quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Dia de Santa Rosa De Lima


Para todos nós, hoje é dia de grande alegria, pois podemos celebrar a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: "Você é bonita como uma rosa!".

Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: "Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência".


A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: "O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto".


Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: "Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco".


Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.

A formação da criança missionária



Uma ajuda pra o trabalho pastoral com as crianças e   adolescentes
 

A Infância e Adolescência Missionária é um instrumento providencial e privilegiado para animar e formar missionariamente as crianças e adolescentes com o fim de elas mesmas sejam mensageiras de salvação entre as demais crianças e adolescentes, em seus próprios lugares e ambientes, sobretudo em perspectiva universal (preocupados pela salvação das crianças e adolescentes do mundo inteiro. Os ELMI (Encontros de Líderes Missionários Infantis) surgiram para responder ao enorme desafio de capacitar as crianças e adolescentes coordenadores de grupos da Infância e Adolescência Missionária e fazer deles verdadeiros multiplicadores. Ademais, é necessário – por meio das mesmas crianças e adolescentes – que cada um destes grupos se converta em um verdadeiro ambiente de vida cristã, quer dizer, um espaço para amadurecimento e crescimento de fé e assuma, com responsabilidade, o processo de sua própria formação missionária. Por isto é importante o conhecimento e o uso do plano de formação que se oferece nos livros “Roteiros de Encontros”.
O modelo de inspiração desta obra infantil missionária também é Jesus Cristo com seu grande amor às crianças e com seu mandato aos Apóstolos: “deixem que as crianças venham a mim e não as impeçam”; “aos que são como as crianças pertencem o Reino dos Céus”; “se não vos converterdes e vos tornardes como as crianças, não entrareis no Reino dos Céus” (cf Mc 10,14; Mt 18,3).
Uma experiência na Escola de Jesus
Trata-se, neste caso, de fazer um grupo de crianças ou adolescentes comprometidas a viver no compromisso da Infância e Adolescência Missionária, uma experiência na “Escola com Jesus”, mediante uma metodologia especial, já experimentada. Estamos convencidos de que Jesus chama e segue chamando e em um ambiente de fé eclesial, Ele pode repetir seu chamado às crianças e adolescentes, do mesmo modo que o fez com os primeiros discípulos.
Com efeito, também hoje, Jesus olha com amor às crianças e adolescentes, os chama livremente, lhes participa sua intimidade (os discípulos estiveram com Ele), os forma os envia. Às crianças e os adolescentes de hoje, lhes repete; “vem e segue-me”, “ide e evangelizai”, “eu estou sempre com vocês”.
Essas atitudes de Jesus condicionam a metodologia da Escola na qual em um contexto de fé as crianças vivem uma experiência especial do amor de Cristo. De certo modo, se pode dizer que é uma forma de Kerigma (anúncio especial de Jesus Cristo) adaptada às crianças e aos adolescentes. Todas as atividades da escola, seus conteúdos, os gestos e atitudes de quem as dirige e orienta, estão marcados pelas atitudes de Jesus para com as crianças e adolescentes. Se conjugam na escola a caridade e a verdade para que eles desenvolvam suas capacidades com muita confiança em si mesmos e se lancem missionariamente, de maneira especial em sua família e entre seus próprios companheiros e companheiras, abertos aos horizontes da missão universal.
Escrito por Pe. André Luiz de Negreiros-Qua, 22 de Agosto de 2012 13:38

Missionários se qualificam para atuar em comunidades, paróquias e dioceses


Escrito por Assessoria de Imprensa   
Qua, 22 de Agosto de 2012 09:29
Missionários,  envolvidos  com os Conselhos Paróquias Missionários (COMIPA); Conselho Missionários Diocesano  (COMIDI); lideranças das comunidades; Coordenadores de Pastorais e diversas religiosas de  18 paróquias, da diocese de Alagoinha (BA) se encontraram no Centro Diocesano de formação, nos dias 17 a 18,  com o objetivo de capacitar e qualificar para a ação missionária na comunidade, Paróquia e Diocese.

O encontro contou com  a assessoria  da  assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclersial da CNBB, irmã Dirce Gomes da Silva, que, de forma interativa, através da palavra de Deus, do Documento de Aparecida (DAp); Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e Livro Paróquias Missionárias, favoreceu aos participante um aprofundamento do tema, provocando-os   ao compromisso co-resposnsavel de tornar a paróquia onde residem  redes de comunidades, incentivo as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), formação e grupos missionários,   maior participação aos diversos conselhos tanto diocesano, paroquial e comunitários.

Além disso, a assessora abriu também espaço pra apresentar o material  e motivar a Campanha Missionária  de 2012, cujo tema é "Brasil missionário partilha tua fé", realizado pela Pontifícias Obras missionárias (POM).

O bispo diocesano, dom Paulo Romeu Dantas Bastos, também marcou presença e presidiu em dois momentos a Eucaristia e ouviu as propostas dos participantes para a diocese de Alagoinha a partir do tema estudado. De acordo com irmã Dirce, foi gratificante os momentos de estudo em grupo, plenárias  e convivência fraterna.
Fonte: CNBB

Votar bem



Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald*
Voto não tem preço, mas tem sérias consequências. As seguintes dicas ajudarão o votante escolher bem um candidato que mereça seu voto para o bem do Município. (I) Vote no candidato que você conhece e que mora em Fortaleza e que conhece bem a cidade. (II) Verifique se o candidato tem idéias iguais ou melhores às suas. (III) Escolha um candidato inteligente, com caráter e capacidade de responder pela nossa cidade. (IV) Não vote num candidato que lhe ofereça favores. Seu voto não tem preço. (V) Não vote em candidato envolvido em escândalos de corrupção, ou que foi cassado pela justiça, ou renunciou um mandato para escapar de punições. (VI) Não vote em candidato que desviou dinheiro público. (VII) Não vote em candidatos que só aparecem de 4 em 4 anos, abraçando e fazendo promessas. Eles não se preocupam com a sociedade e nem com o bem do povo. (VII) Tome muito cuidado com candidatos que não fazem propostas, mas passam o período eleitoral apenas difamando candidatos concorrentes. (IX) Não vote em candidato que não presta contas públicas de seus gastos e que tem a ficha suja. (X) Escolha um candidato sério. Que pensa antes de abrir a boca e que conheça os problemas de Fortaleza e seus bairros. (XI) Deve desconfiar do candidato que faz campanha milionária (certamente vai querer recuperar esse dinheiro). (XII) Procure saber a posição do candidato em defesa da dignidade da pessoa humana e da vida, desde a concepção até a morte natural. (XIII) Denuncie o desvio de recursos públicos para fins eleitorais. É gravíssimo o candidato que se utilize de bens e serviços públicos para ganhar as eleições. (XIV) Veja se o candidato e seu partido estão comprometidos com a justiça e a solidariedade social, a superação da pobreza, a segurança pública, a superação da violência, os direitos humanos, a melhor distribuição da renda, educação de qualidade para todos, saúde, moradia e saneamento básico. (XV) A Família é um patrimônio da humanidade, verifique se o candidato ajuda a promover com seu voto, a proteção da família contra todas as ameaças à sua missão e identidade natural. (XVI) Vote num candidato que respeite a liberdade de consciência, as convicções religiosas dos cidadãos, seus símbolos religiosos e a livre manifestação de sua fé. (XVII) Não votem em candidatos que mudam de partido, como “quem muda de roupa”. As propostas do partido são de vital importância
Realmente escolher um candidato que vai contribuir para a melhoria da administração pública em nosso município de Fortaleza, especialmente nesta época em que estamos atravessando, diante de tanta corrupção e com tantas opções de escolha, não é fácil. Porém, vote conscientemente e com a certeza de que está contribuindo para o bem comum da sociedade de Fortaleza.
*Redentorista e assessor da CNBB Reg. NE1

Primeira leitura (2º Coríntios 10,17–11,2)




Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos,
17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 148)




— Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!
— Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!


— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!

— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.
— A majestade e o esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra! Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.

Um Pouco de Reflexão!

Assim como, dentro de nós, estão os sentimentos ruins e negativos, também é dentro de nós que o Reino dos Céus acontece. Ele é como um tesouro que está escondido dentro do nosso coração, no meio do campo da nossa humanidade; ou uma pérola preciosa que é buscada por nós e precisa ser encontrada.
Quando descobrimos a riqueza do Reino de Deus, do amor do Céu, aos poucos vamos substituindo o que estava em nós – as outras coisas que nos prendiam na vida e que são nossas inimigas – e vamos nos apossando da riqueza que gera amor, paz, alegria, fortaleza, esperança, vitória e felicidade mesmo no meio das dificuldades. É o que significa “vender tudo o que se tem e, com alegria, comprar o campo”.
Esse “campo” é o nosso corpo, o qual possui um tesouro escondido, pois, como nos diz São Paulo, o corpo humano é o templo do Espírito Santo de Deus (cf. I Cor 6,19). E ele só pode ficar cheio de ódio por obra do diabo que, por atitudes e pensamentos amargos, consegue se infiltrar no ser humano. Descoberto o tesouro escondido em nós, conseguimos nos livrar do seu poder. Aliás, é só pelo poder do nome de Jesus que este ódio será expulso e acontecerá a plenificação do Reino em nós.
Ficamos mais alegres e felizes quando sentimos as primeiras demonstrações do amor de Deus em nós, percebemos também que o dom da misericórdia acompanha a nossa caminhada e as nossas ações. Então, tornamo-nos pessoas mais compreensivas, mais amorosas e mais comunicativas.
Não se esqueça de que conversão exige fé. Esta, por sua vez, exige a adesão ao Evangelho. Assim começa o Reino de Deus, conforme Jesus anunciou e nos mandou seguir: “O Reino de Deus já está no meio de vós e eu vim a este mundo para instaurá-lo” (cf. Lc 17,21 e Mc 1,38). Só que Ele está escondido. É preciso descobri-Lo e, uma vez descoberto, nos convertermos a ele conforme a exigência de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).
Para seguir a conversão, segundo o plano que Jesus traça, é preciso deixar tudo e abraçar essa vida nova que Ele chama de “tesouro” ou “pérola”. Pensemos, por exemplo, no amor à verdade, na prática da humildade, na caridade que se deve ter para com o próximo. Tudo isso é a “pérola” que encontramos no ensinamento de Cristo. Esse ensinamento é radical.
A conversão nos orienta para os valores eternos sem nos esquecermos dos valores terrenos. Portanto, a pessoa convertida é mais gente, porque valoriza o que possui de humano em vista do divino.
Você já sente as primícias do Reino de Deus? Você já tem vislumbrado a pérola e o tesouro que há no seu coração? Quais são os sentimentos que você guarda no seu coração?
Padre Bantu Mendonça- Canção Nova

Evangelho (Mateus 13,44-46)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.