sábado, 9 de fevereiro de 2013

Evangelho do Dia-Mc 6,30-34

Ano C - Dia: 09/02/2013



Um deserto para descansar

Leitura Orante

Mc 6,30-34

Os apóstolos se reuniram junto de Jesus e lhe contaram tudo o que tinham feito e ensinado. Ele disse-lhes: "Vinde, a sós, para um lugar deserto, e descansai um pouco!" Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham nem tempo para comer. Foram, então, de barco, para um lugar deserto, a sós. Muitos os viram partir e perceberam a intenção; saíram então de todas as cidades e, a pé, correram à frente e chegaram lá antes deles. Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão e encheu-se de compaixão por eles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas.Os apóstolos se reuniram junto de Jesus e lhe contaram tudo o que tinham feito e ensinado. Ele disse-lhes: "Vinde, a sós, para um lugar deserto, e descansai um pouco!" Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham nem tempo para comer. Foram, então, de barco, para um lugar deserto, a sós. Muitos os viram partir e perceberam a intenção; saíram então de todas as cidades e, a pé, correram à frente e chegaram lá antes deles. Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão e encheu-se de compaixão por eles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas.

Leitura Orante

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos que se encontram neste espaço para meditar a Palavra de Deus:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
"Espírito Santo,
tu que vieste dos céus abertos, do Pai,
e que permaneceste conosco, em Jesus,
tu que habitas, pela fé, nos nossos corações,
abre-nos à Palavra!
Seja a nossa inteligência e a nossa vontade,
terreno bom,
onde tu possas trabalhar com liberdade,
de modo que a nossa vida
seja sinal eloquente da tua caridade.
Amém."

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mc 6, 30-34, e observo a atenção de Jesus aos que sofrem.
Jesus "teve pena daquela gente". Nós, Igreja, temos o mesmo sentimento. Como dizem os bispos em Aparecida:
"Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)." (DAp 32).

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Tenho os mesmos sentimentos de Jesus Cristo e da Igreja? Como olho as pessoas que estão "à beira do caminho" ou que parecem "ovelhas sem pastor"?

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a
Oração a Nossa Senhora dos cuidados Humanos
Dom Hélder Câmara
Mãe, me alegra tanto ver o globo em tuas mãos!
Mas é globo muito pequeno e temo que dentro dele
nossas grandes angústias sofram muita redução.
Olho de novo e descubro: o globo pequeno
tem justamente a virtude de reduzir ao tamanho exato
os dramas que nos parecem imensos e no entanto cabem e sobram
na concha de duas mãos.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é voltado para os que mais sofrem.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sugestões:

- Campanha da Fraternidade 2013 - Veja informações no blog:
http://comunicacatequese.blogspot.com.br/

Irmã Maria da Purificação e do Amor Misericordioso – celebração do sétimo dia de falecimento


irmaFotos da Missa de 7º de falecimento de  Irmã Maria da Purificação e do Amor Misericordioso.
Irmã Maria da Purificação e do Amor Misericordioso faleceu na manhã do dia 31. Era natural de Mauriti-CE, tinha 74 anos e pertencia à Ordem da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, mais conhecida como Irmãs Carmelitas. A religiosa faleceu vítima de infecção generalizada. No próximo dia 2 de fevereiro completaria 48 anos de Carmelo. Muito querida pelos seminaristas, sacerdotes e leigos que visitavam o Carmelo e, encontravam nela uma pessoa marcada pela simplicidade, alegria e feliz por sua vocação. Sem dúvida uma mulher de oração e comunhão com Deus.
Fotos: Alexandre Joca, Pascom da Arquidiocese de Fortaleza.

“A Palavra de Deus na Vida da Gente” foi tema da 4ª Semana Catequética da EPAC


espac300A ESPAC – Escola de Pastoral Catequética realizou de 04 a 07 de Fevereiro de 2013 sua 4ª Semana Catequética, com o tema: A Palavra de Deus na Vida da Gente: A Palavra como fundamento da Catequese hoje. Pe. Justino Martinez fez a conferência de abertura. O objetivo da semana era refletir a Palavra de Deus como fundamento da educação da fé, animando e incentivando os catequistas para um maior compromisso com a vivência da Palavra na Catequese e na vida. Desta forma, a semana entrou em sintonia com o Sínodo dos Bispos e o 1º Congresso Brasileiro de Animação Bíblica que refletiram a centralidade das Sagradas Escrituras na vida da Igreja, na ação pastoral. Quatro sub-temas foram refletidos nas janelas de trabalho: A Palavra de Deus na Iniciação à Vida Cristã; assessores: Erivan Ferreira e Fernando Paixão; Palavra de Deus e a Juventude Hoje, Assessora Ir. Jacqueline Martins; A Mídia na Catequese, assessora: Jeane Freitas; A Música na Educação da Fé, assessor: Fernando Cavalcante
Trezentos catequistas e agentes de pastoral vindos das Regiões: Bom Jesus dos Aflitos, Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora da Conceição, São José, Nossa Senhora dos Prazeres, São Pedro e São Paulo participaram ativamente da semana.
Esperamos que as reflexões feitas durante a semana tenham aquecido o coração dos catequistas e os desafiados a fazerem uma catequese a partir da Palavra de Deus, e que conduza a um maior compromisso com o Projeto de Deus na Igreja e, sobretudo, na Sociedade.
Agradecemos a todos que participaram e principalmente a todos que colaboraram para que a semana acontecesse. Que a ação catequética mediada pela Palavra de Deus, produza muitos frutos.
Por ESPAC – Escola de Pastoral Catequética.
Fotos: Por Alexandre Joca, Pascom da Arquidiocese de Fortaleza – Clique aqui.

Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio, lança Campanha da Fraternidade 2013 e abre a Quaresma

cfA CF será aberta na Arquidiocese em dois momentos. O primeiro acontecerá no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja no dia 13, Quarta-Feira de Cinzas, às 14 horas, durante uma Coletiva de Impressa concedida pelo Arcebispo de Fortaleza. Representantes de setores eclesiais e civis relacionados à juventude também estarão presentes. O segundo momento se dará na Catedral Metropolitana de Fortaleza, às 18h30min, com uma Celebração Eucarística que abrirá o tempo da Quaresma. Na ocasião dom José Antonio também lançará a Campanha da Fraternidade. Durante a Coletiva a Equipe de Campanhas apresentará um balanço das atividades e contribuições no ano passado.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, anualmente promove no período da Quaresma a Campanha da Fraternidade, CF, cujo objetivo é proporcionar a seus fiéis e à sociedade uma reflexão sobre um tema de abrangência social, levando-os a uma conversão, mudança de atitudes pessoais e coletivas.
O tema da CF 2013 é “Fraternidade e Juventude” e o lema “ Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). O objetivo geral é “Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para o seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz (Texto-Base da CF 2013).
Clique aqui e veja o folder e os projetos apoiados pelo Fundo Arquidiocesano de Solidariedade.
Informações com Marta Andrade, Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza, (85) 3388.8703, (85) 9921.6742, ou com Rosélia Follmann, coordenadora de Campanhas da Arquidiocese de Fortaleza, (85) 3388.8701, 9987.1034. O Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja fica na Rua Rodrigues Júnior, 300, Centro – Fortaleza, CE.

Cuba: Autorizada a construção de igreja com altar usado por Bento XVI em sua visita ao país

Papa Bento XVI
HAVANA, 08 Fev. 13 / 11:09 am (ACI).- O Conselho Provincial da Administração da província de Santiago de Cuba aprovou a devolução de dois templos e uma casa paroquial, assim como a construção de um templo que albergará o altar usado pelo Papa Bento XVI durante a Missa que celebrou nesta província.

“Em comemoração à visita do Papa Bento XVI, foi dada a autorização para construir um novo templo no Distrito José Martí desta cidade. Para isto, se utilizará a estrutura do altar construído na Plaza Antonio Maceo para a celebração eucarística, presidida pelo Santo Padre, em 26 de março do ano passado, e que foi doada para esse fim”, informou o site do Episcopado cubano neste 28 de janeiro.

O comunicado também informou que foi autorizada “a construção de um templo no Distrito Abel Santamaría, nessa região se encontrava a capela de São José, construída nos anos 50 do século XX. O local é utilizado há muitos anos pela Academia de Ciências da província Santiago de Cuba”.

Também será erguido “um templo no povoado de San Benito del Crucero. O local foi convertido em uma padaria da localidade”.

Do mesmo modoserá entregue à Igreja local a casa pastoral do templo de Nossa Senhora da Caridade, em Cuabitas, “uma vez que esteja concluído o atual ano escolar, pois na mesma funcionou uma pequena escola primária até hoje”.

Entretanto, informou-se que “não seria devolvido o templo paroquial do Cobre que atualmente é uma dependência do ministério Comércio Interior”. O Episcopado recordou a importância histórica e cultural desta paróquia que existe desde 1601 e albergou a imagem da Virgem da Caridade “em diferentes épocas e por diferentes motivos”.

Este anúncio se une ao já realizado pelo Conselho de Administração provincial pelo Granma (jornal oficial do governo comunista) no último 19 de dezembro, quando concordou-se em restituir as propriedades de um antigo colégio, uma Capela e dois terrenos para a construção de templos à Diocese de Santísimo Salvador de Bayamo-Manzanillo.  Fonte: Acidigital