quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O milharal


Seu Matias era o maior plantador de milho da região. Seu milharal era excelente. As espigas eram enormes; e os grãos, de grande qualidade. A cada ano, a colheita era mais farta e ele ganhava muitos prêmios. Todos queriam saber qual era o segredo de seu Matias.

Um dia, um repórter da cidade resolveu fazer uma matéria na fazenda e aí descobriu que seu Matias repartia com seus vizinhos, todos os anos, as melhores sementes que tinha. Surpreso, o repórter questionou:

- Por que o senhor faz isso, se os seus vizinhos são os seus concorrentes? Se eles produzirem mais, o preço do milho vai baixar e o senhor vai ter menos lucros.

Seu Matias respondeu com muita confiança:

- Por quê? Fácil. O pólen do milho é levado pelo vento de campo em campo. Se meus vizinhos cultivarem o milho ruim, fraco, a polinização fará com que o meu milho fique cada vez mais fraco e com menor qualidade. Se eu quiser cultivar um milho bom. tenho de ajudar meus vizinhos a ter milho bom também.

Para refletir

As virtudes e as boas ações são contagiantes, assim como o pólen do milho. Se vivermos num espaço onde todos são virtuosos, não será difícil desenvolvermos nossas virtudes. Porém, quando estamos rodeados de pessoas inescrupulosas, egoístas, de mau caráter, certamente seremos influenciados por elas.

Escolha bem as suas companhias. Forme o seu ciclo de amigos pensando nisso. Se você quiser viver bem, com qualidade, é preciso criar um ambiente para isso. Ajude as pessoas ao seu redor a serem virtuosas e isso ajudará você a viver melhor. Todo o bem que você fizer ao próximo voltará para você e fecundará sua vida.

Como é o "milharal" da sua vida? Seus frutos são de qualidade? Produz virtudes em abundância? Como a lição da parábola pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida? O que é possível fazer para ajudar as pessoas ao seu redor a serem mais virtuosas e realizadas?
Fonte: Catequese Católica

Campanha de Evangelização 2013

A Igreja no Brasil realiza anualmente a Campanha para a Evangelização (CE). Ela foi instituída pelos bispos em 1997 e realizada pela primeira vez em 1998, com o objetivo de despertar nos fieis o compromisso evangelizador e a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais da Igreja no Brasil.
A CE, com um tema e um lema, inicia-se sempre na solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, se estendendo pelo Tempo do Advento. Esse ano a CE fará a coleta no dia 15 de dezembro em todas as Paróquias e Comunidades espalhadas em todo território nacional.
Cartaz-Camp-Evang_G

Membros da PASCOM do Ceará participam do 8º MUTICOM

muticom-600O Mutirão Brasileiro de Comunicação em sua oitava edição acontece na Arquidiocese de Natal entre os dias 27 de outubro a 1º de novembro de 2013. O encontro teve inicio no Hotel Praia Mar com a presença do Arcebispo de Campo Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa; do Arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha; de Ir. Helena Corazza, presidente da SIGNIS Brasil; padre Edilson Soares Nobre, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Natal e coordenador geral do 8º MUTICOM; do bispo referencial para a Comunicação do Regional Nordeste II, dom Frei Manuel Delson Pedreira da Cruz e da Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora Ângela Maria Paiva Cruz.
O tema geral do encontro é “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”. Do Ceará participam 60 pessoas ligadas a PASCOM e assessorias de comunicação do Regional Nordeste I. Segundo o secretário da Região Episcopal Sagrada Família, Glaubércio Valentim, o encontro está sendo o um momento rico de aprendizado, troca de experiências e de encontro com pessoas de todo o Brasil, além da importante experiência com a comitiva do Ceará.
O primeiro dia contou com a presença do professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Muniz Sodré, que possui uma longa trajetória na pesquisa em comunicação e é autor diversos livros. O acadêmico abordou questões relativas à cultura, mídia e religião. “Acredito que a mídia, hoje, se mostra como uma oportunidade para criar um novo tipo de consciência. Temos a internet, que apresenta inúmeras possibilidades. Para os cristãos, esse é um ambiente fértil, e que impõe diversos desafios”, disse.
Hoje, dia 29, terça-feira, as atividades do evento contaram com a Leitura Orante sob a ótica da comunicação e o seminário sobre “Comunicação comunitária e construção da cidadania”, com assessoria da professora Raquel Paiva (UFRJ) e dos debatedores; professor Juciano Lacerda (UFRN) e padre Manoel Filho, da arquidiocese de Salvador.
Constam na programação do evento Grupos de Trabalho (GT) e momentos para troca de experiências entre os comunicadores. Aproximadamente 70 relatos de pesquisa serão apresentados durante os dias de Mutirão.
Veja aqui fotos:
1º – Saída de Fortaleza e abertura do evento
2º – Palestra e outras
Com Informações do site da CNBB

5ª Festa da Vida na Arquidiocese de Fortaleza

festa da vidaA Festa da Vida na Arquidiocese de Fortaleza nasceu em 2008, a partir da Campanha da Fraternidade:  “Fraternidade e Defesa da Vida”, com o lema “Escolhe, pois, a Vida”. Nasceu para ser espaço de identificação, visibilização e celebração de todas as ações realizadas  pelas várias entidades religiosas e civis, em defesa da vida. É também espaço privilegiado de conhecimento, diálogo, testemunho profecia e confraternização das pessoas cuidadoras da vida.
Na Festa da Vida os grupos se organizam através de tendas temáticas, troca de experiências, apresentação dos trabalhos realizados em defesa da vida, apresentações artísticas, culturais e artesanais.
Sempre ligada a Campanha da Fraternidade do ano em curso, em 2013 a Festa da Vida traz como tema a juventude:  “Juventude encontro, esperança e profecia”.  É um forte convite para que todos, especialmente os jovens assumam com empenho e convicção, seu protagonismo na sociedade, na Igreja e no mundo, assim como o foi a Jornada Mundial da Juventude, em julho último, no Rio de Janeiro.
Neste ano de 2013 a Festa da Vida será realizada na Paróquia Nossa Senhora da Saúde – Mucuripe, no terceiro domingo do advento, 15 de dezembro, das 10 às 16 horas.   
Informações: (85) 3388 8701; 3388 8714 – Secretariado de Pastoral.
(85) 3263 1538;  Paróquia N. Sra. Da Saúde.

Orar sem jamais desanimar

A oração é a única arma que, de fato, funciona e põe todas as coisas no lugar. O remédio para tudo é a oração, por isso a Palavra do Senhor nos dá esta recomendação: "Orai sem cessar" (I Ts 5,17).

Em vez de nos lamuriarmos diante das situações ou de contarmos para todo o mundo o que está acontecendo conosco, entremos no em nosso quarto, dobremos o joelho diante da presença do Senhor e oremos.

Depositemos nas mãos de Deus a nossa causa, porque o que não está ao nosso alcance, está ao alcance d'Ele.

Aprendamos a orar em todos os momentos e circunstâncias. Se não temos este hábito, tentemos cultivar esse costume pouco a pouco, e veremos que a nossa vida nunca mais será a mesma.

Peçamos a Nossa Senhora que nos ensine a ser pessoas orantes.

Luiza Santiago

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.


Oração:
Pai, conduze-me pelo verdadeiro caminho da salvação que passa pelo serviço misericordioso e gratuito a quem carece de meu amor.
Primeira leitura: Rm 8,26-30
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos
Irmãos, 26também, o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis.

27E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos. 28Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, esses ele predestinou a ser conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 13
          — Senhor, eu confiei na vossa graça!
— Senhor, eu confiei na vossa graça!

— Olhai, Senhor, meu Deus, e respondei-me! Não deixeis que se me apague a luz dos olhos e se fechem, pela morte, adormecidos! Que o inimigo não me diga: “Eu triunfei!” Nem exulte o opressor por minha queda.

— Uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!
 
Evangelho: Lc 13,22-30
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          - Glória a vós, Senhor.

         
Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que pra­ticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.
29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
A porta estreita é oposta à prática da iniquidade .O texto do evangelho menciona a subida para Jerusalém (v. 22; cf. 9,51). Trata-se da parte central do evangelho segundo Lucas, que, mais que um trajeto geograficamente determinado, tem um valor simbólico e didático: são lições que Jesus dá aos discípulos na perspectiva de sua “saída” deste mundo.

“Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” (v. 23). A salvação é um dom de Deus e compete somente a ele. Aos discípulos compete viver esta graça, configurando a sua vida à vida de Cristo.

O discípulo é chamado a fazer uma opção: entrar pela “porta estreita” (v. 24). A porta estreita é oposta à prática da iniquidade (v. 27). No evangelho segundo João, Jesus se apresenta como a porta das ovelhas (Jo 10,7.9): “Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo” (Jo 10,9). É por Jesus que se alcança a salvação. Toda a sua existência terrestre e a sua vida gloriosa é que dá acesso ao Reino de Deus. Os que “praticam a iniquidade” (v. 27) são os que resistem em fazer a vontade de Deus, os que, pela dureza de coração, se opõem e perseguem Jesus. A humanidade inteira é destinatária da salvação de Deus em Jesus Cristo: “Virão muitos do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão parte à mesa do Reino de Deus” (v. 29).

Não necessariamente os que foram chamados primeiro aceitarão participar do banquete do Cordeiro. Mas os últimos, os pagãos, têm também lugar assegurado, desde que aceitem entrar pela “porta estreita”.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os que se encontram neste espaço de oração:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.




1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto na Bíblia: Lc 13,22-30 - A porta estreita
A vida cristã não é possível para pessoas acomodadas e medíocres. É exigente. Jesus diz isto quando nos fala da porta estreita como caminho para a vida. Porta estreita é renunciar a algo que me parece prazeroso, mas de consequências negativas que podem prejudicar a mim ou a outras pessoas. Porta estreita pode ser fechar-me a propostas fascinantes mas que não são transparentes, ocultando corrupção, desvios, más intenções. Porta estreita pode ser renunciar a querer apenas me beneficiar, excluindo outras pessoas de participar de bens que Deus concedeu a todos. Porta estreita é manter-me em silêncio para não criticar nem julgar as pessoas com quem convivo. Jesus não fala de uma grande avenida. Ele próprio é o Caminho. Olhemos para sua prática e aprenderemos por onde devemos passar. Não mudemos de Caminho para não corrermos o risco de perder o endereço e assim, também nós nos perdermos. Nem nos deixemos fascinar pelas portas amplas e escancaradas. Elas podem ser atraentes, mas nos conduzir ao engano e não, a Deus.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Fala-me Jesus de atitudes cristãs que deve assumir qualquer pessoa que é batizada, entre elas, eu. Nada de mediocridade.Seguir Jesus Cristo implica também a cruz. Os bispos, na V Conferência disseram: “Hoje se considera escolher entre caminhos que conduzem à vida ou caminhos que conduzem à morte (cf. Dt 30.15). Caminhos de morte são os que levam a dilapidar os bens que recebemos de Deus através daqueles que nos precederam na fé. São caminhos que traçam uma cultura sem Deus e sem seus mandamentos ou inclusive contra Deus, animada pelos ídolos do poder, da riqueza e do prazer efêmero, a qual termina sendo uma cultura contra o ser humano e contra o bem dos povos latino-americanos. Os caminhos de vida verdadeira e plena para todos, caminhos de vida eterna, são aqueles abertos pela fé que conduzem à “plenitude de vida que Cristo nos trouxe: com esta vida divina, também se desenvolve em plenitude a existência humana, em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural”. Essa é a vida que Deus nos participa por seu amor gratuito, porque “é o amor que dá a vida”. Estes caminhos frutificam nos dons de verdade e de amor que nos foram dados em Cristo, na comunhão dos discípulos e missionários do Senhor” (DAp 13).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, e, se for pela manhã, faço a:
Oração da manhã
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas
Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias.
Precisamos do ar puro de tua verdade.
Precisamos de tua mão libertadora para abrir
Compartimentos fechados.
Precisamos de tua beleza para amenizar
Nossa dureza.
Precisamos de tua paz para nossos conflitos.
Precisamos de teu contato para curar feridas.
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença
Para aprendermos a partilhar e abençoar!

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é atento aos ensinamentos de Jesus, à discernir no meu dia para escolher entre as portas que se abrirem, a porta estreita.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte: Catequese Católica