Por Jaime Carlos Patias
27 / Fev / 2013 13:04
A
“natureza missionária” da Igreja foi tema de reflexão na manhã desta
quarta-feira, 27, durante o 2º Simpósio de Missiologia que acontece no
Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília.
Ao abordar esse
tema, o teólogo e assessor do Conselho Indigenista Missionária (Cimi),
padre Paulo Suess, trouxe reflexões sobre as origens da Missão. “A
natureza missionária tem a sua raiz na atração de Deus”, afirmou. “É do
Deus-amor que brota a missão. Portanto, a natureza missionária da Igreja
está em Deus. A missão, que nasce de Deus, precede a Igreja que nasce
do envio trinitário, na Festa de Pentecostes e já envolve interpretações
e questões específicas do cristianismo”.
O
teólogo sublinhou ainda que a dimensão teológica da Missão está ancorada
no próprio Deus-Amor e não em suas missões, seus mensageiros ou
profetas. “A Missão pertence à teologia que considera Deus em si e como
ponto de partida de tudo. Só em seguida ela faz parte da Economia de
Salvação, que parte do caminho que Deus percorre com a humanidade. Esse
plano nos foi revelado por Jesus Cristo e já faz parte de uma
interpretação particular”.
A
distinção entre “atividade” e “natureza missionárias”, foi outro aspecto
destacado por Paulo Suess. “Se as raízes da natureza missionária da
Igreja se encontram na essência de Deus, não faz sentido distinguir
‘atividades missionárias’ de atividades que quase clandestinamente se
emanciparam de Deus sem serem atividades missionárias”. Nesse sentido,
“o Documento conciliar Ad Gentes afirma que ‘a atividade
missionária entre as nações se distingue da ação pastoral exercida entre
os fiéis e das iniciativas empreendidas para restaurar a unidade dos
cristãos’, acrescenta, porém, que tanto a ação pastoral como a ação
ecumênica ‘estão intimamente ligadas ao esforço missionário da Igreja”
(AG 6,6).
Ao
aprofundar a ideia da “atração de Deus”, Paulo Suess, observou que o
Documento de Aparecida assumiu literalmente esse tópico. Demonstrou isso
com as palavras do papa Bento XVI pronunciadas na abertura da
Conferência de Aparecida, quando afirmou: ‘A Igreja não faz
proselitismo. Ela cresce muito mais por atração’.
“Neste
momento eclesial de migração de fiéis para outras denominações, de
escândalos, de perda do sentido da relevância da missão, somos obrigados
a admitir, que a ferida aberta da nossa Igreja, é a falta de
atratividade ou, às vezes, substituída por uma atratividade alienada.
Essa falsa atratividade está baseada em marketing, propaganda para uma
determinada comunidade, eventos espetaculares ou atividades e obras que
se silenciam sobre o escândalo da cruz”, observou, para em seguida,
apresentar a “atração da missão” e a “atratividade da Igreja” como meta e
metáfora.
Os
missionários e as missionárias não são caçadores de borboletas, mas
zeladores das flores de um jardim que atrai as borboletas. Não salvam
almas, mas vidas. Também o Bom Pastor e o Bom Samaritano não são
caçadores de borboletas. A atração de Deus opera também na ovelha
perdida e naquele que caiu na mão do ladrão e é encontrado pelo
samaritano”.
Na
opinião de Paulo Suess, o termo de comparação da natureza missionária é a
“atração”. “A atratividade é a marca registrada do nosso Deus. Por
tanto, o essencial da natureza missionária é sua atratividade: atrai
como a natureza e atrai como Deus”, arrematou.
O 2º
Simpósio de Missiologia, reúne cerca de 50 pessoas envolvidas na ação e
na reflexão missiológica em todo o Brasil. O encontro começou nesta
segunda-feira, 25, e se estende até o dia 01 de março.
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