terça-feira, 14 de maio de 2013

MEDITANDO A AVE MARIA


- Ave Maria,
Salve! Eu e toda a corte celeste nos curvamos diante de ti e te saudamos Maria, Pérola, Princesa, Senhora!

Cheia de Graça,
Sim, eu, o Mensageiro de Deus, curvo-me diante de ti porque te reconheço escolhida, inteiramente pura, límpido reflexo da glória de Deus!

O Senhor é contigo!
Sem dúvida, vejo-o refletido em ti. Teu rosto transparece o Seu, a Sua presença transborda de todo o teu ser.

Bendita és tu entre as mulheres!
Eu, Maria, tua prima, e mulher como tu, te reconheço e proclamo bendita entre todas as mulheres de todas as gerações. Ninguém como tu foi escolhida para ser Mãe de Deus! Ninguém é nem será tão plenamente feliz e agraciada como és!

Bendito é o Fruto do teu ventre, Jesus!
Jesus, o Filho do Deus Vivo é Também fruto do teu ventre. Tens na gestação de sua vida papel único e insubstituível. Ele é também fruto teu no ventre e na formação, na carne e no sangue, na docilidade irrestrita a Deus que Ele mesmo gerou em ti.

Santa Maria,
Sim, eu, Igreja reconheço tua santidade incomparável e em tudo superior ao mais santo dos filhos de Deus, por tua eleição e pelo teu sim.

Mãe de Deus,
Maria, Mãe do meu Senhor, Mãe do Deus feito carne, Mãe do Deus que adoro e sirvo, Mãe de
Deus e mãe minha.

Rogai por nós, pecadores,
Tu, intercessora a serviço da Igreja, pede a Deus por nós os pecadores que a formamos. Sustenta-nos nas provas, ensina-nos teu exemplo, coloca-te entre a nossa miséria e a Onipotência Perfeitíssima, sê em nosso favor, Virgem Soberana! Ouve o nosso clamor!

Agora
Ora por nós neste tempo que se chama hoje. Lembra-te de nós e não nos desampare enquanto seguimos, peregrinos, as pegadas do Caminho.

E na hora de nossa morte.
Na hora da derradeira e definitiva passagem, traz o teu Jesus para ser páscoa conosco, dá-nos o arrependimento perfeito. Como boa Mãe, livra-nos de estar longe do Pai para sempre. Acolhe-nos nos teus braços como acolheste, nesta hora, o teu José em sua hora.

Amém
Sim! Assim seja! Como Jesus, como tu. Seja feita a vontade de Deus. A ela dizemos amém, como Igreja, como servos do Senhor. Faça-se também em nós,também em nós seja cumprido o amém eterno de Jesus ao Pai
Também por nosso vida se cumpra este amém até que nada mais importe senão o cristo Crucificado, até que em nós se cumpra em favor do Seu Corpo o que nos cabe cumprir. Cumpra-se em nós, Igreja, o amém eterno que repetiste.
Repitam nossas almas este “sim” que jamais passará até que no céu, contigo, possamos arder em caridade e servir aos homens que tanto amas colocando-os contigo, diante de Deus. ( Jardim da Fé )

Espere e confie nas promessas de Deus

Você, que teme e ama a Deus, é na misericórdia d'Ele que você deve esperar. Aliás, ninguém deve esperar d’Ele outra coisa senão a misericórdia, porque tudo n’Ele é compaixão, bondade e felicidade. Tudo o que o Pai quer para você é muito melhor do que você mesmo pode desejar.

Por amor a Deus, espere que Ele se manifeste na sua vida, sabendo que o Pai se centra na sua fé e está voltado para os desejos do seu coração.

“Espere no Senhor e não se afaste d’Ele para não cair.” Nós caímos, porque nos afastamos d'Ele. Os nossos pecados mortais chegam a nós quando nos afastamos de Deus. O nosso orgulho, a nossa autossuficiência de achar que podemos caminhar sozinhos, quando nos achamos melhores do que os outros, quando tiramos o amor do coração, tudo isso nos afasta do Altíssimo. Para cair, basta se afastar d’Ele.

Muitos caem e não se levantam, porque não sabem recorrer a Ele na oração ou porque rezaram sem esperança. Na hora que são atendidos, atribuem ao acaso a graça recebida e se esquecem até que um dia rezaram.

O afastamento de Deus começa pelo afastamento da oração. Começa quando nós paramos de clamar a presença d’Ele no coração e quando paramos de confiar n’Ele para confiar nas forças humanas.

O Senhor lhe deu liberdade para escolher, mas não para você viver sozinho. Você depende até das pessoas para viver, quanto mais d'Ele. Seja firme com Ele no dia de hoje, pois n’Ele está a sua felicidade.

Confie em Deus e todas as Suas promessas se cumprirão. Você não vai perder suas recompensas, basta ser fiel e esperar na Sua misericórdia.

Neste momento, é o Senhor quem nos faz o favor de nos chamar à Sua presença para nos amparar e nos fortalecer, para nos dar uma experiência de graça e poder, de beleza e força. Por meio dessa Palavra, o que Ele vai nos dar ultrapassa a nossa imaginação.

Deus tem um plano maravilhoso para sua vida e pode realizá-lo agora se você quiser, basta dizer: “Sim, eu quero esperar na misericórdia de Deus e unir-me a Ele para não cair. Confiar e firmar-me nessa promessa que nunca falha.”

“Examinem a história e verão. Quem confiou no Senhor e ficou desiludido? Quem perseverou no Seu temor e foi abandonado? Quem O invocou, mas não foi atendido? Porque o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados e salva no tempo do perigo.”

Não há história, no passado, dizendo que Deus não atendeu a quem confiou n'Ele. Você pode achar que Ele não vai escutar a sua prece, porque você é pecador, mas o Pai é cheio de amor e misericórdia, Ele perdoa os seus pecados no dia da aflição. Ele protege todos os que, verdadeiramente, O procuram com o coração sincero.

Quando você confia no Senhor, experimenta coisas transformadoras; experimenta a força d’Ele agindo, socorrendo e transformando toda sua vida. Quer fazer essa experiência no dia de hoje? Entregue sua vida ao Senhor e diga 'sim' de todo coração, confiando que Ele dará o melhor para sua vida.

Por traz de cada promessa dessa Palavra, o Pai aponta para algo maior. Ele não mostra apenas as cosias que pode lhe dar, mas uma vida toda nova, cheia de alegria.

Quando você confia em Deus, sua vida vira uma oração. Amando-O, o seu coração se enche de luz e alegria. Nesse momento de oração, o Senhor quer fazer um Pentecoste na sua vida, basta o seu 'sim'.

Com seu consentimento, Maria abriu a porta para Deus entrar no mundo como Salvador. Para abrir o seu caminho, basta que você permita, para que Ele encha sua vida de amor, luz e alegria. É uma promessa do Senhor, rica em fidelidade. Ele não precisaria lhe prometer nada, mas prometeu e comprometeu-se. O Senhor garante que você não vai terminar esta oração como a começou. Algo vai mudar no seu coração.

Você pode dizer o 'sim' que vai salvar a sua vida e da sua família. Você pode dizer 'sim' e abrir seu coração para a presença viva de Deus na sua vida. O que Ele quer, agora, é só a sua abertura.

Espere e confie no Senhor, acredite que uma nova porta se abre para sua vida. Com fé e oração você vai experimentar o Céu aqui na Terra.

Essa vida, que o Espírito Santo lhe promete, já foi conquistada por Jesus. Está na hora de desfrutá-la. Hoje é dia de tomar posse dessa promessa e aproveitar essa nova vida. Hoje é dia de dizer: “Quero viver na misericórdia, na luz e no amor de Deus”.

Dá-nos essa graça, Senhor. Enche-nos com Seu Espírito e nos faz tomar posse dessas promessas.
Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

www.cancaonova.com

Papa Francisco: "Temos necessidade de um coração largo que seja capaz de amar"


  


2013-05-14 Rádio Vaticana
Na missa do dia de hoje, 14 de Maio, o Papa Francisco afirmou na sua homilia que nós temos necessidade de um coração largo que seja capaz de amar. Se queremos mesmo seguir Jesus devemos viver a vida como um dom que se dá aos outros e não um dom para se conservar. Jesus ama sempre e dá-se sempre. E este seu dom do amor leva-nos a amar para dar fruto, porque o fruto permanece. E invocou o Espírito Santo:
"Nestes útimos dias em que aguardamos pela festa do Espírito Santo pedimos: Vem Espírito Santo, vem e dá-me este coração largo, este coração que seja capaz de amar com humildade, com suavidade mas sempre este coração grande que seja capaz de amar. E pedimos esta graça ao Espírito Santo para que nos livre sempre do outro caminho, aquele do egoísmo, que acaba por terminar mal. Peçamos esta graça".Recordemos que na eucaristia matinal de hoje estiveram presentes um grupo de trabalhadores dos Museus Vaticanos e alunos do Colégio Pontifício Português. A celebração foi concelebrada pelo Arcebispo de Medellín Ricardo Restrepo.
Já no dia de ontem o Papa tinha invocado o Espírito Santo em jeito de preparação para a Festa do Pentecostes do proximo domingo 19 disse o Santo Padre que "o Espírito Santo permite que o cristão tenha ‘memória’ da história e dos dons recebidos de Deus. Sem esta graça, há o risco de se cair na idolatria”. “Hoje, muitos cristãos não sabem quem é o Espírito Santo, como ele é. E algumas vezes, ouve-se dizer: Mas eu arranjo-me com o Pai e o Filho: rezo o Pai Nosso ao Pai, faço a comunhão com o Filho, mas com o Espírito Santo... não sei o que fazer’. Ou então diz-se: O Espírito Santo é a pomba, aquele que nos dá sete dons... Mas assim, o pobre Espírito Santo fica sempre no fim e não encontra um bom lugar nas nossas vidas”.
Prosseguindo, o Papa Francisco, ressaltou que o Espírito Santo é um “Deus ativo entre nós”, que nos faz lembrar, que desperta a nossa memória. O próprio Jesus explicou aos Apóstolos, antes do Pentecostes, que o Espírito lhes recordaria tudo o que ele havia dito. Ter memória – especificou - significa também recordar as próprias misérias, que nos escravizam e recordar a graça de Deus, que destas misérias nos redime.O Papa Francisco concluiu com um convite aos cristãos para que peçam a graça da memória, para serem pessoas que não se esquecem do caminho percorrido, não se esquecem das graças recebidas e que não se esquecem do perdão dos pecados e nem que foram escravos e que o Senhor as salvou. Fonte: News.VA

Arcebispo de Fortaleza comemora hoje, 13 de maio, aniversário de nascimento

dom josé

 Hoje ,13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, é também o dia de comemorar o aniversário natalício do nosso querido arcebispo, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Queremos pedir ao bom Deus que lhe conceda muitas alegrias e saúde. Dom José Antonio, receba o nosso carinhoso abraço e conte sempre com nossas orações.

Dom José Antonio nasceu em Jaú, diocese de São Carlos, SP, aos 13 de maio de 1948. É o filho mais velho, dentre cinco filhos e uma filha, de Antonio Marques de Toledo e de Arminda Tosi Marques, ambos já falecidos. Em 1953 a família se transferiu para Barra Bonita, SP. Clique aqui e saiba mais sobre o arcebispo metropolitano de Fortaleza.    Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

“O que Deus exige de nós?”: tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2013

logo_soucO Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) realiza de 12 a 19 de maio a Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos 2013, que o seu tema inspirado no profeta Miquéias 6,6-8, com a pergunta “O que Deus exige de nós?”. A programação inclui celebrações em diversas cidades brasileiras, com a união de diferentes denominações cristãs, e com o apoio da CNBB.

Para favorecer a reflexão deste tema, foi preparado um subsídio pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia, com a consultoria da Federação de Universidade Católica de Toda a Índia e do Conselho Nacional de Igrejas daquele país. De acordo com o Conic, durante o processo de preparação, enquanto se refletia sobre o significado da Semana, ficou decidido que, num contexto de injustiça em relação aos dalits na Índia e na Igreja, a busca pela unidade visível não poderia estar dissociada do desmantelamento do sistema de castas e do apelo às contribuições para a unidade dos mais pobres.

O desejo dos organizadores da Semana é promover a reflexão sobre a importância da unidade na diversidade e, ao mesmo tempo, meditar sobre o que Deus, de fato, exige da comunidade cristã, seja do ponto de vida puramente religioso, mas também no que diz respeito à questão dos direitos humanos e assuntos correlacionados. Por este motivo, a arte da Semana faz uma alusão aos dalits na Índia, pessoas que vivem à margem da sociedade e, muitas vezes, afastadas de toda e qualquer assistência.

Abaixo, a programação da Semana de Oração pela Unidade dos Cristão, em Brasília:

14/05 – às 20 horas, na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB, situada na EQS 309/310 Sul. Homilia da Igreja Sirian Ortodoxa – ISOA.

15/05 – às 20 horas, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, situada na EQS 405/406 Sul – área para templos. Homilia da Igreja Católica Romana – ICAR.

16/05 – às 20 horas, na Paróquia São José Operário – ICAR, situada na SGAN 604, lt. D. Homilia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

POR: CNBB / CONIC

Cardeal Filoni abre a Assembleia das Pontifícias Obras Missionárias em Roma

 
Por Jaime C. Patias   
14 / Mai / 2013 09:24
“Muitos dos que estão aqui presentes trabalham em situações dramáticas de perseguição, pobreza, violência, conflitos e marginalização em seus países”, sublinhou o cardeal Filoni, na abertura, ontem, 13, da Assembleia das Pontifícias Obras Missionárias (POM) que acontece na Casa de Exercícios Espirituais dos Salesianos, em Roma.
“Esta situação tem consequência na eficácia da ação das POM”, disse o cardeal, e propôs alguns princípios gerais a se concretizar em orientações práticas”.O prefeito da Congregação para a Evangelização dos povos prosseguiu evocando a identidade e o espírito das POM, como estrutura de serviço para as missões de cada país.
Na conclusão de seu pronunciamento, o cardeal Filoni disse muito claramente: “É necessário rever os métodos da ação evangelizadora, estudar como levar ao homem moderno a mensagem cristã, na qual ele pode encontrar a resposta a seus interrogativos e a força para seu compromisso de solidariedade humana. O que deve incentivar a nossa atividade missionária é a fé. É necessário apropriar-se novamente da radicalidade evangélica para que a nossa atividade apostólica seja fecunda e reconhecida como Missio Dei”. Os trabalhos da Assembleia continuarão até sábado, dia 18 de maio. Participam da Assembleia anual das POM diretores nacionais de cerca de 150 países. Padre Camilo Pauletti representa o Brasil.
Com informações da Agência Fides( Fonte POM )

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos:

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém
.
Oração:
Senhor Jesus, agradecido(a) por ter sido escolhido(a) e enviado(a) por ti, prometo entregar-me totalmente à missão que me confiaste.
Primeira leitura: At 1,15-17.20-26
Leitura dos Atos dos Apóstolos - 15Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse: 16“Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo, por meio de Davi, anunciou na Escritura sobre Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Judas era um dos nossos e participava do mesmo ministério. 20De fato, no livro dos Salmos está escrito: ‘Fique deserta a sua morada, nem haja quem nela habite!’ E ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar!’
21Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós, 22a começar pelo batismo de João até o dia em que foi elevado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição.” 23Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. 24Em seguida, fizeram esta oração: “Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolhestes 25para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!”.
26Então tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 112
          — O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.
— O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.

— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.

— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra?

— Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com os nobres do seu povo.
 
Evangelho: Jo 15,9-17
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.
11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16Não fostes vós que me es­colhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
A medida do amor fraterno é o amor de Jesus
“Permanecei no meu amor” (v. 9); este é o imperativo que deve mover a vida de todo discípulo. “Permanecer” é estar arraigado, fundado; é imitar, atualizar o amor de Jesus pela humanidade, cuja origem é o amor do Pai que antecede todas as coisas e o ser humano.

A medida do amor fraterno é o amor de Jesus: “... amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (v. 12). O amor é um dinamismo de entrega sem reserva: “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos” (v. 13). É com esse amor que somos amados, pois o Senhor, “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1).

“... fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça” (v. 16). O fruto que se espera e que permanece é o amor fraterno: “O que vos mando é que vos ameis uns aos outros” (v. 17).

São Paulo exprime magistralmente a perenidade do amor: “Agora, permanecem a fé, a esperança e o amor. Mas, a maior de todas, é o amor. Buscai o amor” (1Cor 13,13; 14,1).
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Que a alegria de vocês seja completa.
Preparando-me para a Leitura Orante,
com todos os que fazem este caminho, pela web,
“damos graças a Deus que nos deu o dom da palavra,
com a qual podemos nos comunicar entre nós "
e com Ele por meio de seu Filho,
que é sua Palavra (cf. Jo 1,1).
Damos graças a Ele que,
por seu grande amor fala a nós como a amigos (cf. Jo 15,14-15).
(DAp 26). Rezo:
Santo Espírito, amor do Pai,
toca a minha mente, a minha vontade, o meu coração.
Abre-me à coragem da verdade.
Dá-me coragem para deixar-me converter
e renovar-me profundamente por Jesus,
Palavra do Pai. Amém.

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 15,9-17.
Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar.
- Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros.
Neste texto, Jesus diz quatro coisas importantíssimas:
1. Faz uma declaração de amor.
2. Faz um convite.
3. Coloca uma condição.
4. Garante algo que o coração de todos nós deseja.
Que belíssima declaração de amor faz Jesus a cada um de nós! E nos convida: fiquem unidos a mim pelo amor. Oferece uma condição: obedecer aos seus mandamentos. Garante-nos a sua alegria. E mais: uma alegria completa.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Como discípulo/a devo levar à frente a missão que me dá Jesus Cristo: o amor. Em que consiste este amor? Como vivê-lo num mundo em que é muito forte o egoísmo, o individualismo, e que a outra pessoa, muitas vezes é uma ameaça? Devo orientar minha energias para ir contra a corrente. Os bispos, na Conferência de Aparecida, lembraram quais são os mandamentos de Jesus: “Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: “Amem-se uns aos outros, como eu os amei” (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, “todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35).” (DAp 138).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Em comunhão com toda a Igreja do Brasil, rezo,
Senhor Jesus, Tu és o Caminho!
Em meio a sombras e luzes,
alegrias e esperanças, tristezas e angústias,
Tu nos levas ao Pai.
Não nos deixes caminhar sozinhos.
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Verdade!
Desperta nossas mentes
e faze arder nossos corações com a tua Palavra.
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!
Fica conosco, Senhor!
Tu és a Vida!
Abre nossos olhos para te reconhecermos
no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos,
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.
Fica conosco, Senhor!
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida,
No vigor do Espírito Santo,
Faze-nos teus discípulos missionários!
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
Alegres no Caminho para a Terra Prometida!
corajosas testemunhas da Verdade libertadora!
promotores da Vida em plenitude!
Fica conosco, Senhor! Amém!

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar, minha vida,
“para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre
é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor”.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.                                                                     (
catequese católica)

Encerramento dos Festejos de Nossa Senhora de Fátima- A Área Pastoral São José esteve presente- Momentos Inesquecíveis