segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Dica importante : O melhor Remédio



O melhor remédio para a preocupação é Deus

Naqueles dias em que sua cabeça está cheia de preocupações. Quando tudo parece não estar indo bem. Os problemas estão se avolumando... e você sente estar embaixo de uma pilha de coisas ruins... o melhor remédio é Deus!

Jesus disse: não viva com preocupações. Não se preocupe com o que comer e beber. Nem com o que roupa vestir. Afinal de contas, a vida não é um bem maior do que todos os outros?

Veja os pássaros do céu: não semeiam, nem colhem, nem fazem estoque de alimento. Deus os alimenta e os mantém vivos.

Olhe as flores do campo: não trabalham nem se ocupam... entretanto, nada é mais belo do que elas, nem mesmo a roupa mais cara e bonita feita por mãos humanas. Se Deus cuida com tanto amor das flores, ele cuidará ainda melhor de você, que é seu bem mais precioso.

Não perca tempo com preocupações inúteis. Nem com pensamentos que não levam a lugar nenhum. Deus, que tudo vê, sabe do que você precisa.

Ponha Deus em seu coração. Viva os valores cristãos no dia-a-dia.
Seja bom, correto e justo. E você terá todas as coisas... todas as cosias realmente importantes para sua vida!

Não se preocupe com o que virá. Viva cada dia ao máximo!                       Fonte: Rainha da Paz

Conclave para eleger o novo Papa poderia começar antes do 15 de março, afirma porta-voz do Vaticano


VATICANO, 17 Fev. 13 / 12:23 pm (ACI/Europa Press).- O Conclave para escolher o sucessor do Papa Bento XVI poderia começar antes da data inicialmente estimada para o 15 de março, sempre e quando se encontrarem em Roma o número de cardeais suficiente para escolher seu substituto, conforme informou ontem, 16, o porta-voz do Vaticano, o Padre Federico Lombardi.

O Padre Lombardi indicou que as regras eclesiásticas pelas que guiam a formação do conclave podem ser interpretadas de diferente maneira neste caso concreto, dadas as circunstâncias históricas.

Em um primeiro momento, o Padre Lombardi tinha estimado que o conclave começaria entre o 15 e 20 de março, segundo os princípios originais de sucessão, mas este sábado 16 de fevereiro reconheceu que a data se pode ser adiantada ao tratar-se de uma demissão anunciada e não de uma súbita morte papal.

Por outro lado, o Padre Lombardi publicou um editorial no qual defende a figura de Bento XVI e sua renúncia como "um gesto de sabedorias cristã e humana admiráveis", motivado por seu fraco estado de saúde. Em seu texto, recolhido pela Radio Vaticano, o sacerdote jesuita nega categoricamente que Bento XVI tenha renunciado por sua incapacidade para administrar o cargo.

O Papa "não tomou esta decisão porque sentia que já não era capaz de guiar a Cúria Romana, como alguns acreditam, mas sim porque os enormes problemas que hoje enfrentam a Igreja e o mundo necessitam de grande energia e de um tempo no cargo proporcional às iniciativas pastorais que necessitam de grande amplitude e não pouca longevidade".

Segundo o sacerdote, o Papa Bento XVI "não nos abandonou em tempos de dificuldade".


Fonte: Acidigital

Encontro marcado com os jovens


Encontro marcado com os jovens.

Este ano de 2013 nos convoca de modo todo particular a um encontro marcado com os jovens.Arcebispo Dom José AntonioEvento central será a  JMJ – Jornada Mundial da Juventude com o encontro do Santo Padre com os jovens na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho.
Precede a JMJ uma programação preparatória que está se desenvolvendo em toda a Igreja, especialmente no Brasil, sede da Jornada. Acontecerá na semana anterior à JMJ, nas dioceses de todo o Brasil, a Semana Missionária. A mesma reunirá os jovens locais e jovens peregrinos que assim desejarem, vindos de todos os cantos da Terra. As dioceses com suas paróquias e comunidades estão se preparando para receber os jovens peregrinos da JMJ e a Semana Missionária com sua programação própria.
A este encontro mais amplo marcado com os jovens, acresce-se a Campanha da Fraternidade 2013 dedicada à Juventude no tempo da Quaresma em sua preparação para a Solenidade da Páscoa. Inicia-se a CF 2013 na Quarta-feria de Cinzas, dia 13 de fevereiro, dia em que começa o Tempo Quaresmal. Fraternidade e Juventude é o tema. “Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8)” é o lema. “Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para o seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundada na cultura da vida, da justiça e da paz” é o objetivo desta Campanha.
Temos assim um encontro marcado com os jovens para acolhê-los com todo amor que nos vem de Deus e com toda a esperança humana no novo da vida. Assim será possível oferecer aos jovens uma oportunidade de encontro pessoal com Jesus Cristo, que realizará com eles o projeto de uma vida plena. Deste encontro que é conjunto surge a comunhão eclesial e comunitária que os sustenta na caminhada da vida – para que possam contribuir com seus próprios dons e talentos para o bem de todos. Vidas úteis e significativas. Teremos na jovem geração os agentes do novo, os construtores da esperança , os protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
E como estamos vivendo, por proposta do Santo Padre Bento XVI, o Ano da Fé (de 11 de Outubro de 2012 até 24 de Novembro de 2013), nada melhor que oferecer aos jovens o dom maravilhoso do Amor de Deus que nos é dado na Fé. Instrumento desta proposta respeitosa do encontro com Deus Pai em Cristo é o Catecismo da Igreja Católica, onde se apresenta a doutrina da Fé Cristã – luz e vida.
Ampliando e concretizando o chamado feito por Deus aos jovens, e por iniciativa das diversas forças jovens presentes no Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza, estaremos nos sábados da Quaresma (16 e 23 de fevereiro; 9 e 16 de março) nos encontrando com os jovens na Catedral Metropolitana para uma tarde de partilha de Fé.
Como bem dizia o Beato Papa João Paulo II: “evangelizar é oferecer a Fé de modo respeitoso à inteligência e à liberdade das pessoas”.
Assim os mesmos jovens se unem conosco para este testemunho que leve outros companheiros de juventude à resposta: “Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8)”.
O que sabemos enfim é que Jesus tem um encontro marcado com os jovens; é que nós mesmos com Ele temos um encontro marcado com os jovens.  

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza        Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Comentando o Evangelho

Apelo a viver na caridade

Trata-se de um discurso escatológico que, de certa maneira, resume todo o evangelho e, de modo particular, o essencial dos capítulos 24 e 25 de Mateus. A imagem da separação das ovelhas pelo pastor vem de Ez 34,17-22. A separação é feita em razão da vida vivida na caridade ou em oposição a ela. Somente o olhar penetrante do pastor pode conhecer, com verdade, o que cada um é e a sua real situação. O texto é um apelo a viver na caridade, pois, mesmo se tudo está remetido à misericórdia de Deus, o critério último da salvação é o amor.
Carlos Alberto Contieri,sj ( Fonte: Paulinas )

Evangelho do Dia -Mt 25,31-46


Ano C - Dia: 18/02/2013



Deus nos "pequenos"
Leitura Orante


Mt 25,31-46

"Quando o Filho do Homem vier em sua glória, [...] ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda. O Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou [...]. Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me'. Os justos lhe perguntarão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?' O Rei lhes responderá: 'todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, [...] foi a mim que o fizestes!' O Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, [...]. Pois eu estava com fome, e não me destes de comer; com sede, e não me destes de beber; eu era forasteiro, e não me recebestes em casa; nu, e não me vestistes; doente e na prisão, e não fostes visitar-me'. E estes responderão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, forasteiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos?' O Rei lhes responderá: 'todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer!' E estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna."
Leitura Orante
Graça e Paz
a todos
os que se reúnem aqui,
na web,
em torno da Palavra.

Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:
(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio com atenção, na Bíblia, o texto: Mt 25,31-46:
Esta passagem sobre o julgamento final só é descrita por Mateus. Não aparece nos outros evangelhos. Mateus quer insistir sobre um aspecto da vivência cristã. Qual aspecto? No juízo se manifestará a verdadeira identidade da pessoa, a qual, aliás, o cristão já conhece desde agora: só o amor aos irmãos é o que dá ao homem consistência e salvação; só no amor aos irmãos se encontra concretamente o Senhor. Tiago dirá: "A fé sem obras é morta". (Tg 2,17).

2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
- Pergunto-me agora:
- Hoje, na minha realidade, quem são as "mais humilde pessoas" de que Jesus fala no Evangelho? Quais são as pessoas a quem devo amar mais?
- O Senhor não partiu, mas ficou. Ele disse: "Estarei com vocês todos os dias" (Mt 28,20). É o Deus conosco. Quais são os lugares concretos e os objetivos onde se faz presente? Os bispos, em Aparecida, disseram: "Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: "Amem-se uns aos outros, como eu os amei" (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, "todos reconhecerão que sois meus discípulos" (Jo 13,35)." (DAp 138).

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo a canção inspirada em
1Cor 13: Hino ao amor
Se eu não tiver amor, eu nada sou, Senhor!
Se eu não tiver amor, eu nada sou, Senhor!
1. O amor é compassivo, o amor é serviçal,
o amor não tem inveja, o amor não busca o mal.
2. O amor nunca se irrita, não é nunca descortês,
o amor não é egoísta, o amor nunca é dobrez.
3. O amor desculpa tudo, o amor é caridade,
não se alegra na injustiça, é feliz, só na verdade.
4. O amor suporta tudo, o amor em tudo crê,
o amor guarda a esperança, o amor sempre é fiel.
5. Nossa fé, nossa esperança, junto a Deus, terminará,
mas o amor será eterno, o amor não passará.
Veja também o vídeo Hino ao amor. Acesse:
http://youtu.be/mCwumbgmDPc

4. Contemplação(Vida/ Missão) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? Vou contemplar o mundo de hoje com o olhar de Jesus, na certeza de que o que faz a pobreza ou a nobreza do meu ser é a minha capacidade de amar. Recordo a expressão de são João da Cruz: "No entardecer de nossas vidas, seremos julgados sobre o amor".

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.