Oração: |
Pai, que as pressões
dos filhos do Maligno jamais sejam suficientemente fortes para me levar a
renunciar à minha condição de filho do Reino. Quero estar sempre a teu
serviço. |
Primeira leitura: Ex 33,7-11;34,5b-9.28 |
Leitura do livro do Êxodo - Naqueles dias, 7Moisés
foi levantar a tenda a alguma distância fora do acampamento. (E
chamou-a tenda de reunião.) Quem queria consultar o Senhor, dirigia-se
à tenda de reunião, fora do acampamento. 8Quando Moisés se
dirigia para a tenda, todo mundo se levantava, cada um diante da
entrada de sua tenda, para segui-lo com os olhos até que entrasse na
tenda. 9E logo que ele acabava de entrar, a coluna de nuvem descia e se punha à entrada da tenda, e o Senhor se entretinha com Moisés. 10É vista da coluna de nuvem, todo o povo, em pé à entrada de suas tendas, se prostrava no mesmo lugar. 11O
Senhor se entretinha com Moisés face a face, como um homem fala com
seu amigo. Voltava depois Moisés ao acampamento, mas seu ajudante, o
jovem Josué, filho de Nun, não se apartava do interior da tenda. 5O Senhor desceu na nuvem e esteve perto dele, pronunciando o nome de Javé. 6O
Senhor passou diante dele, exclamando: "Javé, Javé, Deus compassivo e
misericordioso, lento para a cólera, rico em bondade e em fidelidade,
7que conserva sua graça até mil gerações, que perdoa a
iniquidade, a rebeldia e o pecado, mas não tem por inocente o culpado,
porque castiga o pecado dos pais nos filhos e nos filhos de seus
filhos, até a terceira e a quarta geração". 8Moisés inclinou-se incontinenti até a terra e prostrou-se, 9dizendo:
"Se tenho o vosso favor, Senhor, dignai-vos marchar no meio de nós:
somos um povo de cabeça dura, mas perdoai nossas iniquidades e nossos
pecados, e aceitai-nos como propriedade vossa". 28Moisés
ficou junto do Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem
beber água. E o Senhor escreveu nas tábuas o texto da aliança, as dez
palavras.
- Palavra do Senhor. - Graças a Deus.
|
|
Salmos: Sl 102 |
— O Senhor é indulgente, é favorável. — O Senhor é indulgente, é favorável.
— O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos
oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel,
seus grandes feitos.
— O Senhor é indulgente, é favorável,
é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas
queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. Não nos trata como
exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.
Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor
aos que o temem;
— quanto dista o nascente do poente,
tanto afasta para longe nossos crimes. Como um pai se compadece de
seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem. |
|
|
Evangelho: Mt 13,36-43 |
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 36Então despediu a multidão. Em
seguida, entrou de novo na casa e seus discípulos agruparam-se ao
redor dele para perguntar-lhe: Explica-nos a parábola do joio no
campo. 37Jesus respondeu: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno. 39O inimigo, que o semeia, é o demônio. A colheita é o fim do mundo. Os ceifadores são os anjos. 40E assim como se recolhe o joio para jogá-lo no fogo, assim será no fim do mundo. 41O Filho do Homem enviará seus anjos, que retirarão de seu Reino todos os escândalos e todos os que fazem o mal 42e os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. 43Então, no Reino de seu Pai, os justos resplandecerão como o sol. Aquele que tem ouvidos, ouça.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. |
|
|
Comentário do Evangelho |
Em Cristo, o mal é vencido
À parte, em casa, os discípulos pedem uma explicação da parábola do
joio (vv. 24-30). Trata-se de uma aplicação posterior da parábola que
anteriormente explicamos.
É bastante provável que a explicação da parábola não remonte a Jesus, mas às necessidades da pregação cristã posterior.
Jesus explicita um a um os termos da parábola (vv. 37-39). Apoiado por
imagens de Sofonias 1,3 e de Daniel 12,3, Jesus compara a colheita ao
juízo final (vv. 40-42). O versículo final afirma que o mal não
triunfará: “Os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai” (v. 43).
É preciso tirar para vida cristã a conclusão e as consequências desta
afirmação. Para os cristãos perseguidos e ameaçados por causa de sua fé,
é preciso manter viva a esperança de que, em Cristo, o mal já foi
vencido, por isso não há o que temer, por que ele mesmo nos faz
participantes de sua vitória sobre o mal e a morte.
|
|
Leitura Orante |
Oração Inicial
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos os internautas:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim, falas em mim,
rezas em mim, ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua Palavra,
tua oração,à tua ação em mim
para que eu possa conhecer
o mistério da vontade do Pai.
Amém.
1- Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mt 13,36-43
Então Jesus deixou a multidão e
voltou para casa. Os discípulos chegaram perto dele e perguntaram:
- Conte para nós o que quer dizer a parábola do joio.
Jesus respondeu:
- Quem semeia as sementes boas é o
Filho do Homem. O terreno é o mundo. As sementes boas são as pessoas
que pertencem ao Reino; e o joio, as que pertencem ao Maligno. O
inimigo que semeia o joio é o próprio Diabo. A colheita é o fim dos
tempos, e os que fazem a colheita são os anjos. Assim como o joio é
ajuntado e jogado no fogo, assim também será no fim dos tempos. O
Filho do Homem mandará os seus anjos, e eles ajuntarão e tirarão do
seu Reino todos os que fazem com que os outros pequem e também todos
os que praticam o mal. Depois os anjos jogarão essas pessoas na
fornalha de fogo, onde vão chorar e ranger os dentes de desespero.
Então o povo de Deus brilhará como o sol no Reino do seu Pai. Se vocês
têm ouvidos para ouvir, então ouçam.Jesus, como bom Mestre, explica
aos apóstolos a parábola do joio e do trigo. E é claro: Deus semeia
boas sementes. O inimigo semeia o joio. O joio (em grego zizanion,
cizânia) é uma gramínea que parecia muito com trigo até que
amadurecesse. A "cizânia, capim-cevadinha, uma erva perturbadora nos
trigais, parecida com trigo" acaba sendo trigo bastardo, com seus grãos
são pretos.
O terreno é o mundo. Juntos são
semeados: o trigo e o joio. O bem e o mal. Crescem juntos. Fala também
da colheita. É nesta ocasião que o joio será queimado. Então, o
Mestre diz que o joio são as pessoas que praticam o mal. Estas vão
chorar e sofrer o desespero, enquanto que os bons, o povo de Deus
brilharão como o sol no Reino de Deus.
2- Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
A vida é uma tensão contínua. E por
que o joio, essa erva perturbadora não é removida logo? Não porque não
está sugando o solo, e desafiando o trigo por nutrimento. Não porque
não seja facilmente identificável, mas porque qualquer esforço para
arrancar as ervas, crescidas, enraizadas e misturadas com o trigo,
arranca também o trigo. É melhor esperar "até a colheita". O final
desta tensão será conforme as opções de cada um em ser trigo ou joio.
Faço parte do campo de Deus. Onde reconheço no mundo de hoje, o trigo e a cizânia?
Quais cizânias e quais trigos convivem comigo?
Os bispos na V Conferência,
afirmaram: "A nova escala mundial do fenômeno humano traz
conseqüências em todos os campos de atividade da vida social,
impactando a cultura, a economia, a política, as ciências, a educação,
o esporte, as artes e também, naturalmente, a religião.
Interessa-nos, como pastores da Igreja, saber como este fenômeno afeta a
vida de nossos povos e o sentido religioso e ético de nossos irmãos
que buscam infatigavelmente o rosto de Deus, e que, no entanto, devem
fazê-lo, agora desafiados por novas linguagens do domínio técnico, que
nem sempre revelam, mas que também ocultam o sentido divino da vida
humana redimida em Cristo. Sem uma clara percepção do mistério do Deus,
torna-se opaco também o desígnio amoroso e paternal de uma vida digna
para todos os seres humanos." (DAp 35).
3- Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com o bem-aventurado Tiago Alberione:
Jesus, Mestre,
que eu pense com a tua inteligência,
com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é para identificar e
cultivar o trigo na minha vida e na dos demais.Também para detectar o
joio, o mal, o que me afasta de Deus.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário