quinta-feira, 22 de maio de 2014

Cardeal Orani Tempesta é nomeado para novas funções

 

cardealoraniO papa Francisco nomeou hoje, 22, o arcebispo de Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta como novo membro da Congregação para a Educação Católica e do Pontifício Conselho para os Leigos.
Os cardeais criados no último Consistório, em 22 de fevereiro, também foram nomeados para os diversos Dicastérios da Cúria Romana. O papa nomeou para a Congregação para os Bispos e Pontifícia Comissão para a América Latina, o cardeal Lorenzo Baldisseri, ex-núncio apostólico no Brasil, atualmente secretário-geral do Sínodo dos Bispos.
Membros do Brasil
Atuam nos Dicastérios da Cúria, os cardeais brasileiros, o presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis, no Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e a Pontifícia Comissão para a América Latina e o cardeal João Braz de Aviz, nas Congregações para os Bispos, para o Clero e para a Educação Católica, do Pontifício Conselho para os Leigos e do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais.
O arcebispo de São Paulo (PA), cardeal Odilo Pedro Scherer, é membro das Congregações para o Clero e para a Educação Católica, dos Pontifícios Conselhos para a Família e para a Promoção da Nova Evangelização e da Pontifícia Comissão para a América Latina.
CNBB com informação da Sala de Imprensa do Vaticano/Gaudium Press

Copa 2014: Vaticano entra em campo e joga a favor da vida


irmas500
Da esquerda para a Direita: Irmã Grabriela Bottani, smc; Irmã Estrella Castalone,fma e Irmã Carmem Sammut, msola
Religiosas entram em Campo no mundial de futebol de 2014. Vaticano abraça ideia e se mostra preparado física e espiritualmente para bater um bolão e ganhar o troféu de fim ao Tráfico de Pessoas
Por Rosinha Martins, CRB Nacional.
A Santa Sé demonstrou estar preparada física e espiritualmente para entrar em campo no mundial de futebol 2014, ao acolher na manhã desta terça, 20, na Sala de Imprensa do Vaticano, representantes da Vida Religiosa Consagrada para lançar, oficialmente, a Campanha da Rede Talita Kum, “Jogue a favor da Vida – denuncie o Tráfico de Pessoas”, coordenada, no Brasil, pela Rede Um Grito pela Vida, da CRB Nacional.
Presente na Coletiva, o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz, disse que este evento é particularmente significativo para a Vida Consagrada.“Lançar oficialmente a Campanha contra o Tráfico de Pessoas expressa a harmonia da Vida Religiosa com o sentimento do nosso Santo Padre em face deste crime que ele mesmo chama de “uma chaga no corpo da humanidade, hoje, uma ferida na carne de Cristo (10 de abril de 2014), afirmou.
Dom João ressaltou que a Vida Consagrada é especialmente tocada por esta realidade porque, por sua própria natureza, não deve estar centrada em si mesma, mas focada em seu compromisso de servir os mais vulneráveis, seguindo o exemplo de Jesus. “Estamos trabalhando e lutando porque temos a nossa esperança no Deus vivo” (1 Tm 4:10)” (vide Congresso da Vida Consagrada , 2004), declarou.
Para concluir a intervenção o Cardeal de Aviz lançou um convite à humanidade inteira. “Vamos juntar forças para salvar os mais vulneráveis desta escravidão que é o Tráfico de Pessoas, porque ‘ninguém é excluído da alegria dada a nós pelo Senhor’ ( Evangelii gaudium n . 3). Esta é a motivação mais profunda desta Campanha que agora começa oficialmente”, salientou.
“As Religiosas são ‘heroínas desconhecidas’ e o Tráfico, um ‘assalto à liberdade’ ”, diz embaixador dos EUA
Participante da mesa, o embaixador dos Estados Unidos, Sr. Kenneth Francis Hackett, chamou o Tráfico Humano de ‘assalto à liberdade’. “Nós encontramos talvez a maior ameaça à dignidade humana, o maior assalto à liberdade básica da pessoa, que é o mal do Tráfico de seres humanos”, relatou. Acrescentou ainda, que o mundial de futebol será uma grande plataforma que dará visibilidade à Rede Talita Kum no seu trabalho de conscientização contra o crime e ajudará aqueles que participam a não se tornarem vítimas de traficantes.
De acordo com Kenneth, o Departamento de Estado dos Estados Unidos trabalha lado a lado com os governos, o setor privado e com os grupos religiosos no combate ao que ele denominou ‘flagelo’ para identificar os escravizados e libertá-los, como para punir e levar à prisão os criminosos.
Ao final de sua intervenção Kenneth expressou gratidão à presidente da Rede Talitha Kum e a todas as Religiosas de todo o mundo pelo trabalho realizado a favor da vida. “Elas são, por vezes, as heroínas desconhecidas, mas estão fazendo o trabalho mais importante que é ajudar diretamente aqueles mais precisam”. E enfatizou: “Queremos que vocês saibam que a Embaixada dos EUA reconhece e apoia o trabalho de vocês. Estamos felizes com esta parceira e desejamos que Talitha Kum tenha sucesso neste trabalho vital”, concluiu.
“Copa do Mundo poderá ser uma terrível vergonha ao invés de um banquete”, afirma Religiosa
A presidente da União Internacional das Superioras Gerais das Congregações Religiosas, Irmã Carmen Sammut, msola, mencionou que o Tráfico de Pessoas é um dos crimes mais hediondos do tempo atual e toca a todos. “Nos toca como homens e mulheres que não são indiferentes aos sofrimentos dos outros. Nos toca porque acreditamos na dignidade e na liberdade de cada ser humano”, acenou. Para Irmã Carmem, sem uma atitude conjunta em favor da dignidade humana, a Copa do Mundo poderá ser, ao final, uma terrível vergonha, ao invés de um banquete.
Membro da coordenação da Rede Um Grito pela Vida, do Brasil, Irmã Gabriella Botani, smc, saudou todas as brasileiras e brasileiros engajados na luta contra o Tráfico, especialmente aqueles que estão envolvidos com a Campanha ‘Jogue a favor da vida – denuncie o Tráfico de Pessoas’. “Todos com um compromisso constante e para contribuir com a formação das consciências e combater esta realidade dramática”, disse.
A Rede Talitha Kum foi criada em 2009 pelo Conselho de Administração da União Internacional das Superioras Gerais como Rede Internacional da Vida Consagrada contra o Tráfico de Pessoas com o objetivo de copartilhar e otimizar os recursos que a Vida Consagrada possui, em favor da prevenção, sensibilização e denúncia do Tráfico de Pessoas, proteger e assistir às vítimas e pessoas vulneráveis. Talita Kum é composta por 24 redes que representam 79 países com mais de 800 religiosos e 240 Congregações.
No Brasil, a Campanha Jogue a favor da vida – denuncie o Tráfico de Pessoas foi lançada no dia 14 de maio, na sede da Conferência dos Religiosos do Brasil. Está prevista, em Brasília, no mês de junho, uma caminhada em memória das vítimas do Tráfico de Pessoas e da Escravidão Moderna.
De acordo com a Secretaria de Justiça do DF, o número de vítimas do Tráfico de Pessoas no Distrito Federal, em 2013, triplicou 200/% a mais que 2012.
Vídeo da coletiva.
Tradução do inglês e italiano: Rosinha Martins / Fonte: Bollettino sala stampa santa sede – press.vatican.va / CRB Nacional.

Liturgia Diária


Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos; 


Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração
Senhor Jesus, agradecido(a) por ter sido escolhido(a) e enviado(a) por ti, prometo entregar-me totalmente à missão que me confiaste.
Primeira leitura: At 15,7-21
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, 7depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: "Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu, do vosso meio, para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra do Evangelho e acreditassem. 8Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós. 9E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. 10Então, por que vós agora pondes Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós mesmos tivemos força para suportar? 11Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles".
12Houve então um grande silêncio em toda a assembléia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os pagãos. 13Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: "Irmãos, ouvi-me: '14Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu Nome'. 15Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: 16'Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, 17a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu Nome. É o que diz o Senhor, que fez estas coisas, 18conhecidas há muito tempo'.
19Por isso, sou do parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus.20Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue. 21Com efeito, desde os tempos antigos, em cada cidade, Moisés tem os seus pregadores, que lêem todos os sábados nas sinagogas".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 96
          — Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.
— Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! cantai e bendizei seu santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!

— Publicai entre as nações: "Reina o Senhor!" Ele firmou o universo inabalável pois os povos ele julga com justiça.
 
 
Evangelho: Jo 15,9-11
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          - Glória a vós, Senhor.

        Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9"Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Dentro do tema da permanência no amor de Jesus, no Evangelho de João, reencontramos o mandamento do amor. "Amai-vos uns aos outros como vos amei". Jesus proclama uma novidade absoluta para o mundo judeu e para os demais povos. A novidade é a revelação, em Jesus, do amor misericordioso de Deus para conosco, sem limites e sem exclusões, e o convite à nossa participação neste amor. É a revelação de que Deus é amor, e onde está o amor está Deus. Jesus, ao dar-nos a conhecer o Pai, se faz nosso amigo, não por uma escolha restrita, mas por um acolhimento universal. Pela nossa comunhão em seu amor nos concede a filiação divina e a vida eterna. Todo amor vem de Deus, e quem permanece no amor, permanece em Deus.
 
Leitura Orante
Preparando-me para a Leitura Orante, com todos os que fazem este caminho, pela web, "damos graças a Deus que nos deu o dom da palavra, com a qual podemos nos comunicar entre nós e com Ele por meio de seu Filho, que é sua Palavra (cf. Jo 1,1). Damos graças a Ele que, por seu grande amor fala a nós como a amigos (cf. Jo 15,14-15).(DA,26).
Rezo:
Santo Espírito, amor do Pai, toca a minha mente, a minha vontade, o meu coração. Abre-me à coragem da verdade. Dá-me coragem para deixar-me converter e renovar-me profundamente por Jesus, Palavra do Pai. Amém.

1. Leitura (Verdade) 
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Jo 15,9-11.
Neste breve texto Jesus diz quatro coisas importantíssimas:
1. Faz uma declaração de amor.
2. Faz um convite.
3. Coloca uma condição.
4. Garante algo que o coração de todos nós deseja.
Que belíssima declaração de amor faz Jesus a cada um de nós! E nos convida: fiquem unidos a mim pelo amor. Oferece uma condição: obedecer aos seus mandamentos. Garante-nos a sua alegria. E mais: uma alegria completa.

2. Meditação (Caminho) 
O que o texto diz para mim, hoje?
Como discípulo/a devo levar à frente a missão que me dá Jesus Cristo: o amor. Em que consiste este amor? Como vivê-lo num mundo em que é muito forte o egoísmo, o individualismo, e que a outra pessoa, muitas vezes é uma ameaça? Devo orientar minha energias para ir contra a corrente. Os bispos, na Conferência de Aparecida, Lembraram quais são os mandamentos de Jesus: "Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: "Amem-se uns aos outros, como eu os amei" (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, "todos reconhecerão que sois meus discípulos" (Jo 13,35)." (DA, 138).

3.Oração (Vida) 
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Em comunhão com toda a Igreja do Brasil, rezo,
a Oração do Congresso Eucarístico Nacional que começa amanhã, dia 13:
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude! 
"
Fica conosco, Senhor! Amém!

4.Contemplação (Vida e Missão) 
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar, minha vida, para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor".
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.