sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Papa pede orações por sua viagem a Cuba e aos Estados Unidos

Na programação da viagem, Francisco canonizará o beato Junípero Serra, no Santuário Nacional da Imaculada Conceição, e participará do Encontro Mundial das Famílias
“Peço a todos que me acompanhem com a oração, invocando a luz e a força do Espírito Santo e a intercessão de Maria Santíssima, a padroeira de Cuba, Nossa Senhora do Cobre, e padroeira dos Estados Unidos, Imaculada Conceição”, pediu o papa Francisco, por ocasião da visita peregrina que iniciará no sábado, 19 de setembro. 
Essa será a décima viagem apostólica de Francisco, com duração de oito dias. Ele percorrerá Havana, Holguín, Washington, Nova Iorque e, por fim, desembarcará na Filadélfia, no dia 23, para o VIII Encontro Mundial das Famílias. Em março de 2012, o papa emérito Bento XVI visitou Cuba, em viagem história, e pediu aos cubanos que lutassem por uma sociedade 'aberta e renovada'.
Na audiência geral da quarta-feira, 19, o papa Francisco disse estar feliz pelo encontro que terá com os povos cubano e estadunidense. “Uma missão à qual me dedicarei com grande esperança. O motivo principal desta viagem é o VIII Encontro Mundial das Famílias, a se realizar na Filadélfia. Irei também à sede central da ONU, no septuagésimo aniversário desta instituição”. 
Um marco da viagem do papa, à Washington, será a canonização do beato Junípero Serra, no Santuário Nacional da Imaculada Conceição. A celebração ocorrerá no dia 23, após encontro com bispos dos EUA. 

Roteiro da viagem

No sábado, 19, o papa chegará a Cuba, onde participará de cerimônia de acolhida, às 16h, no aeroporto José Marti. No domingo, seguirá para Havana onde presidirá missa na Praça da Revolução e se encontrará com os jovens na Catedral.  
No dia 21, Francisco celebrará missa em Holguín, e no dia 22, em Santiago de Cuba e participará de Encontro com as famílias, na Catedral de Nossa Senhora da Assunção, às 11h.  Já na quarta-feira, 23, chegará à Washington. Terá encontro com bispos e canonizará o beto Junípero Serra. Ainda na programação da viagem, o papa fará visita ao Congresso dos EUA, para encontro com sem-abrigo na Paróquia de S. Patrick. 
Em Nova Iorque, dia 25, visitará à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), e às 11h30, estará em evento ecumênico e inter-religioso, no Memorial Ground Zero. Antes de seguir para Filadélfia, Francisco se encontrará com crianças e famílias migrantes na Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos

Encontro das Famílias

Sábado, 26 setembro (Filadélfia)
10h30 – Missa com os bispos, clero e religiosos na Catedral dos Santos Pedro e Paulo de Filadélfia
19h30 – Vigília de Oração na Festa das Famílias do VIII Encontro Mundial das Famílias no B. Franklin Parkway. 
Domingo 27, setembro (Filadélfia)
09h15 – Encontro com os bispos na Capela do Seminário São Carlos Borromeo
11h00 – Visita aos detidos no Instituto Correcional de Curran-Fromhold de Filadélfia
16h00 – Missa conclusiva do VIII Encontro Mundial das Famílias
19h00 – No Aeroporto Internacional de Filadélfia – Despedida e Saudação ao Comitê organizador, voluntários e benfeitores.
CNBB com informações e foto da Rádio Vaticano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário