quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Imagine a sua vida


O que é que você pode imaginar? A sua vida – sob muitos aspectos – é fruto da sua imaginação. Tudo aquilo que você deseja se tornar primeiramente você tem que decidir através da sua imaginação.

Não, a vida não se traduz em obter exatamente aquilo que você imaginou.

Existe muitas surpresas e imprevistos ao longo da jornada. 

Porém, ainda assim a sua mais persistente e consistente imaginação tem a tendência de estabelecer o direcionamento da sua vida.

Apesar de ser impossível de antecipar cada obstáculo, problema em cada estrada, – ainda assim – você pode escolher qual estrada viajar com base naquilo que você já sabe para onde tal estrada está te levando.

Deixe a sua imaginação ser o pioneiro que explora empolgantes e gratificantes novos mundos.
Do melhor desses mundos, busque um para você.

Imagine uma vida maravilhosa e gratificante. Deus, o Criador foi quem lhe deu a possibilidade de imaginar. Use a sua imaginação, é um dom precioso Dele e Nele é que está a razão, o princípio e o fim da vida.

Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.
Salmos 31,8
Fonte: Catequese católica

RCC Ceará prepara Congresso Estadual

ARTE
RCC Ceará prepara Congresso Estadual
Ainda em Clima de Congresso Nacional, RCC Ceará prepara XIII edição do Congresso Estadual com participação de Rogério Soares.
A Renovação Carismática Católica do Estado do Ceará realiza nos dias 13 e 14 de setembro a XIII edição do Congresso Estadual da RCC Ceará. O evento conta com a participação de Rogério Soares, Presidente do Conselho Estadual da RCC São Paulo, Francisco Timá, Presidente do Conselho Estadual da RCC Ceará, Aloísio Nóbrega, Presidente da Frater Brasil, além de Noite Carismática e lançamentos de CD’s.
O Congresso acontece no Colégio Salesiano Dom Lustosa e contará com toda infraestrutura de lanchonetes e livraria, bem como apresentações artísticas e culturais nos intervalos do evento, com ministérios e bandas que lançam CDs apresentando seus trabalhos, como Ministério Boa Semente e Banda Luminus.
São esperadas caravanas de todas as dioceses do Estado do Ceará, representando cidades e grupos de oração. O Congresso terá com tema “Conservar a Unidade do Espírito pelo vínculo da Paz” (Ef 4, 3), moção nacional para a RCC em 2014. Também serão vivenciados direcionamentos do Congresso Nacional que aconteceu no último mês de julho em Aparecida/SP.
A arte divulgada na última segunda-feira, 03, apresenta um fundo formado com imagens de todas as dioceses do estado, bem como pontos turísticos de algumas cidades. Ao centro, como um coração o mapa do estado contendo a marca da unidade para o ano de 2014 e o tema do encontro. As cores predominantes são o verde e o amarelo, cores também predominantes na logomarca da RCC e na bandeira do Estado do Ceará.
cong_cera_2
SERVIÇO
XIII Congresso Estadual da RCC Ceará
Dias 13 e 14 de setembro – 8 horas da manhã
Colégio Salesiano Dom Lustosa – Av. João Pessoa, 5920. Montese.
Inscrições antecipadas: R$ 15,00 (promocional)
Participações: Rogério Soares/SP; Francisco Timá/CE e Aloísio Nóbrega/CE (Pregação) e Naldo José, Banda Luminus, Ministério Boa Semente e outros (Atrações musicais).
Eder Machado
Ministério de Comunicação Social – RCC Ceará
(85) 8735 0501 (oi) / 9676 9127 (tim)

Pastorais Sociais realizam reunião ampliada

Coordenadores das Pastorais Sociais, dos Organismos e do Setor Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão no Centro Cultural de Brasília (DF), de hoje, 19, até quinta-feira, 21, para participar da reunião ampliada, convocada pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência. O encontro conta com a presença de bispos referenciais e coordenações dos regionais.
CNBB-OK
A pauta a ser discutida nos três dias do evento é extensa e compreende análise de conjuntura, os temas e propostas das próximas Campanhas da Fraternidade (CF), diálogos entre pastorais, partilhas e celebrações.
As lideranças também tratarão do Centro Nacional de Sustentabilidade das Pastorais e Organismos (Census), aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB e que irá mobilizar recursos e formas de sustentabilidade político-pastoral das iniciativas da Igreja no Brasil.
A integrante do Setor Mobilidade Humana da CNBB,  irmã Rosita Milesi, fará uma apresentação sobre migrações. A Cáritas Brasileira tratará da Campanha Mundial contra a Fome e da pesquisa sobre a ação social da Igreja no Brasil, que pretende catalogar atividades realizadas no país, com a intenção de ser um instrumento na missão caritativa eclesial. O Grupo de Trabalho sobre o Solo Urbano se reunirá no encontro.
A respeito das Campanhas da Fraternidade, os participantes farão avaliações sobre a repercussão e os compromissos da CF 2014 e debaterão propostas de trabalho com relação às edições de 2015, que terá como tema “Igreja e sociedade”, e 2016, sobre “saneamento básico”.
Dois textos aprovados durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB serão trabalhados na reunião ampliada: o Documento 101, “A Igreja e a questão agrária brasileira no início do Século XXI”, e o Estudo 107 “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – ‘sal da terra e luz do mundo’ (cf. Mt 5,13-14)”.
Fonte: CNBB

Liturgia Diária


Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração
Pai, que eu jamais me deixe levar pelo espírito de ambição e de rivalidade, convencido de que, no Reino, somos todos iguais, teus filhos.
Primeira leitura: Ez 34,1-11
Leitura da Profecia de Ezequiel
1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel! Profetiza, dizendo-lhes: Assim fala o Senhor Deus aos pastores: Ai dos pastores de Israel, que se apascentam a si mesmos! Não são os pastores que devem apascentar as ovelhas? 3Vós vos alimentais com o seu leite, vestis a sua lã e matais os animais gordos, mas não apas­centais as ovelhas. 4Não fortale­cestes a ovelha fraca, não curas­tes a ovelha doente, nem enfai­xastes a ovelha ferida. Não trou­xestes de volta a ovelha extraviada, não pro­cu­rastes a ovelha perdida; ao contrário, do­minastes sobre elas com dureza e brutalidade.
5As ovelhas dispersaram-se por falta de pastor, tornando-se presa de todos os animais selvagens.6Minhas ovelhas vaguearam sem rumo por todos os montes e colinas elevadas. Dispersaram-se minhas ovelhas por toda a extensão do país, e ninguém perguntou por elas, nem as procurou.
7Por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor: 8Eu juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus – já que minhas ovelhas foram entregues à pilhagem e se tornaram presa de todos os animais selvagens, por falta de pastor; e porque os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, mas apascentaram-se a si mesmos e não as ovelhas, 9por isso, ó pastores, escutai a palavra do Senhor!
10Assim diz o Senhor Deus: Aqui estou para enfrentar os pastores e reclamar deles as minhas ovelhas. Vou tirar-lhes o ofício de pastor, e eles não mais poderão apascentar-se a si mesmos. Vou libertar da boca deles as minhas ovelhas, para não mais lhes servirem de alimento. 11Assim diz o Senhor Deus: Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas.
. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 23
          — O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejan­tes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha e restaura as minhas forças.

— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos. 
 
 
Evangelho: Mt 20,1-16a
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          - Glória a vós, Senhor.

        Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’. 5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. 8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’
9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. 11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’.
13Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ 16aAssim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Deus é Bom.
Trata-se de uma parábola do Reino que não figura na lista das parábolas do Reino do capítulo treze. A parábola, em primeiro lugar, afirma algo de fundamental de Deus: Deus é Bom. Em todos os tempos e sem distinção, ele chama a todos para a sua vinha. A parábola é expressão da universalidade da salvação de Deus. A “vinha” é símbolo tanto de Israel como do Reino de Deus. Em todo tempo, representado pelas horas da jornada de trabalho, Deus toma a iniciativa de chamar a todos, onde quer que estejam, para o seu Reino. Deus é quem oferece a possibilidade de participação no seu Reino, independentemente dos méritos de cada um, pois Deus não quer que ninguém que criou se disperse ou se perca (cf. Jo 6,39; 10,28; 17,12). Em que consiste a justiça própria de Deus? Em amar sem distinção e sem limite. A verdade é que o modo de Deus agir revoluciona nossa escala de valores (vv. 13-16). A igualdade ressalta a graça extraordinária feita por Deus aos pecadores. Aos olhos de Deus, o verdadeiro salário é ouvir o convite e ser admitido à sua vinha. O amor de Deus é para todos; Ele não faz acepção de pessoas.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os internautas:
Espírito Santo que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim, falas em mim,
rezas em mim, ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim para que eu possa
conhecer o mistério da vontade do Pai. Amém.



1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mt 20,1-16a e observo o ensinamento de Jesus na parábola.
O Senhor convida os trabalhadores, em horas diferentes: "Vão vocês também trabalhar na minha plantação de uvas". E a cada um paga o mesmo valor. Ninguém recebeu mais ou menos. Deus valoriza a todos e distribui seus dons a quem quer e como quer. A recompensa é igual não porque Deus é injusto, mas porque ele é bom. A recompensa não é quantitativa. Equivale à dedicação e interesse pelo trabalho. O Reino é sempre um dom gratuito de Deus.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje? Não devo "cobrar" de Deus pelo que fiz em favor dos irmãos. Também não devo me contentar com o que já fiz. Devo desejar sempre que Deus realize em mim o seu Projeto. Na Conferência de Aparecida, os bispos disseram: "Quando cresce no cristão a consciência de pertencer a Cristo, em razão da gratuidade e alegria que produz, cresce também o ímpeto de comunicar a todos o dom desse encontro. A missão não se limita a um programa ou projeto, mas é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anunciá-lo de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade e da Igreja a todos os confins do mundo (cf. At 1,8)".(DAp 145).

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com o canto Venham trabalhar na minha vinha, de Dom Pedro Brito Guimarães.
1.Venham trabalhar na minha vinha
Dilatar meu Reino entre as nações
Convidar meu povo ao banquete
Quero habitar nos corações.
Unidos pela força da oração
Ungidos pelo Espírito da missão
Vamos juntos construir
Uma Igreja em ação.
2.Venham trabalhar na minha vinha
Espalhar na terra o meu amor
Muitos não conhecem a Boa Nova
Vivem como ovelhas sem pastor.
3. Venham trabalhar na minha vinha
Com fervor meu nome proclamar
Que ninguém se queixe ao fim do dia
Ninguém me chamou a trabalhar.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de gratidão a Deus que me ama de forma gratuita
e confia em mim para que eu realize com alegria a missão que me cabe.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte: Catequese Católica