quinta-feira, 17 de outubro de 2013

“É a missão que salva a originalidade do Evangelho”, diz dom Waldemar Passini


Na celebração Eucarística que abriu as atividades da reunião ampliada da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, em Brasília, ao fazer referência ao Evangelho da liturgia de hoje, no qual Jesus critica os fariseus com três “ais”, dom Waldemar Passini Dalbello, convocou o grupo a atualizar essa palavra de Deus e aplicá-la à realidade da Igreja atual.
“Por que os fariseus que são homens formidáveis do ponto de vista religioso são criticados por Jesus? E ao invés de merecerem um “bem-aventurados, merecem três ‘ais’. Jesus critica a sua estrutura religiosa frágil: pagam o dízimo mas se distanciam da justiça e do amor de Deus. Jesus os critica pelo salário que eles recebem (querem ser cumprimentados nas praças públicas), e por fim o destino deles é trágica. Eles merecem mais um “ai”, porque as pessoas os tem como referência, mas eles não comunicam vida”.
Para dom Waldemar, a deficiência de base dos fariseus estabelecia no fato de que o “eu” absorvia a experiência religiosa. Os fariseus não saiam mais, não estavam mais atentos com os que estavam do lado de fora e, para ele, esse é o pecado que a Igreja cometeu por muitos anos.
“Olhamos para fora na expectativa do salário (ser cumprimentados na praça pública, ou ganho econômico, ou ganho político). O senhor hoje nos diz que é preciso olhar para fora como missionários”, relatou.
O bispo ressaltou o aspecto missionário da Igreja como fundamental para a encarnação do Evangelho e a compreensão da sua lógica.
“É a missão que salva a originalidade do Evangelho, porque o evangelho nos é dado por um missionário, Jesus, missionário do Pai. A lógica evangélica só é compreensível na missão. É a missão que faz com que não nos esqueçamos da justiça e do amor de Deus, que orienta o louvor e os aplausos para Aquele que nos amou, mas a missão onde a vida é comunicada àquele que vem e este que vem é preciso ser considerado como Deus o considera: merecedor da vida do Filho e se nós somos o missionário Deus considera aquele que vem como merecedor da nossa vida, da nossa entrega”, concluiu.
Ainda na manhã desta quarta, as comissões presentes na reunião puderam partilhar sobre a organização dos eventos previstos para 2014. A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) está preparando o Seminário Nacional sobre a Formação Presbiteral que acontecerá de 20 a 25 de janeiro. O evento terá como tema “Corramos com perseverança com os olhos fixos em Jesus” e o 15º Encontro Nacional sobre Formação Presbiteral que se realizará de 05 a 11 de fevereiro, com o tema “Concílio Vaticano II e os Presbíteros no Brasil: Testemunhas de Fé, Esperança e Caridade e lema “Estai sempre prontos a dar a razão da esperança a quem a pedir”(cf. IPd3, 15).
Durante a tarde os organismos se reunirão para avaliação das atividades de 2013, revisão do planejamento das ações para 2014 e propor sugestões para o tema do mês vocacional de 2015.
A reunião ampliada da Comissão para os Ministérios ordenados que acontece no Centro Cultural de Brasília, encerra nesta quinta, 17.
Fonte: POM

Nenhum comentário:

Postar um comentário