quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Grito dos Excluídos e Excluídas realiza sua 18º edição em Fortaleza – “Queremos um Estado a serviço da Nação” é o tema do 18º. Grito dos Excluídos.


Concentração, Mística e Caminhada
Momento orante com acolhida e mística na concentração, que acontecerá na Praça do CEARTE, a partir das 9h30 min, com uma caminhada com alas das temáticas citadas acima.
Serviço
Quem organiza: Pastorais sociais, CEBs, Organismos da Arquidiocese de Fortaleza e movimentos sociais e populares, ONGs, Sindicatos, Redes e Fóruns em Defesa da Vida.
Quando: 7 de setembro de 2012.
Onde: Praça do CEARTE, na Av. Santos Dumont com Rua Carlos Vasconcelos.
Horário: 9h.
Contatos: Francisca Nobre, Pastoral do Menor da Arquidiocese de Fortaleza (85) 8825.1847 ou 33887.8707; Ana Maria de Freitas, Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza (85) 3388.8716; Padre Lino Allegri (85) 3270.1486; Sala das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos (85) 3388.8707.Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Logo vencedora

 

Divulgado o vencedor do concurso “POM leva você à JMJ Rio 2013”


Por Fúlvio Costa   
05 / Set / 2012 10:54
O Concurso “POM leva você à Jornada Mundial da Juventude” já tem um vencedor. Trata-se de Wesley Araújo dos Santos, 22 anos, de Passo Fundo (RS) jovem missionário desde 2009 e, atualmente, seminarista da Congregação dos Missionários da Sagrada Família (MSF). O Concurso lançado em meados de junho exigia a criação de uma logomarca que tivesse um símbolo visual e logotipo que refletissem o tema do concurso cultural.
Ao todo, a Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) recebeu dez logomarcas que, selecionadas criteriosamente por uma comissão julgadora, teve a logomarca do Wesley escolhida. “A logo vencedora apresenta os critérios exigidos pelo concurso, com ênfase na juventude e na dimensão missionária com destaque para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Foi demonstrada a universalidade da juventude em sintonia com a JMJ, trazendo alguns traços cristãos, como o coração que remete à logomarca da JMJ e o caminho missionário para os continentes”, sublinhou o secretário da POPF, padre Marcelo Gualberto, que agradeceu também a participação dos outros concorrentes.
O vencedor, que começou a atuar na Juventude missionária em 2009, quando participou do Encontro Regional da Juventude Missionária (Erjam) em Rio Verde (GO), onde morava na época, explica o significado da sua logomarca. “O meu desenho conta com as letras J e M, iniciais da Juventude Missionária, que juntas formam um coração, em sintonia com a logomarca da JMJ Rio 2013. O preenchimento da imagem com o mapa do planeta evidencia as cores missionárias dos continentes. No centro, a letra J em forma de cruz transforma-se em caminho”, disse.
Quando recebeu a notícia de que havia vencido o concurso, Wesley não acreditou. “Quando cheguei para mais um dia de trabalho, ao abrir meu e-mail, vi que o padre Marcelo me parabenizava por ter vencido o concurso. A surpresa foi imensa, pois o concurso era nacional”, conta. Ele diz ainda o que significará participar da JMJ Rio 2013. “A oportunidade de partilhar as experiências e expectativas missionárias com jovens de todas as partes do mundo, onde com certeza será uma experiência única e de grande crescimento cultural e espiritual”.
O secretário da POPF, padre Marcelo Gualberto, comenta que concurso poderá ter uma continuação com outras formas de participação, com o objetivo de evangelizar os jovens através dos meios de comunicação e das novas tecnologias da informação. “É um meio de levar os jovens a participarem deste grande evento da juventude católica mundial que terá o Brasil como sede, mas também é um meio de evangelizar lembrando que o jovem utiliza hoje os meios de comunicação para alcançar o Evangelho. Em breve deveremos lançar outros concursos de redação ou produção de pequenos vídeos”, antecipou. Fonte: POM

Primeira leitura (1º Coríntios 3,18-23)


Leitura da Primeira Carta de São Paulo ao Coríntios.
Irmãos,
18ninguém se iluda: Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: “Ele apanha os sábios em sua própria astúcia”, 20e ainda: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos”.
21
Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro, tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmos 23

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.                                          R— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.
— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador.” “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

Um Pouco de Reflexão!

