Senta muita dificuldade em ir para a escola, sempre distante da fazenda, mas não perdia uam aula. Certo dia, o professor pediu aos alunos que fizessem uma redação na qual cada um relataria o seu maior sonho.
Tiago tinha cerca de 14 anos nessa época e ficou muito entusiasmado com o tema. Começou a escrever e não parava mais. Escreveu cinco páginas, contando como era a casa de seus sonhos, a fazenda que um dia gostaria de comprar, a família que pretendia constituir e assim por diante. Relatou tudo nos seus mínimos detalhes, descrevendo até mesmo a vegetação, a mobilia da casa, o modo como educaria os filhos.
Entregou a redação e ficou muito ansioso para ver a resposta de seu professor. Mas que decepção quando viu sua nota muito baixa e a recomendação para refazê-la. Foi falar com o professor, que lhe disse:
- Seu sonho é absurdo. Você é filho de um domador de cavalos e nunca será muito mais do que isso. Escreva sobre algo real que eu darei uma nota melhor.
O jovem ficou ainda mais triste. Em casa, contou a história toda ao pai. Apesar de humilde, o pai de Tiago tinha muita sabedoria de vida. Deu-lhe um forte abraço e disse:
- O sonho é seu, meu filho, e não cabe a ninguém julgá-lo. A decisão de persistir no sonho é sua, e só concretizamos os nosso sonhos com muita determinação e empenho.
O jovem passou a noite a pensar nas palavras do pai. No dia seguinte, entregou a mesma redação ao professor, mas com uma frase a mais no final: "Jamais abandonarei o meu sonho!"
Para refletir
Se Tiago concretizou o seu sonho ou não, nós não sabemos, mas a sua atitude mostra que terá sucesso na vida. Quando temos determinação e perseverança, podemos alcançar ótimos resultados. Nosso sonhos se tornam concretos quando lutamos por eles, quando nos esforçamos para dar-lhes vida. Certamente, surgirão muitas dificuldades e obstáculos – como pessoas pessimistas, preconceituosas ou até mesmo invejosas -, mas depende apenas de nós batermos o pé e mantermo-nos no caminho que escolhemos. Uma aparente derrota, como a nota baixa, não deve nos desanimar, pois isso faz parte do caminho acidentado que temos de trilhar. Muitos são os exemplos de pessoas que venceram na vida: procure conhecê-los e inspirar-se neles.
Qual era o meu sonho quando criança? Consegui concretizá-lo? Se sim, como foi? Se não, por quê? Qual é o meu maior sonho atualmente? O que faço para concretizá-lo? Quais são os "professores pessimistas" que surgem na minha vida? Quem posso considerar como meu "pai", que me dá bons conselhos e estende seu braço para me apoiar?
Fonte: Catequese Católica
Nenhum comentário:
Postar um comentário