quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Liturgia Diária

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: 

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração:
Pai, cria em meu coração uma fé profunda como a da mulher pagã que demonstrou total confiança em Jesus. Por isso, foi atendida por ele.
Primeira leitura: 1Rs 11,4-13
Leitura do Primeiro Livro dos Reis
4Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai Davi. 5Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas. 6Ele fez o que desagrada ao Senhor e não lhe foi inteiramente fiel, como seu pai Davi.
7Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas. 8Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses. 9Então o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha-se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes 10e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor.
11E o Senhor disse a Salomão: “Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo. 12Mas, por amor de teu pai Davi, não o farei durante a tua vida; é da mão de teu filho que o arrebatarei. 13Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi”. 
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 106
          — Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!
— Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

— Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo!

— Misturaram-se, então, com os pagãos, e aprenderam seus costumes depravados. Aos ídolos pagãos prestaram culto, que se tornaram armadilha para eles;

— Pois imolaram até mesmo os próprios filhos, sacrificaram suas filhas aos demônios. Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, e o Senhor abominou a sua herança.
 
 
Evangelho: Mc 7,24-30
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          - Glória a vós, Senhor.

        Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.
25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.
28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.
29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Jesus entra na casa
Jesus não conseguia ficar escondido, pois a luz brilha para iluminar toda a “casa” (cf. Mc 4,21-22). Depois da controvérsia sobre o puro e o impuro, Jesus vai para uma região pagã. O que foi dito na controvérsia (Mc 7,1-23) pode ser verificado na prática e ampliado: não há lugar nem pessoa a quem não seja oferecida a salvação. Jesus rompe a barreira da impureza. Nem a missão de Jesus nem a salvação que ele oferece como dom têm como destinatários exclusivos os “filhos” (v. 27), Israel; pertencem também aos “cachorrinhos”, uma forma de designar os pagãos. Todo nosso relato está centrado no diálogo de Jesus com a mulher. Na sua resposta a Jesus, aquela mulher siro-fenícia mostra a sua fé, chamando Jesus de Kyrios, “Senhor”. Com essa invocação os cristãos se dirigiam ao Cristo ressuscitado. A palavra da mulher e os seus gestos demonstram a confiança em Jesus e a convicção de que nele e somente por meio dele é que o mal que aprisiona a sua filha pode ser vencido. Se o mal está presente em todos os lugares, a vitória do Senhor sobre ele não tem fronteiras.
 
Leitura Orante

Oração Inicial

Ao nos encontrar aqui, na rede da internet, recordamos o que disse Bento XVI,
ao abrir o ano paulino(2008):
"Cristo atrai-nos continuamente para dentro do seu Corpo".
Todos e todas fazemos parte deste Corpo,
em que Cristo é a Cabeça.
Invocamos o Espírito Santo para que
nos mostre a Verdade que liberta:
A ti, Espírito santificador,
consagro a minha vontade;
guia-me na vontade de Deus;
ampara-me no cumprimento dos seus mandamentos
e dos meus deveres.
Concede-me o dom da fortaleza e o santo temor de Deus.!

1- Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz? Leio na Bíblia, Mc 7,24-30.
Jesus buscava em Tiro um espaço de recolhimento para dedicar-se à formação dos seus discípulos. Chegou a uma terra pagã, mostrando que para ele a discriminação racial ou religiosa não existe. Ao rejeitar de forma dura, e ofensiva, a súplica da mulher da Fenícia , ele aparentou racismo religioso. Era comum aos judeus chamarem os pagãos de cães por prestarem culto aos falsos deuses e pela corrupção dos costumes. Jesus amenizou a aspereza da palavra usando o diminutivo "cachorrinhos", animais de estimação que vivem dentro da casa dos donos.

A mulher não se intimidou e insistiu para que o Mestre fosse curar sua filha. Ele a atendeu. Essa mulher se tornou modelo de convicção, perseverança na oração, e confiança em Jesus. Sua insistência alcançou o que desejava. Jesus respeitou o processo de amadurecimento da fé.

2- Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para mim? Há traços característicos na mulher cananeia que também nós podemos ter na busca de Jesus:
determinação- sabe o que quer e vai ao encontro do Mestre.
Esperança - aguarda com paciência ser atendida.
Força de vontade - não se deixa vencer pela aparente recusa de Jesus.
Perseverança - a mulher persevera porque ama e crê: ama a filha e acredita em Jesus.
Pergunto-me agora: minha fé é robusta, como a desta mulher? Ou desisto com uma ofensa, uma espera, uma dificuldade?

3- Oração (Vida)

O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Mestre Divino, muitos perdem a fé ao aparecer uma dificuldade, uma dor, uma demora. Pessoalmente, peço aumento de fé, sobretudo quando a situação está complicada e parece sem saída. Reze com a canção do Padre Zezinho, scj:

A Cananeia
Filho de Davi, tem compaixão de mim
Alguém que eu amo padece
E esta prece eu vim fazerPelos lados de Tiro e de Sidon
Jesus foi levar paz e perdão
E encontrou um coração de mãe
Que fez apelo ao seu coração
Mas os seus não puderam compreender
A insistência da mulher na oração
E o Senhor valeu-se do momento
Para ensinar a humildade e o perdão
Dar aos cães o que é dos filhos não é bom,
Disse Jesus, mas ela não cedeu
Senhor, se me comparas a um cão,
O pedaço que cair no chão é meu
Pelos lados de Tiro e de Sidon
Jesus que empolgava as multidões
Sentiu palpitar seu coração
Pela humildade de um coração de mãe

4- Contemplação (Vida e Missão)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? Viverei o dia de hoje, à luz desta Palavra.
Meus pensamentos e minhas atitudes serão iluminados
"Pelo olhar de Deus a vigiar meu caminho,
Pelo ouvido de Deus a me escutar,
Pela Palavra de Deus em mim a falar,
Pela mão de Deus a me guardar,
Pelo caminho de Deus à minha frente. " (São Patrício)

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Em nome do Pai...
 Fonte: Catequese Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário