sábado, 23 de junho de 2012

Um pouco de Reflexão!

A vida moderna é cada vez mais marcada pela satisfação de necessidades urgentes criadas pela sociedade e pela cultura. A busca da satisfação dessas necessidades nos ocupa praticamente o tempo todo e nunca obtém pleno sucesso, pois sempre fica faltando alguma coisa. Por que acontece isso? É porque a pessoa contemporânea deixou de lado o Deus verdadeiro para se colocar ao serviço dos deuses que marcam o paganismo moderno, como o dinheiro, o prazer e o poder, e esses deuses nunca estão satisfeitos e nem trazem satisfação para o coração humano. É claro que não devemos nos alienar, nos afastar do mundo como se ele fosse uma coisa má, mas o não distanciamento não pode significar servidão aos deuses e mitos da modernidade.
Neste  Evangelho, Jesus põe em relevo o valor das realidades correntes da vida. Ao mesmo tempo, Ele nos ensina a colocar nossa confiança na Divina Providência. Com exemplos e comparações simples, tomados da vida quotidiana, convida-nos ao abandono sereno nas mãos de Deus: “Não se preocupem com a comida nem com a bebida que precisam para viver, nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?” (cf. Mateus 6,25-26)
O que o Senhor exige de nós é a fé n’Ele e na realização plena de Suas Palavras. O nosso Deus é fiel. N’Ele está o fim último do homem, e por Ele o homem deve entregar todo o seu ser de maneira indivisível. O homem não pode dividir-se entre dois fins absolutos e contrários.
O Senhor nos exorta a viver com serenidade cada dia, eliminando preocupações inúteis pelo que aconteceu ontem ou pelo que possa acontecer amanhã. É a sabedoria que se apóia na providência paternal de Deus e na própria experiência cotidiana.
O importante para nós está em Deus. Viver só é possível com Ele e diante d’Ele. Só assim viveremos com intensidade o momento presente. Louvor e Glória ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário