domingo, 15 de abril de 2012

Um pouco de reflexão!

No Evangelho de hoje, os discípulos estão com as portas trancadas com medo dos judeus. Esse detalhe exprime a situação da comunidade de João , excluída pelos judeus , os quais, inclusive, denunciavam os cristãos aos romanos. Porém, a presença do Ressuscitado liberta essa comunidade do medo e lhes traz a alegria. O “mostrar as chagas” das mãos e do lado é a confirmação da identificação do Ressuscitado com Jesus de Nazaré que foi crucificado. Agora, conforme anunciara nos discursos de despedida, Jesus comunica aos discípulos o Espírito, soprando sobre eles.
Os discípulos são enviados em missão, com o conforto do Espírito. Suas comunidades, que vivem na comunhão e partilha , movidas pela fé em Jesus , são responsáveis pela prática da misericórdia no acolhimento dos excluídos como pecadores e de todos aqueles que se sentem atraídos por Jesus. A partir da experiência de Tomé, Jesus proclama a bem-aventurança da fé. Começa o tempo dos bem-aventurados que não viram e creram.
Cristo ressuscitado continua presente entre os Seus discípulos. É o mesmo Jesus de Nazaré, Filho de Deus encarnado, que a todos comunicou eternidade e vida divina. As primeiras comunidades tinham consciência de que, pelo batismo, já viviam como ressuscitadas, isto é, em união com Jesus em Sua eternidade e divindade.Vamos abrir o nosso coração para acolher os dons que Deus, nosso Pai nos oferece.Chegou o tempo das relações da nova  aliança: Deus é Pai, e os homens são filhos de Deus e irmãos de Jesus.Vamos viver a Ressurreição em comunhão com o Deus eterno,nos comprometendo com o projeto de amor,justiça e partilha vivido por Jesus.Peçamos ao Pai das misericórdias que permanecei conosco e fazei-nos discípulos missionários, a exemplo de Maria, discípula fiel. Louvor e Glória ao Senhor! Por Caminhar na Missão

Nenhum comentário:

Postar um comentário