segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Lutar pelos sonhos


Conta-se que na Rússia, há alguns anos, vivia uma linda garotinha chamada Anna. Seu maior sonho era ser bailarina. Ela ficava encantada toda vez que via alguém dançando. Sempre que assistia ao balé, seus olhos brilhavam de satisfação.

Começou a ter aulas com 4 anos. Quando tinha 10, conseguiu uma entrevista no famoso Balé Bolshoi. Era a sua grande chance de realizar o maior sonho. A entrevista era para selecionar as bailarinas da próxima temporada. Anna ficou muito entusiasmada e no dia da audiência deu o máximo de si, dançando com grande perfeição e mostrando diversas técnicas que aprendera ao longo dos anos de treino.

Quando terminou, aproximou-se do mestre que fazia a seleção bastante orgulhosa e perguntou:

- O que o senhor achou, eu serei uma grande bailarina?

- Não – respondeu o professor.

Anna ficou em choque, muito decepcionada. Começou a chorar e procurou sair logo dali. No caminho de casa, ficou pensando o que tinha feito de errado e não conseguia descobrir por que o professor foi tão duro com ela.

Aquele "não" ficou a martelar em sua cabeça durante muito tempo. Os anos se passaram, e Anna continuou a treinar e dançar, mas seu sonho de ser uma bailarina consagrada esmoreceu.

Certa vez, resolveu assistir a uma apresentação do Balé Bolshoi. Era a estreia do novo espetáculo. Sentou-se numa das primeiras fileiras, e seus olhos brilhavam a cada movimento harmonioso e perfeito dos bailarinos. Anna notou também que conhecia o coreógrafo. Era o professor responsável pela seleção que arruinou seus sonhos.

Resolveu ir falar com ele e contar o quanto sofreu com aquele "não" seco que recebera anos atrás. Foi difícil recuperar-se e continuar a dançar depois daquele teste desastroso.

O mestre a ouviu muito atenciosamente e depois disse:

- Minha querida, mas eu falo isso para todas as aspirantes.

- Como o senhor pode cometer tal injustiça e magoar assim todas as meninas que sonham em ser grandes bailarinas? Dediquei-me inteiramente ao balé. Todos diziam que eu tinha talento e era perfeita. Poderia ter rido muito sucesso se não fosse o descaso com que o senhor me tratou – desabafou Anna.
O mestre pegou na mão de Anna e disse com carinho:

- Perdoe-me, mas se você não foi capaz de superar o primeiro "não" e abandonou seu sonho com tanta rapidez, você nunca poderia ter sido grande.

Para refletir

Na vida, recebemos muitos "nãos", muitas respostas duras, maus-tratos, humilhações. Se não formos capazes de enfrentar e superar esses "nãos", nunca obteremos sucesso pessoal, profissional ou acadêmico. Diante de uma nota baixa na escola, não desista, esforce-se para ir melhor na próxima prova ou trabalho. Diante da desaprovação de um projeto, não se desespere, procure refletir sobre o que deu errado para aprender com a situação. Diante de uma recusa de emprego ou oportunidade, tente novamente.

Nós aprendemos um pouco com cada experiência que enfrentamos, crescemos e amadurecemos com cada situação difícil superada. O caminho do êxito e da vitória é cheio de obstáculos, mas é sempre possível ultrapassá-los, basta seguir em frente, com ânimo, perseverança e confiança.

Alguma vez recebi um "não" que me deixou profundamente magoado? Como enfrentei a situação? Quais as consequências que causou na minha vida? O que aprendi com tal situação? Quais os principais desafios que enfrento na minha vida hoje? Quem pode me ajudar a superá-los? O que posso fazer para evitar decepcionar as pessoas? Como podemos ajudar nossos filhos ou amigos a enfrentar tais situações?
Fonte: Catequese Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário