segunda-feira, 28 de julho de 2014

HISTÓRIA DE FORTALEZA

VAI A DICA: A imagem de Nossa Senhora da Assunção chegou a Fortaleza em 1654. 
A Rua Coronel Nunes de Melo de nosso bairro, é em homenagem ao herdeiro da primeira imagem de Nossa Senhora da Assunção que chegou a Fortaleza.

"No dia 15, voltará ao Forte, em procissão que sairá da Catedral Metropolitana de Fortaleza, até o local onde ficará exposta à visitação.
O verdadeiro herdeiro da imagem de Nossa Senhora da Assunção, o coronel Licínio Nunes de Melo, era filho de Manuel Nunes de Melo e de Maria da Cunha. O coronel era administrador da Irmandade de São José, responsável pela procissão dos mortos e compadre do arcebispo de Fortaleza na época, Dom Joaquim José Vieira.
Licínio precisava de uma imagem para a capela do Sítio Jurucutuoca. O arcebispo pediu que ele escolhesse qual figura queria. O coronel elegeu, então, Nossa Senhora da Assunção porque cabia como uma luva no santuário, sendo então doada para a família Nunes de Melo.
Primeiro, a santa foi para a casa de Licínio, localizada no Centro de Fortaleza, na Rua Barão do Rio Branco (denominada Rua Formosa, na época). Nossa Senhora foi levada para o sítio somente em 1857.
O coronel teve oito filhos que acabaram herdando a imagem. Após a partilha dos bens, José Licínio Nunes de Melo ficou com o sítio Jurucutuoca e, portanto, com a imagem católica, até mesmo por ter cuidado do seu pai até a morte.
Receio
Na época da Ditadura Militar, em 1960, o genro de José Licínio Nunes de Melo, o hoje aposentado Francisco Lauro Ferreira de Araújo, retirou a santa do sítio e guardou em local sigiloso, com receio de que o Exército a tomasse. E assim ficou por 47 anos.
"Fui intimado a comparecer no quartel para dar explicações e não compareci. Depois fui convidado a tomar um chá com o general Borges da Fonseca e me apresentei. Foi então que o arcebispo provou que a imagem pertencia à minha família", conta.
O temor era que o Exército, pressionado pelo arcebispo da época, Dom Salgado, resgatasse a imagem à força.
Lauro ainda pensou em vender a peça, mas depois voltou atrás e resolveu procurar uma pessoa de influência para resolver o trâmite de doação.
O aposentado revela que várias pessoas o procuram ainda hoje para ver a figura de Nossa Senhora da Assunção, até com propostas de compra."
D.N.
Fonte:Joca Deus é Pai

Nenhum comentário:

Postar um comentário