quarta-feira, 11 de julho de 2012

11 de Julho - Dia de São Bento

Igreja se despede de Dom Eugênio Araújo Sales

É com pesar que o Regional Leste 1 da CNBB noticia o falecimento do Arcebispo Emérito da Arquidiocese do Rio, Cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales, na noite de segunda-feira, 9 de julho de 2012. Aos 91 anos, Dom Eugenio faleceu em casa, no Rio de Janeiro.
Seu lema, fundamentado na Carta de São Paulo aos Coríntios, era: “Impendam et Superimpendar” (2Cor 12,15: “De mui boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós”). Era o mais antigo cardeal da Igreja Católica.
 O corpo de Dom Eugenio chegará na Catedral de São Sebastião às 12h desta terça-feira, dia 10 de julho, onde, segundo informações postadas no facebook e no twitter do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta,  acontecerá o velório do cardeal, com missas de duas em duas horas.
O sepultamento será na própria Catedral, no final da tarde de quarta-feira, 11 de julho.
   
Trajetória eclesiástica
 Em 1936, quando era Bispo de Natal Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, Eugenio ingressa no Seminário Menor de São Pedro. Após o Curso de Humanidades, foi enviado ao Seminário Maior da Prainha em Fortaleza. Lá permaneceu de 1937 a 1943.
Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 16 de março de 1943. Na manhã do dia 21 de novembro do mesmo ano foi ordenado sacerdote por Dom Marcolino na antiga Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal e celebrou a primeira missa por ocasião da festa da padroeira com a homilia proferida por Monsenhor Paulo Herôncio.
 No início do seu ministério sacerdotal recebeu a nomeação para Coadjutor da Paróquia de Nova Cruz e Capelão do Colégio Nossa Senhora do Carmo. Em 1944, transferido para Natal, foi designado Capelão do Colégio Marista, Diretor Espiritual e Professor do Seminário São Pedro.
Já quase no final da vida de Dom Marcolino, “venerado Arcebispo e Pastor marcante dos principais anos do sacerdócio do Pe. Eugenio” – nas palavras do Monsenhor Raimundo Menezes Brasil -, o Papa Pio XII o elegeu Bispo Titular de Tibica e Auxiliar de Natal.Sua sagração ocorreu a 15 de agosto de 1954 na Igreja Matriz do Alecrim, em Natal. O Arcebispo do Maranhão, Dom José de Medeiros Delgado foi o sagrante; consagrantes, os Bispos de Mossoró e Caicó, Dom Eliseu Simões Mendes e Dom José Adelino Dantas.
Em virtude da saúde frágil do Arcebispo, Dom Eugenio Sales é nomeado Administrador Apostólico “sede plena” de Natal em 6 de janeiro de 1962; função exercida até 1964. Neste ano é também nomeado Administrador Apostólico “sede plena” da Arquidiocese de Salvador. Às 15h do dia 30 de agosto tomou posse no Palácio da Sé. Até a posse de seu sucessor em Natal, permanece no governo das duas dioceses.
Fonte: CNBB
No dia 29 de outubro de 1968, foi nomeado pelo Papa Paulo VI Arcebispo de Salvador.
 Datada de 28 de março de 1969 é carta na qual o Papa Paulo VI comunica oficialmente a escolha de Dom Eugenio Sales para o Colégio Cardinalício. Durante o Consistório realizado entre os dias 28 de abril e 01 de maio do respectivo ano, é criado Cardeal.
No dia 13 de março de 1971 foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro por Sua Santidade o Papa Paulo VI.
Em 22 de setembro de 2001, passa o governo da Arquidiocese do Rio a Dom Eusébio Oscar Scheid.
Fonte  CNBB

Primeira leitura (Oséias 10,1-3.7-8.12)

Leitura da Profecia de Oséias.
1
Israel era uma vinha exuberante e dava frutos para seu consumo; na medida de sua produção erguia os numerosos altares; na medida da fertilidade da terra, embelezava seus ídolos. 2Com o coração dividido, deve agora receber castigo; o Senhor mesmo derrubará seus altares, destruirá os seus simulacros. 3Decerto, dirão agora: “Não temos rei; não temos medo do Senhor. Que poderia o rei fazer por nós?” 7Samaria está liquidada, seu rei vai flutuando como palha em cima da água. 8Será desmantelada a idolatria dos lugares altos, pecado de Israel; ali crescerão espinhos e abrolhos sobre seus altares; então se dirá aos montes: “Cobri-nos!” e às colinas: “Caí sobre nós!” 12Semeai justiça entre vós, e colhereis amor; desbravai uma roça nova. É tempo de procurar o Senhor, até que ele venha e derrame a justiça em vós.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 104)




— Buscai constantemente a face do Senhor!
— Buscai constantemente a face do Senhor!


— Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!

— Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!
— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

Um pouco de Reflexão!

Ordenando aos discípulos para curar os doentes, ressuscitar os mortos, sarar os leprosos e expulsar os demônios, Jesus pretende que os Seus seguidores reproduzam a vida de Seu Mestre, ao mesmo tempo em que os convoca a empregar todos os recursos e forças para a solução dos problemas mais angustiantes das ovelhas perdidas da casa de Israel.
Cristo veio procurar a “única ovelha que se tinha perdido” (Mt 18,12). A única ovelha é você, seu marido, sua esposa, seu filho ou sua filha. O seu parente. É por esta alma perdida, por esta ovelha desgarrada que o Bom Pastor foi enviado. Ele que, desde sempre, nos foi prometido.
Jesus nos conhece e nos chama pelo nome: Simão, chamado Pedro, e o seu irmão André; Tiago e o seu irmão João, filhos de Zebedeu; Filipe, Bartolomeu, Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu e Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes. Jesus associa à Sua atividade um grupo de homens que irá pregar a Boa Nova e realizar os prodígios que Ele realizou. Aos Seus seguidores, o Senhor dá ordens para continuarem Sua obra em favor das pessoas, confere-lhes autoridade para expulsar maus espíritos e curar os doentes.
Por nós mesmos, como cristãos, não tínhamos um “poder mágico” para realizar esses milagres, mas o evangelista usa essa imagem para expressar a luta dos discípulos de todos os tempos contra tudo aquilo que destrói a vida humana física, psicológica ou espiritual.
Assim nos dá a conhecer o Seu amor por nós e nos compromete com e na Sua missão. Ele nos converte em discípulos e missionários com uma vocação específica na Igreja, por Ele mesmo instituída. Quer como bispos, quer como presbíteros ou como leigos.
Portanto, meu irmão, se Ele foi enviado como verdade para os ludibriados, como caminho para os transviados, como remédio para os doentes, como resgate para os cativos e como alimento para os que morriam de fome, você – como discípulo e missionário d’Ele no mundo de hoje – não pode nem deve ser outra coisa senão aquilo que Ele foi e é em mim e em você. Ele foi ao encontro de todos e de cada um, foi enviado às ovelhas perdidas da casa de Israel para que elas não se perdessem para sempre e tivessem vida em abundância.
Esta é a minha e a sua tarefa de hoje: anunciar a Boa Nova, descobrindo, no mundo, os “espíritos maus”, isto é, os males que escravizam as pessoas, e buscar a cura e a libertação para elas, pois o Reino de Deus está próximo. Louvor e Glória ao Senhor!
Padre Bantu Mendonça- Canção Nova

Evangelho (Mateus 10,1-7)




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo,
1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.