quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O salmo dos carecas

Dom José Maria Maimone
Bispo de Umuarama (PR)


SALMO 39 (40)

Creio que esse título deixará muita gente curiosa. Decidi dar esse título ao salmo 39 por causa do versículo 13 que diz: “Meus pecados são mais numerosos do que os cabelos de minha cabeça e acabam me roubando a paz e a coragem”.
E eu fico imaginando a alegria dos carecas quando rezam estas palavras. Em contraposição, imagino o desespero dos que têm cabelos muito abundantes,
Sei que essa minha imaginação não tem nada de teológico, mas isso não impede a alegria de uns e sofrimento de outros.
Olhando de um modo mais sério este salmo exalta o amor infinito de Deus. Amor que se traduz em perdão. Por maiores que sejam nossos pedados, devemos adquirir a certeza de que o amor de Deus é muito maior do que eles.
O amor de Deus é maior que o amor de mãe, tão decantado. Já dizia outro salmo: “Ainda que meu pai e minha mãe me desamparem, sei que o Senhor sempre me acolherá” (Sl 26, 10).
De maneira semelhante este salmo repete a mesma verdade: “Sei que o Senhor nunca me abandonará. Ele me ama e sempre é bom para comigo” (39, 12).
Há outra coisa que chama muito a minha atenção. Sabemos que no Antigo Testamento é dado um enorme valor aos sacrifícios de animais para a remissão dos pecados. Os animais sacrificados, especialmente os cordeiros, são figuras de Jesus sacrificado pelos nossos pecados.
Este salmo (que também é AT) traz uma luz que só se torna clara no Novo Testamento: “O Senhor me fez entender que não lhe agradam os sacrifícios de animais e a oferta de cereais; jamais me pediu que queimasse animais em seu altar, para a remissão dos meus pecados” (39, 7).
Nesse trecho do NT, o autor sagrado nos ajuda a entender o versículo citado acima: “Pois o sangue de touros e carneiros não tem poder algum para tirar os pecados de alguém. É por isso que Cristo ao entrar no mundo diz ao Pai: ‘Não quiseste sacrifício nem oblação, mas me deste assumir um corpo. Não te foram agradáveis os holocaustos de animais queimados inteiros no altar, pelos pecados! E acrescentou estas palavras o livro sagrado: ‘Eis que venho, ó Deus, para fazer a tua vontade’. (Sl 39, 7-9)” (Hb 10, 4-7).
Concluo esta reflexão agradecendo a Deus que me ama muito e me dá a alegria de crer no seu amor e perdão.
Cito apenas o último versículo do salmo que coroa estes pensamentos: “Eu sou pobre e miserável, mas o Senhor pensa em mim com carinho. Por isso lhe digo: Vós sois o meu protetor e libertador. Ó Senhor, vinde logo em meu auxílio!” (39, 18).
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário