terça-feira, 29 de julho de 2014

ORAÇÃO pelos AMIGOS


Pai, eu lhe peço que abençoe meus amigos que estiverem lendo esta mensagem. Faça-lhes uma nova revelação de Seu amor e poder. Espírito Santo, peço-lhe que ministre o espírito deles neste momento.

Onde houver dor, conceda-lhes Sua paz e misericórdia. Onde houver dúvida, renove-lhes a confiança na Sua capacidade de operar através deles. Onde houver cansaço ou exaustão, peço-lhe que lhes dê compreensão, paciência e força enquanto aprendem a se submeter a Sua direção.

Onde houver estagnação espiritual, peço-lhe que os renove, revelando Sua proximidade e atraindo-os para maior intimidade com o Senhor. Onde houver medo, revele Seu amor e incuta-lhes Sua coragem. Onde houver o obstáculo de algum pecado, revele-o e quebre o poder que estiver exercendo sobre a vida deles.

Abençoe suas finanças, conceda-lhes maior visão, levante líderes e amigos para dar-lhes apoio e encoraje-os. Dê a cada um discernimento para reconhecer as forças negativas que os rodeiam e revele-lhes o poder que tem no Senhor para derrotá-las.

Peço-lhe que faça todas essas coisas em nome de Jesus. Amém.
Fonte: Catequese Católica

Tweet de Papa Francisco nesta terça-feira

Documentário mostra as raízes do conflito entre Palestina e Israel

   
Fonte: POM -28 / Jul / 2014 16:06

O conflito entre Israel e Palestina volta a ser assunto internacional devido à ofensiva israelense ocorrida este mês contra civis palestinos. O resultado disso é um massacre de pessoas inocentes, o que tem causado perplexidade e revolta em escala mundial.
Diante desse cenário, o documentário "Por trás do ódio: as raízes do conflito” [Detrás del ódio: las raíces del conflicto] se mostra atual e pertinente, pois relembra as origens dessa guerra e aborda as tentativas frustradas de um acordo de paz, entre os ex-líderes israelense, Ariel Sharon, e palestino, Yasser Arafat, à época da produção do documentário.
O conflito, que já ceifou milhares de vidas em ambos os lados, possui origens religiosas, porém as dimensões dessa guerra, agora, vão mais além, existem muitos mais interesses internacionais políticos envolvidos.
O documentário inicia com uma introdução sobre as origens da peregrinação na considerada Terra Santa e fala sobre os motivos das disputas e guerras por esse território, considerado sagrado para as religiões judaicas, muçulmana e cristã. A criação do Estado de Israel, a peregrinação dos judeus, o holocausto e os atentados sofridos por Israel por parte de cinco nações árabes são apresentados e debatidos por lideres políticos por meio de depoimentos.
O filme possui imagens antigas de atentados terroristas na Palestina e em Israel, traz declarações de civis e lideres políticos e aponta os possíveis motivos entre o ódio entre palestinos e judeus.
"Por trás do ódio: as raízes do conflito” é uma produção de 2003, porém torna-se atual, tendo em vista que conflito voltou a chamar atenção mundial em virtude, principalmente, do massacre de civis palestinos promovido pelo exército israelense.
Para assistir o documentário acesse:
http://vk.com/video_ext.php?oid=184032264&id=163325896&hash=a10eec690ed9b2ce&hd=1
Ficha técnica
Título: As raízes de conflito
Ano: 2003
Duração: 46 minutos
Áudio: Espanhol
Fonte: Adital

Intenções de oração do Papa Francisco para agosto de 2014

2014-07-29 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) - Foram divulgadas nesta terça-feira, 29 de julho, as intenções de oração do Papa Francisco para o mês de agosto de 2014:
A intenção universal: "Para que os refugiados, obrigados a abandonar suas casas por causa da violência, encontrem acolhimento generoso e sejam tutelados os seus direitos".
A intenção para a evangelização: "Para que os cristãos na Oceania anunciem a fé com alegria a todos os povos do Continente". (MJ)
Fonte: News.VA

