terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ano da Fé na pauta do 31º Curso de Missiologia



Destinado a leigos, religiosos, seminaristas e sacerdotes comprometidos com a dimensão missionária em suas respectivas comunidades, além de membros de grupos missionários e animadores de missões populares que tem o objetivo de se aprofundar na teologia e pastoral missionária, acontece no Centro de Missiologia para o Cone Sul João Paulo II, em Buenos Aires, Argentina, o 31º Curso de Missiologia.
Com o tema “A fé cresce quando se vive como experiência de amor e se comunica como experiência de graça e alegria (Porta Fidei)”, em comemoração ao Ano da Fé convocado pelo papa Bento XI, o evento teve início no dia 21 de janeiro e segue até o próximo dia 9 de fevereiro, com o objetivo de levar os participantes a adquirirem um coração e uma mente de discípulos-missionários e levá-los a viver o espírito missionário a partir da própria vocação.
Os temas estudados nesse novo módulo do curso são História da Missão; Missão no Antigo Testamento; A Missão no Novo Testamento I; Antropologia e Cultura para a Missão; Cristologia para a Missão e Ética e Moral para a Missão.
A formação conta com participantes de três brasileiros: padre Marcelo Gualberto (secretário nacional da Pontifícia obra da Propagação da Fé); padre André Luiz de Negreiros (secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária), ambos no segundo ano do curso; Elaine Machado (coordenadora regional da IAM no Paraná), primeiro ano.
Elaine Machado, por e-mail, relatou como anda o curso. “Encerramos a última semana com diversos testemunhos missionários de irmãos argentinos que realizaram missão além-fronteiras na África. Concluímos que a formação missionária é imprescindível e fundamental para podermos melhor servir a Igreja que por essência é missionária, mas, sobretudo, poder partilhar experiências e conviver com irmãos de diferentes nações, nos faz cada vez mais apaixonados pela missão”.
Em 2012, o tema de estudo no curso foi “Fundamento teológico da Missão” e como complemento “Comunicação a favor da Missão”.Fonte: POM

Nenhum comentário:

Postar um comentário