Depois de Jesus ter expulsado o demônio e ter curado a sogra de Simão, hoje O vemos no mar da Galileia, como um pescador; não de peixes, mas sim de homens. Subindo na barca, Ele pede que se avance para o lugar mais profundo.
Frisemos que o barco era de Simão. Não sem uma razão misteriosa, é da barca dele que Jesus ensinou o povo. Ela é figura da Igreja. Jesus sempre ensinará ao mundo que reconhece Pedro como chefe visível da Igreja de Cristo. Onde está Pedro, o Papa, aí está a Igreja.
E não só isso. Também podemos ver a opção de Jesus em duplo sentido: o sentido apologético, de manifestar a divindade de Jesus; e o sentido simbólico, que consiste em  indicar qual seria a missão de Pedro, dos apóstolos e de toda a Igreja em geral: missão de serem pescadores de homens para a fé cristã, usando a rede do Evangelho.
Por ter se dirigido a Pedro, por ter escolhido a barca desse apóstolo, por tê-lo mandado mais para o alto-mar e lançar suas redes, Jesus demonstra o especial papel de Pedro, o qual receberá o primado sobre os apóstolos e fiéis. Ainda, como a pesca foi realizada por intervenção de Deus e não pela habilidade dos pescadores, toda vez que se pescar um homem para o Reino de Deus, será sempre obra da graça usando a colaboração do apóstolo.
O peixe tornou-se símbolo dos primeiros cristãos, porque, nas águas do batismo, eles nascem para a fé, e nela – vivendo – se salvam.
Para Pedro, Jesus era o seu Mestre. Mas, diante da pesca milagrosa que não se explica por causas naturais, o apóstolo descobre que Jesus não é um simples mestre ou profeta comum. Já o vê como seu “Senhor”, nome reservado exclusivamente a Deus. Foi um grande passo na descoberta da verdadeira identidade de Jesus. A admiração atrai Pedro ao Mestre; a consciência de seu estado de pecador O afasta dele.
Diante do milagre presenciado, a fé de Simão começou a se tornar uma rocha = pedra. Basta ver que Pedro começou a chamar Jesus de “Senhor” e não só de “Mestre”. Pela fé, Simão é transformado em rochedo, e já se põe o fundamento para a sua vocação em “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja” (Mt 16,18) e em “Tu, por tua vez, confirma teus irmãos” (Lc 22,32).
O homem, sozinho em suas tarefas, fadiga-se em vão: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão labutam seus construtores” (SI 127). Mas se acolher, com boa disposição, a Palavra inspirada, receberá abundante ajuda da mão de Deus.
Quanto mais alguém se aproxima do Pai, tanto mais cresce nele a humildade, esse sentimento de sua pequenez, de seu nada e de seus pecados. Quanto mais distante de Deus alguém vive, tanto menos reconhecerá os próprios erros e limitações. Pedro, tão favorecido pela bondade divina, não pensa senão em sua própria insuficiência e condição de pecador que não merece tanta bondade. Então, exclama: “Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!” Mas Jesus, apesar de reconhecer a fraqueza de Simão, confirma-o na vocação dizendo: “Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente”.
É isso o que Jesus faz com você aqui e agora. Não tenha medo! Ele conhece a sua fraqueza, os seus problemas, mas quer vê-lo pescador de homens, restaurador das famílias, libertador dos cativos, acolhedor dos excluídos e abandonados. Enfim, a dar vida em abundância! Portanto, seja firme e não tenha medo! Louvor e Glória ao Senhor!
Padre Bantu Mendonça- Canção Nova

Evangelho (Lucas 5,1-11)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naqueles tempo,
1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
4
Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
8
Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.