Sex, 20 de Abril de 2012 09:12
A Obra da IAM
propõe-se a seguir o exemplo de Jesus para concretizar sua pedagogia.
Vale a pena lembrar da música de Pe. Zezinho: “amar como Jesus amou,
sentir o que Jesus sentia”...
Jesus mostrou em sua vida a presença
da misericórdia e do poder salvífico de Deus. Compreendeu cada um dos
apóstolos, dos discípulos, em sua própria cultura, realidade e
identidade. Acolheu, criou relações de amizade, ajudou, perdoou,
consolou, fortaleceu, serviu chegando ao extremo de dar sua vida, em
resgate por muitos (cf Mc 10, 45).
Jesus esforçou-se para compreender o
ouvinte em sua própria realidade. O caminho que Jesus faz é o de se
fazer próximo, compreendendo a pessoa e procurando conhecê-la, amá-la e
ajudá-la em suas dúvidas e necessidades.
Jesus ajuda seu ouvinte a descobrir
uma nova realidade, ou a interpretá-la de modo novo. Jesus parte da
experiência vivida na comunhão com os irmãos, para que todos vivam em
família, em comunidade. Sua pedagogia realiza-se na comunhão com os
irmãos. É uma pedagogia voltada para a Missão, para ir e fazer discípulos (cf. Mt 28,19).
Jesus quer que todos descubram a
alegria da Boa-Nova do Reino. A descoberta de um tesouro provoca uma
grande alegria, necessariamente partilhada com irmãos e irmãs. Dentro
da pedagogia existe uma metodologia na formação e organização da Obra da
Infância Missionária que ajuda as crianças e assessores a tornar
realidade o seu protagonismo. Esta formação acontece principalmente nos
encontros semanais e a partir deles. Estes encontros compreendem quatro
áreas integradas de formação missionária: Realidade Missionária,
Espiritualidade Missionária, Compromisso Missionário e Vida de Grupo ou
Testemunho Missionário. Para tanto, são constituídos grupos de 12
crianças, que simbolizam os 12 apóstolos, aos quais Jesus confiou a
missão da evangelização até os confins do mundo (cf. Mt 28,16s).
“Para um grupo da Infância
Missionária crescer, é necessário organizar os serviços e contar com a
colaboração de todos. O grupo necessita de: coordenador,
vice-coordenador, tesoureiro, espiritualizador, cronometrista,
ambientador, animador e demais serviços necessários, para tornar os
encontros mais participativos, criativos e comprometedores com a ação
evangelizadora.
É objetivo das quatro áreas
integradas de formação ajudar a criança e o pré-adolescente a se
tornarem verdadeiros missionários. Por isso, cada encontro tem seu
dinamismo e metodologia própria:
1ª Semana: Realidade Missionária
Consiste no estudo de um tema, em
contato direto com a Palavra de Deus, para que as crianças e
pré-adolescentes amadureçam na fé, no conhecimento da pessoa, da vida e
obra de Jesus, da Igreja e da Missão. Aprendem os elementos básicos do
ser missionários. Escrevem, desenham, tiram conclusões, memorizam as
principais mensagens. É um encontro de muito estudo. Para ser bom
missionário é necessário ter uma boa formação.
2ª Semana: Espiritualidade Missionária
Consiste no “esforço de assimilar,
viver e celebrar o que se apreendeu no encontro da Catequese
Missionária. Todos procuram tornar-se parecidos com Jesus. Aprendem a
ver o caminho do seguimento de Jesus, iluminados pelo Espírito Santo.
Trata-se de interiorizar a mensagem estudada. Mais do que estudo, é um
encontro de celebração e de vivência espiritual. Existem muitas formas
de realizar este encontro: Celebrações da Palavra, representações de
passagens bíblicas, Celebrações da Eucaristia, orações e reflexões
comunitárias e pessoais, momentos de deserto, etc”.
3ª Semana: Compromisso Missionário
“Este encontro quer encaminhar ações
concretas. As crianças, os pré-adolescentes e os assessores procuram
colocar em prática o que aprenderam nos encontros anteriores. É o
serviço e o testemunho. É o encontro que leva a sair e evangelizar,
comunicando a outros o que foi aprendido e vivido. Leva a perceber as
necessidades das crianças pobres, abandonadas, excluídas, experimentando
o mesmo amor e misericórdia de Jesus, que acolheu as crianças e foi em
busca da ovelha perdida. Deve ser preparado de acordo com as
necessidades do lugar. Podem-se propor visitas a outros grupos, animar
missionariamente outras crianças, visitar doentes, famílias
necessitadas, idosos, presos”.
4ª Semana: Vida de grupo ou Testemunho Missionário
“Este encontro quer proporcionar às
crianças e pré-adolescentes uma oportunidade de conhecimento recíproco
de suas realidades, estreitando os laços de amizade entre os membros do
grupo e entre os grupos, criar mais unidade, fraternidade e ajuda mútua.
É crescer juntos como amigos de Jesus. É também uma oportunidade, para
revisar a vida do grupo e fortalecer a vivência fraterna.
Todo esse dinamismo de encontros
constitui ajuda na formação integral de estudo, oração e
espiritualidade, ação, lazer e confraternização, que se prolonga durante
a semana, auxiliado pelos princípios de ação: conhecer Jesus, rezar,
oferecer sacrifícios, comungar e ser missionário com Jesus”.
“De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos”!
Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária
Escrito por Pe. André Luiz de Negreiros
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