quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Pastoral da Sobriedade realiza palestras sobre o Dia de Combate ao Fumo


A Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Fortaleza promoverá no dia 29 de agosto, às 19 horas,  no mini auditório da Faculdade Católica de Fortaleza, no Seminário da Prainha, palestras informativas e preventivas sobre o Dia de Combate ao Fumo. As palestras serão  ministradas pelo médico cardiologista Dr. Oscar Bittencourt e Doutora Socorro França, Coordenadora de Políticas Públicas do estado do Ceará e Combate as Drogas.  O evento faz parte do Ciclo de Palestras Públicas promovidas pela Pastoral da Sobriedade e espera contar com a presença de  todos os coordenadores paroquiais, agentes da Pastoral e interessados.
pastoral-sobriedade_1
Informações através do telefone (85) 8891.3921 ou (85) 8631.5089. Taxa: R$ 10,00 ( Dez reais)


clique na imagem para ampliar

Paróquia de Messejana realiza IV Semana de Liturgia


IV Semana de de Liturgia da Paróquia de Messejana que possui o tema: Liturgia eucarística: Ontem e Hoje.
A Semana de Liturgia acontece no Salão Paroquial ao lado da Igreja Matriz (Rua Cel Joaquim Bezerra, 255, Messejana. Tel.: 3045-0103). O evento se realiza de 4 a 9 de agosto. O horário de segunda a sexta será de 19 às 21 horas. No sábado, começará às 15h e no encerramento haverá a celebração eucarística às 19 horas. 
messejana_1
A IV Semana de Liturgia da paróquia de Messejana irá mostrar  como era a liturgia antes do Concílio Vaticano II e como a renovação litúrgica foi um bem para a Igreja e, especialmente, para o povo simples que não entendia nem conseguia participar da celebração.
Para apresentar a liturgia eucarística de S. Pio V (liturgia antes do Vaticano II) convidou-se o Prof. Jan Ter Reegen que é mestre em liturgia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e viveu essa transição.
Para apresentar o Concílio nos seus antecedentes históricos (movimento litúrgico), na sua realização e na elaboração do documento que trata da liturgia (Sacrossatum Conclium) – o primeiro a ser discutido e escrito – convidou-se Pe. Daniel Morais: pároco da Paróquia do Mondubim e ex pároco de Messejana, membro da Comissão Arquidiocesana de Espaço Sagrado e artista sacro.
Para apresentar a liturgia eucarística de atual, especialmente através do Missal de Paulo VI e do documento que o antecede (Instrução Geral ao Missal Romano), o assessor será e Pe. Emílio César, Professor de Liturgia da Faculdade Católica de Fortaleza (Seminário da Prainha), iniciador da Equipe Arquidiocesana de Espaço Sagrado e atual pároco de Messsejana.
A inscrição poderá ser realizada na hora do evento e é gratuita.
Contamos com sua participação,
Equipe de Organização da IV Semana de Liturgia
Paróquia Nossa Senhora da Conceição - (85) 3045-0103; 3045-0102 (casa paroquial)
Messejana

Instrumentum Laboris ( Artigo )

 INSTRUMENTUM  LABORIS
brendan_
O “instrumentum laboris” (documento de trabalho) do Extraordinário Sínodo sobre a Família que acontecerá em Roma em outubro foi publicado pelo Vaticano há poucos dias. O Sínodo tem que buscar respostas para algumas das questões mais difíceis sobre a família atual para a Igreja Católica.  Não é segredo que na Europa, nos Estados Unidos e outros países há uma enorme diferença entre a teoria católica e a prática católica nesses países. Os seguintes itens, entre outros, estão na pauta do Sínodo para serem estudados pelos 150 Cardeais e Bispos  que compõem o Sínodo: comunhão para pessoas numa segunda união, aprofundamento  da natureza da Lei Natural, contracepção, procriação assistida, coabitação antes do casamento, a transmissão da fé na família, uniões homoafetivas, a demora dos pedidos para a anulação de um casamento (frequentemente o processo dura anos!), os novos tipos de famílias que existem hoje, a dificuldade de comunicação dentro da família, as pressões exercidas pelos horários e pelos ritmos de trabalho etc.
Entre os problemas que a família contemporânea enfrenta encontramos: doenças, infidelidade, falecimentos, violência doméstica, abuso sexual na família, desemprego juvenil, divórcio e separação, casamentos casuais sem registro civil ou religioso, drogas, abuso de álcool, migração,   medo de ter prole numa sociedade secularista, materialista, individualista consumista e hedonista etc. Há também o problema de comunicação entre os membros da família. Televisão, Internet, computadores, “smartphones”, celulares, iPADS etc. dificulta uma comunicação real na família. Esses meios monopolizam o tempo das relações familiares, e  estão substituindo relacionamentos reais e pessoais na família com relacionamentos virtuais.
O conceito da Lei Natural como é conhecido em vários contextos culturais diferentes é um problema altamente problemático e complexo. A expressão é compreendida numa variedade de maneiras ou sentidos diferentes, e não é compreendida por muitos. O conhecimento do conceito da Lei Natural é importante para o inter-relacionamento entre amor, sexualidade e fertilidade. O Sínodo Extraordinário em outubro precisa explicar claramente ao Povo de Deus porque cada ato sexual (cópula carnal)) tem que estar “aberto à vida”. Acreditamos que os Cardeais e Bispos que foram convidados para participar neste Extraordinário Sínodo de outubro que vem, consultarão um dos grandes documentos do Concílio Vaticano ll, especificamente “Gaudium et Spes” e o Capítulo titulado “A Promoção da Dignidade do Matrimônio e da Família”  (47-52) e a Exortação Apostólica “Familiares Consortio” do Papa João Paulo ll.  O Sínodo começará com os participantes cantando o cântico “Veni Creator Spiritus, mentes tuorum visita…”, e assim, acreditamos que o Espírito Santo ajudará os Cardeais e Bispos na árdua tarefa que eles têm. Ninguém pode antecipar o que acontecerá em outubro no Sínodo. Encontramo-nos no começa de uma profunda reflexão sobre a família, que terminará somente em outubro de 2015 com o segundo Sínodo dedicado a este tema.
Pe. Brendan Coleman Mc Donald
Redentorista e Assessor da C NBB Reg.1

Convocação ( Caminhada com Maria- 2014)


Estamos em clima de preparação de mais uma CAMINHADA COM MARIA que acontece dia 15 de agosto, dia da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira de Fortaleza.
Este ano,  a 12ª edição  traz o seguinte tema: “ Com Maria no Caminho da Esperança”.
caminhada_1
A equipe de coordenação e estrutura convida aos párocos, com suas equipes de trabalho, das paróquias Santuário de Nossa Senhora da Assunção, Barra do Ceará, Cristo Redentor, Carlito Pamplona, Pirambu, Monte Castelo, Jacarecanga e Catedral para a Reunião no próximo sábado, dia 9 de agosto, às 9 horas, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja em que serão tratadas questões práticas da Caminhada deste ano.
Pedimos ainda a presença das equipes que contribuirão com o evento: liturgia, Pascom, Oradores, Coroação, Terço dos Homens,  etc. ..

  •  Livro de Orações
A coordenação lembra que este ano não haverá camisas do evento, mas o livro com as orações e cânticos que serão rezados no percurso da Caminhada já está à disposição da comunidade. O preço do livreto é de R$ 2,00 (Dois Reais) e poderá ser encontrado no Secretariado de Pastoral (localizado no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja – na Avenida Dom Manoel, 339 – Centro – Fortaleza – CE), no Santuário Nossa senhora de Fátima e na Paróquia Senhor do Bonfim, Monte Castelo.
Informações: Setor de Comunicação (85) 3388.8703 e Paróquia de Fátima (85) 3227-5215

18º Semana Comum - Liturgia Diária- 7 de Agosto de 2014

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração:
Pai, faze de mim um bem-aventurado, como o apóstolo Pedro, revelando-me teu Filho Jesus, e dando-me força para testemunhar minha fé até o fim.
Primeira leitura: Jr 31,31-34
Leitura do Livro do Profeta Jeremias
31“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; 32não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor.
33Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, diz o Senhor: imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de ins­crevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo.34Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’; todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado”.
. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 51
          — Ó Senhor, criai em mim um co­ração que seja puro!
— Ó Senhor, criai em mim um co­ração que seja puro!

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados.

— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!
Evangelho: Mt 16,13-23
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          - Glória a vós, Senhor.

        Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. 21Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!” 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Comentário do Evangelho
A confissão de Pedro é revelação do Pai.
Cesareia de Filipe foi construída por Filipe, um dos filhos de Herodes, o Grande, na época do nascimento de Jesus. Aí se encontra uma das fontes do rio Jordão. Jesus sente e sofre pela rejeição da qual ele é vítima. Não obstante todo bem que realiza e toda vida que transmite por sua palavra, a incredulidade cega muitos de seus contemporâneos e os impede de reconhecer o tempo da visita salvífica de Deus. A dupla pergunta posta por Jesus aos seus discípulos tem um tom de verificação e revela a consciência de Jesus acerca dessa incompreensão que atinge também os Doze. A confissão de Pedro não é dada por herança, nem por uma faculdade racional; ela é revelação do Pai. É sobre essa fé, comparável a uma rocha inabalável, que a Igreja está fundada. No entanto, a fé de Pedro precisará passar pela prova da paixão e morte do Senhor, e conhecer o dia radiante da ressurreição para poder ser plenamente vivida e testemunhada. Será preciso um longo itinerário de conversão para abrir-se à novidade do messianismo de Jesus.
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura, renovando minha fé,
com todos os que, neste espaço virtual, buscam a Palavra:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Creio, meu Deus, que estou diante de ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto Mt 16,13-23, e observo o diálogo de Jesus com os discípulos.
Aparecem nesta narrativa dois símbolos relacionados a Pedro: as chaves e a pedra.
Revela-se a missão de Pedro, sendo reconhecido como "porteiro do céu" -" eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu". Jesus diz a Simão: "você é Pedro".
O Mestre pretende construir um templo ou uma comunidade nova na qual Pedro será a "pedra" fundamental."Mesmo assim, o apóstolo continua "pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa". Isto é, precisa progredir na fé que acabava de professar.



2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Como vivo a minha fé? Onde encontro a porta de entrada para o Reino de Deus?
Disseram os bispos, em Aparecida: “A fé em Jesus como o Filho do Pai é a porta de entrada para a Vida. Como discípulos de Jesus, confessamos nossa fé com as palavras de Pedro: “Tuas palavras dão vida eterna” (Jo 6,68); “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16).” (DAp 101).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com um ato de fé:
Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante das pessoas.
Jesus vida, fazei que minha presença contagie
a todos com o vosso amor e a vossa alegria.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar será renovado a cada instante pela fé em Jesus Cristo.

Bênção

O Senhor o abençoe e guarde!
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!' (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém
Fonte: Catequese Católica