segunda-feira, 11 de março de 2013
Funcionários do Vaticano jurarão “segredo absoluto” sobre o Conclave
VATICANO, 10 Mar. 13 / 02:39 pm (ACI/EWTN Noticias).-
Nesta segunda-feira 11 de março, às 17:30h (hora de Roma), os
funcionários e empregados da Santa Sé que por diversos motivos estarão
relacionados ao Conclave, jurarão guardar “segredo absoluto”, perante o
Cardeal Camerlengo Tarcisio Bertone e, como testemunhas, dois
Protonotários Apostólicos.
O juramento a ser realizado na Capela Paulina, de acordo aos numerais 46 e 47 da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, será presidido pelo Secretário do Colégio Cardinalício, o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias e um eclesiástico eleito pelo Cardeal que preside o Conclave para ajudá-los em seus trabalhos.
Também serão juramentados os religiosos homens e mulheres da Sacristia Pontifícia, sacerdotes de várias línguas para as confissões, médicos e enfermeiras, assim como as pessoas responsáveis pelos elevadores do Palácio Pontifício.
Além disso, o pessoal de serviços do refeitório e da limpeza, encarregados do transporte dos Cardeais eleitores da Casa da Santa Marta ao Palácio Apostólico, o coronel e um comandante da Guarda a Suíça e o diretor dos Serviços de Segurança e Defesa Civil, junto a alguns de seus colaboradores, pronunciarão o juramento.
O juramento que pronunciarão se encontra no numeral 48 da Universi Dominici Gregis, no qual lê-se o seguinte:
“Eu, N. N., prometo e juro observar o segredo absoluto e com toda a pessoa que não fizer parte do Colégio dos Cardeais eleitores, e isto perpetuamente, a não ser que receba especial faculdade dada expressamente pelo novo Pontífice eleito ou pelos seus sucessores, acerca de tudo aquilo que concerne directa ou indirectamente às votações e aos escrutínios para a eleição do Sumo Pontífice.
De igual modo, prometo e juro de me abster de fazer uso de qualquer instrumento de gravação, de audição, ou de visão daquilo que, durante o período da eleição, se realizar dentro dos confins da Cidade do Vaticano, e particularmente de quanto, directa ou indirectamente, tiver a ver, de qualquer modo, com as operações ligadas à própria eleição.
Declaro proferir este juramento, consciente de que uma infracção ao mesmo comportará para a minha pessoa aquelas sanções espirituais e canónicas que o futuro Sumo Pontífice (cf. cân. 1399 do Código de Direito Canónico), julgar dever adoptar.
Assim Deus me ajude e estes Santos Evangelhos, que toco com a minha mão”. Fonte: Acidigital
O juramento a ser realizado na Capela Paulina, de acordo aos numerais 46 e 47 da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, será presidido pelo Secretário do Colégio Cardinalício, o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias e um eclesiástico eleito pelo Cardeal que preside o Conclave para ajudá-los em seus trabalhos.
Também serão juramentados os religiosos homens e mulheres da Sacristia Pontifícia, sacerdotes de várias línguas para as confissões, médicos e enfermeiras, assim como as pessoas responsáveis pelos elevadores do Palácio Pontifício.
Além disso, o pessoal de serviços do refeitório e da limpeza, encarregados do transporte dos Cardeais eleitores da Casa da Santa Marta ao Palácio Apostólico, o coronel e um comandante da Guarda a Suíça e o diretor dos Serviços de Segurança e Defesa Civil, junto a alguns de seus colaboradores, pronunciarão o juramento.
O juramento que pronunciarão se encontra no numeral 48 da Universi Dominici Gregis, no qual lê-se o seguinte:
“Eu, N. N., prometo e juro observar o segredo absoluto e com toda a pessoa que não fizer parte do Colégio dos Cardeais eleitores, e isto perpetuamente, a não ser que receba especial faculdade dada expressamente pelo novo Pontífice eleito ou pelos seus sucessores, acerca de tudo aquilo que concerne directa ou indirectamente às votações e aos escrutínios para a eleição do Sumo Pontífice.
De igual modo, prometo e juro de me abster de fazer uso de qualquer instrumento de gravação, de audição, ou de visão daquilo que, durante o período da eleição, se realizar dentro dos confins da Cidade do Vaticano, e particularmente de quanto, directa ou indirectamente, tiver a ver, de qualquer modo, com as operações ligadas à própria eleição.
Declaro proferir este juramento, consciente de que uma infracção ao mesmo comportará para a minha pessoa aquelas sanções espirituais e canónicas que o futuro Sumo Pontífice (cf. cân. 1399 do Código de Direito Canónico), julgar dever adoptar.
Assim Deus me ajude e estes Santos Evangelhos, que toco com a minha mão”. Fonte: Acidigital
Horários das votações do Conclave anunciados pelo Vaticano
Congregação Geral de Cardeais. Foto: L'Osservatore Romano
O Pe. Lombardi assegurou que decidiram por maioria que o traslado dos Cardeais à residência Santa Marta, onde se hospedarão durante todo o Conclave, “será na terça-feira pela manhã, a partir das 7” da manhã, hora de Roma.
Esse mesmo dia será inaugurado o Conclave, com a celebração da Missa “Pro eligendo Romano Pontífice”, que será realizada às 10:00h. (hora de Roma, 6h horário de Brasília), na Praça de São Pedro, e que será presidida pelo Decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano.
Na terça-feira, disse o Pe. Lombardi, os Cardeais se transladam às 15:45h da Casa Santa Marta à Capela Paulina, para logo, às 16:30h , dirigir-se à Capela Sistina onde ocorre a votação.
Às 16:45 p.m. os Cardeais pronunciarão o juramento solene de segredo, depois do qual se pronuncia o “extra omnes” (“fora todos”) e se fecha a Capela Sixtina, ficando somente os Cardeais eleitores no interior.
Os Cardeais escutarão a meditação do Cardeal Prosper Grech, e procederão à primeira votação.
Às 7:00 p.m. os Cardeais rezarão as vésperas e às 7:30 p.m. retornarão à Casa Santa Marta.
O Pe. Lombardi assinalou que a partir da quarta-feira 13 de março, os Cardeais se transladarão da Casa Santa Marta à Capela Paulina às 7:45h, onde às 8:15h celebrarão Missa.
Os Cardeais ingressarão na Capela Sixtina às 9:30 a.m., onde rezarão a Hora Intermédia, antes de proceder à votação.
Entre 12 e 12:30, retornarão à Casa Santa Marta para o almoço, e retornam à Capela Sistina às 16:00h.
Já na Capela rezarão brevemente, para reatar a votação às 19:00h, indicou.
O Pe. Lombardi também explicou à imprensa que “as fumatas”, produzem-se com a queima das papeletas da votação final da manhã e da tarde. Isto será, indicou, ao redor das 12h (hora de Roma) caso haja um resultado na primeira votação, ou às 19:00h, caso o resultado seja obtido no segundo voto do dia.
“Se a eleição ocorre em uma votação intermédia, a ‘fumata’ sairia à metade da manhã ou da tarde”, disse.
O Diretor da Sala de Imprensa assinalou ademais que, se não se for escolhido um Papa durante os primeiros quatro dias de votação, no quinto haverá uma pausa de oração e livre conversa dos Cardeais.
Os escrutínios serão retomados nos mesmos horários durante os dois dias seguintes, intercalando sempre uma pausa para a oração, até chegar ao décimo primeiro dia e o 34º escrutínio.
Nesse caso se aplica o novo art. 75 da Constituição Apostólica “Universi Dominici Gregis”, modificado por Bento XVI com o recente “Motu Proprio”, que estabelece que “também nestas votações para a validez da eleição requer-se a maioria qualificada de pelo menos dois terços dos sufrágios dos Cardeais presentes e votantes”.
“Nestas votações, os dois nomes que têm voz passiva carecem de voz ativa”, o que significa que os dois candidatos com o maior número de votos poderão ser votados, mas não poderão votar.
O Pe. Lombardi indicou que os outros temas tratados na congregação geral do sábado pelos Cardeais “foram as expectativas sobre o novo Papa, as atividades da Santa Sé, seus dicasterios e a melhora da Cúria”.
“Também falou-se sobre a situação da Igreja nas grandes áreas do mundo. Em total as intervenções até agora foram 133 e, tendo em conta que na segunda-feira haverá também congregação geral, provavelmente cheguem a 150”, indicou.
Fonte: Acidigital
Conclave: instalada chaminé que anunciará a eleição do Papa
Instalação de chaminé. Foto: News.va
VATICANO, 10 Mar. 13 / 12:42 pm (ACI/EWTN Noticias).-
Esta manhã realizou-se a instalação da chaminé sobre o teto da Capela
Sistina, a qual, depois das votações do Conclave, será anunciado com
“fumata bianca” (fumaça branca) a eleição do novo Papa.
As obras foram realizadas enquanto os Cardeais participavam da nona Congregação Geral, na Sala do Sínodo.
Foram instaladas duas estufas, de uma das quais sairão as inconfundíveis “fumatas” negras, se a votação não teve um resultado, ou branca se foi escolhido o Sucessor de Pedro.
A segunda estufa servirá apenas para queimar as anotações utilizadas na votação.
Com a instalação de ambas estufas busca-se evitar a confusão que ocorreu em 1978, durante a eleição de João Paulo I, quando a fumaça que saiu era de cor cinza, e nas eleições dos dois últimos Papa, quando primeiro a fumata saiu cinza e demorou um tempo para tornar-se totalmente branca.
Fonte: Acidigital
As obras foram realizadas enquanto os Cardeais participavam da nona Congregação Geral, na Sala do Sínodo.
Foram instaladas duas estufas, de uma das quais sairão as inconfundíveis “fumatas” negras, se a votação não teve um resultado, ou branca se foi escolhido o Sucessor de Pedro.
A segunda estufa servirá apenas para queimar as anotações utilizadas na votação.
Com a instalação de ambas estufas busca-se evitar a confusão que ocorreu em 1978, durante a eleição de João Paulo I, quando a fumaça que saiu era de cor cinza, e nas eleições dos dois últimos Papa, quando primeiro a fumata saiu cinza e demorou um tempo para tornar-se totalmente branca.
Fonte: Acidigital
Mais de 115 mil selos da Sé Vacante vendidos no Vaticano
Foto: grupo ACI
VATICANO, 11 Mar. 13 / 09:25 am (ACI/EWTN Noticias).-
O diretor do Escritório Filatélico e Numismático do Vaticano, Mauro
Olivieri, comunicou que até o momento se vendeu mais de 115 mil selos
postais que levam o emblema da Sé Vacante, e estarão em circulação até
que seja eleito o novo Papa.
"Estamos na mão dos cardeais
porque apenas escolham ao novo Pontífice, não venderemos mais selos
para uso postal. Estes selos postais são muito importantes porque saem
somente quando a Sé está vacante", disse Olivieri ao grupo ACI em 7 de março.
Olivieri explicou que "para os colecionadores, os selos têm um valor
muito alto, não só por seu valor econômico, mas também porque simbolizam
um período particular para a Igreja Católica".
Os selos custam 0.70, 0.85, 2.00 e 2.50 euros, e vem em quatro cores,
verde, azul, cinza e amarelo. O desenho é o de um anjo segurando um
guarda-chuva que cobre as chaves cruzadas do Pontificado durante a Sé
Vacante.
O Vaticano também está empunhando moedas de dois, cinco e dez euros
pelo período de sé vacante. As moedas podem ser usadas na Europa, a de
dois euros manterá suas cores características, em troca a moeda de cinco
euros será prateada e a de dez euros dourada.
O desenho das moedas terá em uma cara, o selo de armas do Camarlengo,
Cardeal Tarcísio Bertone, e da Câmara Apostólica. Pelo outro lado, só
as de cinco e dez euros levarão uma pomba que simboliza o Espírito Santo
com as palavras em latim "Veni Sancte Spiritus" (Vem Espírito Santo), e
a de dois euros manterá o desenho original da moeda. Fonte: Acidigital
Comentando o Evangelho
Jesus, Aquele que faz viver
Trata-se do segundo sinal (cf. v. 54). O primeiro foi o das bodas de
Caná (cf. v. 46). O sinal, por si, não é evidente (ver, por exemplo, Jo
6,26) e se oferece à interpretação. Se corretamente interpretado, leva à
fé em Jesus Cristo, Filho de Deus (cf. Jo 2,11; 4,53b; 20,30-31). Jesus
é apresentado como Aquele que faz viver. A palavra de Jesus é eficaz,
realiza o que é dito: \"Podes ir, teu filho vive!\". Do ouvinte ou
leitor do evangelho é exigida fé, pelos dois comentários do narrador: do
funcionário do rei, se diz que ele acreditou na palavra de Jesus, e,
depois de constatada a eficácia da palavra de Jesus, se diz que ele e
toda a sua família creram em Jesus. A fé permite reconhecer na vida a
ação de Deus.
Carlos Alberto Contieri, sj- Paulinas
Carlos Alberto Contieri, sj- Paulinas
Evangelho do Dia- Jo 4,43-54
Ano C
"Podes ir, teu filho vive" - Jo 4,43-54
Passados os dois dias, Jesus foi para a Galileia. (Jesus mesmo tinha declarado que um profeta não é reconhecido em sua própria terra.) Quando chegou à Galileia, os galileus o receberam bem, porque tinham visto tudo o que fizera em Jerusalém, por ocasião da festa. [...] Jesus voltou a Caná da Galileia, onde tinha mudado a água em vinho. Havia um funcionário do rei, cujo filho se encontrava doente. Quando ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia, ele foi ao encontro dele e pediu-lhe que descesse até Cafarnaum para curar seu filho, que estava à morte. Jesus lhe disse: \"Se não virdes sinais e prodígios, nunca acreditareis\". O funcionário do rei disse: \"Senhor, desce, antes que meu filho morra!\" Ele respondeu: \"Podes ir, teu filho vive\". O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu. Enquanto descia para Cafarnaum, os empregados foram-lhe ao encontro para dizer que seu filho vivia. O funcionário do rei perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: \"Ontem, à uma da tarde, a febre passou\". O pai verificou que era nessa hora que Jesus lhe tinha dito: \"Teu filho vive\". Ele passou a crer, com sua família. Também este segundo sinal, Jesus o fez depois de voltar da Judeia para a Galileia.
Leitura Orante
Oração Inicial
Preparo-me, pedindo a luz do Espírito para mime para todos que aqui se encontram para bem acolher a Palavra.
Espírito de verdade, a ti consagro a mente
e meus pensamentos: iluminai-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho. Dá-me a sabedoria
1- Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz? Leio com atenção, na Bíblia, o Evangelho de hoje: Jo 4,43-54.Esse foi o segundo milagre que Jesus fez depois de ter ido da Judéia para a Galileia.
O primeiro sinal de Jesus aconteceu no casamento em Caná, quando transformou água em vinho. No texto está o segundo sinal, também em Caná. A palavra Caná quer dizer \"adquirir\". Jesus está adquirindo para Deus um povo. No primeiro sinal faltava vinho, no segundo falta vida. Nos dois sinais Jesus transforma carência de vinho e de vida em abundância. Em ambos os sinais o resultado é aumento de fé para os discípulos e adesão do pagão e sua família a Jesus. Os sinais despertam a fé.
2- Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?Quais são os sinais de Deus na minha vida. Aumentam a minha fé, minha adesão? Como?
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: \"Também encontramos Jesus Cristo, de um modo especial nos pobres, aflitos e enfermos (cf. Mt 25,37-40), que exigem nosso compromisso e nos dão testemunho de fé, paciência no sofrimento e constante luta para continuar vivendo. Quantas vezes os pobres e os que sofrem realmente nos evangelizam! No reconhecimento desta presença e proximidade e na defesa dos direitos dos excluídos encontra-se a fidelidade da Igreja a Jesus Cristo. O encontro com Jesus Cristo através dos pobres é uma dimensão constitutiva de nossa fé em Jesus Cristo. Da contemplação do rosto sofredor de Cristo neles e do encontro com Ele nos aflitos e marginalizados, cuja imensa dignidade Ele mesmo nos revela, surge nossa opção por eles. A mesma união a Jesus Cristo é a que nos faz amigos dos pobres e solidários com seu destino.\" (DAp 257).
Faço meu exame de consciência sobre minha fé e compromisso cristão.
3- Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?Senhor, eu creio e agradeço pelos teus sinais, mas aumenta a minha fé.
