domingo, 6 de maio de 2012

Um pouco de Reflexão!

Vivendo a proposta de Jesus, ficamos unidos a ele e produzimos frutos de amor


No contexto apresentado no evangelho de hoje, podemos entender a mensagem de Jesus: " Eu sou a videira, e vós , os ramos" ( Jo 15,5) . Antes Jesus dissera: " Vós estais podados [puros] por causa da palavra que vos ensinei"(15,3 ). De forma incisiva, Jesus chama seus discípulos a permanecer nele, no anúncio de sua palavra.Permanecer nele é o mesmo que renovar a aliança de outrora, no seu sangue derramado. E Jesus é ainda mais contundente: sem mim nada podeis fazer ( 15,5 ) ou melhor, sem Deus nada podemos fazer. Os frutos a serem produzidos pela comunidade são os do reino de Deus.O novo judeu-cristão é aquele que deixa Jesus morar dentro dele. O cristão passa a ser um novo Jesus ressuscitado. Agora perguntemo-nos: Que frutos  estamos produzindo, unidos ao projeto de Jesus? É possível viver a fé sem vínculo com uma comunidade? É possível ser cristão sem estar em comunhão com a proposta de Jesus? 
Paulo, após o encontro com Jesus ressuscitado, logo iniciou a sua caminhada de evangelizador do reino. Esse episódio mudou a vida de muitas pessoas. Diante disso, perguntemo-nos: as palavras de Jesus, de fato permanecem, isto é fizeram morada em nós, transformado-nos por inteiro? Que sentido tem a frase do evangelho de hoje: " Sem mim nada podeis fazer", nas culturas que pouco conhecem de Jesus e de seus ensinamentos? Qual deve ser a nossa atitude pastoral, nesse caso?
Permanecer em Jesus é essencial para vivermos e frutificarmos: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,4-5).
Aqueles ramos que permanecem em Cristo produzem muito fruto pois, caso contrário, serão colhidos e lançados ao fogo. É a pura verdade o que Jesus nos diz: “Sem mim nada podeis fazer”. Separados de Jesus, nada podemos fazer para melhorar nossa vida, nossa família, nossa alma e nossa relação com Deus.
Muitos tentam andar a sós, pensando que sua bondade e discernimento produzirão fruto sem se apoiar no Senhor. Se você também está pensando e agindo dessa maneira, está enganado. Somente com a ajuda de Jesus somos capazes de cumprir a justiça e a verdade que o Senhor espera que produzamos.Louvor e Glória ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário