quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Alicerce da Igreja

Dom José Alberto Moura, CSS
Arcebispo de Montes Claros (MG)

A igreja-templo deve ser usada para ajudar a Igreja-povo realizar sua missão, que se baseia no alicerce de Jesus Cristo. A conversão para segui-Lo é essencial na vida de quem quer viver sua fé nele. Usar do templo e do ser membro da Igreja, família de Cristo, devem levar a pessoa a realizar o projeto de Deus, sustentado na pessoa do Filho e em sua Palavra. O templo é o lugar da reunião dos seguidores do Mestre para realizar o culto e ter o alimento dos dons de Deus para dar suporte à vida de fé transformadora e libertadora de todo tipo de escravidão. Esta deve ser superada com a erradicação do egocentrismo, das injustiças, discriminações e exclusões. Fé sem ação conseqüente da mesma leva a pessoa ao intimismo religioso, que faz da religião um comércio ou troca com Deus. Leva a pessoa a buscar para si benesses, curas e soluções de problemas na ordem econômica, de cunho subjetivo e social, sem colocar em prática os preceitos de Deus, com um compromisso de promoção da justiça e do bem comum.
O profeta Ezequiel fala do templo donde se originam águas fertilizantes da vida. Elas provêm da graça divina, como verdadeira Igreja encarregada de abastecer o povo com a riqueza de dons, para dar consistência de realização da vida para todos (Cf. Ezequiel 47,1-12). De fato, a Igreja instituída por Jesus, é encarregada de oferecer meios da graça divina para ajudar a humanidade a ter força para a realização de sua história. Nesta, cada ser humano terá consistência e alimento sobrenatural para conseguir sua plena realização. Sem a graça de Deus nenhum ser humano é capaz de se realizar plenamente, pois, tem sede de amor infinito, que só o Criador pode oferecer. Ele o faz como quer e encarregou sua Igreja de indicar o caminho para todos: “Vós sois luz do mundo” (Mateus 5,14).
Paulo lembra que o alicerce da Igreja é Jesus Cristo: “Ninguém pode colocar outro alicerce diferente do que está aí, já colocado: Jesus Cristo” (1 Coríntios 3,11). Sua Igreja só tem sentido na efetivação da missão a ela outorgada pelo Mestre. Assim como o próprio Senhor expulsou os vendedores do templo de Jerusalém (Cf. João 2,13-22), a Igreja, povo de Deus, deve esvaziar-se de tudo o que a tira de sua missão de santificar, promover a vida em plenitude, expulsar de si todo tipo de discórdia, interesses mesquinhos, orgulho, triunfalismo, hegemonia, uso indevido do que é material, apego ao relativo como sendo absoluto, autoritarismo e toda forma de opressão.
Como é bela a missão da Igreja de Cristo, que humaniza, ergue os caídos, dá esperança, promove os excluídos, dialoga, faz ver a verdade e erradica o erro, incentiva os carismas, potencializa o pavio ainda fumegante do que existe de bom na pessoa humana, reconhece os valores dos outros, sabe dar vez, promove a fraternidade, a justiça, o bem da família, da vida e de toda a sociedade!
Ser Igreja de Cristo leva a pessoa a assumir a missão de encantar, de mostrar que seguir o Mestre é o melhor bem para todos e faz a sociedade perceber o valor de construir a história com verdadeiro amor, zelo e ajuda de cada um para o bem de todos. É cuidar do grande navio da história, que deve ser de benefício para todos. Seu bem estar é de responsabilidade de cada um.
Fonte: CNBB

Bispos avaliam atividades do regional Nordeste 4

A avaliação das ações desenvolvidas em 2014 pelo regional Nordeste 4 (Piauí) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve entre os assuntos da reunião do Conselho Regional (Conser). No encontro, realizado de 3 a 6 de novembro, em São Luís (MA), os participantes também planejaram  as atividades para a próximo ano, em vista da 53ª Assembleia Geral da CNBB.
A reunião anual, que é também um momento de convivência, reflexão e oração, aconteceu em São Luís (MA). Os membros do Conser do Piauí foram acolhidos pelo arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB, dom José Belisário da Silva, na Cúria Metropolitana.
Na oportunidade, os bispos visitaram o Museu de Arte Sacra do Maranhão e Centro Histórico da cidade. Houve celebração de missa em São José de Ribamar, sede das maiores festividades religiosas do país no mês de setembro. O episcopado visitou, ainda, a base militar da capital maranhense. 
Com informações e foto do regional Nordeste 4.
Fonte: CNBB

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração
Pai, quero ser contagiado por teu amor desconcertante que vai em busca do pecador e se alegra ao vê-lo voltar à comunhão.
Primeira leitura: Fl 3,3-8a
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses
Irmãos, 3os verdadeiros circuncidados somos nós, que prestamos culto pelo Espírito de Deus, pomos a nossa glória em Cristo Jesus e não pomos confiança na carne. 4Aliás, também eu poderia pôr minha confiança na carne. Pois, se algum outro pensa que pode confiar na carne, eu mais ainda. 5Fui circuncidado no oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Em relação à Lei, fariseu,6pelo zelo, perseguidor da Igreja de Deus; quanto à justiça que vem da Lei, sempre irrepreensível. 7Mas essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo. 8aNa verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. 
. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 105
          — Exulte o coração dos que buscam o Senhor!
— Exulte o coração dos que buscam o Senhor!

— Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!

— Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra. 
 
 
Evangelho: Lc 15,1-10
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          - Glória a vós, Senhor.

        Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.
8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Deus não desiste do ser humano.
O capítulo quinze do evangelho de Lucas é uma sucessão de três parábolas de misericórdia, que constituem a resposta de Jesus à murmuração dos fariseus e dos escribas acerca da refeição que Jesus fazia com os pecadores. No Antigo Testamento, Deus é o pastor que procura a ovelha que se perdeu (Ez 34,16). Deus não desiste de ninguém que criou à sua imagem e semelhança. Pacientemente, procura a ovelha que se perdeu. Deus não abandona as noventa e nove para ir atrás da que se perdeu; deixa as noventa e nove em segurança e vai atrás da que se perdeu até encontrá-la. As duas parábolas nos ajudam a compreender que Deus não desiste do ser humano; crê nos que Ele criou, não obstante a ingratidão que, muita vezes, em todo tempo, marca a relação entre criatura e Criador. Ao contrário, a alegria de Deus está em encontrar quem se perdeu. Dito de outra maneira, a alegria de Deus está na conversão do pecador. Se Jesus acolhe os pecadores e come com eles, é porque é a “imagem do Deus invisível”; seu comportamento está enraizado no modo como Deus age.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:
(Se a oração for feita por duas pessoas ou em grupo,
pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio na Bíblia, atentamente, o texto: Lc 15,1-10 e observo as duas parábolas de Jesus.
Neste texto Jesus conta duas parábolas: a da ovelha perdida que o pastor reencontra e a da moeda perdida que mulher procura e também encontra, motivo de grande alegria. “Perder” e “reencontrar” significam nas histórias de Jesus o perdão de Deus para o pecador. Nas duas predomina o sentimento de alegria. É uma alegria imensa, transbordante. Vai até o céu: “assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados”. Esta alegria acusa um sofrimento precedente: a perda. Tanto a ovelha, como a moeda, a pessoa humana, apesar de pecadora, é propriedade de Deus. É muito terna a figura do pastor que carrega a ovelha sobre os ombros. Esta é a figura do Deus misericordioso, sempre em busca de cada um de nós.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: “Nicodemos e sua ânsia de vida eterna (cf. Jo 3,1-21), a Samaritana e seu desejo de culto verdadeiro (cf. Jo 4,1-12), o cego de nascimento e seu desejo de luz interior (cf. Jo 9), Zaqueu e sua vontade de ser diferente (cf. Lc 19,1-10)... Todos eles, graças a este encontro, foram iluminados e recriados porque se abriram à experiência da misericórdia do Pai que se oferece por sua Palavra de verdade e vida. Não abriram seu coração para algo do Messias, mas ao próprio Messias, caminho de crescimento na “maturidade conforme a sua plenitude” (Ef 4,13), processo de discipulado, de comunhão com os irmãos e de compromisso com a sociedade.”(DAp 249).
E eu me interrogo: Como acolho as buscas de Deus? Abro meu coração ao Pastor que me procura? Deixo-me conduzir por ele?

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração:
“Jesus, Mestre:
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém”.
(Bv. Alberione)
Fonte: Catequese Católica

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será de busca de Deus no meu coração e no coração das demais pessoas.

Bênção

Rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus e Maria, dai-me a vossa bênção:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.
 Fonte: Catequese Católica

Nos dias 21, 22 e 23 de novembro acontece em Fortaleza a VIII edição do Congresso Mariano

congresso-mariano-chega-a-oitava-edicao-em-fortaleza-jpeg400A Juventude Mariana Vicentina de Fortaleza realizará nos dias 21, 22 e 23 de novembro na Casa de Retiro Família Cristã, às margens da Lagoa do Banana, na cidade de Caucaia, no Ceará, a oitava edição do Congresso Mariano.
Criado em agosto de 1958, na solenidade de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza, o Congresso Mariano em 2014 contará com o tema “Com Maria, somos chamados à caridade para a nova evangelização” que trás à reflexão o caminho de caridade que a Igreja trilha, na sociedade, em vista de uma nova evangelização para novos tempos; caminho este que a Arquidiocese de Fortaleza colocará no centro das discussões em 2015, no seu ano centenário.
A organização do Congresso espera 100 inscritos da JMV dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão e a presença do Conselho Nacional da associação nos três dias de programação. Oficinas com as temáticas “Comunicar para evangelizar”, “Evangelização e arte” e “Estratégias para a realização de encontros” serão ministradas.
Para participar do Congresso Mariano da JMV Fortaleza o proponente deve ser membro da associação, estar inscrito no site www.jmvfortaleza.org até o dia 08 de novembro e pagar uma taxa de R$ 40,00 na recepção do evento. Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas através do correio eletrônico congresso@jmvfortaleza.org.
Serviço
VIII Congresso Mariano da JMV Fortaleza
Tema: “Com Maria, somos chamados à caridade para a nova evangelização”
Data: 21, 22 e 23 de novembro de 2014
Local: Casa de Retiro Família Cristã (Lagoa do Banana 60175195 Caucaia, CE)
Inscrições: www.jmvfortaleza.org
Informações: 085 8848 4756 (oi) e 085 9998 1650 (tim), com Catarina Érika, ou no correio eletrônico congresso@jmvfortaleza.org
Por Organizadores do VIII Congresso Mariano da JMV Fortaleza

“A eficácia dos vossos esforços pastorais e administrativos é fruto da vossa fé, unidade e espírito fraterno”: o Papa aos Bispos do Malawi

2014-11-06 Rádio Vaticana
O Santo Padre recebeu em audiência na manhã desta quinta-feira os Bispos do Malawi presentes em Roma em visita “ad limina apostolorum”. Após uma cordial e calorosa saudação de boas vindas o Papa intercedeu para que os santos Pedro e Paulo intercedam por todos, a fim de que se reforcem os laços de comunhão espiritual entre o Sucessor de Pedro e a Igreja no Malawi.
O Papa começou por manifestar a sua estima pelo excelente trabalho dos bispos no seu ministério. A eficácia dos vossos esforços pastorais e administrativos – disse o Papa Francisco - é fruto da vossa fé, bem como da unidade e espírito fraterno que caracterizam a vossa sua conferência episcopal. Esta comunhão entre vós, reiterou, permitiu-vos falar numa só voz em questões de importância para a nação inteira, assegurando desta forma, juntamente com os vossos sacerdotes, que a mensagem evangélica da reconciliação, justiça e paz seja proclamada para o bem de toda a sociedade.
Desejo também exprimir o meu apreço – continuou o Papa - pelo admirável espírito do povo malawiano que, apesar de ser confrontado com muitos obstáculos e desafios, continua forte no seu compromisso com a vida familiar, pois é na família, com a sua capacidade única para formar cada um dos membros, especialmente os jovens, em pessoas de amor, sacrifício, compromisso e fidelidade, que a Igreja e a sociedade no Malawi vai encontrar os recursos necessários para renovar e construir uma cultura de solidariedade.
O Papa em seguida encorajou os Bispos a terem sempre presentes, nos seus esforços de difundir o evangelho, as necessidades, experiências e realidades das famílias, visto que não existe nenhum aspecto da vida familiar - infância e juventude; amizade, noivado e matrimónio; intimidade conjugal, fidelidade e amor; relações e apoio interpessoais - que é excluído do amor de Deus comunicado através dos Evangelhos e ensinado pela Igreja. Assim, fazendo tudo o que puderem para apoiar, educar e evangelizar as famílias, especialmente aquelas em situações de dificuldades materiais, crise, violência ou infidelidade, trareis um benefício inestimável para a Igreja e toda a sociedade do Malawi.
Em particular o Papa Francisco recomendou aos Bispos do Malawi para mostrarem proximidade para com os sacerdotes, escutando-os e apoiando nas suas necessidades. E uma das formas indispensáveis para mostrar este amor e cuidado paternal é fornecer aos candidatos ao sacerdócio uma formação humana cada vez mais completa, da qual depende uma formação espiritual, intelectual e pastoral integrada – sublinhou o Papa. E falou também dos jovens, parte preciosa do Malawi de hoje e promessa do seu futuro.
Por último o Papa manifestou a sua proximidade para com as muitas pessoas no Malawi que vivem na pobreza e que têm esperança de vida muito reduzida por causa do HIV / SIDA, e em particular às crianças órfãs e os pais deixados sem amor nem apoio, por causa desta doença, e pediu para os bispos transmitirem a sua gratidão aos muitos homens e mulheres que trabalham nas instituições católicas de saúde.
E terminou confiando todos à intercessão de Maria, Mãe da Igreja, e concedo a sua Bênção Apostólica, extensiva a todos os queridos sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis leigos de Malawi.

Fonte: News.VA

Papa nomeia bispo para Barretos e coadjutor de Aracaju

nomeacao300O papa Francisco nomeou ontem, 05 de novembro, dom João José Costa como bispo coadjutor da arquidiocese de Aracaju (SE), transferindo-o da sede episcopal de Iguatu (CE). Na mesma data, Francisco nomeou dom Milton Kenan Júnior como bispo da diocese de Barretos (SP), transferindo-o do ofício de bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e titular de Acqye di Bizacena.
Natural de Taiúva, dom Milton nasceu no dia 24 de novembro de 1963. Recebeu ordenação episcopal em 27 de dezembro de 2009. Tem  como lema “Em tuas mãos”. Possui mestrado em Teologia Espiritual pela Pontifícia Faculdade de Espiritualidade “Teresianum”, em Roma.
Dom João José Costa é natural de Lagarto (SE), nasceu em 24 de junho de 1958. Foi nomeado bispo da diocese de Iguatu pelo papa emérito Bento XVI, no dia 07 de janeiro de 2009. Escolheu o lema “Servo por amor”. É membro da Ordem do Carmo (OCarm) e foi Prior do Convento do Carmo de São Cristóvão, em Sergipe.

Marcha pela Vida 2014 já tem data marcada e o tema será Adoção

CartazA Marcha pela Vida, iniciativa do Movida – Movimento em Favor da Vida e Não Violência, em Fortaleza, já tem data, local e tema definidos para este ano. Ocorrerá em 23 de novembro, na Avenida Beira-Mar, tendo a Adoção, como questão a ser levada às ruas para sensibilizar e conscientizar o público. O Movida é referência nacional por sua atuação em defesa da vida. O Movimento tem levado à sociedade a discussão de temas como os riscos e consequências do aborto e a importância do Estatuto do Nascituro.
“A Marcha desse ano tem como objetivo conscientizar a importância da adoção, incentivá-la para uma maior continuidade da família e solidarizar-se com aqueles que por dificuldades junto a burocracia e a lentidão dos pedidos que tramitam no Judiciário não conseguem realizar a adoção de forma rápida ou concluir o processo”, informa Jefferson Vale, integrante do Movida.
Os integrantes do Movida entendem que dar o filho para adoção é uma boa solução para aquelas mulheres que desejam abortar. Além disso, mesmo que a maioria das mães optem por levar a frente não só a gravidez, como dar continuidade a criação e educação dos filhos, ainda existem muitas crianças em orfanatos e até vivendo nas ruas, precisando de uma família.
A Marcha também será uma oportunidade para o Movimento reforçar o apoio ao Estatuto do Nascituro, representado pelo projeto de lei nº478/07, que visa a integral defesa da vida humana desde a concepção e reforça os direitos e garantias fundamentais presentes especialmente no Art. 5 da Constituição Federal. “A proteção do nascituro é uma prioridade para que as leis e políticas públicas tornem essa proteção um direito do não-nascido e um dever das autoridades em cumpri-la e não uma simples possibilidade”, diz Jefferson.
A presidente do Movida, Karla Montenegro, tem boas expectativas para esse ano: “Esperamos que a Marcha com esse tema ganhe um maior acolhimento e simpatia da sociedade de Fortaleza, pois mostramos efetivamente que há alternativas ao abortamento. A Adoção vem ser um dos carros chefes do Pró-Vida, pois não beneficia apenas o nascituro que poderia ser abortado, mas toda uma nova família.”
O Movida avalia que 2012 e 2013 foram anos de ampliação das relações com as instâncias da capital cearense e de muitas outras conquistas, um exemplo disso foi a aprovação por parte da Câmara Municipal de Fortaleza do projeto de lei nº 223/2012, que instituiu a Marcha pela Vida Contra o Aborto no calendário oficial de Fortaleza.
O Movida é um movimento ligado ao Movimento Nacional da Cidadania pela Vida Brasil sem Aborto, trabalhando campanhas a nível estadual e nacional.
Mais informações:
– Telefone: (85) 3244-1094
– Site: movida.org.br
– Facebook: /marchapelavidafortaleza

Dados Gerais
Marcha Pela Vida Contra o Aborto – 2014
– Data: 23 de Novembro
– Hora: 16h (Concentração)
– Local: Aterro da Praia de Iracema (dirigindo-se até a Praça dos Estressados)

Movida (Movimento pela Vida e Não Violência)
Av. Desembargador Moreira, 2120 – Sala 1304
Aldeota / Fortaleza / Ceará / CEP 60170-002
+ 55 85 3244-1094 / movida@movida.org.br
www.movida.org.br

Por Marcha Pela Vida Contra o Aborto

Assembleia Arquidiocesana anual das Comunidades Eclesiais de Base

caminhada
CEBs  –   Memória e Profecia, contagiando de esperança os desanimados, proclamando a libertação dos cativos, conservando a memória perigosa de Jesus

“E nós cremos na igreja mãe que é comunidade e tem sabor de CEBs para nós, estamos com Maria e também com Madalena, queremos mais amor de mãe carinho de mulher, tradições só de homens não valem mais a pena, nós cremo, sim, em Débora em Sara e Ester”
Nos dias 15 e 16 de novembro próximos, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, acontecerá a Assembleia Arquidiocesana anual das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs na consciência de que nossas comunidades de base continuam vivas e vivendo a fé a partir de um compromisso com a justiça e a esperança para os Pobres e excluídos deste mundo, querendo que este mundo tenha mais vida e vida em plenitude (Jo 10, 10).
A assembleia, com muita pertinência e espírito de participação, quer avaliar a caminhada pastoral de 2014, a partir de nossos compromissos assumidos em 2013, na última assembleia,  e, ao mesmo tempo, planejar as atividades para 2015. O tema central para reflexão e discussão coletiva e plural, num clima de fé e corresponsabilidade missionária, é: CEBs – Igreja doméstica em sua espiritualidade e essência!
Convidamos com alegria a todos e todas a participarem, pessoas que estão nos diferentes lugares de nossa Arquidiocese, que fazem um trabalho de CEBs, que assumem a causa dos injustiçados, os que estão no sertão e na praia e os da grande cidade para juntos celebrarmos a vida e a fé, fazermos nosso momento de estudo e reafirmamos nossos sonhos com vistas à construção da Civilização do Amor, a sociedade do Bem Viver.
A assembleia começará às 8h do sábado, dia 15, e se estende por todo o dia; continua no domingo, até meio dia. Pelo que puder levar para compartilhar nas despesas, junto com a vontade e sua presença, seremos gratos, pois se mostra na prática o desejo de vivermos a vontade de Deus: um mundo de irmãos e irmãs!
Coordenação Ampliada Arquidiocesana de CEBs

“Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”: Rede Cáritas Ceará traz o tema da Campanha Mundial de 2014 para a Semana da Solidariedade

caritas400Todos os anos no início do mês de novembro a Rede Cáritas Brasileira realiza a Semana da Solidariedade, um momento dedicado à reflexão sobre a situação social em que vivemos e à ação solidária que possibilite transformações através da participação cidadã.
Assim como no ano de 2013, a Rede Cáritas traz para a Semana da Solidariedade o tema da Campanha Mundial lançada pela Cáritas Internacionalis, “Uma família humana, alimentos para todos”. No Brasil, o tema da campanha ganhou novos contornos a partir de nosso contexto e realidade social, ganhando o título de “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”. A perspectiva é a do trabalho a partir de questões como a soberania alimentar e a justiça social.
A Semana da Solidariedade tem como marco nesse ano o dia 7 de novembro e se estende até o dia 14. As Cáritas Diocesanas que compõem a Rede Cáritas Ceará realizarão atividades com foco na Campanha Mundial.
O que é a Campanha e como participar?
A Campanha Mundial “Uma família humana, alimentos para todos” lançada no dia 10 de dezembro de 2013 – no Dia Internacional dos Direitos Humanos, tem como objetivo central colaborar com a erradicação da fome e da pobreza no mundo.
Em primeiro lugar, a partir da sensibilização e da mobilização da própria Igreja e de seus organismos para a realidade da fome, da miséria e das desigualdades. Em segundo, pelo diálogo com a sociedade através das ações promovidas pela própria Rede Cáritas e pela Igreja no enfrentamento a essas duras realidades. A Rede Cáritas Ceará, por exemplo, trabalha intensamente com projetos de acesso à água, produção agrícola familiar e agroecológica, articulação com catadoras e catadores de materiais recicláveis, contribui com formação de redes de economia solidária e promove a participação de comunidades na defesa de seus direitos.
Uma das principais estratégias da Campanha no Brasil é realizar um processo de escuta e diálogo para identificar como as próprias pessoas empobrecidas enxergam a realidade de miséria no país. O material dessas conversas será compilado para a construção de um mapa nacional sobre fome, pobreza e direitos. Também estão previstas a realização de audiências públicas locais, regionais e nacionais sobre o tema.
Pela Caritas Internacionalis um projeto de lei será produzido sobre o direito à alimentação. O intuito é que as Cáritas de todo o mundo possam incentivar a adoção da lei por seus governos. A entidade também irá defender na Organização das Nações Unidas uma sessão sobre o direito à alimentação, prevista para ocorrer em 2015 durante a assembléia geral.
Dados da concentração de renda e da desigualdade no mundo e no Brasil
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) de 2013, 842 milhões de pessoas ainda passam fome no mundo, ou seja, um em cada oito seres humanos.
De acordo com o Relatório da Riqueza Global, lançado ano passado pelo banco suíço Credit Suisse, se a riqueza produzida em todo o mundo em 2013, que foi de UU$ 241 trilhões, fosse distribuída em partes iguais entre as pessoas adultas do planeta, cada um iria receber UU$ 56.600,00. O relatório ainda aponta que os 10% mais ricos controlam 86% da riqueza global, enquanto apenas 32 milhões de adultos em um mundo com sete bilhões de habitantes, possuem 41% da riqueza mundial. Além disso, dois terços dos adultos da humanidade – 3,2 bilhões – só conseguem dividir 3% da riqueza mundial.
No Brasil, sexta economia mais rica do mundo, 57 milhões de pessoas ainda vivem em estado de pobreza, ou seja, sobrevivendo com meio salário mínimo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo com programas de distribuição de renda promovidos pelo Governo Federal, 20% dos mais ricos ainda detém 63,8% da renda nacional, enquanto os 20% mais pobres acessam apenas 2,5% de toda a riqueza que é produzida pelo país.
A Cáritas acredita que esta é uma crise moral e humanitária. Ela é agravada por políticas e práticas desleais, tais como distorção de mercado – devido à especulação financeira excessiva em produtos alimentares -, os conflitos armados, o desvio de recursos alimentares do consumo para a produção de energia, o desperdício de alimentos e a falta de acesso a mercados para os produtores de países em desenvolvimento. Mais informações no site: www.caritas.org.br
PROGRAMAÇÃO PARA SEMANA DE SOLIDARIEDADE
Fortaleza
·         06 a 08 de novembro: Encontro Interregional Nordeste para refletir a campanha Mundial: “Uma Família Humana: Pão e Justiça para todas as pessoas” em Aquiraz.
·         07/11, de 14h30 às 18h – Dia de Mobilização nacional de Combate à fome e à pobreza no Jangurussú junto a Ascajan (Associação de catadores e catadoras do Jangurussú) e à comunidade com visita às famílias e diálogo sobre o tema da campanha. Haverá cortejo temático sobre pão, justiça, paz e esperança e no fim da tarde celebração ecumênica no Salão Pastoral Santo Antônio.
·         09/11 – Missa na TV Ceará às 8h da manhã para celebrar o momento da Campanha Mundial.
·         Postagens nas redes sociais sobre “O que é solidariedade”.
Itapipoca:
·         Dias 13 e 14 – Lançamento nas rádios da Campanha Natal de paz sem fome que se estenderá até o dia 23 de dezembro e da Rede Permanente de Solidariedade na comunidade Raposa.
CONTATOS:
Raquel Dantas (85) 9936 5373 / Jeane Freitas (85) 9808 1066 – 3231 4783 / Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza (85) 3388 8716 / Ana Maria Freitas (85) 8614 3495.
Por Jeane Freitas, Cáritas Regional Nordeste I

Papa recebe Aliança Evangélica e elogia esforços ecumênicos

2014-11-06 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) - Na manhã de quinta-feira, 06, o Papa recebeu um grupo de membros da Aliança Evangélica Mundial. Fundada em 1951 por cristãos de 21 países, a AEM é uma estrutura global que reúne 160 milhões de cristãos evangélicos em 111 países.
«A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo, que se entregou por nossos pecados, para nos libertar da perversidade do mundo presente, segundo a vontade de Deus, nosso Pai» (Gal 1,3-4).
Com esta citação do Apóstolo Paulo, o Papa iniciou seu breve discurso aos membros da Aliança, na Biblioteca do Vaticano. Depois de reiterar que a realidade da unidade da fé tem seu fundamento no Batismo – dom divino que temos em comum – Francisco recordou ainda uma verdade fundamental e consoladora:
O Senhor sempre nos precede com o seu amor e sua graça. Precede as nossas comunidades; antecipa e prepara os corações daqueles que anunciam o Evangelho e daqueles que o acolhem”.
Desde o início, sempre houve divisões entre os cristãos, e ainda hoje, infelizmente, persistem rivalidades e conflitos; uma situação que, segundo o Papa, enfraquece a nossa capacidade de cumprir o mandamento de pregar o Evangelho a todas as nações.
A realidade de nossas divisões deturpa a beleza da túnica inconsútil de Cristo, mas não destrói completamente a profunda unidade gerada pela graça em todos os batizados”, disse Francisco, mencionando o decreto sobre o ecumenismo ‘Unitatis redintegratio’, do Concílio Vaticano II. “Certamente a eficácia do anúncio cristão seria maior se os cristãos superassem suas divisões, celebrassem os Sacramentos e testemunhassem a caridade juntos”.
O Papa se disse satisfeito pelos esforços conjuntos do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e da Comissão Teológica da EAM, pois esclareceram os mal-entendidos e abriram caminhos para superar preconceitos.
Terminando, Francisco se disse confiante que o Espírito Santo inspire na Igreja a coragem para perseverar e tentar novos métodos de evangelização: “Que esta nova etapa no relacionamento entre católicos e evangélicos permita realizar plenamente a vontade do Senhor de levar o Evangelho até os extremos confins da terra”, concluiu, pedindo orações de todos para si e seu ministério.

(CM) Fonte: News.VA