Rezo com toda Igreja, a
Oração oficial da CF 2013
Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
para...
4- Contemplação (Vida e Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?Vou estar com o olhar desperto para ver os sinais de Deus na minha vida e na vida das oitras pessoas.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Ir. Patrícia Silva, fsp- paulinas
Assembleia do Comire Nordeste 2 reflete sobre comunicação e missão
Coordenadores
diocesanos do Conselho Missionário Regional (Comire) Nordeste 2 da
CNBB, realizou nos dias 07 a 09 de março, na Casa das Filhas de
Sant´Ana, em Carpina, a 50 km de Recife (PE), sua 15ª assembleia.
O encontro contou com a participação de representantes das dioceses de
Olinda e Recife, Salgueiro, João Pessoa, Nazaré da Mata, Pesqueira,
Afogados da Ingazeira, Maceió, Natal, Guarabira, Penedo e Petrolina, e a
presença de dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap., bispo referencial para a
Ação Missionária da CNBB Nordeste 2.
À luz do
tema “comunicação e missão”, a assembleia teve como objetivo conhecer
as diferentes realidades dos Conselhos Missionários Diocesanos
(Comidis), dos organismos e das instituições vinculadas à dimensão
missionária do Regional, avaliar a caminhada e projetar seu futuro.
Dom
Magnus abriu o encontro com palavras de incentivo. “As dificuldades que
enfrentamos, enquanto caminhada missionária no Regional, não é motivo de
desânimo. O Espírito Santo anima o nosso trabalho para a realização de
uma assembleia frutuosa”, disse o bispo de Salgueiro.
Irmã
Dircilene Silva, coordenadora do Comire NE 2 e da Infância e
Adolescência Missionária (IAM) do estado de Pernambuco, fez memória da
última assembleia realizada em Garanhuns (PE), em novembro de 2012. Na
ocasião a assembleia tomou conhecimento das atividades das Pontifícias
Obras Missionárias (POM) e da realidade missionária da Igreja no Brasil a
partir das conclusões do 3º Congresso Missionário Nacional. Irmã
Dircilene fez ainda o repasse da assembleia nacional da IAM realizada em
Brasília (DF) com destaque para a celebração dos 170 anos daquela Obra.
Entre as iniciativas foi decidido enviar uma carta circular aos bispos e
párocos do Regional NE 2 para solicitar apoio na implantação da IAM em
todas as dioceses.
Ao
abordar o tema “comunicação e missão”, padre Jaime C. Patias, IMC,
mestre em comunicação e secretário nacional da Pontifícia União
Missionária, falou sobre o “areópago” da comunicação e a missão da
Igreja hoje: âmbito, evolução, desafios, perspectivas. “Não dá para
fazer missão sem comunicação entendida como processo. A organização do
Comire também passa pela comunicação”, afirmou padre Jaime e completou.
“Uma realidade emergente dos novos ‘areópagos’ são as redes sociais,
elas são ‘as praças’ onde encontramos as pessoas e devemos anunciar o
Evangelho”.
O
assessor apresentou ainda modelos de comunicação e a evolução da
comunicação na Igreja em seus principais documentos sobre o tema. Em
seguida, colocou uma questão para debater: como articular nos conselhos
missionários a comunicação e a missão?
Por
sugestão de dom Magnus Henrique, decidiu-se criar uma comissão para
preparar a próxima assembleia, a realizar-se no mês de outubro em
Petrolina (PE), centrada na identidade e na organização do Comire.
Para o
padre Samuel Briano, coordenador do Comidi de Pesqueira, “as reflexões
sobre comunicação e missão fez com que repensássemos nossa maneira de
comunicar a missão e aquilo que a gente se propõe como anúncio. Creio
que a vontade de reestruturar a organização do Comire vai favorecer a
vida missionária no nosso regional”, ressaltou.
“Como
instrumentos de Deus saímos renovados na nossa missão”, avaliou
Jaqueline Gonçalves, coordenadora da IAM na diocese de Nazaré. “Assim
como Jesus foi um grande comunicador, nós também somos comunicadores
para levar o Evangelho a todas as pessoas e ouvir o povo necessitando”,
concluiu.
Com a colaboração de padre Edvaldo Alexandre Brito.
Assinar:
Postagens (Atom)