quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Dê passos de fé na sua vida

A Palavra meditada, hoje, está em Romanos 10,12:

"Todo aquele que acredita nele não será confundido." Não há distinção entre judeu e grego, pois ele é o Senhor de todos, rico para com todos aqueles que o invocam. Porque todo aquele que invoca o nome do Senhor, será salvo."
 
Aquele que crê em Jesus não é envergonhado. Diz a Palavra que todos nós somos vencedores, graças ao Senhor que nos amou (cf. Romanos 8,37); por isso, a nossa vida não pode ser vivida com sentimentos de derrota. Nós temos que agir, pois não agrada a Deus ver seus filhos se arrastando por ai.

Ninguém nasceu para viver se sentindo derrotado. Para que todos sejam vitoriosos e alcancem as bênçãos de Deus, vou partilhar quatro passos que precisam ser dados e que estão descritos no meu livro "Vencendo meus medos".

O primeiro passo é conhecer o mundo espiritual. A nossa vida não se resume a este mundo; então, precisamos conhecer o mundo espiritual para saber que ele existe e que há um Deus que age em nosso favor e nos dá coisas boas. Mas há também satanás, que sempre quer destruir os filhos do Senhor.

Para chegarmos ao mundo espiritual, nós precisamos construir uma ponte de fé. Essa ponte acontece a partir do momento em que cremos e aderimos aos planos de salvação de Deus para nossa vida. Precisamos saber que o mundo espiritual existe, que lá estão as bênçãos do Pai para nossa vida e construir um caminho para chegar a elas. Se não fizermos isso, construiremos uma ponte que nos levará às coisas ruins.

Se você crê que Deus existe, vá, com fé, em busca d'Ele, pois o Senhor o ama. Esse é o segundo passo. Não pare nos seus problemas; saiba que Ele recompensa a todos que O procuram. Mas, para chegar até o Senhor, você precisa lutar contra o mal, porque, no momento em que você descobre o mundo espiritual e constrói uma ponte de fé, o demônio tenta destruí-lo e fazer com que você construa a ponte de medo, trazendo para o seu coração tudo que há de ruim.

Para você construir sua ponte até Deus, vai ter de submeter-se ao Pai e resistir ao mal. Resistir é lutar, e, com fé, você consegue não se abalar por esse mal que quer destruí-lo. Não tenha medo do diabo, não permita que ele dite as regras da sua vida. Você é mais que vencedor, graças Àquele que o ama.

Em primeiro lugar, é preciso que você conheça o mundo espiritual, porque não dá para caminhar sem saber para se vai. Segundo, começar a construir a sua ponte de fé, a qual o levará até o Senhor. Em terceiro, lutar contra o mal e confiar que Deus já lhe deu a vitória. "Lançai sobre Deus toda a vossa preocupação, pois Ele é quem cuida de vós." (I Pedro 5,7)

Se você invocar o Senhor como seu Deus, Ele cuidará da sua vida. Hoje, tome a decisão de lutar contra o mal, não tenha medo. Como diz a Palavra, em João 16,33: "Eu vos disse essas coisas para que, em mim, tenhais paz. No mundo, tereis aflições, mas tende coragem! Eu venci o mundo."

O quarto e último passo para você ser um vencedor é a esperança. Tenha fé e acredite no Deus do impossível. "E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos 5,5). "Em Deus eu confio, não temerei; o que um homem me pode fazer?" (Salmo 55/56,5)

Saber que o mundo espiritual existe, construir a ponte da fé, resistir ao mal e manter-se firme na esperança são os passos para você alcançar a vitória. Hoje, você precisa dar esses passos de fé e ser um vencedor para alcançar graças que Deus já lhe deu.

Agora é você e Deus. Fale com Ele e entregue todas as situações que você está vivendo. Peça que Ele transforme essas situações e lhe dê esperança. "Fecunda, Senhor, a fé no meu coração. Potencializa essa fé na minha vida, para que possa caminhar e construir a ponte de fé que me leva às Suas bênçãos. Que eu tenha forças para lutar contra o mal e ter esperança. Eu invoco o Seu Santo Nome sobre a minha vida e sobre todas as situações pelas quais estou passando hoje. Eu creio que o Senhor é grande e poderoso."


Flavinho
Membro da Comunidade Canção Nova
www.cancaonova.com 

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração:
Pai, dá-me uma fé profunda que me possibilite perseverar nos momentos de dificuldade, sem abrir mão da tarefa que recebi: levar adiante o projeto de Jesus.
Primeira leitura: Dn 5,1-6.13-17.23-28
Leitura da Profecia de Daniel
Naqueles dias, 1o rei Baltazar ofereceu um grande banquete aos mil dignitários de sua corte, tomando vinho em companhia deles. 2Já embriagado, Baltazar mandou trazer os vasos de ouro e prata, que seu pai Nabucodonosor tinha tirado do templo de Jerusalém, para beberem deles o rei e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas.

3Foram, pois, trazidos os vasos de ouro e prata, retirados do templo de Jerusalém, e deles se serviram o rei e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas; 4bebiam vinho e engrandeciam seus deuses de ouro e prata, de bronze e ferro, de madeira e pedra. 5Naquele mesmo instante, apareceram dedos de mão humana que iam escrevendo, diante do candelabro, sobre a superfície da parede do palácio, e o rei via os dedos da mão que escrevia. 6Alterou-se o semblante do rei, confundiram-se suas idéias e ele sentiu vacilarem os ossos dos quadris e tremerem os joelhos.

13Então Daniel foi introduzido à presença do rei, e este lhe disse: “És tu Daniel, um dos cativos de Judá, trazidos de Judá pelo rei, meu pai? 14Ouvi dizer que possuis o espírito dos deuses, e que em ti se acham ciência, entendimento e sabedoria em grau superior. 16Ora, ouvi dizer também que sabes decifrar coisas obscuras e deslindar assuntos complicados; se, portanto, conseguires ler o escrito e dar-me sua interpretação, tu te vestirás de púrpura, e levarás ao pescoço um colar de ouro, e serás o terceiro homem do reino”. 17Em resposta, disse Daniel perante o rei: “Fiquem contigo teus presentes e presenteia um outro com tuas honrarias; contudo, vou ler, ó rei, o escrito e fazer-te a interpretação. 23Tu te levantaste contra o Senhor do céu; os vasos de sua casa foram trazidos à tua presença e deles bebestes vinho, tu e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas; ao mesmo tempo, celebravas os deuses de prata e ouro, de bronze e ferro, de madeira e pedra, deuses que não veem nem ouvem, e nada entendem — e ao Deus, que tem em suas mãos tua vida e teu destino, não soubeste glorificar. 24Por isso, foram mandados por ele os dedos da mão, que fez este escrito. 25Assim se lê o escrito que foi traçado: mâne, técel, pársin. 26E esta é a explicação das palavras: mâne: Deus contou os dias de teu reinado e deu-o por concluído; 27técel: foste pesado na balança, e achado com menos peso; 28pársin: teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas”. 
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Dn 3,62-67
          — Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
— Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

— Lua e sol, bendizei o Senhor!
— Astros e estrelas, bendizei o Senhor!
— Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor!
— Brisas e ventos, bendizei o Senhor!
— Fogo e calor, bendizei o Senhor!
— Frio e ardor, bendizei o Senhor! 
Evangelho: Lc 21,12-19
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé.14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida! - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
É na vitória de Jesus Cristo que deve estar apoiada a esperança dos cristãos. Nosso texto é a continuidade do discurso escatológico de Jesus. Discurso muitas vezes desconcertante em razão da linguagem apocalíptica utilizada. A propósito das perseguições e da morte, é preciso pôr a vida nas mãos de Deus: em primeiro lugar, como dissemos, será uma ocasião de dar testemunho (cf. v. 13) e, em segundo lugar, de confiar que é Deus quem inspira, da força e protege a causa de seus eleitos. Nos Atos dos Apóstolos, o próprio Lucas relata a atitude de Pedro e João, perseguidos pelas autoridades judaicas: "Quanto a eles, deixaram o Sinédrio muito alegres por terem sido julgados dignos de sofrer humilhações pelo Nome" (At 5,41). É na vitória de Jesus Cristo que deve estar apoiada a esperança dos cristãos: "No mundo tereis tribulações, mas coragem! Eu venci o mundo" (Jo 16,33). Com São Paulo podemos, então, nos perguntar: "Quem nos separará do amor de Cristo?". E com ele respondermos: nada nem ninguém (Rm 8,31-39).
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:
(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)

1- Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto do Evangelho do Dia, na minha Bíblia: Lc 21,12-19.
Jesus fala aos discípulos, dizendo-lhes que serão perseguidos, presos, julgados. E vê nisto tudo oportunidades para anunciar o Evangelho. Mais ainda, lhes dá uma recomendação: não fiquem preocupados. E lhes garante: "darei a vocês palavras e sabedoria suficientes para se defenderem. Jesus Mestre não deixa de dizer-lhes toda a verdade: " Vocês serão odiados por serem meus seguidores, mas fiquem firmes. Nenhum cabelo de vocês de perderá. E vocês serão salvos"

2- Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para mim?
Pergunto-me: no meu ser cristão prefiro as comodidades ou gosto de servir? Sou coerente no meu seguimento de Jesus Cristo, aceitando a cruz como parte da missão? Quais são as minhas cruzes? Quando me julgam, continuo confiando em Deus? Acredito que Deus me dá sabedoria para enfrentar os que contradizem minha fé? Tenho convicções que me ajudam a vencer as dificuldades?
Recordo a palavra dos Pastores da Igreja na América Latina e Caribe que disseram, em Aparecida: "Identificar-se com Jesus Cristo é também compartilhar seu destino: "Onde eu estiver, aí estará também o meu servo" (Jo 12,26). O cristão vive o mesmo destino do Senhor, inclusive até a cruz: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga" (Mc 8,34). Estimula-nos o testemunho de tantos missionários e mártires de ontem e de hoje em nossos povos que tem chegado a compartilhar a cruz de Cristo até a entrega de sua vida." (DAp 140).

3- Oração (Vida)

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo ao Senhor, pedindo-lhe a graça da fidelidade.
Consagração à Santíssima Trindade
Trindade Santíssima – Pai, Filho, Espírito Santo –
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
E pelas mãos da Virgem Maria, minha Mãe Santíssima,
eu me ofereço, entrego e consagro inteiramente a vós,
nesta vida e para a eternidade.
Pai Celeste, a vós me ofereço, entrego e consagro
como filho(a).


Jesus Mestre,
a vós me ofereço, entrego e consagro,
como irmão(a) e discípulo(a).
Espírito Santo,
a vós me ofereço, entrego e consagro,
como "templo vivo" para ser santificado.
Maria, Mãe da Igreja e minha Mãe,
vós que estais na mais íntima união com a Santíssima Trindade,
ensinai-me a viver em comunhão com as três divinas Pessoas,
a fim de que a minha vida inteira seja um hino de
glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém.
(Bv Alberione)

4- Contemplação (Vida e Missão)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?

Terei no olhar a certeza da minha fidelidade ao seguimento de Jesus, inclusive nas situações complicadas, de perseguição incompreensão, de cruz.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém
Fonte: Catequese Católica