quinta-feira, 19 de julho de 2012

Visita de apoio e solidariedade aos missionários em Moçambique

Escrito por Fúlvio Costa   
Qua, 18 de Julho de 2012 10:56
Nesta quinta-feira, 19, o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) padre Camilo Pauletti, parte para Moçambique, África, em visita de apoio e solidariedade aos missionários brasileiros que se encontram naquele país. É a sua primeira viagem oficial a Moçambique como diretor da instituição. De acordo com o diretor, a viagem é uma manifestação de apoio aos trabalhos dos missionários com o propósito de ouvi-los e observar os trabalhos desenvolvidos em várias regiões daquele país.

No roteiro já estão marcados três encontros em diferentes regiões com os missionários: o primeiro no dia 27 de julho, em Nampula; depois dia 29 em Cuamba; e nos dias 4 a 7 de agosto em Maputo. “Também levarei as notícias da dimensão missionária da Igreja no Brasil; do 3º Congresso Missionário Nacional”, comenta.
Por que Moçambique? Porque é o país com mais presença de missionários brasileiros: cerca de 200 e também porque foi lá que padre Camilo viveu seis anos como missionário. Ainda nesta viagem ele irá celebrar com o povo que lhe acolheu quando lá viveu. “Irei celebrar com eles em duas oportunidades: no Distrito de Moma que fica a 220 km de Nampula”.
Partilhas da África
Foi em 1999 que padre Camilo fez sua primeira experiência missionária além-fronteiras em Moçambique, país que fica na costa oriental da África, tem pouco mais de 20 milhões de habitantes num território de 800 mil km². Cerca de 70% da população vive abaixo da linha de pobreza e tem uma das mais baixas rendas per capita do mundo, cerca de US$ 300,00 anuais. A capital é Maputo, a língua oficial é o português, mas várias línguas nativas são faladas, entre elas o Makua, por cerca de 5 a 6 milhões de pessoas, principalmente no norte do país. Nampula é Província mais populosa com cerca de 5 milhões de habitantes.
Sobre essa experiência, padre Camilo, em parceria com o padre Fabiano Dalcim, que também foi missionário em Moçambique, escreveu o livro Partilhas da África. O livro foi publicado pela editora Paulus em 2008. Com 160 páginas, é dividido em 32 capítulos. É nesse espaço que padre Camilo conta, através de pequenas histórias, verídicas, a experiência naquele país dono de muitos problemas sociais, mas que tem no povo acolhedor seu maior bem. COM: POM

Nenhum comentário:

Postar um comentário