terça-feira, 2 de outubro de 2012

Santa Teresinha do Menino Jesus e o Mês Missionário


A Igreja celebrou nesta segunda-feira, 1º de outubro, Teresa de Lisieux, mais conhecida por Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face. Não por acaso, a celebração do Dia de Santa Teresinha abre o Mês Missionário. Religiosa carmelita e doutora da Igreja, Santa Teresinha foi canonizada em 1925 e proclamada Padroeira das Missões Católicas juntamente com São Francisco Xavier em 1927, pelo papa Pio XI.
Em 1º de outubro de 2007, o papa Bento XVI recordou em carta que “Teresa de Lisieux, sem haver saído de seu Carmelo, (...) viveu à sua maneira, um autêntico espírito missionário (...) oferecendo ao mundo uma nova via espiritual lhe obteve o título de doutora da Igreja. Desde Pio XI até os nossos dias, os papas não têm deixado de recordar os laços entre oração, caridade e ação na missão da Igreja”.
Nascida no dia 2 de janeiro de 1873, em Alençon, França, Teresa perdeu a mãe com quatro anos de idade. Sua irmã Pauline cuida dela após esse triste episódio, mas por pouco tempo. Essa irmã entra para o Carmelo, fato que faz Teresinha adoecer. Curada por intercessão da Virgem do Sorriso, ela toma a decisão de entrar para o Carmelo.
Em 1886, com 14 anos de idade, ela passa por uma experiência, a qual chama de “Noite da minha conversão”. Ela decide entrar para a Ordem das Carmelitas Descalças seis meses depois. Mas a pouca idade a impede. Em 1887 é levada para uma audiência com o papa Leão XIII, em Roma, para pedir uma excessão, contra a vontade do bispo de Lisieux. O pontífice aceita o seu pedido em abril do ano seguinte e a jovem ingressa em 9 de abril de 1888.
Profissão Religiosa – 8 de setembro de 1890
Teresinha com seis anos na Ordem almeja o caminho da santidade. Um padre a inspira a adotar a “Pequena Via”, um caminho pequeno e reto para a santidade. Consiste em se ent4regar ao amor de Jesus Cristo, para que Ele conduza pelo caminho.
Aos 30 de setembro de 1897 a jovem morre aos 24 anos. Na manhã de sua morte ela disse às religiosas que estavam à sua volta. “Eu não me arrependo de me ter abandonado ao amor. Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo. Foi sepultada no dia 4 de outubro de 1897, no cemitério de Lisieux.
Outubro – Mês Missionário
O mês de outubro de 2012 se enriquece de alguns eventos eclesiais especialmente ligados ao tema missionário. Domingo, 7 de outubro, o papa Bento XVI abrirá em S. Pedro a 13ª Assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos dedicada à "Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã". Na mesma circunstância, proclamará "Doutores da Igreja" São João de Ávila e Santa Hildegard de Bingen.

Como escrito no Prefácio do Instrumentum laboris do Sínodo, "é preciso buscar novos métodos e novas formas expressivas para transmitir ao homem contemporâneo a perene verdade de Jesus Cristo, sempre novo, fonte de toda novidade... O renovado dinamismo das comunidades cristãs dará um novo impulso também à atividade missionária (missão ad gentes), hoje mais urgente do que nunca, atendendo ao elevado número de pessoas que não conhecem Jesus Cristo não só em terras longínquas, mas também nos Países de antiga evangelização".

Quinta-feira, 11 de outubro, se abrirá o Ano da Fé, nos 50 anos da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II. Bento XVI no Motu proprio "Porta fidei", com o qual convocou o Ano da Fé, evidencia que "Com o seu amor, Jesus Cristo atrai a Si os homens de cada geração: em todo o tempo, Ele convoca a Igreja confiando-lhe o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo. Por isso, também hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor duma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé. Na descoberta diária do seu amor, ganha força e vigor o compromisso missionário dos crentes, que jamais pode faltar" (n.7).


Campanha Missionária
Por ocasião do Ano da Fé, a Congregação para a Evangelização dos Povos e as Pontifícias Obras Missionárias (POM) lançam uma campanha mundial de oração para, através da reza do Terço, apoiar a obra de evangelização do mundo e o redescobrimento e o aprofundamento da fé por parte dos batizados.

No Brasil a Campanha Missionária deste ano trata do tema “Brasil Missionário partilha a tua fé”, em sintonia com a proposta do 3º Congresso Missionário Nacional, realizado em Palmas (TO) de 12 a 15 de julho e com o 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM4/Comla9), que acontecerá em 2013, na Venezuela.

Realizada anualmente pelas POM, a Campanha Missionária chama a atenção dos cristãos para o seu compromisso com a missão universal da Igreja.

Para o diretor nacional da instituição, padre Camilo Pauletti, a temática desde ano pretende evidenciar o envio de missionários brasileiros aos cinco continentes. “O tema do mês missionário de 2012 evidencia essa realidade pouco conhecida: a presença atuante de missionárias e missionários brasileiros em todos os continentes. Graças a Deus, isso representa uma grande riqueza para a nossa Igreja, mas não podemos achar que é suficiente. Pela sua potencialidade, o Brasil pode ajudar muito mais”, comentou.

Domingo, 21 de outubro, se celebrará o Dia Mundial das Missões. "Também hoje a missão ad gentes deve ser o horizonte constante e o paradigma de toda a atividade eclesial, porque a própria identidade da Igreja é constituída pela fé no Mistério de Deus, que se revelou em Cristo para nos dar a salvação, e pela missão de O testemunhar e anunciar ao mundo até ao seu regresso". (Bento XVI, Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2012).

No Dia Missionário, o papa canonizará seis beatos, mártires e confessores da fé, entre os quais alguns missionários: Jacques Barthieu, sacerdote jesuíta, mártir missionário em Madagascar (1896); Pietro Calungsod, leigo, catequista, mártir nas Filipinas (1672); Madre Marianne (Barbara Cope) testemunha da fé no leprosário de Molokai (1918).Fonte : POM
Confira o material da Campanha Missionária 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário