sexta-feira, 22 de maio de 2015

Buscando o poço da Unidade

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Olhando para as comemorações que ocupam as comunidades durante as últimas semanas de maio, podemos dizer que estamos vivendo dias de intenso significado para a fé cristã. Tudo começou com a comemoração da Ascensão de Jesus ao Céu. Na oportunidade tiveram início as novenas de preparação para o Pentecostes, que mobilizam milhares de pessoas nas cidades, particularmente naquelas onde predomina a colonização luso/açoriana. Assim, no próximo final de semana, teremos grandes comemorações em Encruzilhada do Sul, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul.

Ainda no dia da Ascensão comemoramos também o Dia Mundial das Comunicações Sociais e abrimos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Para levar a mensagem da fé cristã a todos os povos precisamos usar os melhores meios que estão à nossa disposição, no caso atual, os modernos Meios de Comunicação Social. Mas também precisamos dar testemunho de unidade uma vez que, de acordo com o alerta dado por Jesus Cristo: “todo Reino dividido contra si mesmo, há de perecer” (Mt 12,25).
Um dos grandes desafios que precisamos enfrentar, enquanto cristãos, são as nossas divisões. A mensagem perde força quando não damos testemunho de unidade. Este testemunho deve ser dado, em primeiro lugar, no interior das nossas comunidades. Se aí não soubermos viver a unidade, as nossas palavras tendem a cair no vazio como sementes que caem no meio do caminho e secam (Mt 13,4). O mesmo vazio atingirá a nossa pregação se não testemunharmos a unidade entre as várias comunidades de uma mesma paróquia ou Diocese.
Outro desafio é a unidade entre os cristãos das diferentes igrejas. E é em vista desta unidade que celebramos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
No Brasil, ela é encabeçada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, o CONIC. O tema de 2015 faz memória do diálogo de Jesus com a Samaritana na beira do poço de Jacó, onde Jesus pede à mulher: “Dá-me de beber” (Jo 4,7). Por isso, as igrejas pedem umas às outras: “Dá-nos um pouco da Tua água”. É a forma de reconhecer que cada uma das igrejas cristãs tem algo a oferecer às outras. Conforme Carta das Igrejas-membro do Conic, publicada na abertura do subsídio para a Semana, “não devemos ver no outro um inimigo ou uma ameaça, mas sim, reconhecer nele uma expressão do amor de Deus”.
Aproveitemos, pois, a riqueza da temática da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos para nos predispormos a acolher os dons do Espírito Santo no domingo de Pentecostes. Na variedade de línguas e nas múltiplas formas de manifestar a fé cristã, unamo-nos no testemunho do Ressuscitado que continua vivo e operante em nosso meio.
Unidos somos fortes e o nosso testemunho ganha credibilidade.
 Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário