terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O Papa: Só a aceitação de Cristo preenche o coração humano


Papa Bento XVI
VATICANO, 21 Jan. 13 / 10:22 am (ACI/EWTN Noticias).- Após a oração do Ângelus, na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI assegurou que "o que preenche verdadeiramente o coração humano" é aceitar "o dom da fé e a esperança em Cristo".
Em sua saudação aos peregrinos de língua espanhola, o Santo Padre recordou que o Evangelho de ontem "nos fala das Bodas de Caná, onde Jesus realizou o primeiro sinal de sua missão no mundo".
"Ele deve preencher com seu dom a plena salvação do homem que não a pode alcançar somente por si mesmo".
O Papa também pediu pelo "dom da unidade dos cristãos".
"E, como naquelas bodas, Maria nos indica o caminho para que Deus entre em nossa vida: ‘Fazei tudo o que ele vos disser’".
"Façamos confiadamente cada dia o que diz nossa Mãe do céu. Feliz domingo", concluiu.                       Fonte: Acidigital

EE.UU: Marcha pró-vida no dia 25 de janeiro reunirá mais de cem mil pessoas para pedir o fim do aborto


WASHINGTON DC, 22 Jan. 13 / 09:54 am (ACI/EWTN Noticias).- Na próxima sexta-feira 25 de janeiro, a capital do Estados Unidos,  Washington D.C., será novamente o cenário onde centenas de milhares de pessoas, em sua maioria jovens, se reunirão para participar da anual “Marcha pela Vida” e exigir a abolição do aborto.

Este ano recorda-se o 40ª aniversário da sentença Roe Vs Wade que permitiu a legalização do aborto nos Estados Unidos. Neste contexto, a nova presidenta da “Marcha pela Vida” Jeanne Monahan, disse ao grupo ACI que a manifestação está marcada por muitas mudanças dirigidas especialmente aos jovens e a renovação cultural.

"Estamos tentando fazer um bom trabalho de conscientização de que perdemos 55 milhões de vidas nas últimas quatro décadas, mas ao mesmo tempo, capturando o entusiasmo das pessoas e dos jovens na marcha ", indicou.

A concentração será ao meio dia no Mall Nacional e às 13:30h a Marcha percorrerá a Avenida da Constituição para o edifício da Corte Suprema no Capitol Hill.

A marcha durará apenas uma hora à diferença de outros anos e contará com alguns apresentadores “que conhecem realmente a situação” e os discursos “serão todos vanguardistas no tema pró-vida”, assinalou a organizadora.

Monahan estimou que ao redor de 80 por cento dos participantes desta marcha serão jovens, o que representa um indicador esperançoso já que eles são o futuro para o movimento pró-vida e isto causaria grande impacto sobre a cultura.

As previsões dos meios de comunicação indicam que a “Marcha pela Vida” poderia superar em número de participantes da toma de posse presidencial de 21 de janeiro.

Monahan confirmou ao grupo ACI que "vemos todo tipo de sinais de maior entusiasmo e emoção. Há todo tipo de indicadores que apontam à participação de uma grande multidão. A marcha tem um impacto enorme, mas ainda não podemos medir a magnitude".

Ela explicou que este impacto não será visto apenas no Congresso, mas “também na mensagem que a marcha envia ao mundo e a Washington D.C: Somos pró-vida, respeitamos a vida e queremos protegê-la".

Monahan assinalou que a luta pela vida “é realmente uma batalha espiritual. Esta marcha tem um enorme impacto salvando vidas”.

No primeiro aniversário da legalização do aborto nos Estados Unidos, a líder pró-vida Nellie Gray decidiu iniciar na capital do país a “Marcha pela Vida” para protestar contra a lei abortista e em defesa da dignidade do ser humano a partir da concepção.

Gray faleceu à idade de 86 anos em 13 de agosto de 2012. Monahan recordou Nellie Gray e disse que "uma coisa que eu admirava muito e aprendi com ela é como ela rezava pelas pessoas e tinha um coração misericordioso para aqueles que participam da indústria do aborto”.Fonte: Acidigital

A missão do Espírito Santo



A Terceira Pessoa da Santíssima Trindade coopera com o Pai e o Filho desde o início do desígnio de nossa salvação até sua consumação, mas, nos “últimos tempos” – inaugurados com a Encarnação redentora do Filho –, o Espírito se revelou e nos foi dado, foi reconhecido e acolhido como Pessoa (cfr. Catecismo, 686).
Por obra do Espírito, o Filho de Deus se fez Carne nas entranhas puríssimas da Virgem Maria. O Espírito O ungiu desde o início; por isso, Jesus Cristo é o Messias desde o início de Sua humanidade, isto é, desde Sua própria Encarnação (cf. Lc 1,35). Jesus Cristo revela o Espírito com Seus ensinamentos, cumprindo a promessa feita aos patriarcas (cf. Lc 4, 18s), e o comunica à Igreja nascente, exalando o Seu alento sobre os apóstolos, depois de Sua Ressurreição (cf. Compêndio, 143).
No dia de Pentecostes, o Espírito foi enviado para permanecer, desde então, na Igreja, Corpo místico de Cristo, vivificando-a e guiando-a com Seus dons e com a Sua presença. Por isso se diz também que a Igreja é Templo do Espírito Santo, e que Este é como a alma da Igreja.
No dia de Pentecostes, o Espírito desceu sobre os apóstolos e os primeiros discípulos, mostrando, com sinais externos, a vivificação da Igreja fundada por Cristo. “A missão de Cristo e do Espírito se converte na missão da Igreja, enviada para anunciar e difundir o mistério da comunhão trinitária” (Compêndio,144). O Paráclito faz o mundo entrar nos “últimos tempos”, no tempo da Igreja.
A animação da Igreja pelo Espírito Santo garante que se aprofunde, conserve-se, sempre vivo e sem perda, tudo o que Cristo disse e ensinou nos dias em que viveu na Terra, até Sua ascensão; além disso, pela celebração-administração dos sacramentos, o Espírito santifica a Igreja e os fiéis, fazendo com que ela continue sempre a levar as almas a Deus.
“A missão do Filho e a do Espírito Santo são inseparáveis, porque, na Trindade indivisível, o Filho e o Espírito são distintos, mas inseparáveis. Com efeito, desde o princípio até o fim dos tempos, quando Deus envia Seu Filho, envia também Seu Espírito, que nos une a Cristo na fé, a fim de que possamos, como filhos adotivos, chamar a Deus de ‘Pai’ (Rm 8, 15). O Espírito é invisível, mas nós o conhecemos por meio de Sua ação, quando nos revela o Verbo e quando atua na Igreja” (Compêndio, 137).
Por Miguel de Salis Amaral

Fonte: cancaonova

Restaurar a imagem bíblica da família



O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: honra teu pai e tua mãe,para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra (Ef 6,2-3). A bíblia tem uma certeza muito clara a respeito da família. É dom de Deus! Por isso o autor sagrado não tem medo em afirmar que o Deus fez o homem e a mulher à sua própria imagem e semelhança. Seria extrema petulância se não fosse absoluta certeza. Quem teria coragem de se dizer imagem e semelhança de Deus? Pense bem!
Aliás, essa idéia é tão absurda que dificilmente alguém teria coragem de explicitá-la. Pode ser até que alguém tivesse a coragem de pensar algo assim. O pensamento é livre e muitas vezes pensamos coisas absurdas. Tudo bem. Compreensível. Agora, explicitar a idéia afirmando-a como verdade teológica, aí já é demais. Ou a idéia é verdade ou é loucura. Creio que seja uma louca e maravilhosa verdade.
Acontece que, até pelo absurdo da idéia, o encardido não gostou nada dessa história. Creio que sua revolta contra Deus tenha acontecido no exato momento em que a Trindade Santa se uniu para dar vida ao ser humano. Foi Deus criar o ser humano, sua imagem e semelhança, para desencadear o processo de afastamento encardido.
Esse afastamento, provocado pela inveja do ser humano, desencadeou também uma luta que, iniciada naquele instante, não cessou jamais. O encardido, inconformado e decepcionado, se propôs a destruir a imagem de Deus que está no ser humano. Já que não pode destruir Deus, ele tenta destruir sua imagem e semelhança. Essa é a grande meta encardida. Essa é sua primeira raiva.
Mas, parece que para aumentar essa raiva, a Bíblia ainda fala de algo que é o desejo explícito do encardido, só que direcionado ao ser humano: honrar pai e mãe! A maior ambição do demônio é ser honrado e adorado pelo ser humano. Ele confessou isso diante de Jesus. Ele disse que se contentaria com um gesto de adoração. Bastaria Jesus se ajoelhar diante dele, para ser dono do mundo inteiro. Ora, alguém não daria algo tão grande em troca de algo tão pequeno. Logo, se ele oferece mundos e fundos em troca dessa honra, é porque vê aí um jeito de canalizar para si aquilo que pertence, exclusivamente, a Deus.
Eis aí as duas grandes raivas do encardido: o ser humano imagem e semelhança de Deus; os pais devem ser honrados.
Honrar é uma atitude tão grande e profunda que só pode ser usada em relação a Deus. Honrar significa conferir ou reconhecer a honra do outro, exaltar, levar às alturas, glorificar, dignificar, enobrecer e engrandecer. Além disso, honrar significa manter-se fiel a um compromisso ou pagar e quitar uma dívida assumida. Logo, mais do que lisonjear alguém, honrar estabelece uma relação única. Se é um verbo exclusivo para Deus, até o encardido sabe que quando honramos alguém estamos reconhecendo sua semelhança com a divindade.
Na Bíblia o verbo honrar nunca pode ser usado em relação a um rei e nem mesmo ao sacerdote. É exclusivo de Deus. A única exceção é o ser humano na sua missão de pai e mãe.
Eis aí uma das grandes, senão a maior, tristezas do encardido: Deus fez o ser humano à sua imagem e semelhança e ainda manda que seja honrado. Família é coisa sagrada, divina, maravilhosamente grande; por isso deve ser honrada. Essa é também a grande causa pela qual o encardido tem tanta raiva da família.
trecho do livro: Famílias Restauradas de Pe. Leo

Fonte: bethania

Evangelho do Dia- Mc 2,23-28


Certo sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos começaram a abrir caminho, arrancando espigas. Os fariseus disseram então a Jesus: "Olha! Por que eles fazem no dia de sábado o que não é permitido?" Ele respondeu: "Nunca lestes o que fez Davi quando passou necessidade e teve fome, e seus companheiros também? Ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães da oferenda, que só os sacerdotes podem comer, e ainda os deu aos seus companheiros!" E acrescentou: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Deste modo, o Filho do Homem é Senhor também do sábado".
Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se neste ambiente virtual. Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém Senhor, nós te agradecemos por este dia. Abrimos, com este acesso à internet, nossas portas e janelas para que tu possas Entrar com tua luz. Queremos que tu Senhor, definas os contornos de Nossos caminhos, As cores de nossas palavras e gestos, A dimensão de nossos projetos, O calor de nossos relacionamentos e o Rumo de nossa vida. Podes entrar, Senhor! Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.
1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? Leio atentamente o texto Mc 2,23-28. Para Jesus, a pessoa tem prioridade. As coisas, os dias, inclusive o sábado, estão a seu serviço. Isto modifica a relação ou a escala de valores que se coloca no mundo. As coisas estão no seu justo lugar quando ajuda a pessoa humana ser conforme o Projeto de Deus. A lei está a serviço do bem.
2. Meditação (Caminho) O que a Palavra diz para mim? Qual é a minha escala de valores? Os bispos, em Aparecida, falaram de uma sociedade conforme a proposta de Jesus "A resposta a seu chamado exige entrar na dinâmica do Bom Samaritano (cf. Lc 10,29-37), que nos dá o imperativo de nos fazer próximos, especialmente com quem sofre, e gerar uma sociedade sem excluídos, seguindo a prática de Jesus que come com publicanos e pecadores (cf. Lc 5,29-32), que acolhe os pequenos e as crianças (cf. Mc 10,13-16), que cura os leprosos (cf. Mc 1,40-45), que perdoa e liberta a mulher pecadora (cf. Lc 7,36-49; Jo 8,1-11), que fala com a Samaritana (cf. Jo 4,1-26)." (DA 135). Sinto-me uma pessoa próxima dos meus irmãos? Sensibilizo-me com as necessidades das pessoas?
3. Oração (Vida) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? Jesus Mestre, ao meu coração, se substitua o teu. Ao meu amor a Deus, ao próximo, a mim mesmo, se substitua o teu. (Bem-aventurado Alberione)
4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus. Deixo-me conduzir pela lei do amor? Rezo com o bem-aventurado Alberione: Jesus e Maria, dai-me a vossa bênção: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.

Fonte: paulinas