O Mês Vocacional na Arquidiocese de Fortaleza


A Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza tem uma vasta programação para esse mês de agosto. Em anexo três CARTAS CIRCULARES: Mês Vocacional, Jornada Vocacional e Missa dos Coroinhas.
As regiões episcopais também têm uma programação especial para o mês de agosto.
  • Despertar Vocacional:
    pastoralvocacional1
- 3 de agosto: 7 às 12 h – Região Episcopal Metropolitana Sagrada Família – na Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro – Jereissati/Timbó;
- 7 às 12 h - Região Episcopal Praia  - S. Pedro e S. Paulo – na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Guanacés :
-  14 `às 18 h – Região Episcopal Metropolitana São José – na Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Mucuripe (Col. Pe. José Nilson);
- Durante a manhã haverá movimento vocacional na Paróquia S. Francisco de Assis – Dias Macêdo (Salão Paroquial);

- 8 de agosto: 14-17h – Colégio Santa Cecília
- 11,12 e 13 de agosto:  Durante a noite, haverá movimento vocacional na Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Nova Assunção;
- 16 de agosto: Encontro com EJC na Paróquia S. Diogo – Cajazeiras;
- 17 de agosto: 8 às 11h – Região Episcopal Sertão São Francisco das Chagas – Paróquia São Miguel Arcanjo – Itapebussu;
- Durante à tarde,  a partir das 15 h,  haverá movimento vocacional na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Bairro de Fátima;
- 24 de agosto: Durante à tarde haverá Despertar Vocacional nas Regiões Episcopais Nossa Senhora  da Conceição e Nossa Senhora dos Prazeres. O lugar ainda  será divulgado pelas referidas Regiões.

O subsídio para o Mês Vocacional  pode ser adquirido ao valor de R$2,00 nas Livrarias Paulus e Paulinas  ou com o Coordenador da Pastoral Vocacional (Pe. Rafhael)
Informações: (85) 3290-1045
Subsídio-mês-vocacional

Inscrições abertas para curso de formação litúrgico-musical


Estão abertas as inscrições para a próxima etapa do Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical (Celmu), que acontecerá de 5 a 15 de janeiro de 2015, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). A iniciativa visa formar e atualizar pessoas que trabalham com música e liturgia e que necessitam de um suporte teórico-musical e litúrgico.celmu_1
O Celmu é promovido por nove entidades, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e é oferecido para compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados no ministério litúrgico-musical e que garantam o efeito multiplicador no processo de formação em suas comunidades e dioceses.
Serão oferecidas disciplinas de acordo com a proposta do curso. Canto coral, canto gregoriano, ecumenismo, educação musical, harmonia e contraponto, história da música na liturgia cristã, iniciação musical (metodologia para o ensino), liturgia e pastoral da música litúrgica, percepção musical, prática instrumental, prosódia, regência, religiosidade popular e liturgia, técnica vocal e teoria musical serão os temas abordados.
A música é considerada o elemento que assegura grande parte da participação da assembleia nas ações litúrgicas, facilitando a compreensão e acolhida da palavra de Deus. Nesse sentido, está a necessidade de constante formação litúrgico-musical.
Segundo os organizadores, a música litúrgica “atinge mais profundamente a pessoa na sua totalidade, expressa com mais força a fé da comunidade orante, cria maior união entre os irmãos, possibilita um mergulho no mistério celebrado”.
Cada participante é responsável pela hospedagem e alimentação e as aulas acontecerão nos períodos da manhã e tarde.  O curso completo tem três etapas, sempre no mês de janeiro.
Informações e inscrições pelo telefone (11) 3885-5025, em horário comercial, pelo sitewww.celmu.com.br ou pelo e-mail secretaria@celmu.com.br.
(FONTE: CNBB)

Liturgia Diária



Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração:
Pai, que o meu agir não seja movido por um ativismo insensível à palavra de Jesus. Antes, seja toda a minha ação decorrência da escuta atenta desta palavra.
Primeira leitura: 1Jo 4,7-16
Leitura da Primeira Carta de São João
7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.
9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito.
14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para co­nosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.
. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 126
          — Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

— Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
 
 
Evangelho: Jo 11,19-27 ou Lc 10,38-42
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          - Glória a vós, Senhor.

        
Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. 
Ou a escolha:
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas
Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa.39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”.
41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas.42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Catequese sobre a ressurreição.
O capítulo onze do evangelho de João é uma catequese sobre a ressurreição. Marta aparece, aqui, como a mulher de fé. Sua profissão de fé equivale à profissão de fé de Pedro nos evangelhos sinóticos (Mc 8,27-30; Mt 16,13-20; Lc 9,18-21) e no evangelho de João (6,69). Marta dissocia-se do círculo da morte para colocar-se ao lado do Senhor da vida. Ante ele, ela é uma mulher de fé que confia plenamente em Jesus. Sua confiança em Jesus se exprime numa dupla afirmação: a presença de Jesus, em primeiro lugar, teria livrado seu irmão da morte e, em segundo lugar, no contexto fúnebre, permitiu reavivar toda a esperança. A esperança de Marta, que era a de todo o povo judeu, é superada pela sua adesão à nova afirmação de Jesus e se realiza pelo sopro vivificante da Palavra de Cristo. Nessa sua adesão – “Eu creio”–, ela é plenamente cristã. O fundamento da fé cristã é a fé na ressurreição de Jesus Cristo (1Cor 15,13).
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura, renovando minha fé,
com todos os que, neste espaço virtual,
buscam a Palavra:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Creio, meu Deus, que estou diante de ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto Jo 11,19-27, e observo o diálogo de Jesus com Marta.
Neste diálogo com Jesus sobre a morte de Lázaro, Marta afirma sua fé na ressurreição “no último dia”. Revela ainda que crê no poder da intercessão de Jesus, quando diz: “Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele”. Jesus lhe responde com um novo conceito de vida, ou seja, quem crê recebe uma vida superior: "quem vive e crê em mim nunca morrerá”. Jesus diz claro: “nunca morrerá”. E mais: quem crê, se morre nesta vida terrena, sua morte não é o fim, o caos: : “ainda que morra, viverá”. A fé na pessoa de Jesus Cristo garante a vida.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Como vivo a minha fé?
O texto me faz recordar o que disseram os bispos em Aparecida: “A fé em Jesus como o Filho do Pai é a porta de entrada para a Vida. Como discípulos de Jesus, confessamos nossa fé com as palavras de Pedro: “Tuas palavras dão vida eterna” (Jo 6,68); “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16).” (DAp 101).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com a canção do padre Zezinho, scj, “Milagres acontecem”
Quando a força de um amor
não basta pra fazer você sorrir
Quando a força de uma fé
não basta pra fazer você feliz
Quando a dor da solidão, doi tanto e tanto
que você já não consegue nem pensar
Procure a oração (4x)
Quando a força da canção
não basta pra fazer você cantar
Quando a força da emoção
não basta pra fazer você chorar
Quando a dor da solidão, doi tanto e tanto
que você já não consegue nem sonhar
Procure a oração (4x)
Quando a dor de uma paixão
Algum momento mais cruel
Algum amor que não deu certo
Ameaçar seu coração
Procure a oração (2x)
Milagres acontecem
Quando a gente reza e reza sem desanimar
E a paz é dos milagres,
o milagre mais bonito que se possa
desejar
Milhares de pessoas encontram a resposta no momento de oração
Milagres acontecem quando pomos de joelho o coração.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar será renovado a cada instante pela fé em Jesus Cristo.

Bênção

O Senhor o abençoe e guarde!
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!' (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Fonte: Catequese Católica

Atenção Agentes de Pastorais da Área Pastoral São José : Hoje ( 27 de Julho ) Formação Bíblica



"Como o Pai me enviou, também Eu vos envio" (Jo 20, 21).
ASSUNTO: MÊS DA BÍBLIA
Essa é uma grande oportunidade para impulsionar a dimensão Bíblica que é a terceira urgência da Igreja do Brasil e é indispensável, para que possamos juntos partilhar a alegria de sermos verdadeiros Discípulos Missionários a Serviço do Reino.