segunda-feira, 10 de junho de 2013

Comissão para Ecumenismo promove intercâmbio entre Regionais da CNBB

Ecumenismo07062013
Nos dias 3 e 4 de junho reuniram-se, em Florianópolis (SC), representantes das comissões regionais para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso dos Regionais Sul I, III e IV da CNBB. Proposta pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, a reunião teve como objetivo possibilitar o intercâmbio das experiências de diálogo ecumênico e inter-religioso realizadas nesses Regionais, bem como refletir sobre os desafios e buscar caminhos para superá-los e traçar projetos comuns para fortalecer a caminhada ecumênica na região sul do Brasil.
O encontro foi coordenado pelo presidente da Comissão, dom Francisco Biasin. Contou, ainda, com a presença do presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, dom Manoel Francisco, atual bispo referencial para o diálogo ecumênico e inter-religioso do Regional Sul IV.
“O diretório ecumênico orienta para que cada diocese tenha uma pessoa encarregada de dinamizar o ecumenismo, servindo o mesmo para o diálogo inter-religioso. E esta é uma das nossas metas”, explica o assessor da Comissão, padre Elias Wolff. Ele também explicou que a Comissão colabora para que cada Regional possua uma estrutura que dinamize a dimensão do diálogo na Igreja e na sua ação evangelizadora.
Durante o encontro, entre os principais desafios constatados para o fortalecimento do diálogo ecumênico e inter-religioso, estão a proliferação crescente de grupos religiosos de caráter fundamentalista e pouco sensíveis ao diálogo, dentro e fora das igrejas/religiões históricas; a pouca sensibilidade do clero para o valor e a urgência ecumenismo e o diálogo inter-religioso; a pouca formação das lideranças para o convívio, o diálogo e a cooperação com membros de outras igrejas e religiões; a não compreensão de que o diálogo é constitutivo da missão da Igreja.
Para fazer frente a esses desafios, os representantes dos regionais Sul I, III e IV propuseram atividades comuns até 2014, como a criação e fortalecimento de comissões diocesanas que incentivem o diálogo ecumênico e inter-religioso; e a elaboração de subsídios sobre o diálogo para os grupos bíblicos. “A reunião alcançou seus objetivos de convívio, intercâmbio e fortalecimento de um projeto comum. Foi frutífera na compreensão do momento atual do ecumenismo e o diálogo inter-religioso e no estabelecimento de pistas a serem alcançadas a curto e médio prazo”, avaliou padre Elias.
POR: CNBB

Atvidades de divulgação da JMJ em Fortaleza

Está chegando a hora que nossa Igreja viverá mais um momento histórico e que tocará o coração dos nossos jovens. Até lá, vamos nos preparando de corpo, mente e ação para o que estar por vir em nome do Senhor.
Enquanto não “debandamos” para o Rio de Janeiro, do lado de cá, no nosso Ceará, as expectativas aumentam cada vez mais e os voluntários cearenses estão “tinindo”, a ponto de bala para servir na Jornada. Mas, como o dia ainda não chegou, eles se preparam com ações na pré-jornada, traçando algumas atividades que fomentem a divulgação do evento, espiritualidade e missão. São atividades que fomentam a espiritualidade, missão e a divulgação do evento e da Semana Missionária. Confira abaixo nosso calendário oficial até nossa ida para a JMJ.
Pedimos sua colaboração na divulgação destas datas em suas paróquias, comunidades, grupos, pastorais e desde já agradecemos sua atenção e colaboração.
Por: Catarina Érika, Comissão de Articulação dos Voluntários JMJ | Ceará, (85) 88484756/ ou 99981650
Veja o calendário de atividades:
MAIO
Dia/Horário
Atividade
Local
11, às 15h
Missão: visita e doações às idosas
Casa de Nazaré (Montese)
24, às 19h
Blitz de divulgação da JMJ e Semana Missionária, com faixas, bandeiras, apitos, panfletos e música no trânsito.
Av. da Universidade e Av. 13 de maio
25, às 9h
Missão: visita, doações e coroação com crianças
Associação Madre Paulina (Bairro de Fátima)
JUNHO
Dia/Horário
Atividade
Local
08, às 15h30
Adoração
Paróquia São Raimundo
15, às 15h
Missão: visita e doações aos idosos
Lar Torres de Melo
23, 9h
Celebração de expectativa de 1 mês para a Jornada + Blitz com passeata de trio elétrico
Av. Beira Mar
29, 19h
Lazer: Luau
À combinar
JULHO
Dia/Horário
Atividade
Local
07, de 8h às 16h
Retiro espiritual
Casa Inaciana da Juventude
11, às 19h
Missa de envio dos voluntários. Celebração: Dom Rosalvo
Paróquia Bom Jesus dos Aflitos.

Secretaria de Saúde do Estado do Ceará disponibiliza vacinas necessárias para os que irão participar da JMJ

A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará está disponibilizando ao clero de Fortaleza e aos voluntários da JMJ vacinas necessárias para os que irão viajar para o Rio de Janeiro nos dias 23, 24, 25, 26, 27 e 28 de julho – JMJ. Os interessados devem identificar-se como sendo da Arquidiocese de Fortaleza (padre ou voluntário da JMJ) e procurar por Dra. Ana Vilma. O endereço do local da vacinação é Av. Alm. Barroso, 600 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE, e o telefone é (85) 3101-5195.
 Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Ceará realiza II Congresso Estadual da IAM

10 / Jun / 2013 11:08
A Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Ceará realizou, nos dias 7 a 9 de junho, na cidade de Iguatu, o seu II Congresso Estadual. Tendo como tema: “IAM da América a serviço da Missão”, e lema: “Vocês são meus amigos” (Jo 15,14), o Congresso reuniu 150 pessoas de todas as dioceses do Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará), e alguns representantes da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.
A programação contemplou momentos de interação, formação e espiritualidade. Na noite cultural não faltou o forró “Pé de Serra”, quadrilha e apresentações. A ornamentação deu destaque aos cinco continentes, com símbolos missionários, bandeiras, além dos instrumentos típicos do nordeste.
Coube ao secretário nacional da IAM, padre André Luiz Negreiros, abordar o tema central. “Infelizmente, no mundo, ainda temos crianças e adolescentes que são explorados e marginalizados diariamente”, disse o assessor ao apontar desafios como os veículos de comunicação, o trabalho infantil, a exploração sexual, o abandono, as drogas, o abuso sexual e moral, a falta de presença nas escolas, a miséria e inúmeras formas de violências. Padre André pediu dedicação dos grupos nas atividades propostas para vivenciar o Ano da IAM no Brasil. “É importante envolver as crianças e adolescentes em atividades concretas. Isso faz a diferença”, defendeu.
A programação incluiu ainda trabalhos de grupos, seguidos de uma partilha através de encenações. No sábado, dia 8, todos participaram da caminhada até a Catedral onde houve, no fim da tarde, uma missa presidida por dom João José Costa, O.Carm, bispo de Iguatu e vice-presidente do Regional Nordeste 1. Na celebração com o povo, padre André fez uma pequena explanação sobre a Obra da IAM e padre Camilo Pauletti, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) fez a homilia motivando para a dimensão missionária da Igreja. O coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire) Nordeste 1, padre Antônio Lopes de Lima, também participou de todo o encontro.
O Congresso foi enriquecido com vários testemunhos missionários de Irmãs religiosas, jovens e do bispo emérito de Iguatu, dom José Mauro Ramalho, de 88 anos.
“Percebemos que a IAM no estado do Ceará está em crescimento. Hoje, são mais de 500 grupos. Assim também crescem os grupos de Juventude Missionária (JM) e começam a surgir grupos de Famílias e Idosos Missionários. Constatamos ainda, um bom número de religiosas e seminaristas que, junto com os assessores e animadores, fazem uma bonita caminhada, dando força e apoio às Obras Missionárias”, relata padre Camilo. “O Congresso contribuiu para motivar, partilhar, celebrar e buscar forças a fim de continuar a caminhada e ajudar a nossa Igreja a viver em estado permanente de missão. Parabéns ao estado do Ceará, pela esperança que nos dá, no fortalecimento das nossas Obras Missionárias”, conclui o diretor das POM.
“Participo da IAM há 17 anos e a cada ano que passa minha paixão só aumenta”, comenta Sara Guerra Carvalho de Almeida, coordenadora da IAM no Regional Nordeste 1. “Esse ardor missionário é mobilizador e está implícito em minha forma de agir, pensar, trabalhar, estudar e interagir. Essa maneira sutil de servir ao próximo, sem esperar nada em troca, me faz um diferencial nesta sociedade repleta de interesses individualistas”, afirma. “Sai desse Congresso ainda mais apaixonada e derretida de amores pela missão. O carisma das POM me faz uma jovem missionária muito feliz, realizada e mobilizada a ajudar ao próximo. Ver a IAM crescendo, amadurecendo e ocupando espaços importantes na nossa Igreja reforça em mim a vontade de trabalhar ainda mais”, reforça a jovem. Fonte: POM

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos:

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Oração:
Senhor Jesus, não permitas que eu me curve aos caprichos do mundo, e faze-me caminhar firme na estrada das bem-aventuranças.
Primeira leitura: 2Cor 1, 1-7
Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios - 1Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, e a todos os irmãos santos que estão em toda a Acaia. 2A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo! 3Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação, 4que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia! 5Com efeito, à medida que em nós crescem os sofrimentos de Cristo, crescem também por Cristo as nossas consolações. 6Se, pois, somos atribulados, é para vossa consolação e salvação. Se somos consolados, é para vossa consolação, a qual se efetua em vós pela paciência em tolerar os sofrimentos que nós mesmos suportamos. 7A nossa esperança a respeito de vós é firme: sabemos que, como sois companheiros das nossas aflições, assim também o sereis da nossa consolação. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 33
           — Provai e vede quão suave é o Senhor!
— Provai e vede quão suave é o Senhor!


— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
 
Evangelho: Mt 5, 1-12
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 1Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
As bem-aventuranças são um apelo a viver na confiança em Deus
As bem-aventuranças fazem parte do longo discurso denominado sermão da montanha (Mt 5–7). As bem-aventuranças fazem parte de um gênero literário bastante atestado no Antigo Testamento.
A primeira bem-aventurança é o fundamento de todas as demais: “Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (v. 3). Há um espírito dentro do ser humano; ele o recebeu de Deus, que o chamou à existência (cf. Gn 2,7). A pobreza de espírito é uma pobreza em relação a Deus: diante de Deus, o ser humano se encontra “desnudo”. Viver esta realidade de maneira concreta é assumi-la com um coração puro, experimentá-la no mais profundo do ser, lá onde aflora a presença de Deus. Nesse sentido, as bem-aventuranças são um apelo ao discípulo a viver a vida referida a Deus e na confiança nele. O que cada uma das bem-aventuranças promete é que a realidade escatológica constitui o fundamento da vida moral, do modo de agir do cristão.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra
com todas as pessoas
que se encontram neste ambiente
virtual, lembrano-nos do que disse São Jerônimo:
“Sede praticantes da Palavra, e não, meros ouvintes. O sol, quando desponta de manhã, te encontre com a Bíblia aberta sobre os joelhos. E quando se puser, a tua face cansada repouse sobre uma página santa da Escritura”


Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:
(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 5,1-12a, e observo o estilo de Jesus Mestre.
O "Sermão da Montanha" é como a Constituição do povo de Deus, o manifesto do Mestre Jesus Cristo.
Jesus viu as multidões e sentado - atitude de que ensina - falou a elas. Este discurso é exigente, um convite a uma constante superação de si mesmo, uma denúncia às mesquinhezas e infidelidades e, ainda, oferece a misericórdia de Deus. Através daquela comunidade, Jesus Mestre se dirige a todas as comunidades de todos os tempos. Viver as bem-aventuranças é ser fermento de uma nova sociedade.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Releio o texto. Reflito e me examino para ver se me enquadro entre estes felizes de que fala Jesus. Posso me questionar: sou espiritualmente pobre? Humilde? Procuro fazer a vontade de Deus? Tenho o coração puro? Trabalho pela paz? Os bispos, em Aparecida, nos ajudaram a refletir sobre isto: "No seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão encomendada, seu amor serviçal até a doação de sua vida. Hoje, contemplamos a Jesus Cristo tal como os Evangelhos nos transmitiram para conhecer o que Ele fez e para discernir o que nós devemos fazer nas atuais circunstâncias." (DAp 139).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo a Oração do Amor:
Senhor,fazei-me instrumento da vossa paz.
Onde há ódio que eu leve o amor.
Onde há ofensa que eu leve o perdão.
Onde há discórdia que eu leve a união.
Onde há erro que eu leve a verdade.
Onde há dúvida que eu leve a fé.
Onde há desespero que eu leve a esperança.
Onde há trevas que eu leve a luz.
Onde há tristeza que eu leve a alegria.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido,
amar que ser amado, pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo buscando a felicidade. Vou cultivar no meu modo de pensar e agir só o que vem de Deus, e é conforme o Projeto de Jesus Mestre e a sua Constituição, as bem-aventuranças.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém
 Fonte: Catequese Católica

ÁREA PASTORAL SÃO JOSÉ – BARROSO II


ÁREA PASTORAL SÃO JOSÉ – BARROSO II
AGENDA PASTORAL 2013    

MES
DIA
HORA
PASTORAL
LOCAL
RESPONSÁVEL
MARÇO
Sab. 02
15:00
Conselho Missionário
Casa Paroquial
Pe. Luciano
19.30
Batismo
Com. Consolação
Pe. Luciano
Dom.03
08.30
Dia Missionário
Com. São José
COMIPA
15:00
Reunião com a juventude
Com. Santa Luzia
P. Luciano/Sem. Chagas
Sab. 09
15:00
Pastoral do batismo
Com. Consolação
Sem. Chagas
10-19
19:00
Festa do padroeiro
Com. São José
Comunidade
Sab. 16
15:00
Pastoral do dízimo
Com. Sto Antônio
Coord. da Área
Reunião com os coroinhas

Sem Chagas
Dom.17
15:00
Reunião com a PASCOM
Com. N. Sra. Fátima
Pe. Luciano
Sab. 23
19:00
Missa com a juventude
Com. N. Sra. Fátima
Pe. Luciano
Ter. 26
19:00
Formação bíblica
Com. N. Sra. Fátima
Eq. Animação bíblica



MES
DIA
HORA
PASTORAL
LOCAL
RESPONSÁVEL
ABRIL
Seg. 01
19:00
Reunião da equipe de liturgia
Com. N. Sra. Fátima
Equipe da Área
Sab. 06
15:00
Conselho missionário
Casa Paroquial
Pe. Luciano
Dom.07
09:00
Conselho de Pastoral
C. São Joaquim
C.P.P
14:00
Reunião com a juventude
C. São Joaquim
P. Luciano/Sem. Chagas
Sab. 13
15:00
Formação para os Ministros
S. Joaquim e S. Ana
P. Luciano/Sem. Chagas
Dom.14
08.30
Formação para catequistas
Sto. Antônio
Coordenação da Área
Sab. 20
15:00
Animadores das terças Missionárias
Com. Consolação
Eq. Animação Bíblica
Dom.21
15:00
Reunião da PASCOM
Com. N. Sra. Fátima
P. Luciano/Sem. Chagas
Ter. 23
19.30
Formação Bíblica
Com. N. Sra Graças
Eq.  Animação Bíblica
Sab. 27
19:00
Missa coma Juventude
N. Sra das Graças
Pe. Luciano
Dom. 28
08.30
Dia missionário
Com. N. Sra. Fátima
COMIPA

27-28
Seminaristas não estarão nas atividades pastorais (passeio semestral do seminário)




MES
DIA
HORA
PASTORAL
LOCAL
RESPONSÁVEL
MAIO
01 a 13
19.30
Festa da padroeira
Com. N. Sra. Fátima
Comunidade
03-05

Seminário de Vida
Com. Consolação
Tia Iza
Dom.05
14:00
Reunião com a juventude
Com. N. Sra. Fátima
P. Luciano Sem. Chagas
Seg. 06
19:00
Reunião de liturgia
Com. Consolação
Coordenação da Área
Sab. 11
15:00
Formação para Pastoral do Batismo
Com. Sto Antônio
Sem. Chagas
Conselho Missionário
Casa Paroquial
Pe. Luciano
Sab. 18
15:00
Formação para os dizimistas
Com. N. Sra. Fátima
Coordenação da Área
Reunião com os coroinhas

Sem. Chagas
18:00
Vigília de Pentecostes
S. Joaquim - Sta Ana
Jovens da Área Pastoral
Dom.19
08.30
Formação para todos os catequistas
Com. Consolação
Coordenação da Área
15:00
Festa de Pentecostes
São José (Colégio)
Equipe de Liturgia da Área
Sab. 25
19:00
Missa com a juventude
Com. Consolação
Pe. Luciano
Dom.26
10:00
Formação litúrgica
Com. N. Sra. Fátima
Coordenação da Área
Ter. 28
19.30
Formação Bíblica
Com. Santa Luzia
Coordenação da Área





Qui. 30
15:00
CORPUS CHRISTI
Área Pastoral
Equipe de liturgia
MES
DIA
HORA
PASTORAL
LOCAL
RESPONSÁVEL
JUNHO
Sab. 01
15:00
Conselho Missionário
Casa Paroquial
Pe. Luciano
Dom.02
08.30
Dia Missionário
Com. Sto Antônio
COMIPA
14:00
Reunião com a juventude
P. Luciano Sem. Chagas
Seg. 03
19:00
Reunião de liturgia
C. São Joaquim
Coordenação da Área
07 a 13
19:00
Festa do padroeiro
Com. Sto Antônio
Comunidade
Sab. 08
15:00
Formação para os ministros
Com. Consolação
P. Luciano Sem. Chagas
Dom.09
09:00
Conselho de pastoral
Com. Sto Antônio
C.P.P
Sab. 15
15:00
Animadores da c  missionária
Com. Sto Antônio
Coordenação da Área
Dom.16
15:00
Reunião com a PASCOM

Pe. Luciano
Sab. 22
19:00
Missa com a juventude
Com. Sto Antônio
Pe. Luciano
Dom.23
08.30
Batismo
C. S. Joaquim
Pe. Luciano
10:00
Com. N. Sra. Fátima
Ter. 25
19.30
Formação bíblica
Com. Sto Antônio
Coordenação da Área
Qua. 19
Seminaristas não estarão nas atividades pastorais (avaliação do semestre no seminário)



MES
DIA
HORA
PASTORAL
LOCAL
RESPONSÁVEL
JULHO
Seg. 01
19:00
Reunião de liturgia
Com. Santa Luzia
Coordenação da Área
Sab. 06
15:00
Conselho Missionário
Casa Paroquial
Pe. Luciano
Dom.07
14:00
Reunião com a juventude
Com. N. Sra Graças
P. Luciano/Sem. Chagas
Sab. 13
15:00
Pastoral do batismo
Com. N. Sra Graças
Sem. Chagas
Dom.14
08.30
Dia missionário
C. São Joaquim
COMIPA
17 a 26
19:00
Festa do Padroeiro
C. S. Joaquim
Comunidade
16 a 20
DIA
Semana Missionária
 Área Pastoral
Juvent. e COMIPA
Sex. 19
19:00
Missa no Haleluya
C.E.U
D. José Antônio
Sab. 20
15:00
Reunião dos coroinhas

Sem. Chagas
Pastoral do dízimo
Com. Consolação
Coordenação da Área
Qui. 25
19:00
Aniversário da área pastoral
C. São Joaquim
Equipe de liturgia
Ter. 30
19.30
Formação bíblica
C. São Joaquim
Coordenação da Área
Retorno dos seminaristas ao seminário.



MES
DIA
HORA
PASTORAL
LOCAL
RESPONSÁVEL
AGOSTO
Sab. 03
15:00
Conselho missionário
Casa Paroquial
Pe. Luciano
Dom.04
09:00
Conselho de pastoral
Com. N. Sra. Fátima
C.P.P
14:00
Reunião com a juventude
C. paroquial
P. Luciano e Chagas
Seg. 05
19:00
Reunião de liturgia
Com. Consolação
Coordenação da Área
Sab. 10
15:00
Formação para os ministros
Com. N. Sra. Fátima
P. Luciano e Chagas
Dom.18
15:00
Reunião com a PASCOM

P. Luciano e Chagas
Sab. 17
15:00
Animadores da terça missionária
Com. N. Sra. Fátima
Coordenação da Área
Sab. 24
19:00
Missa da juventude
C. São Joaquim
Pe. Luciano
Dom.25
08.30
Dia missionário
Com. Consolação
COMIPA
10:00
Formação litúrgica
C. São Joaquim
Coordenação da Área
26/08 a 04/09
19.00
Festa da padroeira
Com. Consolação
Comunidade
09-11
Seminaristas não estarão nas atividades pastorais (Retiro semestral dos seminaristas)



MES
DIA
HORA
PASTORAL
LOCAL
RESPONSÁVEL
SETEMBRO
01 a 04
19:00
Festa da padroeira
Com. Consolação
Comunidade
Dom.01
08.30
Formação para catequistas
Com. São José
Coordenação da Área
Seg. 02
19:00
Reunião de liturgia
Com. São Joaquim
Coordenação da Área
Sab. 07
15:00
Conselho missionário
Casa Paroquial
Pe. Luciano
Sab. 07
17.00
Batismo
Com. Santa Luzia
Pe. Luciano
Sab. 14
15:00
Pastoral do batismo

Pe. Luciano
19.00
Batismo
Com. Consolação

Dom.15
08.30
Batismo
Setor I
P. Luciano
15:00
Reunião com PASCOM
Com. Consolação
Pe. Luciano
Sab. 21
15:00
Pastoral do dízimo
Com. S. Joaquim
Coordenação da Área
Dom.22
08.30
Batismo
Com. São Joaquim
Pe. Luciano
10:00
Formação litúrgica
Com. Consolação
Coordenação da Área
21-22

Simpósio Bíblico
A definir
Arquidiocese de Fortaleza
Sab. 28
19.30
Missa com a juventude
Com. Santa Luzia
Pe. Luciano
27-29
Seminaristas não estarão nas atividades pastorais (passeio semestral do seminário)


MES
DIA
HORA
PASTORAL
LOCAL
RESPONSÁVEL
OUTUBRO
Sab. 05
15:00
Conselho missionário
Casa Paroquial
Pe. Luciano
Dom.06
09:00
Conselho de Pastoral
Com. Consolação
C.P.P
14:00
Reunião com a juventude
Casa Paroquial
P. Luciano e Chagas
Seg. 07
19:00
Reunião de liturgia
Com. Santa Luzia
Coordenação da Área
Sab. 12
15:00
Formação dos ministros
Casa Paroquial
P. Luciano e Chagas
Dom.13
08.30
Formação para catequistas
Com. São Joaquim
Coordenação da Área
Sab. 19
15:00
Animadores  da terça missionária
Com. N. Sra-Graças
Coordenação da Área
Dom.20
15:00
Reunião com a PASCOM

P. Luciano e Chagas
Sab. 26
19:00
Missa com a juventude

Pe. Luciano
Dom.27
10:00
Formação litúrgica
Com. Santa Luzia
Coordenação da Área

Romaria juventude para Canindé
Canindé
Setor juventude da Arquidiocese
11-14
Seminaristas não estarão nas atividades pastorais (seminaristas liberados do seminário)


MES
DIA
HORA
PASTORAL
LOCAL
RESPONSÁVEL
NOVEMBRO
Sab. 02
15:00
Conselho missionário
Casa Paroquial
Pe. Luciano
Dom.03
14:00
Reunião com a juventude

P. Luciano e Chagas
Seg. 04
19:00
Reunião da liturgia
N. Sra das Graças
Coordenação da Área
Sab. 09
15:00
Pastoral do batismo
Com. São Joaquim
Sem. Chagas
Dom.10
16:00
Crisma
Com. Consolação
Bispo
Sab. 16
15:00
Pastoral do dízimo
Com. N. Sra Graças
Coordenação da Área
Reunião com os coroinhas

Sem. Chagas
Dom.17
08.30
Dia missionário
Com. N. Sra Graças
COMIPA
15:00
Reunião com a PASCOM
P. Luciano e Chagas
Sab. 23
19:00
Missa com a juventude

Pe. Luciano
Dom.24
10:00
Formação litúrgica
Com. N. Sra. Fátima
Coordenação da Área
Ter. 26
19.30
Formação bíblica
Com. São José
Coordenação da Área
14-17
Seminaristas não estarão nas atividades pastorais (seminaristas liberados do seminário)
Qua. 20
Assembleia de avaliação do semestre no seminário




MES
DIA
HORA
PASTORAL
LOCAL
RESPONSÁVEL
DEZEMBRO
Dom.01
09:00
Assembleia de Pastoral
Com. São José
C.P.P (Área)
Seg. 02
19:00
Reunião de Liturgia
Com. Sto. Antônio
Coordenação da Área
Sab. 07
15:00
Conselho missionário
Casa paroquial
Pe. Luciano
Dom.08
08.30
Dia missionário
Com. Santa Luzia
COMIPA
10 a 13
19:00
Festa da padroeira
Com. Santa Luzia
Comunidade
Sab. 14
15:00
Formação dos ministros

P. Luciano e Chagas
16:00
Batismo
Setor I (São José)
Pe. Luciano