domingo, 6 de maio de 2012

Um pouco da história da Comunidade Nossa Senhora de Fátima- Área Pastoral São José



Há 20 anos, nascia, no Conjunto Jardim Castelão, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima. Era 13 de maio de 1992, quando alguns moradores das ruas 07 e 09 uniram-se para rezar o terço em honra a Nossa Senhora de Fátima, na residência de D. Letícia, na Rua 07 casa 111. Vendo que era bom, e entusiasmados pelo Espírito Santo, decidiram, naquela mesma noite, rezar o santo terço até o final do mês e no último dia fazer a coroação.



Com o entusiasmo, veio também a necessidade de se situar. A partir daí, esse grupo descobre por meio da Arquidiocese de Fortaleza, que geograficamente está área pertencia à Paróquia Santíssima Trindade, do José Walter.

Em visita a esta mesma Paróquia, esse mesmo grupo foi recebido por Padre Adriano (in memorian), que gentilmente garantiu uma visita ao conjunto.

“Treze de maio” foi o primeiro nome dado a essa Comunidade. O grupo crescia em quantidade, fé e perseverança. Veio então a necessidade de trabalhar o lado pastoral. Criava-se a primeira coordenação formada por Haroldo (coordenador), Marcôncio (vice-coordenador), Heloísa (secretária) e D. Terezinha (tesoureira).

Cumprindo o prometido, Padre Adriano veio fazer a visita e autorizou a realização da Celebração da Palavra aos domingos. As missas eram celebradas uma vez por mês. Todas as celebrações e 1ª Eucaristia aconteciam na Rua 04, casa 70 (residência do Haroldo – Ministro Extraordinário da Sagrada Eucaristia). Caminhava a passos largos, sob o direcionamento de Padre Anízio (Pároco), Padre Teodoro e Padre Adriano (in memorian).

Porém, em 1993, ano seguinte à sua fundação, muda-se o nome para Comunidade Nossa Senhora de Fátima. Nesse mesmo ano vivencia-se a 1ª Campanha da Fraternidade, com o tema “Onde Moras" ? Também é mudado o local dos encontros, para Rua 03, casa 211 (residência do Prof. Eurilo).

Com o crescimento do número de fiéis, também veio a necessidade da edificação de uma capela. Através de uma grande campanha conseguiu-se um terreno situado na Rua 10, como também materiais de construção. A obra teve início, porém, não se pode dar continuidade ao projeto, por conta de motivos burocráticos junto à Prefeitura.

O sonho do templo parecia distante. No entanto, a providência divina não faltou e fez com que Dr. Rubens Furlano, atendendo ao pedido de uma amiga querida, D. Helena, companheira de caminhada religiosa, ofertasse uma 
capela totalmente construída a essa comunidade, no dia 23 de janeiro de 1996. Nesse mesmo dia foi rezada uma missa presidida por Padre Adriano, dizendo a seguinte frase: “Este é um grande ato de amor e generosidade”.

Em 2002, realizou-se a primeira trezena em comemoração aos 10 anos de caminhada desta comunidade nos dias 1 a 13 de maio. Durante esses festejos, além de se celebrar a trezena com missas todos os dias, elabora-se temas para cada dia. E teve-se a colaboração de alguns jovens que estavam se preparando vocacionalmente como: Renato (hoje casado), Edson (Padre desta Diocese), Josué (Mosteiro de Messejana) e Irmão Marco (Padre da diocese de Itabira - Minas Gerais), sob a orientação do Padre Alcântara (in memorian).

Depois de Padre Anízio, tivemos a graça de ter Padre Ruy Mendes como nosso pároco e pastor, e Diácono Rocha sempre nos motivando, impulsionando e conduzindo de forma alegre, prestativa e incansável.

O ano de 2010 foi para nós um ano de grandes mudanças. Após tanto tempo de caminhada junto à Paróquia Santíssima Trindade (Sacramentina), a Comunidade foi transferida para a Paróquia Mãe Santíssima (Diocesana), sob a orientação do Padre Reginaldo Guimarães e do Diácono Pedro (hoje Padre).

Em janeiro desse ano, a Comunidade completou vinte anos e enfrentou um novo desafio: mais uma vez mudou de Paróquia e, consequentemente de pastores. Hoje pertencemos a Área Pastoral São José, na qual caminha-se sob o acolhimento e direcionamento do nosso Vigário, Padre Fernando Nunes Custódio e Padre Luciano Gonzaga da Silva.

A cada ano que passa a Comunidade Nossa Senhora de Fátima  aniversaria, mas o presente é de todos os que dela participam. Que as bênçãos de Deus, pela intercessão de Maria, recaiam sobre todos os que já conviveram e convivem fraternalmente nesta Comunidade.

Que o Senhor da Messe, faça dessa Comunidade a sua obra de amor, e que Maria envolva a todos com o seu olhar misericordioso de Mãe. Amém!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário