terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém

Oração:
Pai, reforça minha fé, de modo a me predispor a ser beneficiado por teu filho Jesus, por meio do qual tua misericórdia chega até a mim.
Primeira leitura: Tg 4,1-10
Leitura da Carta de São Tiago
Caríssimos, 1de onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? 2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis.
3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.4Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que pretende ser amigo do mundo toma-se inimigo de Deus.
5Ou julgais ser em vão que a Escritura diz: “Com ciúme anela o espírito que nos habita”? 6Mas ele nos dá uma graça maior. Por isso, a Escritura diz: “Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes”. 7Obedecei pois a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Purificai as mãos, ó pecadores, e santificai os corações, homens dúbios.
9Ficai tristes, vesti o luto e chorai. Transforme-se em luto o vosso riso, e a vossa alegria em desalento.10Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 55
          — Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!
— Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!

— É por isso que eu digo na angústia: “Quem me dera ter asas de pomba e voar para achar um descanso! Fugiria, então, para longe, e me iria esconder no deserto.

— Acharia depressa um refúgio contra o vento, a procela, o tufão”. Ó Senhor, confundi as más línguas.

— Dispersai-as, porque na cidade só se vê violência e discórdia! Dia e noite circundam seus muros.

— Lança sobre o Senhor teus cuidados, porque ele há de ser teu sustento, e jamais ele irá permitir que o justo para sempre vacile! 
 
 
Evangelho: Mc 9,30-37
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          - Glória a vós, Senhor.

        Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37“Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Iluminados e fortalecidos pela ressurreição
Nosso texto de hoje é o segundo anúncio da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Do ponto de vista narrativo, esses relatos têm por função preparar o leitor para entrar no relato da paixão e morte do Senhor, sem serem tomados pela surpresa e sem medo e esmorecimento, mas iluminados e fortalecidos pela ressurreição. O Jesus de Marcos é um Mestre que sempre está ensinando os seus discípulos e a multidão. Aqui, neste trecho o conteúdo é o mistério pascal do Filho de Deus. Como no primeiro anúncio (Mc 8,31-33), Jesus repreende os discípulos por causa de sua reação. A discussão entre eles de quem era o maior é expressão da incompreensão deles acerca do destino de Jesus e de sua missão, e da condição deles como discípulos. No seguimento de Cristo, o maior é o que serve, à imitação de Jesus que se fez servo de toda a humanidade. No seguimento do Senhor, em que o serviço deve caracterizar a missão, a disputa pelo poder e a defesa de privilégios são absolutamente inaceitáveis. O acolhimento de todos, sem acepção de pessoas, e de modo especial os que mais precisam de cuidado, é a atitude requerida de todos os cristãos que compreendem a fé que professam.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Preparo-me para a Leitura Orante,
com a prece de Jean Crasset:
Senhor,
deixo-me conduzir pela vossa sabedoria.
Repouso na vossa bondade.
Apoio-me na vossa força.
Confio na vossa misericórdia.





1- Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto bíblico de hoje: Mc 9,30-37.
Caminhando pela Galiléia, Jesus " ensinava os seus discípulos". Fala-lhes de sua Paixão, Morte e Ressurreição. Os discípulos não entendiam e tinham medo deste assunto. Preferiam não perguntar nada, mas discutiam, entre si, sobre quem seria o maior. Como era difícil para os amigos de Jesus entender a sua proposta! O Mestre, então, lhes ensinou que, quem quiser ser o primeiro, seja o último e aquele que serve. Falou ainda de acolhimento aos pequenos.

2- Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para mim?
Como fica a proposta de Jesus para o mundo de hoje?
Nosso mundo estimula a competição individual, econômica, social. Nos ambientes de trabalho, às vezes, há uma cruel disputa de cargos e salários. A desigualdade social é imensa. No Brasil esta desigualdade é uma das maiores do mundo. Milionários, bilionários ganham milhões em somente um mês, enquanto a grande maioria da população passa fome, necessidades e está exposta à violência. O Brasil, apesar de estar entre as dez maiores economias do mundo, é um dos campeões de desigualdade social. Isto gera violência e insegurança.
Josué de Castro, intelectual brasileiro que pioneiramente mapeou o drama da fome no Brasil, fez a seguinte constatação:
"Metade da humanidade não come e a outra metade não dorme com medo da que não come".
Bem diferente a proposta de Jesus: multiplicou os pães para saciar a fome da multidão e afirmou:
"Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!"
Vê-se que a questão continua a mesma do tempo de Jesus: a ganância para ser o maior, com o sacrifício dos outros.

3- Oração (Vida)

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Faço orações pessoais e rezo:
Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus,
que nos abrigais à sombra de vossas asas,
defendeis e protegeis a todos nós, vossa família,
como uma mãe, que cuida e guarda seus filhos.
Senhor, que a vossa graça venha até nós
e transforme nosso coração.
Amém.

4- Contemplação (Vida e Missão)

Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Posso começar hoje, a vencer toda violência, fruto da desigualdade e da ganância de poder,
dispensando maior atenção aos pequenos.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Fonte: Catequese Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário