terça-feira, 15 de maio de 2012

Parabéns dom José Antonio Aparecido T. Marques


O arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, celebrou no dia 13 de maio, seu aniversário de nascimento. A Equipe do Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza deseja-lhe graça abundante e muitos anos de vida. Que o bom Deus possa ser sempre presença e luz no seu caminho. Agradecemos-lhe sua dedicação ao Reino de Deus, sobretudo no pastoreio da Arquidiocese de Fortaleza.

Decretos e Provisões de Abril de 2012 na Arquidiocese de Fortaleza


dom jose antonio

Abril de 2012.

  1. Provisão para os membros do Conselho Econômico da Paróquia São Pedro e São Paulo – Quintino Cunha, Fortaleza – 09 04 12.
  2. Provisão para os membros do Conselho Econômico da Reitoria São Judas Tadeu – Paróquia São Geraldo Majella, Olavo Bilac, Fortaleza – 09 04 12.
  3. Provisão para os membros do Conselho Econômico da Paróquia Nossa Senhora da Paz – Aldeota, Fortaleza – 09 04 12.
  4. Provisão para os membros do Conselho Econômico da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Vicente Pinzon, Fortaleza – 09 04 12.
  5. Provisão para os membros do Conselho Econômico da Paróquia Jesus, Maria e José – Antonio Bezerra, Fortaleza – 09 04 12.
  6. Provisão para os membros do Conselho Econômico da Paróquia Imaculado Coração de Maria – Henrique Jorge, Fortaleza – 09 04 12.
  7. Provisão para os membros do Conselho Econômico da Paróquia São Pio X – Pan-Americano – 09 04 12.
  8. Provisão para os membros do Conselho Econômico da Paróquia Senhor do Bonfim – Monte Castelo, Fortaleza – 09 04 12.
  9. Provisão para os membros do Conselho Econômico da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios – Benfica, Fortaleza – 09 04 12.
  10. Autorização para Santa Reserva do Santíssimo Sacramento em Comunidades da Paróquia São João Batista em Acarape nas Capelas: São José no Bairro Carro Atolado, São Bento na Comunidade Barro Vermelho, São Judas Tadeu na Comunidade Riachão do Norte, Nossa Senhora das Graças na Comunidade Amargoso, São Raimundo Nonato na Comunidade Garapa II, São Benedito na Comunidade São Benedito, São Francisco na Comunidade Tamanduá e Nossa Senhora da Conceição na Comunidade Lagoa dos Veados – 09 04 12.

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 16,22-34)



Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias,
22a multidão dos filipenses levantou-se contra Paulo e Silas; e os magistrados, depois de lhes rasgarem as vestes, mandaram açoitar os dois com varas. 23Depois de açoitá-los bastante, lançaram-nos na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24Ao receber essa ordem, o carcereiro levou-os para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco.
25
À meia-noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam. 26De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. 27O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. 28Mas Paulo gritou com voz forte: “Não te faças mal algum! Nós estamos todos aqui”.
29
Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. 30Conduzindo-os para fora, perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” 31Paulo e Silas responderam: “Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família”.
32
Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os de sua família. 33Na mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. E, imediatamente, foi batizado junto com todos os seus familiares. 34Depois fez Paulo e Silas subirem até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter acreditado em Deus.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 137)


6ª Semana da Páscoa


— Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.
— Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.


— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

— Eu agradeço vosso amor, vossa bondade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
— Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!

Um pouco de Reflexão!

Jesus fala aos discípulos de Sua partida e eles se entristecem. Ele, porém, os exorta para que sintam alegria, pois somente com Sua partida virá o Paráclito. O discípulo, deixando-se guiar pelo Defensor, estará no caminho seguro. A fé é a confiança plena no Deus da vida que, por Seu Espírito, nos inspira no caminho certo, no qual não somos seduzidos pelas ilusões frágeis e passageiras do mundo.Agora, os próprios discípulos, unidos ao Espírito, são os protagonistas da missão restauradora e vivificante. O Espírito Santo, que já estava presente em Jesus,  é colocado em destaque a partir da ocultação do Jesus visível e sensível. O Espírito é uma presença tão forte entre nós como era a presença de Cristo no momento histórico de Seu ministério. O Paráclito atualiza a presença do Senhor na comunidade dos discípulos. Sua ação é reconhecida pela fé em todo ato de amor que remove a injustiça, promove a vida e constrói a comunhão e a paz.Guiados pelo Espírito Santo, os discípulos se tornam capazes de interpretar o mundo a partir da palavra e ação de Jesus. Em qualquer lugar e época, eles irão testemunhar, mostrando que o pecador é aquele que rejeita a obra de Deus realizada em Jesus e em seus seguidores; o justo é Jesus, presente e atuante naqueles que testemunham; o condenado é príncipe ou chefe do sistema que condenou Jesus e continua perseguindo seus seguidores. O Espírito Santo atualiza a fé dos discípulos na presença de Jesus, na sua Igreja formada pelos apóstolos em primeira mão, depois pelos discípulos e, consequentemente, por toda a comunidade de fiéis nos nossos dias.Sua presença viva se manifesta na generosidade e no comprometimento de muitos com o evangelho. Ele nos unge para a missão de questionar o mundo quanto ao pecado, à justiça e ao julgamento. Assim sendo, é nossa tarefa como missionários denunciar as estruturas injustas, o mundo do pecado que alimenta e sustenta a máquina que promove a “cultura de morte” em nosso meio. É nossa missão anunciar e testemunhar o mundo novo, onde a vida prevalece e triunfa sobre a morte.Louvor e Glória ao Senhor!

Evangelho (João 16,5-11)


Terça-Feira, 15 de Maio de 2012
6ª Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.


- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.