quinta-feira, 4 de julho de 2013

Símbolos da JMJ fazem peregrinação pelo último município antes da cidade sede

RIO DE JANEIRO, 03 Jul. 13 / 03:14 pm (ACI).- Ontem, 02 de julho, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 chegaram a Mangaratiba, após peregrinarem seis dias por Angra dos Reis, costa verde fluminense. Os símbolos estão na Diocese de Itaguaí desde o dia 23 de junho e também já passaram por Seropédica e Paraty.
No Bote Fé, organizado pela Diocese, três mil jovens lotaram o cais de Santa Luzia em Angra dos Reis, para receber os símbolos, que percorreram balneários, pontos turísticos, igrejas e instituições de região, como a Escola Naval e o Estaleiro. O evento começou com a missa campal, presidida pelo bispo de Itaguaí, Dom José Ubiratan e a chegada dos ícones, às 18h, que foram levados pelos jovens
até o palco.
Após a missa, houve apresentação de diversos grupos católicos, como a cantora Jake, Sambodorando e Cristoteca. A Cruz e o ícone de Nossa Senhora permaneceram no palco até o final da festa, quando foram conduzidos para Igreja do Carmo, em vigília por toda a madrugada.
Em entrevista para o Grupo ACI, o Pe.Luiz Antônio Dorneles Soares da Diocese de Itaguaí e responsável pela Semana Missionária do município revelou que os jovens acolheram os símbolos de coração aberto e também com a consciência da responsabilidade de entregar a Cruz e o ícone a cidade sede, para isso a Diocese organizará uma vigília do dia 05 para o dia 06 de julho, data da entrega.
"Com a passagem dos símbolos por Itaguaí, mais de 100 jovens agora desejam participar da nossa Semana Missionária, eles testemunharam a alegria dos peregrinos e a vitalidade da juventude da Igreja perante a aproximação da Jornada Mundial da Juventude", contou o padre Luiz Antônio.Fonte: Acidigital

JMJ terá locais pré-definidos para a retirada do café da manhã

RIO DE JANEIRO, 04 Jul. 13 / 09:58 am (ACI).- JMJ terá locais pré-definidos para a retirada do café da manhã
Durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, os peregrinos que aderiram ao pacote oficial com alimentação receberão um voucher, via e-mail, indicando onde será feita a retirada dos kits de café-da-manhã, mesmo local onde o grupo fará as catequeses. Eles também serão informados a respeito dos restaurantes credenciados para almoço e jantar com o cartão de alimentação. O e-mail deve chegar cerca de 15 dias antes do evento, que acontecerá de 23 a 28 de julho.
A organização informou que haverá versões especiais dos kits para os peregrinos celíacos, hipertensos, ou diabéticos, em todas as sedes de catequese na proporção de 8%. O kit é composto por: achocolatado, croissant, biscoito salgado, suco, pasta de chocolate, queijo e bolinho.
O diretor das catequeses, Padre Leandro Lenin disse ao site oficial da Jornada que um coordenador de alimentação estará disponível a cada 30 sedes. "Caso um grupo necessite de mais kits especiais deverá entrar em contato com seu coordenador para pedir mais", afirmou. O café da manhã para essas pessoas terá os mesmos itens, só que de acordo com as suas necessidades alimentícias.
Optando pelo pacote com alimentação, o inscrito terá direito a um cartão alimentício (R$30,00 diários), para usar nos restaurantes e lanchonetes credenciados.
No último sábado, 29 de junho, foi realizado o último treinamento de coordenadores de café-da-manhã da JMJ Rio2013. O evento contou com mais de 200 participantes e os voluntários receberam informações sobre a montagem do kit, recebimento e distribuição, além de outras orientações. Fonte: Acidigital

Papa Francisco convidou 200 mendigos para jantar no Vaticano


Papa Francisco
VATICANO, 04 Jul. 13 / 10:00 am (ACI/EWTN Noticias).- No dia 1º de julho o Papa Francisco convidou 200 mendigos para jantar no Vaticano. Eles foram recebidos e atendidos em seu nome pelo Presidente do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, o Cardeal Giuseppe Bertello.
Conforme informou em 3 de julho o jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano (LOR), a autoridade vaticana acompanhou os convidados durante toda a janta e intercambiou palavras, impressões, e vivencias pessoais com eles.
"Dou-lhes as boas-vindas em nome do Papa. Como vocês sabem, esta é a sua casa e estamos contentes de que vocês nos acompanhem aqui", disse o Cardeal Bertello aos mendigos antes de servir o jantar.
O jantar foi realizado na praça situada dentro dos jardins vaticanos aos pés da réplica da Gruta da Virgem de Lourdes, a que o Cardeal Bertello se referiu durante seu discurso breve. "A Virgem diante de nós, nos olha com um olhar de serenidade. Esse mesmo olhar é o que lhes desejo a todos vós e àqueles que vos cuidam com tanto amor".
O jantar foi organizado pelo Círculo de São Pedro, e faz parte de uma das tantas atividades que a organização vaticana administra durante todo o ano no centro de acolhida noturno que dirigem na cidade de Roma "como sinal concreto da caridade do Papa".
Depois da saudação, a autoridade vaticana convidou os comensais a orar, e conforme informou LOR, a resposta "foi todo um êxito". Os comensais chegaram a bordo de quatro ônibus e foram assistidos por 122 sócios do Círculo guiados pelo seu presidente, o duque Leopoldo Torlonia.
Os mendigos que participaram são alguns dos muitos aos que o Círculo de São Pedro ajuda a viver dignamente cada dia mediante a provisão de um prato de comida, uma cama, um teto sob o que dormir e roupas para vestir-se.
LOR assinalou que a organização do jantar foi "perfeita". O menu foi cozinhado por uma equipe de chefs vindos de Nápoles, conhecidos na Itália pela qualidade de sua cozinha, e os sócios do Círculo foram os garçons e serviram as mesas ajudados por suas mulheres e seus filhos.
Além disso, a Banda do Corpo de Gendarmaria tocou um longo repertório e a música também fez parte desta noite singular.
Ao final da noite, também o presidente Torlonia se dirigiu aos comensais e lhes agradeceu por "aceitar o convite de parte do Papa Francisco".
Antes de concluir, os voluntários entregaram a cada um dos hóspedes um pacote com produtos de confeitaria, fruta fresca e um Terço.Fonte: Acidigital

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos:

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
Oração:
Pai, que minha fé ilimitada em teu Filho Jesus seja penhor de perdão e cura. Que o poder de Jesus me cure a partir do meu interior.
Primeira leitura: Gn 22,1-19
Leitura do livro do Gênesis - Naqueles dias, 1Depois disso, Deus provou Abraão, e disse-lhe: "Abraão!" "Eis-me aqui", respondeu ele. 2Deus disse: "Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te indicar." 3No dia seguinte, pela manhã, Abraão selou o seu jumento. Tomou consigo dois servos e Isaac, seu filho, e, tendo cortado a lenha para o holocausto, partiu para o lugar que Deus lhe tinha indicado. 4Ao terceiro dia, levantando os olhos, viu o lugar de longe. 5"Ficai aqui com o jumento, disse ele aos seus servos; eu e o menino vamos até lá mais adiante para adorar, e depois voltaremos a vós." 6Abraão tomou a lenha do holocausto e a pôs aos ombros de seu filho Isaac, levando ele mesmo nas mãos o fogo e a faca. E, enquanto os dois iam caminhando juntos, 7Isaac disse ao seu pai: "Meu pai!" "Que há, meu filho?" Isaac continuou: "Temos aqui o fogo e a lenha, mas onde está a ovelha para o holocausto?" 8"Deus, respondeu-lhe Abraão, providenciará ele mesmo uma ovelha para o holocausto, meu filho." E ambos, juntos, continuaram o seu caminho. 9Quando chegaram ao lugar indicado por Deus, Abraão edificou um altar; colocou nele a lenha, e amarrou Isaac, seu filho, e o pôs sobre o altar em cima da lenha. 10Depois, estendendo a mão, tomou a faca para imolar o seu filho. 11O anjo do Senhor, porém, gritou-lhe do céu: "Abraão! Abraão!" "Eis-me aqui!" 12"Não estendas a tua mão contra o menino, e não lhe faças nada. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, teu filho único." 13Abraão, levantando os olhos, viu atrás dele um cordeiro preso pelos chifres entre os espinhos; e, tomando-o, ofereceu-o em holocausto em lugar de seu filho. 14Abraão chamou a este lugar Javé-yiré, de onde se diz até o dia de hoje: "Sobre o monte de Javé-Yiré." 15Pela segunda vez chamou o anjo do Senhor a Abraão, do céu, 16e disse-lhe: "Juro por mim mesmo, diz o Senhor: pois que fizeste isto, e não me recusaste teu filho, teu filho único, eu te abençoarei. 17Multiplicarei a tua posteridade como as estrelas do céu, e como a areia na praia do mar. Ela possuirá a porta dos teus inimigos, 18e todas as nações da terra desejarão ser benditas como ela, porque obedeceste à minha voz." 19Abraão voltou então para os seus servos, e foram juntos para Bersabéia, onde fixou sua residência. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 114
          — Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.
— Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.
— Eu amo o Senhor, porque ouve o grito da minha oração. Inclinou para mim seu ouvido, no dia em que eu o invoquei.
— Prendiam-me as cordas da morte, apertavam-me os laços do abismo; invadiam-me angústia e tristeza: eu então invoquei o Senhor “Salvai, ó Senhor, minha vida!”
— O Senhor é justiça e bondade, nosso Deus é amor-compaixão. É o Senhor quem defende os humildes: eu estava oprimido, e salvou-me.
— Libertou minha vida da morte, enxugou de meus olhos o pranto e livrou os meus pés do tropeço. Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos.

Evangelho: Mt 9,1-8
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 1Jesus tomou de novo a barca, passou o lago e veio para a sua cidade. 2Eis que lhe apresentaram um paralítico estendido numa padiola. Jesus, vendo a fé daquela gente, disse ao paralítico: "Meu filho, coragem! Teus pecados te são perdoados." 3Ouvindo isto, alguns escribas murmuraram entre si: "Este homem blasfema." 4Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou-lhes: "Por que pensais mal em vossos corações? 5Que é mais fácil dizer: Teus pecados te são perdoados, ou: Levanta-te e anda? 6Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor. 7Levantou-se aquele homem e foi para sua casa. 8Vendo isto, a multidão encheu-se de medo e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos homens. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
“Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”
O mal não só desfigura o ser humano, mas faz com que ele sinta Deus distante. Este mesmo relato encontra-se em Marcos e Lucas, com traços típicos de cada um dos evangelistas (Mc 2,1-12; Lc 5,17-26). A paralisia é uma doença incurável; é como se a pessoa fosse um “morto vivo”, como dizemos coloquialmente. O ponto de partida tem de ser a fé capaz de reconhecer que para Deus nada é impossível. É esta fé, da qual Jesus se admira, que impulsiona aqueles anônimos a levarem o paralítico diante de Jesus. Na antiguidade bíblica, a enfermidade está ligada ao pecado. Por esta razão, a cura é precedida pela palavra que liberta: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” (v. 2). Em Marcos 2,7, é sugerido que só Deus pode perdoar pecados. Por isso, os letrados dizem que ele blasfema. Mas a blasfêmia não está no perdão oferecido; o mal está no pensamento dos opositores de Jesus, que se recusam a reconhecer que ele é o Filho do Homem e tem o poder de perdoar os pecados. A Igreja, povo que o Senhor reúne, é o lugar do perdão e da reconciliação. A comunidade cristã é a comunidade dos reconciliados.

Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura rezando, com todos os internautas, ao Espírito:
Em nome do Pai,...
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho




1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto Mt 9,1-8.
Jesus liberta o homem dos pecados, vendo que os que o carregavam tinham fé. Mas, alguns mestres da Lei viram isto como blasfêmia. Jesus sabia o que eles estavam pensando e os questiona dizendo-lhes: O que é mais fácil: dizer ao paralítico,“Levante-se e ande” ou “Os teus pecados dão perdoados”? E manda que o paralítico se levante. Para os que acreditavam em Jesus, o milagre era manifestação da bondade de Deus. Mas, para os que se recusavam a crer ele enganava o povo e blasfemava.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Em que grupo me coloco: naquele que crê ou naquele que acredita que Jesus engana?
Milagres de Deus acontecem a cada instante. Eu os enxergo ou para mim tudo é muito natural? Os bispos, em Aparecida, assim se expressaram “Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43).” (DAp 32.)

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com toda a Igreja, a Oração do Brasil na missão continental:
Senhor, Deus da vida e do amor,
enviastes o vosso Filho
para nos libertar das forças da morte
e conduzir-nos no caminho da esperança.
Movei-nos pelo dom do vosso Espírito!
Fazei-nos discípulos,
comprometidos com o anúncio do Evangelho em
nosso Pátria, em comunhão com a Missão Continental.
Fazei-nos missionários,
caminhando ao encontro de nossos irmãos e irmãs,
acolhendo a todos, sobretudo os jovens,
os afastados, os pobres, os excluídos.
Virgem Mãe Aparecida,
Intercedei junto ao vosso Filho,
para que sejamos fiéis ao nosso compromisso
de discípulos missionários . Amém!

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar coincide com o olhar da Igreja que afirma: “Desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43).” (DAp 32.)

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
 Fonte: Catequese Católica
 

Manifeste as suas virtudes


04 JULHO

Como os estereótipos influenciam a nossa vida! No que se refere a roupas, isso é muito forte. O caráter de uma pessoa não está expresso nas roupas que ela usa. As virtudes de uma pessoa não se expressam nas roupas que usa. Lembra-te sempre disso.

Há pessoas que se vestem pensando em sentir-se bem, outras para quererem impressionar, outras por obrigação etc. Não julgues antecipadamente. Procura conhecer o íntimo das pessoas, sem te ateres ao exterior.

As virtudes são reveladas nas diversas situações do quotidiano. Está atento aos detalhes, às coisas simples que acontecem ao teu redor. Presta atenção aos gestos das pessoas, às manifestações de carinho, às expressões.

Não percas nenhuma oportunidade de manifestares as tuas virtudes, de seres solidário, generoso, gentil. Assim, como tu perceberás as virtudes dos outros nos seus simples gestos, as pessoas identificarão as tuas
. fonte: Catequese Católica

Sessão preparatória do Tribunal Popular

 

tribunal600
Sessão preparatória do Tribunal Popular
Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza
Participantes do II Tribunal Popular do Ceará debaterão três problemáticas na sessão preparatória de Fortaleza: população carcerária, população em situação de rua e comunidades atingidas por grandes obras e respectivos despejos.
As Pastorais Sociais, CEBs e Organismos do Ceará estão realizando o II Tribunal Popular em parceria com movimentos sociais, ONGs, Universidade Federal do Ceará e pessoas que atuam em defesa dos direitos humanos no Ceará. O II Tribunal Popular é parte do processo da 5.ª Semana Social Brasileira que acontece desde 2011 em todo o Brasil e traz o tema “Participação no processo de democratização do Estado Brasileiro” e o lema “Bem viver: caminho para uma nova sociedade com um novo Estado”. No Ceará as comunidades trazem questões emblemáticas sobre os megaeventos e as grandes obras que geram um agravamento das injustiças ambientais e da degradação que ameaçam o povo, a biodiversidade, privatizam a natureza, nossos territórios tradicionais e áreas de preservação ambiental.
O momento estadual do Tribunal Popular do Ceará acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto de 2013. As etapas preparatórias já estão acontecendo desde o início de 2013 em várias regiões do Ceará. Para se somar ao Regional Nordeste I da CNBB as Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza participam do II Tribunal Popular do Ceará com uma sessão preparatória que será realizada nos dias 5 e 6 de julho de 2013, com abertura às 18h30min na comunidade Trilha do Senhor, na Rua Marechal Rondon, 313 (entre a Rua Padre Antônio Tomas e Avenida Santos Dumont – paralela a Via Expressa), bairro Papicu. As atividades do dia 6 serão no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, entrada pela Rodrigues Junior, 300, Centro, Fortaleza.
As três problemáticas citadas acima serão debatidas pelos participante, pois já vêm sendo denunciadas pelas pastorais e movimentos sociais de Fortaleza. São violações dos direitos das pessoas que causam, cotidianamente, graves problemas na cidade. As informações sobre essas denúncias serão relatadas por um ou uma relatora designada para este fim. A sessão preparatória fará um documento que se somará aos demais casos da sessão de julgamento em agosto próximo.
II Tribunal Popular
O II Tribunal Popular tem como prioridade criar espaços para a identificação das violações de direitos, proporcionar o reconhecimento das violações ocorridas nos grupos específicos, com o intuito de estimular o rompimento do olhar fragmentado sobre a opressão e criar uma rede de resistência e solidariedade das diversas lutas existentes contra essas opressões. Além das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Igreja Católica, movimentos sociais e organizações da sociedade civil participam do Tribunal: Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB Nordeste I; Movimento dos Conselhos Populares (MCP); Movimento de Luta em Defesa da Moradia (MLDM); Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP); Escritório Frei Tito de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (EFTA); Núcleo TRAMAS – Trabalho, Meio Ambiente e Saúde – Universidade Federal do Ceará; Coletivo URUCUM; Movimento Nacional da População de Rua; Comitê Popular da Copa; Movimento Ecológico de Fortaleza; Comitê da Verdade; Associação Juízes para a Democracia (AJD).
Sessão preparatória
A sessão preparatória tem os objetivos de recolher todas as informações documentais, técnicas e testemunhos relativos às violações de direitos humanos, agressões ambientais e resultantes socioeconômicas decorrentes de projetos, grandes obras e processos econômicos em curso que afetem comunidades tradicionais, trabalhadores rurais, comunidades populares, em conformidade com a convocação do Tribunal Popular do Ceará.
V Semana Social Brasileira
É um processo nacional que está em curso desde 2011 em todo o Brasil. A Semana Social Brasileira promove a participação ampla de pessoas e entidades, a abertura ao ecumenismo e diálogo inter-religioso, o pluralismo de ideias e valores, o exercício do debate democrático em todas as instâncias e o ensaio coletivo de iniciativas transformadoras. O momento de encerramento dos trabalhos da 5ª Semana acontecerá em agosto de 2013, de 2 a 5 de setembro.
Serviço:
Sessão preparatória ao II Tribunal Popular do Ceará.
Data: 5 e 6 de Julho de 2012.
Local: abertura na Comunidade Trilha do Senhor (Rua Marechal Rondon, 313, bairro Papicu) e realização no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja (Rodrigues Junior, 300, Centro).
Informações: Benimar Oliveira, membro da coordenação das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza, (85) 8604.3452; Regina Pereira, da Comunidade Trilha do Senhor, (85) 8731.8895. Fonte: Arquidiocese de Fortaleza