sábado, 16 de maio de 2015

Indicações - Diretrizes Gerais

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em sua recente assembleia (14-24/04), aprovou novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Estas querem servir de base para que cada Diocese, a partir da sua realidade local, elabore seu plano de ação para os próximos anos.

As Diretrizes aprovadas têm como objetivo geral "Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo".
A ação evangelizadora da Igreja tem, pois, como referência fundamental a pessoa de Jesus Cristo. "Jesus Cristo é a fonte de tudo o que a Igreja é e de tudo o que ela crê. Em sua missão evangelizadora, ela não comunica a si mesma, mas o Evangelho, a palavra e a presença transformadora de Jesus Cristo, na realidade em que se encontra. Ela é a comunidade dos discípulos missionários, que respondem permanentemente à pergunta decisiva: quem é Jesus Cristo? O fundamento do discipulado missionário é a contemplação e o seguimento de Jesus Cristo. Como afirma o Papa Francisco, "a melhor motivação para se decidir comunicar o Evangelho é contemplá-lo com amor, é deter-se nas suas páginas e lê-lo com o coração". Na comunhão eclesial, eles experimentam o fascínio que faz arder seus corações, leva-os a tudo deixar e a viver um amor incondicional a Ele. A paixão por Jesus Cristo os leva à verdadeira conversão pessoal e pastoral.
Em alguns setores da sociedade, constata-se a tendência ao cultivo da fé de forma intimista, privativa. No entanto, somos recordados de que é na comunhão eclesial que o discípulo missionário, ao contemplar Jesus Cristo, descobre o Verbo que arma sua tenda entre nós, o Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade; aquele que, sendo rico, se fez pobre para a todos enriquecer, sendo de condição divina, não se fecha em si mesmo, mas se esvazia até a morte e morte de cruz e não tem sequer onde reclinar a cabeça. Ele está sempre a caminho para anunciar o Reino, a graça, a justiça e a reconciliação. Ele se preocupa com as ovelhas que não fazem parte do rebanho, mesmo que seja uma única perdida, sofrida, para reanimá-las diante da dor e da desesperança. Deus se comunica conosco por meio de sua Palavra que é Jesus Cristo, Verbo feito carne. É este mesmo Jesus que virá, um dia, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos.
O encontro com Jesus enche a vida de alegria, convida à conversão e ao discipulado missionário. 'No início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo' (Bento XVI). Por sua vez, este encontro é mediado pela ação da Igreja, que se concretiza em cada tempo e lugar, de acordo com o jeito de ser de cada povo, de cada cultura. A descoberta do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, dom salvífico para toda a humanidade, não acontece sem a mediação dos outros. (...) Porque, se alguém acolheu este amor que lhe devolve o sentido da vida, como é que pode conter o desejo de o comunicar aos outros? 'A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, a experiência de sermos salvos por Ele, que nos impele a amá-lo cada vez mais.'
Desejamos ardorosamente que as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil sejam assumidas por nossas comunidades como indicações seguras no processo de construção de seus planos de ação para os próximos anos. Assim, com o auxílio da graça divina, haveremos de cooperar para tornar o Reino de Deus perceptível já entre nós.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário