dizem que Eu sou?".

Se nós ligarmos a TV, hoje, vamos perceber que as novelas dão a mesma resposta que os homens davam a respeito de Jesus. Elas apresentam um padre, um representante de Cristo, como alguém relapso, afeminado, mulherengo e interesseiro. As novelas deturpam a imagem do sacerdote.

Quando um jornal vai dar a notícia de algum erro de um sacerdote, eles colocam mais ênfase. É assim que a TV fala, e essa é uma maneira de eles dizerem como é Jesus.

O mundo fala de Deus do jeito que quer. Jesus não quer saber o que mundo diz, Ele quer saber o que eu e você dizemos sobre Ele.

Dentro do seu dia a dia e das suas batalhas, como é a sua resposta? Quem você diz que é Jesus? O Senhor continua fazendo essa pergunta e você precisa continuar dando a sua resposta, de que Ele é o Cristo ungido.

Deus é aquele que traz a unção para um pai, uma mãe, pois não basta ser pai e mãe, tem de ser ungidos. A unção faz a diferença, pois ela é como óleo derramado entre as engrenagens diante dos desgastes da vida. Em tudo na vida nós precisamos de unção, para podermos fazer o que queremos e para continuar respondendo quem é o Senhor.

O que você tem falado de Jesus por meio de palavras e atos? É assim que a evangelização acontece e você precisa continuar dando a sua resposta, testemunhar, dia após dia, pois é dessa maneira que se reconhece um cristão.

Se eu lhe perguntar se você é bom, talvez você fique em dúvida ou tenha vergonha de dizer. Não tenha medo! Responda 'sim', porque a sua bondade tem de ser assumida. Seja realmente uma pessoa boa! O mundo já o convenceu de tantas coisas do passado, mas você é bom e pertence a Deus. A resposta que você vai dar ao mundo, hoje, é: "Jesus é o Cristo e eu vou provar a todos com as minhas palavras e atitudes ungidas".

Deus está pedindo que você responda ao povo quem Ele é. Você pode estar vivendo dias felizes, de mudanças, de dor; mas, em meio a todas essas situações, Ele lhe pergunta: "E vós, quem fala que Eu sou?". Em todos esses momentos, você precisa dar uma resposta. Hoje, nós temos a oportunidade mostrar quem é o Senhor.

A vida é um desgaste. Nós precisamos de unção, desse óleo entre as engrenagens para suportá-la. Não dê a resposta de qualquer jeito, seja ungido, dê-a resposta com alegria! Peça a unção para Deus, a fim de você poder proclamar quem é Jesus.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Dunga
www.cancaonova.com

Shalom prepara Renascer 2014


Evento é o mais antigo na categoria em Fortaleza. Chega à 28ª edição como o maior do Estado
panoramica400
A Comunidade Católica Shalom prepara a 28ª edição do Renascer que neste ano acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de março no ginásio poliesportivo Paulo Sarasate (Rua Idelfonso Albano, 2050, Aldeota). Como nas demais edições a entrada é franca e os participantes são convidados a levar um quilo de alimento perecível que serão revertidos para as obras de promoção humana do Shalom.
O Renascer foi o primeiro retiro aberto de carnaval em Fortaleza. O objetivo é oferecer ao fortalezense uma opção segura de diversão e aprofundamento da fé durante os dias de carnaval.
Os 26 Centros de Evangelização do Shalom, espalhados pela Arquidiocese de Fortaleza, estão mobilizados na realização do evento. Até o dia do retiro os membros da instituição desenvolverão atividades como panfletagens, convite pessoa a pessoa em locais públicos e cruzamentos de trânsito, e uma carreata para convidar as pessoas para o Renascer.
“Todos do Shalom se empenham nesse trabalho de evangelização. Fazemos aquilo que Cristo no pediu e a Igreja no envia, de ir ao encontro do homem de hoje. O Renascer é aberto a todas as pessoas, de todos os credos, raças e situação social”, explica Tobias Cortez, responsável pela divulgação do Retiro.
A organização do evento confirmou nesta terça-feira, dia 11, os pregadores da edição 2014 do maior Retiro de Carnaval do estado. Moysés Azevedo, fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom, é um deles. Azevedo foi recentemente confirmado como membro consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, Dicastério da Sé romana que auxilia o Papa no que diz respeito ao acompanhamento e incentivo de ações dos leigos espalhados pelo mundo.
Emmir Nogueira, Co-fundadora da Comunidade Católica Shalom também confirmou presença. A formadora geral da instituição é escritora, prega retiros dentro e fora do país. Em 2013, Emmir foi convidada para participar em Roma do Seminário sobre os 25 anos da Carta Mulieris Dignitatem, escrita pelo Beato João Paulo II.
Outro pregador conhecido de boa parte da população é padre Antonio Furtado. Padre Antonio, além de pregar, coordenará o Seminário de Vida no Espírito Santo (SVES), uma série de palestras e orações cujo objetivo é renovar no participante sua experiência pessoal com o amor de Deus.O SVES realizado no Renascer é o maior do estado.
SERVIÇO:
Renascer 2014
Dias:2,3 e 4 de março.
Horário: 8h às 20h
Local: Ginásio Paulo Sarasate (Rua Idelfonso Albano, 2050, Aldeota).
Realização: Comunidade Católica Shalom
Entrada franca.
Mais informações: www.comshalom.org/renascerfortaleza (3295.4583)
Por Vanderlúcio Souza - Assessoria de Imprensa da Comunidade Católica Shalom

Movimento 13 de Maio é lançado em Aratuba


13-de-maio400No Domingo passado, dia 9, a Paróquia São Francisco de Paula lançou na Assembleia Paroquial o movimento denominado “13 de Maio” em Aratuba. Trata – se de iniciativa popular de projeto de lei proposto pelo Pároco padre Claudio e pelo vereador Francisco Gerson em comum acordo com as comunidades, que será enviado à Câmara Municipal para apreciação e posteriormente sanção do executivo.
O Município de Aratuba comemora todos os anos, o dia 13 de maio, onde se celebra o dia de Nossa Senhora de Fátima. Embora nossa comunidade seja eclética, e conviva harmonicamente com outras religiões; em que pese nosso Estado Brasileiro ser laico e desvinculado de qualquer credo ou culto, necessário se faz celebrar a tradição de nosso povo, o que se manifesta da forma mais viva por meio da Religião Cristã.
Eis que em nosso município é fato indiscutível que a maior parte de nossa população é fiel a religião católica, sendo referida expressão mais sentida nos dias santos, sobretudo no dia 13 de maio (dia de Nossa Senhora de Fátima), onde vários festejos, celebrações e caminhadas são promovidas em louvor à santidade.
Assim, necessário estabelecer aludida data como feriado de nosso calendário municipal, pois já faz parte do calendário cultural de nosso povo celebrar efetivamente o dia 13 de maio. Há que se ressaltar que já fora aprovada por nossa Casa Legislativa data em comemoração ao dia do evangélico, bem como se destinou naquele projeto uma semana de comemorações. Desta forma, não há empecilho algum em se destinar um dia como feriado municipal por eventos religiosos, pois há precedentes legislativos nesse sentido, muito bem aceito pela comunidade católica.
A partir de hoje as comunidades já iniciaram a coleta de assinaturas para o abaixo assinado que precisa de no mínimo 05% (cinco por cento) do eleitorado do Município para ser entrega a Câmara Municipal de Aratuba.
Por Paróquia São Francisco de Paula, Aratuba.
Site: http://www.paroquiadearatuba.com.br/

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração:
Pai, cria em meu coração uma fé profunda como a da mulher pagã que demonstrou total confiança em Jesus. Por isso, foi atendida por ele.
Primeira leitura: 1Rs 11,4-13
Leitura do Primeiro Livro dos Reis
4Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai Davi. 5Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas. 6Ele fez o que desagrada ao Senhor e não lhe foi inteiramente fiel, como seu pai Davi.
7Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas. 8Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses. 9Então o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha-se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes 10e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor.
11E o Senhor disse a Salomão: “Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo. 12Mas, por amor de teu pai Davi, não o farei durante a tua vida; é da mão de teu filho que o arrebatarei. 13Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi”. 
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 106
          — Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!
— Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

— Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo!

— Misturaram-se, então, com os pagãos, e aprenderam seus costumes depravados. Aos ídolos pagãos prestaram culto, que se tornaram armadilha para eles;

— Pois imolaram até mesmo os próprios filhos, sacrificaram suas filhas aos demônios. Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, e o Senhor abominou a sua herança.
 
 
Evangelho: Mc 7,24-30
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          - Glória a vós, Senhor.

        Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.
25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.
28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.
29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Jesus entra na casa
Jesus não conseguia ficar escondido, pois a luz brilha para iluminar toda a “casa” (cf. Mc 4,21-22). Depois da controvérsia sobre o puro e o impuro, Jesus vai para uma região pagã. O que foi dito na controvérsia (Mc 7,1-23) pode ser verificado na prática e ampliado: não há lugar nem pessoa a quem não seja oferecida a salvação. Jesus rompe a barreira da impureza. Nem a missão de Jesus nem a salvação que ele oferece como dom têm como destinatários exclusivos os “filhos” (v. 27), Israel; pertencem também aos “cachorrinhos”, uma forma de designar os pagãos. Todo nosso relato está centrado no diálogo de Jesus com a mulher. Na sua resposta a Jesus, aquela mulher siro-fenícia mostra a sua fé, chamando Jesus de Kyrios, “Senhor”. Com essa invocação os cristãos se dirigiam ao Cristo ressuscitado. A palavra da mulher e os seus gestos demonstram a confiança em Jesus e a convicção de que nele e somente por meio dele é que o mal que aprisiona a sua filha pode ser vencido. Se o mal está presente em todos os lugares, a vitória do Senhor sobre ele não tem fronteiras.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Ao nos encontrar aqui, na rede da internet, recordamos o que disse Bento XVI,
ao abrir o ano paulino(2008):
"Cristo atrai-nos continuamente para dentro do seu Corpo".
Todos e todas fazemos parte deste Corpo,
em que Cristo é a Cabeça.
Invocamos o Espírito Santo para que
nos mostre a Verdade que liberta:
A ti, Espírito santificador,
consagro a minha vontade;
guia-me na vontade de Deus;
ampara-me no cumprimento dos seus mandamentos
e dos meus deveres.
Concede-me o dom da fortaleza e o santo temor de Deus.!

1- Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz? Leio na Bíblia, Mc 7,24-30.
Jesus buscava em Tiro um espaço de recolhimento para dedicar-se à formação dos seus discípulos. Chegou a uma terra pagã, mostrando que para ele a discriminação racial ou religiosa não existe. Ao rejeitar de forma dura, e ofensiva, a súplica da mulher da Fenícia , ele aparentou racismo religioso. Era comum aos judeus chamarem os pagãos de cães por prestarem culto aos falsos deuses e pela corrupção dos costumes. Jesus amenizou a aspereza da palavra usando o diminutivo "cachorrinhos", animais de estimação que vivem dentro da casa dos donos.

A mulher não se intimidou e insistiu para que o Mestre fosse curar sua filha. Ele a atendeu. Essa mulher se tornou modelo de convicção, perseverança na oração, e confiança em Jesus. Sua insistência alcançou o que desejava. Jesus respeitou o processo de amadurecimento da fé.

2- Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para mim? Há traços característicos na mulher cananeia que também nós podemos ter na busca de Jesus:
determinação- sabe o que quer e vai ao encontro do Mestre.
Esperança - aguarda com paciência ser atendida.
Força de vontade - não se deixa vencer pela aparente recusa de Jesus.
Perseverança - a mulher persevera porque ama e crê: ama a filha e acredita em Jesus.
Pergunto-me agora: minha fé é robusta, como a desta mulher? Ou desisto com uma ofensa, uma espera, uma dificuldade?

3- Oração (Vida)

O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Mestre Divino, muitos perdem a fé ao aparecer uma dificuldade, uma dor, uma demora. Pessoalmente, peço aumento de fé, sobretudo quando a situação está complicada e parece sem saída. Reze com a canção do Padre Zezinho, scj:

A Cananeia
Filho de Davi, tem compaixão de mim
Alguém que eu amo padece
E esta prece eu vim fazerPelos lados de Tiro e de Sidon
Jesus foi levar paz e perdão
E encontrou um coração de mãe
Que fez apelo ao seu coração
Mas os seus não puderam compreender
A insistência da mulher na oração
E o Senhor valeu-se do momento
Para ensinar a humildade e o perdão
Dar aos cães o que é dos filhos não é bom,
Disse Jesus, mas ela não cedeu
Senhor, se me comparas a um cão,
O pedaço que cair no chão é meu
Pelos lados de Tiro e de Sidon
Jesus que empolgava as multidões
Sentiu palpitar seu coração
Pela humildade de um coração de mãe

4- Contemplação (Vida e Missão)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? Viverei o dia de hoje, à luz desta Palavra.
Meus pensamentos e minhas atitudes serão iluminados
"Pelo olhar de Deus a vigiar meu caminho,
Pelo ouvido de Deus a me escutar,
Pela Palavra de Deus em mim a falar,
Pela mão de Deus a me guardar,
Pelo caminho de Deus à minha frente. " (São Patrício)

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Em nome do Pai...
 Fonte: Catequese Católica